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| | Como trava a XT1200Z (problema) | |
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+6JotaTe chambas mariomcarvalho Johnny_1056 webmonstro Nélio 10 participantes | |
Autor | Mensagem |
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Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema) Sáb maio 11, 2013 3:47 pm | |
| - Citação :
- Freios
Os freios são duplos na frente, com pinças de pistões duplos e discos tipo “wave” (ondulado) flutuantes de 310mm. Na traseira há um disco simples de 282 mm também em formato ondulado. É controlado por uma unidade ABS e também há um acionamento combinado entre o freio dianteiro e a pinça traseira. A combinação acontece quando se aciona apenas o freio dianteiro. Uma parte da força de frenagem é também direcionada ao freio traseiro. Mas se acionado primeiro o traseiro e depois o dianteiro, a combinação não acontece. É uma forma eficaz de manter o controle do freio traseiro independente do dianteiro para uso no asfalto, mas principalmente na terra, onde esse tipo de uso é mais frequente. O ABS tem boa atuação no asfalto, mas poderia ser mais preciso na traseira que solta um pouco cedo demais. Na dianteira a pegada é mais forte e para a maioria dos condutores está bem ajustado. Entretanto, esse também poderia ir mais adiante, aproveitando mais a tração disponível antes de soltar automaticamente a pressão nas pinças... - Nelio escreveu:
- ...
Assim sendo; o descrito neste site não é o mais correto, no que referente a este assunto. http://www.motonline.com.br/teste-yamaha-xt-1200z-super-tenere/ ... Desculpa mas sou preguiçoso para ler textos extensos... ... mas no que li não encontrei nada que contradiga, apenas é muito vago... | |
| | | Nélio
Moto : XT1200Z & CRF250L
| Assunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema) Sáb maio 11, 2013 3:51 pm | |
| - Jorge. escreveu:
-
- Citação :
- Freios
Os freios são duplos na frente, com pinças de pistões duplos e discos tipo “wave” (ondulado) flutuantes de 310mm. Na traseira há um disco simples de 282 mm também em formato ondulado. É controlado por uma unidade ABS e também há um acionamento combinado entre o freio dianteiro e a pinça traseira. A combinação acontece quando se aciona apenas o freio dianteiro. Uma parte da força de frenagem é também direcionada ao freio traseiro. Mas se acionado primeiro o traseiro e depois o dianteiro, a combinação não acontece. É uma forma eficaz de manter o controle do freio traseiro independente do dianteiro para uso no asfalto, mas principalmente na terra, onde esse tipo de uso é mais frequente. O ABS tem boa atuação no asfalto, mas poderia ser mais preciso na traseira que solta um pouco cedo demais. Na dianteira a pegada é mais forte e para a maioria dos condutores está bem ajustado. Entretanto, esse também poderia ir mais adiante, aproveitando mais a tração disponível antes de soltar automaticamente a pressão nas pinças...
- Nelio escreveu:
- ...
Assim sendo; o descrito neste site não é o mais correto, no que referente a este assunto. http://www.motonline.com.br/teste-yamaha-xt-1200z-super-tenere/ ... Desculpa mas sou preguiçoso para ler textos extensos...
... mas no que li não encontrei nada que contradiga, apenas é muito vago...
Diz assim: - "" Os freios combinados ajudam também na terra. Se você parar numa subida lisa pode segurar no freio dianteiro que a roda traseira será acionada pelo freio combinado e a moto não desce de ré. "" | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema) Sáb maio 11, 2013 3:57 pm | |
| - Nélio escreveu:
- Spoiler:
- Jorge. escreveu:
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- Citação :
- Freios
Os freios são duplos na frente, com pinças de pistões duplos e discos tipo “wave” (ondulado) flutuantes de 310mm. Na traseira há um disco simples de 282 mm também em formato ondulado. É controlado por uma unidade ABS e também há um acionamento combinado entre o freio dianteiro e a pinça traseira. A combinação acontece quando se aciona apenas o freio dianteiro. Uma parte da força de frenagem é também direcionada ao freio traseiro. Mas se acionado primeiro o traseiro e depois o dianteiro, a combinação não acontece. É uma forma eficaz de manter o controle do freio traseiro independente do dianteiro para uso no asfalto, mas principalmente na terra, onde esse tipo de uso é mais frequente. O ABS tem boa atuação no asfalto, mas poderia ser mais preciso na traseira que solta um pouco cedo demais. Na dianteira a pegada é mais forte e para a maioria dos condutores está bem ajustado. Entretanto, esse também poderia ir mais adiante, aproveitando mais a tração disponível antes de soltar automaticamente a pressão nas pinças...
- Nelio escreveu:
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Assim sendo; o descrito neste site não é o mais correto, no que referente a este assunto. http://www.motonline.com.br/teste-yamaha-xt-1200z-super-tenere/ ... Desculpa mas sou preguiçoso para ler textos extensos...
... mas no que li não encontrei nada que contradiga, apenas é muito vago...
Diz assim: - "" Os freios combinados ajudam também na terra. Se você parar numa subida lisa pode segurar no freio dianteiro que a roda traseira será acionada pelo freio combinado e a moto não desce de ré. "" Como te disse, não conheço a ST12, mas também custa-me a crer que tenham montado dois êmbolos ou um de dupla função para ser acionado para a frente e para trás, mas fiquei curioso e a próxima vez que estiver com o Malawi já vou ver a coisa... EDIT: Pelo que consegui apurar, o sistema da Yamaha (UBS) é diferente do CBS porque este ultimo é apenas hidráulico e o UBS funciona em combinação com o ABS e por isso tem gestão eletrónica. De qualquer forma continuo a pensar que sem haver movimento nada acontece... http://www.yamahamotorsports.com/sport/products/modelfeatures/651/0/features.aspx Clica no + da pinça de travão para veres um vídeo; | |
| | | Nélio
Moto : XT1200Z & CRF250L
| Assunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema) Sáb maio 11, 2013 4:30 pm | |
| - Jorge. escreveu:
- Nélio escreveu:
- Spoiler:
- Jorge. escreveu:
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- Citação :
- Freios
Os freios são duplos na frente, com pinças de pistões duplos e discos tipo “wave” (ondulado) flutuantes de 310mm. Na traseira há um disco simples de 282 mm também em formato ondulado. É controlado por uma unidade ABS e também há um acionamento combinado entre o freio dianteiro e a pinça traseira. A combinação acontece quando se aciona apenas o freio dianteiro. Uma parte da força de frenagem é também direcionada ao freio traseiro. Mas se acionado primeiro o traseiro e depois o dianteiro, a combinação não acontece. É uma forma eficaz de manter o controle do freio traseiro independente do dianteiro para uso no asfalto, mas principalmente na terra, onde esse tipo de uso é mais frequente. O ABS tem boa atuação no asfalto, mas poderia ser mais preciso na traseira que solta um pouco cedo demais. Na dianteira a pegada é mais forte e para a maioria dos condutores está bem ajustado. Entretanto, esse também poderia ir mais adiante, aproveitando mais a tração disponível antes de soltar automaticamente a pressão nas pinças...
- Nelio escreveu:
- ...
Assim sendo; o descrito neste site não é o mais correto, no que referente a este assunto. http://www.motonline.com.br/teste-yamaha-xt-1200z-super-tenere/ ... Desculpa mas sou preguiçoso para ler textos extensos...
... mas no que li não encontrei nada que contradiga, apenas é muito vago...
Diz assim: - "" Os freios combinados ajudam também na terra. Se você parar numa subida lisa pode segurar no freio dianteiro que a roda traseira será acionada pelo freio combinado e a moto não desce de ré. ""
Como te disse, não conheço a ST12, mas também custa-me a crer que tenham montado dois êmbolos ou um de dupla função para ser acionado para a frente e para trás, mas fiquei curioso e a próxima vez que estiver com o Malawi já vou ver a coisa...
EDIT: Pelo que consegui apurar, o sistema da Yamaha (UBS) é diferente do CBS porque este ultimo é apenas hidráulico e o UBS funciona em combinação com o ABS e por isso tem gestão eletrónica. De qualquer forma continuo a pensar que sem haver movimento nada acontece...
http://www.yamahamotorsports.com/sport/products/modelfeatures/651/0/features.aspx Clica no + da pinça de travão para veres um vídeo;
Era interessante a malta que tem as XT12, testarem as máquinas nessas condições, para ver o que acontece e publicarem no fórum | |
| | | JotaTe
Moto : Yamaha YZF R1
| Assunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema) Sáb maio 11, 2013 5:12 pm | |
| hoje fiz uma viagemzita de cento e poucos km, abusei nas travagens com o intuito de "ver" esta situação e não notei nenhuma anomalia na travagem da minha ST1200 | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema) Sáb maio 11, 2013 6:59 pm | |
| - Nélio escreveu:
Era interessante a malta que tem as XT12, testarem as máquinas nessas condições, para ver o que acontece e publicarem no fórum Excelente ideia, assim tiram-se logo as dúvidas... - JotaTe escreveu:
- hoje fiz uma viagemzita de cento e poucos km, abusei nas travagens com o intuito de "ver" esta situação e não notei nenhuma anomalia na travagem da minha ST1200
O problema só acontece com ela parada em subida... | |
| | | Nélio
Moto : XT1200Z & CRF250L
| Assunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema) Sáb maio 11, 2013 7:20 pm | |
| O problema só acontece com ela parada em subida... Sim... Só acontece com ela parada em subida. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema) Sáb maio 11, 2013 11:46 pm | |
| Boas lamento ser chato... mas não é um "problema" é uma situação comum a todas as motas... até as que têm a travagem combinada... se ao accionarmos o travão da frente o sistema vai activar uma percentagem do travão de trás... então não podemos esperar que essa percentagem seja de 100% não é... nem nunca foi feito para fazer tal coisa... Salvo erro nunca ultrapassa uma distribuição de 30% se queremos bloquear a roda de trás quando temos a mota parada tem que se pisar o pedal de travão... Mas não há nada como enviar um email para a Yamaha Portugal a questionar essa situação... eles respondem sempre e sempre com verdade, honestidade, e profissionalismo... ABR | |
| | | mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
| Assunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema) Dom maio 12, 2013 6:00 am | |
| Falei hoje com um amigo meu que tem uma st1200 e ele confirmou-me que tem travagem combinada. A percentagem é de 20% na roda traseira quando se trava com o travão da frente. Falei-lhe desta situação e o que me disse é que isso é um pouco falta de habito pois numa subida com inclinação com piso escorregadio como é esse cimento ou em terra como já aconteceu com este meu amigo não á travagem combinada que aguente pois são 200 em muitos quilos a descer e é normal a moto escorregar para tras visto não ter aderência. | |
| | | Nélio
Moto : XT1200Z & CRF250L
| Assunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema) Dom maio 12, 2013 3:52 pm | |
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| | | fzsfalcon
Moto : FZS600 --- XT 1200Z
| Assunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema) Qua Set 11, 2013 10:41 pm | |
| Boas Nélio.. Comprei faz pouco tempo uma XTZ 1200, vou com perto de 2000km na maquina...estou a adorar conhecer esta maquina Quanto ao problema que referes ainda não tive oportunidade de presenciar.. Mas caso saiba de algo, aviso!! Pelo que consultei, o sistema unificado apenas funciona em andamento..não sei..a ver vamos Temos que combinar uma volta..pelo que sei somos 3 apenas aqui na ilha com a xtz1200.. Abraço | |
| | | Nélio
Moto : XT1200Z & CRF250L
| Assunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema) Qua Set 11, 2013 10:52 pm | |
| - fzsfalcon escreveu:
- Boas Nélio..
Comprei faz pouco tempo uma XTZ 1200, vou com perto de 2000km na maquina...estou a adorar conhecer esta maquina Quanto ao problema que referes ainda não tive oportunidade de presenciar.. Mas caso saiba de algo, aviso!! Pelo que consultei, o sistema unificado apenas funciona em andamento..não sei..a ver vamos
Temos que combinar uma volta..pelo que sei somos 3 apenas aqui na ilha com a xtz1200..
Abraço Já me informei e é normal ser assim, facto este que também foi confirmado pela Yamaha, na verdade uma grande máquina, até ao momento nada a acrescentar, apenas dar gás gás e roer pneu, pela Serra de Água fora e Pico do Arieiro, é aqui neste tipo de terreno que ela mostra todo o seu potencial e ganancia, em galgar e trepar montanhas. Sim temos que dar uma volta, apesar de eu trabalhar por turnos, temos de arranjar um tempinho e encontram-nos. Já vou com 7.800Kms e o pneu da frente já lá foi, já não ando à confiança | |
| | | fzsfalcon
Moto : FZS600 --- XT 1200Z
| Assunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema) Qua Set 11, 2013 11:12 pm | |
| Boas..eu também trabalho por turnos (publico e privado) e nem sempre é facil arranjar tempo mas vai-se dar um jeito..também ja falei com o outro proprietario da xtz1200 pa nos juntarmos E sim..o Ricardo da Yamaha ja me disse que o amigo Nélio gosta de andar Não admira que o pneu esteja nas ultimas..lol..curioso que por norma é o de tras que vai primeiro.. Quanto à mota, ainda não fui ao pico, mas ha dias fui à serra dágua, encumeada, fanal.....excelente!!! Gd maquina Só não deu para abusar porque ia com a mulher...e ainda estou a conhecer a maquina Mas temos que tentar arranjar uma dia pa trocar pareceres da maquina!! Abraço | |
| | | Nélio
Moto : XT1200Z & CRF250L
| Assunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema) Qui Set 12, 2013 12:37 am | |
| - fzsfalcon escreveu:
Boas..eu também trabalho por turnos (publico e privado) e nem sempre é facil arranjar tempo mas vai-se dar um jeito..também ja falei com o outro proprietario da xtz1200 pa nos juntarmos E sim..o Ricardo da Yamaha ja me disse que o amigo Nélio gosta de andar Não admira que o pneu esteja nas ultimas..lol..curioso que por norma é o de tras que vai primeiro.. Quanto à mota, ainda não fui ao pico, mas ha dias fui à serra dágua, encumeada, fanal.....excelente!!! Gd maquina Só não deu para abusar porque ia com a mulher...e ainda estou a conhecer a maquina Mas temos que tentar arranjar uma dia pa trocar pareceres da maquina!!
Abraço O pneu da frente é devido ao esforço da travagem, para parar a máquina antes de chegar à curva e não ir a direito. Normalmente gasto dois há frente, para um de trás. Abraço | |
| | | fzsfalcon
Moto : FZS600 --- XT 1200Z
| Assunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema) Qui Set 12, 2013 8:42 pm | |
| - Nélio escreveu:
- fzsfalcon escreveu:
- Boas Nélio..
Comprei faz pouco tempo uma XTZ 1200, vou com perto de 2000km na maquina...estou a adorar conhecer esta maquina Quanto ao problema que referes ainda não tive oportunidade de presenciar.. Mas caso saiba de algo, aviso!! Pelo que consultei, o sistema unificado apenas funciona em andamento..não sei..a ver vamos
Temos que combinar uma volta..pelo que sei somos 3 apenas aqui na ilha com a xtz1200..
Abraço Já me informei e é normal ser assim, facto este que também foi confirmado pela Yamaha, na verdade uma grande máquina, até ao momento nada a acrescentar, apenas dar gás gás e roer pneu, pela Serra de Água fora e Pico do Arieiro, é aqui neste tipo de terreno que ela mostra todo o seu potencial e ganancia, em galgar e trepar montanhas. Sim temos que dar uma volta, apesar de eu trabalhar por turnos, temos de arranjar um tempinho e encontram-nos. Já vou com 7.800Kms e o pneu da frente já lá foi, já não ando à confiança Engraçado..eu na FZS gastava 2 na traseira para um da frente...Vamos ver esta.. Só me falta por a besta a fazer mais barulho | |
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