Subida Impossível (made in Portugal)
Esta prova , no sitio de Enxerim, em Silves, é um caso único no panorama nacional desportivo.
De parabéns fica mais uma vez o motoclube de Albufeira, por esta magnifica organização, e as entidades autárquicas pelo apoio cedido todos os anos.
A prova começa a um Domingo por volta das 9h e prolonga-se até ao final da tarde.
No entanto a festa começa na véspera (sábado) por volta das 18h, em zona coberta, com bandas musicais e outro tipo de animações, e até existe uma zona para criada para quem quiser acampar.
Atenção que a entrada no recinto é livre e totalmente grátis, (estacionamento, acampamento, concertos, etc).
Quem ganhou este ano foi o Luis Oliveira. Devido ao piso demasiado seco e com muita pedra solta, ninguém conseguiu subir a rampa na totalidade. O Luis foi até aos 73,5 metros, e atrás dele ficou o Antonio Oliveira nos 70 metros, o Ivo ficou na marca dos 68 metros em 3º lugar.
Nas fotos até parece fácil, mas para alguns pilotos de elite que tentaram, a sua opinião é que de fácil não tem nada.
Antes da subida tem uma curva muito apertada que não permite embalar a mota para transpor aquela verdadeira parede com 110 metros e com uns incríveis 82% de inclinação ( é uma parede! ).
É preciso ter uma certa dose de coragem, e alguma sorte, mas principalmente muita técnica. Um pneu de menor diametro poderá ser vantajoso, mas por outro lado não consegue filtrar as irregularidades do piso.
É mais certo uma queda que um sucesso :lol: LOL .
Então saber cair também se torna fundamental neste tipo de prova.
Desenganem-se os que nunca lá foram e que pensam que vão assistir a tombos monumentais, porque tal não acontece.
É arrepiante de presenciar, é a descida que alguns raros pilotos fazem, não pelas saídas criadas para o efeito, mas pela própria pista, e chegam a fazê-lo a partir da zona dos 70 metros. neste caso a técnica é mais simples de explicar e consta em conseguir "apenas" descer uma quase parede, com a roda de trás bloqueada. Aqui as coisa só pode correr de duas maneiras bastante distintas: ou muito bem, ou muito mal. Não há meio termo...
Este ano em Novembro vai 10ª Subida Impossível.
8) :lol: