| Mudar suspensões: Manhas | |
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+9Punkecas portista mariomcarvalho webmonstro Johnny_1056 odamA Edgar Jorge Guerra 13 participantes |
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Autor | Mensagem |
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Guerra
| Assunto: Mudar suspensões: Manhas Ter Fev 19, 2013 7:41 pm | |
| Vivas. Tenho vindo a estudar a hipótese de mudar as suspensões da XTZ 750 por umas de outra moto, invertidas. O problema é que já percebi que isto não é só uma questão de "caber ou não caber". Um conhecido meu tentou a famosa mas infame troca de suspensões da XT600 pelas da TT600 e aquilo nunca mais foi mota. Ele meteu a frente toda da TT600 (suspensões invertidas+travão+jante aluminio) e o Öllins dela atrás. Manteve o oscilante e a roda 17" da Xt600. A moto ficou toda instável... nas retas vai sempre a balançar para um lado e para o outro (como se tivesse um pneu com 5mm de largura) e quando se curva parece que faz "power-slide". Se formos atrás dele podemos ver que realmente a moto vai mesmo "fora dos eixos" quando curva. Qual é a causa disto? Já ouvimos de tudo: - Distancia entre enxos demasiado grande/pequena
- Deves ter isso mal montado
Alguém tem ideias para isto? Penso que se se conseguísse meter o oscilante da TT talvez tudo fizesse mais sentido, até porque ajuda a compensar a altura e a distancia dos eixos (e porra, é de aluminio e tem um aspecto muito mais rijo!), mas ele não encaixa! O meu amiugo até mandou fazer uns casquilhos que permitem encaixar la o oscilante, mas depois os pro-links não são do tamanho certo para encaixar no apoio do quadro Ideias, povo? | |
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Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Ter Fev 19, 2013 9:45 pm | |
| Boas, Pouco ou nada entendo do assunto, mas uma coisa é-me bastante evidente; 100 quilos separam uma da outra... será que isso não faz toda a diferença... e se calhar o angulo da suspensão tambem é outro. Pode ser que interesse; http://motobr.wordpress.com/2012/01/31/artigo-saiba-mais-sobre-a-suspenso-invertida/ PS; Pro-link é Honda | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Qua Fev 20, 2013 1:05 am | |
| As jantes têm tacões a segurar os pneus?? as rodas estão calibrados ?? a coluna de direcção (rolamentos) têm folga?? | |
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odamA
Moto : XT 660 Z Ténéré 2008
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Qua Fev 20, 2013 9:48 am | |
| Mudem o quadro. | |
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Guerra
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Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Má interpretação Qua Fev 20, 2013 7:39 pm | |
| - Guerra escreveu:
- ...
... se te lembras duma sugestão
Bem, vamos fazer assim, eu vou dizendo o que penso do assunto e o que vou encontrando pela Web, e tu tratas da respectiva triagem para o que te interessa... Quanto ao caso do teu amigo, visto que já tem a suspensão da TT montada, talvez a solução seja reforçá-la para aguentar o peso extra, de que forma não sei bem, mas talvez baste colocar outras molas e outra cubicagem de óleo... Quanto a ti que ainda não compras-te nenhuma... o pouco que encontrei de relatos de quem fez esse tipo de alteração na ST, parece-me unanime a utilização da suspensão da WR 450 em vez dessa (TT), mas é necessário fazer uma pequena alteração, e se percebi bem tem haver com o diametro do veio ser diferente... Quanto à escora não sei nada... Abr
Última edição por Jorge. em Qua Fev 20, 2013 8:07 pm, editado 1 vez(es) | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Qua Fev 20, 2013 7:44 pm | |
| Boas; Sem saber como foi feita essa alteração da suspensão, pouco ou nada se pode adiantar. Em princípio, começa-se pelo básico que será verificar o alinhamento da moto. De acordo com o que escreves, isso não deve ter sido feito. Posso garantir que as suspensões da TT têm tudo para que possam melhorar o comportamento duma XT. | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Qua Fev 20, 2013 7:54 pm | |
| boas A diferença de peso entre uma TT e uma XT penso que não será 100 kg e não julgo que seja o caso
pessoalmente acho que será da suspenção de trás pois uma pequena mudança na geometria das bielas faz muita diferença no comportamento da mota
mas claro que só medindo cada uma da peças para ver as diferenças outro factor será a diferença (se existe) nas mesas de direcção nomeadamente na distancia entre as baínhas e o veio central
se fosse comigo retornava uma das suspenções à original prar ver se a instabilidade continuava e depois partia desse resultado para chegar a alguma conclusão | |
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Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
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odamA
Moto : XT 660 Z Ténéré 2008
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Qui Fev 21, 2013 9:22 am | |
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mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Qui Fev 21, 2013 9:42 am | |
| para a st tens 3 opcoes. as supensoes da wr...com a desvantagem de ficares só com um disco meteres molas da hyperpro em conjunto com oleo mais espesso (é o que tenho na minha e tou bastante satisfeito...pra já... ) ou metes a frente toda de uma ktm 525 mas isso vai aobrigar a algumas alteracoes como teres que tb ter os travoes, roda da frente tb da mesma moto, alterar a mesa de direccao de cima, mudar a posicao do canhao da chave de ignicao, bomba de travao tb da ktm...se funciona? ui de que maneira...tenho uma moto preparada assim na minha garagem e ja andei uma voltinha com ela e é um bicho do carago... | |
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Guerra
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Sex Fev 22, 2013 12:33 am | |
| - webmonstro escreveu:
se fosse comigo retornava uma das suspenções à original prar ver se a instabilidade continuava e depois partia desse resultado para chegar a alguma conclusão Aqui vem a parte mais engraçada... ele já desmontou aquilo tudo, já meteu a moto toda como estava antes da engenhoquíce e a moto tá igual (igual = má) A única diferença é que a suspensão de origem é mais baixa e portanto todos aqueles balanços e desvios metem menos medo Mario, e essa da 525 tem dois discos? È que já me aconselharam a por sempre uma duspensão de 2 discos, porque a ST é pesada e depois a travar bem em estrada "torce-se toda" | |
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mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Sex Fev 22, 2013 1:42 pm | |
| sim é. mas é úma alteracao que te vai sair bem cara. uma frente completa de uma ktm nao deves arranjar por menos de 500/600€ mais alteraçoes e mao de obra...
se o objectivo é melhorar a suspensao, troca as molas por umas hyperpro e mete oleo mais espesso que sentes uma diferenca brutal. a moto ja nao afunda como faz com as de origem e nao fica tao caro a alteracao. | |
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portista
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Sex Fev 22, 2013 2:50 pm | |
| já experimentaram ver se o quadro nao ta torcido e a roda de trás alinhada com a frente e o estado dos eixos das rodas? é que se o problema não tá na frente, ou está atrás ou no montar da roda da frente com a de trás.... | |
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mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas Sáb Fev 23, 2013 5:05 pm | |
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| Assunto: Re: Mudar suspensões: Manhas | |
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