Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ... |
|
| Top Case - sistema monorack ou monokey | |
|
+5amota NÉNATÉ javleitao krieg RuiF 9 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
RuiF
Moto : XT 660 Z Tenere ex - XT 600 E
| Assunto: Top Case - sistema monorack ou monokey Seg Fev 11, 2013 5:52 pm | |
| Boas pessoal, Não sei se já existe algum tópico aberto sobre este assunto, se existir peço desculpa pela repetição . Estou a pensar colocar uma mala na minha xt 600 de 2002 tendo-me informado sobre os preços, chegando à conclusão, que em estado novo, a coisa anda à volta dos € 220 para um sistema monorack com mala de 42 l Shad. E agora começam as minhas dúvidas, na yamaha xt deve-se usar o sistema monorack ou monokey Ou depende do tipo de suporte que colocarmos e da marca da mala? A ideia, em primeiro lugar, era procurar material usado, nem que seja compra à peça. O meu medo é que no final as coisas não encaixem umas nas outras Alguém pode dar-me umas luzes? Obrigado ABR | |
| | | krieg
Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT
| Assunto: Re: Top Case - sistema monorack ou monokey Seg Fev 11, 2013 6:06 pm | |
| Site da GIVI:
"Os Baús Traseiros e Baús Laterais da GIVI são resultado da experiência de mais de 30 anos de atenção cuidadosa aos detalhes e interesse pelas necessidades dos motociclistas. O sistema de abertura e remoção do baú é operado com uma só mão e os sistemas de engate Monokey® e Monolock® garantem facilidade de uso, juntamente com a alta confiabilidade e durabilidade que sempre caracterizaram todos os produtos da GIVI. Os baús Monokey® e Monolock® ostentam um sistema de travamento patenteado que permite a abertura/separação do baú e também sua fixação/soltura da chapa com uma única chave. Os baús com Monokey® têm capacidade maior do que a dos baús com Monolock® e foram projetados para uso em motocicletas de média e alta cilindradas. Os bagageiros com Monolock® têm capacidade menor e em geral são utilizados em scooters e motocicletas de baixa cilindrada." | |
| | | javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Re: Top Case - sistema monorack ou monokey Seg Fev 11, 2013 8:26 pm | |
| Boas, Monorack é os suportes para segurar a base do top case. Se não quiseres os monorack tens de meter um porta-couves ou outro suporte para segurares a base. A base é que pode ser monolock ou monokey. Para 42L deve ser monokey | |
| | | NÉNATÉ
Moto : XT 660 Z
| Assunto: Re: Top Case - sistema monorack ou monokey Seg Fev 11, 2013 9:58 pm | |
| Boas Rui , o que importa é que a base o mesa seja adaptavel a top case. Portanto tem de ser uma mesa monokey para top case monokey senao monorack para top case monorack. Depois tens de arranjar os ferros para fixar a mesa ao modelo da mota. Foi tarde de mais ja tenho um membro do CXTP comprador para minha topcase e base monokey na feira da ladra. | |
| | | RuiF
| Assunto: Re: Top Case - sistema monorack ou monokey Ter Fev 12, 2013 9:44 am | |
| - NÉNATÉ escreveu:
- Boas Rui , o que importa é que a base o mesa seja adaptavel a top case. Portanto tem de ser uma mesa monokey para top case monokey senao monorack para top case monorack. Depois tens de arranjar os ferros para fixar a mesa ao modelo da mota. Foi tarde de mais ja tenho um membro do CXTP comprador para minha topcase e base monokey na feira da ladra.
Boas Né, Foi pena só ter começado a ver este assunto agora, senão o teu Top case passava para mim Agora vou procurar na net as peças que vocês falaram a ver se fica mais económico ABR | |
| | | RuiF
| Assunto: Re: Top Case - sistema monorack ou monokey Ter Fev 12, 2013 3:05 pm | |
| Da muita pesquisa que já fiz: 1 - os monoracks têm de ter a referência 333 F 2 - depois tenho de escolher base givi com a referência m2,m3 e MM (para monolock) 3 - as malas ou são monokey ou monolock Aqui é que começa o "busilis", pois na net a maioria das malas à venda (usadas) a preços mais acessíveis são as monolock, inclusivamente a Givi tem uma de 45 L com esse sistema. Algumas vendas incluem a base. Será que, por exemplo, para uma mala de 45 L o sistema monolock é muito mau?? ou aguenta-se bem em viagem? Tá difícil | |
| | | amota
| Assunto: Re: Top Case - sistema monorack ou monokey Ter Fev 12, 2013 4:35 pm | |
| - RuiF escreveu:
- Da muita pesquisa que já fiz:
1 - os monoracks têm de ter a referência 333 F 2 - depois tenho de escolher base givi com a referência m2,m3 e MM (para monolock) 3 - as malas ou são monokey ou monolock
Aqui é que começa o "busilis", pois na net a maioria das malas à venda (usadas) a preços mais acessíveis são as monolock, inclusivamente a Givi tem uma de 45 L com esse sistema. Algumas vendas incluem a base.
Será que, por exemplo, para uma mala de 45 L o sistema monolock é muito mau?? ou aguenta-se bem em viagem?
Tá difícil
Na minha Honda NX250, eu tinha aplicada uma mala com o sistema monolock. O único "problema", que não é verdadeiramente um problema, é que na própria mala vem indicado que a mota não deverá ultrapassar os 120 km/h..... Ora para outro tipo de mota que não a XT, era capaz de ser chato. Na XT.... não deve haver grandes problemas. Na minha eu costumava andar praticamente todos os dias, em velocidades até aos 140 km/h e nunca me deu chatices. | |
| | | RuiF
| Assunto: Re: Top Case - sistema monorack ou monokey Ter Fev 12, 2013 4:42 pm | |
| - amota escreveu:
- RuiF escreveu:
1 - os monoracks têm de ter a referência 333 F 2 - depois tenho de escolher base givi com a referência m2,m3 e MM (para monolock) 3 - as malas ou são monokey ou monolock
Aqui é que começa o "busilis", pois na net a maioria das malas à venda (usadas) a preços mais acessíveis são as monolock, inclusivamente a Givi tem uma de 45 L com esse sistema. Algumas vendas incluem a base.
Será que, por exemplo, para uma mala de 45 L o sistema monolock é muito mau?? ou aguenta-se bem em viagem?
Tá difícil
Na minha Honda NX250, eu tinha aplicada uma mala com o sistema monolock. O único "problema", que não é verdadeiramente um problema, é que na própria mala vem indicado que a mota não deverá ultrapassar os 120 km/h..... Ora para outro tipo de mota que não a XT, era capaz de ser chato. Na XT.... não deve haver grandes problemas. Na minha eu costumava andar praticamente todos os dias, em velocidades até aos 140 km/h e nunca me deu chatices.
Pois, essa do limite de velocidade não sabia se bem que na xt não há grande problema, porque andar muito tempo acima dessa velocidade não me parece O problema é se um dia mais tarde fizer o upgrade para a xt 660 z sou capaz de ter problemas Se calhar o ideal é mesmo o monokey | |
| | | javleitao
| Assunto: Re: Top Case - sistema monorack ou monokey Ter Fev 12, 2013 5:19 pm | |
| - RuiF escreveu:
Tá difícil
Ponto 1 e 2 não conheço as referencias. Mas os monoracks têm de ser específicos para o modelo da mota. Ponto 3: exatamente. E tem de ser do mesmo encaixe da base. A velocidade máxima de 120km não é só do encaixe monolock. Depois têm também o limite de peso. Neste momento tenho 3 malas Givi monokey e todas são de máximo 120km/h e 10kg. Já tive uma Kappa de 30l monolock e era 120km/h e 3kg. Em todas elas já excedi o limite de peso e não tive qualquer problema. Incluindo a minha principal que anda na mota que já fez off-road com excesso de peso e não houve problema aparente a curto prazo. | |
| | | RuiF
| Assunto: Re: Top Case - sistema monorack ou monokey Dom Fev 24, 2013 6:29 pm | |
| E pronto, tarefa concluída, depois de muito procurar na net, arranjei todas aspeças que precisava: monorack universal da Givi, base monokey e mala monokey, tudo comprado em separado...sempre ficou a menos de metade do preço em estado novo [img] [/img] [img] [/img] [img] [/img] Tenho andado a testar a mala sem carga e reparei que os parafusos que estavam nas pegas do pendura, talvez com a trepidação, aparecem ligeiramente desapertados Tenho de corrigir esta situação, senão na viagem a Bardenas chego lá sem mala ABR | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Top Case - sistema monorack ou monokey Dom Fev 24, 2013 7:44 pm | |
| @Rui F duas coisinhas... - isso parece frágil - andar sem pegas, se tens um tombo (madeira, toc toc), vais ficar da cor da mota para a levantares sozinho | |
| | | RuiF
| Assunto: Re: Top Case - sistema monorack ou monokey Dom Fev 24, 2013 8:46 pm | |
| - Edgar escreveu:
- @Rui F
duas coisinhas... - isso parece frágil - andar sem pegas, se tens um tombo (madeira, toc toc), vais ficar da cor da mota para a levantares sozinho
Tens razão Edgar e nem é preciso cair, quando quero encostar a mota na garagem, costumava agarrar numas das pegas e levantava a mota e encostava, agora é complicado Em relação ao frágil, pior ainda. Já na cafezada em Almada neste fds perguntaram-me se a estrutura aguentava o peso e eu disse "aguenta pois" assim que fui ver a "obra de arte" um dos parafusos que prende uma das "chapas" ao monorack saiu sozinho, a porca já tinha ficado no meio da cidade de almada . O Jorge e o Paulo quase disseram em uníssono "porca de pressão"....."oi???". Ok, explicaram-me e toca de ir comprar porcas de pressão, conclusão, esses parafusos não sairam mais, nem mexeram, mas os do apoio das pegas do pendura é que ficaram soltos Como já meti na cabeça que quero ir a Bardenas de Top Case, tenho de arranjar solução para isto. Estava a pensar colocar as pegas do pendura por cima da monorack pelo que, salvo erro, terei de comprar parafusos maiores Em relação às chapas que se vêem nas fotos, estas têm no máximo 2 mm o que me parece insuficiente. Talvez comprar umas mais grossas, com o dobro da espessura, não sei Umas ideias vinham a calhar please ABR | |
| | | javleitao
| Assunto: Re: Top Case - sistema monorack ou monokey Dom Fev 24, 2013 8:56 pm | |
| Já tens mala para levar as coisinhas para Bardenas Esses monorack's universais casam um bocado mal na mota Parece as desportivas e naked com os monorack's grandes (e feios).... Opinião pessoal Mas a comprar usados devem ser bem mais fáceis de encontrar do que os especificos para a xt600 Talvez encurtando o apoio de trás e colocando mais um apoio pequeno à frente a coisa encaixa-se melhor na linha da mota e ficava com mais resistência. Tem é de ser apoios em triângulo. Ficava mais próximo daquilo que são os monorack's específicos: - Spoiler:
Quanto às pegas, eu sempre andei sem elas na minha ex xt600. Não estavam lá quando era preciso puxar a mota, mas estava o monorack que dava para agarrar na mesma. | |
| | | RuiF
| Assunto: Re: Top Case - sistema monorack ou monokey Dom Fev 24, 2013 9:16 pm | |
| - javleitao escreveu:
- Já tens mala para levar as coisinhas para Bardenas
Esses monorack's universais casam um bocado mal na mota Parece as desportivas e naked com os monorack's grandes (e feios).... Opinião pessoal Mas a comprar usados devem ser bem mais fáceis de encontrar do que os especificos para a xt600
Talvez encurtando o apoio de trás e colocando mais um apoio pequeno à frente a coisa encaixa-se melhor na linha da mota e ficava com mais resistência. Tem é de ser apoios em triângulo. Ficava mais próximo daquilo que são os monorack's específicos:
- Spoiler:
Quanto às pegas, eu sempre andei sem elas na minha ex xt600. Não estavam lá quando era preciso puxar a mota, mas estava o monorack que dava para agarrar na mesma.
@ javleitao Obrigado pela ajuda Eu percebo o que dizes, esteticamente não ficou bem como estava a pensar mas para ficar paralelo ao plástico traseiro ficava com a base uns bons 10 cm acima da traseira da mota, daí ter ficado em plano inclinado, isto porque não quis aplicar mais nenhuma chapa, o que poderia tê-lo feito no furo da frente e acabava por nivelar, mas era mais um ponto de fragilidade, acho eu O facto de ter optado pelo monorack universal é porque não encontrei na net nada específico para esta modelo, em 2ª mão claro Acresce, também, que o furo do ferro não está em linha com a rosca de trás da pega do pendura. Sempre posso, utilizando a foto qua anexaste, pedir para ajustarem os ferros em função dos furos das pegas e eventualmente soldarem as "chapas" aos ferros. Tenho 2 meses para ter isto tudo pronto, bardenas aproxima-se (de preferência chegar lá com a bagagem toda ) ABR | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| | | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Top Case - sistema monorack ou monokey | |
| |
| | | | Top Case - sistema monorack ou monokey | |
|