Como tinha uma folga pequena nos rolamentos do cubo da frente da minha té, encomendei na Kedo dois rolamentos dois retentores (burro, era só um), como tinha o disco do travão a ficar fininho, também veio um disco EBC e as respectivas pastilhas (mais umas tralhas).
Primeiro foi inventar, sim, literalmente inventar um apoio para a mota:
E até ficou bastante estável, de seguida tirar a roda da frente:
e retirar os rolamentos antigos:
Usei o cabo da chave que se vê na foto para 'bater' por dentro para os retirar.
Depois foi colocar os novos com a ajuda de uma chave de caixa, para não os danificar.
Aproveitando que a roda estava no chão, troquei o disco:
Usei 'cola' frenadora ou autoblocante, para que os parafusos não saltassem.
E ataquei os calços. Colocar os cilindros da maxila para dentro é difícil.... mas com geitinho e muita força lá os convenci.
Finalmente foi colocar a roda no sítio apertar tudo como deve de ser e devolver a lenha à pilha.
Depois de testada e atestado o reservatório do óleo, ficou aprovada.
Assim se passou umas 2 horas a brincar ao mecano.
Um abreijo
Hugo