| Comprar XTZ 660 Ténéré (91-99) Usada - Truques e dicas | |
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+7javleitao marcoantonio webmonstro Gonçalo Edgar Jarod Jordao 11 participantes |
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Autor | Mensagem |
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Jordao
| Assunto: Comprar XTZ 660 Ténéré (91-99) Usada - Truques e dicas Qua Nov 28, 2012 2:17 am | |
| Olá a todos Ninguém melhor do que vocês, proprietários, para aconselharem/alertarem a que pormenores se deve estar mais atento na compra de uma mota usada deste modelo. É certo que alguns problemas/avarias só são susceptíveis de ser detectados numa avaliação mais profunda e com o passar do tempo/uso. De qualquer forma, peço-vos ajuda para indicarem os itens que mais facilmente podem deixar perceber o tipo de (bom ou mau) uso que a mota teve bem como do estado de manutenção e conservação. Desde já agradeço a vossa colaboração e espero, dentro em breve, poder juntar-me a vocês. | |
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Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
| Assunto: Re: Comprar XTZ 660 Ténéré (91-99) Usada - Truques e dicas Qua Nov 28, 2012 10:17 am | |
| Acho que o melhor é procurares, como base, uma moto o mais de origem possivel... E depois tentar perceber se algo está fora do contexto da kilometragem/idade... | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Comprar XTZ 660 Ténéré (91-99) Usada - Truques e dicas Qua Nov 28, 2012 12:19 pm | |
| Boas...
O cheiro dos gases... durante o trabalhar a frio se cheirar muito a oleo... ou tiver um cheiro irritante característico de óleo queimado... não necessita de se ver fumo branco... basta o cheiro... e pode indicar alem de óleo inadequado do tipo 10W40 mas também pode ser os vedantes das válvulas a darem o berro...
fazer algumas perguntas ao proprietário do tipo: "como se vê o nível do óleo?" etc (se ele não souber explicar correctamente, é quase certo que a mota andou à mercê da sorte e dos intervalos de manutenção)
verificar se o rectificador é de origem se a bateria é de uma boa marca... e se forem podemos poupar a curto prazo uns 150€ ou mais
Há muita coisa a ter em atenção... deste marcas nos pedais de mudança e travão... que assinalam quedas... etc etc...
A cor do oleo dos travões pode indicar uma manutenção cuidada ou uma manutenção apenas virada só para oleo do motor...
bainhas babadas por baixo dos foles...
travão de disco é quase um conta kms... e através dele podemos ver o uso da mota... e o kit da transmissão é igual
etc etc...
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Jordao
| Assunto: Re: Comprar XTZ 660 Ténéré (91-99) Usada - Truques e dicas Qua Nov 28, 2012 12:27 pm | |
| Obrigado Jarod e Edgar. - Edgar escreveu:
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etc etc...
Se não for pedir muito se puderes descrever esse "etc etc" quando tiveres oportunidade, agradecia muito. Tenho perfeita noção de que não vou comprar uma mota nova e não posso esperar que esteja tudo a 100 % mas queria comprar uma unidade no melhor estado possível. | |
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Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: Comprar XTZ 660 Ténéré (91-99) Usada - Truques e dicas Qua Nov 28, 2012 12:49 pm | |
| - Edgar escreveu:
- Boas...
O cheiro dos gases... durante o trabalhar a frio se cheirar muito a oleo... ou tiver um cheiro irritante característico de óleo queimado... não necessita de se ver fumo branco... basta o cheiro... e pode indicar alem de óleo inadequado do tipo 10W40 mas também pode ser os vedantes das válvulas a darem o berro...
fazer algumas perguntas ao proprietário do tipo: "como se vê o nível do óleo?" etc (se ele não souber explicar correctamente, é quase certo que a mota andou à mercê da sorte e dos intervalos de manutenção)
verificar se o rectificador é de origem se a bateria é de uma boa marca... e se forem podemos poupar a curto prazo uns 150€ ou mais
Há muita coisa a ter em atenção... deste marcas nos pedais de mudança e travão... que assinalam quedas... etc etc...
A cor do oleo dos travões pode indicar uma manutenção cuidada ou uma manutenção apenas virada só para oleo do motor...
bainhas babadas por baixo dos foles...
travão de disco é quase um conta kms... e através dele podemos ver o uso da mota... e o kit da transmissão é igual
etc etc...
Edgar, ainda ha um dia ou dois eu pensava que se via o oleo num sitio e pelo que disseram aqui é noutro, e no entanto a minha moto está impecavel, ja fez mais de 10 mil na minha mão e sempre com revisões na marca. e andava quase todos os dias | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Comprar XTZ 660 Ténéré (91-99) Usada - Truques e dicas Qua Nov 28, 2012 12:52 pm | |
| confirmo a opinião do edgar Apenas acrescento que há que ver com atenção as carenagens destas motas pois mesmo em quedas pequenas podem partir facilmente e a reparação é muito cara ! Pergunta por aí o preço de uma lateral e ficas Por isso se tiver algo partido isso desvaloria BASTANTE a mota nuno | |
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Jordao
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marcoantonio
Moto : XTZ 660 3YF
| Assunto: Re: Comprar XTZ 660 Ténéré (91-99) Usada - Truques e dicas Qua Nov 28, 2012 5:00 pm | |
| novas são quinhentos e tal euros ... mais uma centena e pouco em toclantes ... isto novo é claro, e ha peças q creio estar esgotadas ... | |
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javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Re: Comprar XTZ 660 Ténéré (91-99) Usada - Truques e dicas Qua Nov 28, 2012 5:49 pm | |
| - marcoantonio escreveu:
- novas são quinhentos e tal euros ... mais uma centena e pouco em toclantes ... isto novo é claro, e ha peças q creio estar esgotadas ...
Os autocolantes já vêm incluidos . a acrescentar aos quinhentos e tal (no ano passado era 69) ainda são mais 23% O cliente maioritário dessas carenagens deve ser as companhias de seguros | |
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Jordao
| Assunto: Re: Comprar XTZ 660 Ténéré (91-99) Usada - Truques e dicas Qua Nov 28, 2012 7:58 pm | |
| E a nível mecânico? Fala-se por aí muito nas falanges, é algo para preocupação? Os sintomas são dificuldades em manter o motor a trabalhar a frio? Há outros sintomas? Outros problemas mecânicos relativamente crónicos/frequentes? | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Comprar XTZ 660 Ténéré (91-99) Usada - Truques e dicas Qua Nov 28, 2012 8:52 pm | |
| é mais comum o problema das falanges afectar a 600 do que a 660 , talvez por ser refrigerado a agua ? Neste caso penso que a preocupação deverá se centrar na refrigeração /tubos/ bomba radiador qual a cor do anticongelante e se tem algum sinal de fuga
Outro componente a ver neste modelo será a bomba de combustível que não existe na 600E
outra questão tem a haver com o motor de arranque que por vezes "queima" a embriagem do motor de arranque situação que não afecta as versões mais recentes da XTE que tem um sistema diferente no motor de arranque as peças são caras e portanto a mota deve pegar sem dificuldade tanto frio como quente
Nuno
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Pedro P.
Moto : XT600e
| Assunto: Re: Comprar XTZ 660 Ténéré (91-99) Usada - Truques e dicas Qua Nov 28, 2012 11:07 pm | |
| - Citação :
- outra questão tem a haver com o motor de arranque que por vezes "queima" a embriagem do motor de arranque situação que não afecta as versões mais recentes da XTE que tem um sistema diferente no motor de arranque
Eu k o diga passado 4 dias após a compra fiquei apeado a -bobine de chamada deu o berro- Mas é daquelas coisas pois acho que neste caso não á sintomas antes da avaria | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Comprar XTZ 660 Ténéré (91-99) Usada - Truques e dicas Qui Nov 29, 2012 1:18 am | |
| - Jordao escreveu:
Se não for pedir muito se puderes descrever esse "etc etc" quando tiveres oportunidade, agradecia muito.
É na boa mas há tanta coisa... e também não podemos estar a ser muito mesquinhos... pois há coisas que se resolvem com uns trocos... as falanges é dessas coisas. Mas basicamente as coisas têm que casar umas com as outras... exteriormente podemos ver muita coisa... e através disso tentar prever o que tem dentro do motor... Há muitas coisas que podem revelar a sua historia... mesmo que seja escondida pelo numero de quilómetros... certos parafusos... É fazer um trabalho de detective por exemplo se tem marcas de ter saltado a corrente se tem os roletos guia da corrente e o seu estado... muitos parafusos só são desapertados em caso de acidente como os das mesas que seguram a suspensão, ou então foi porque levou foles ou trocou retentores... se na conversa com o proprietário, não for mencionado esse tipo de manutenção... pode muito bem ter batido de frente... isto se os parafusos e porcas tiverem marcas de terem sido desapertados e apertados... perguntar quanto paga de seguro... e tentar ver se tem alguma agravante no pagamento eu sei lá tudo vale... mas acima de tudo devemos dar sempre a entender que não percebemos nada de motas e tal para o vendedor baixar a devesa | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Comprar XTZ 660 Ténéré (91-99) Usada - Truques e dicas Qui Nov 29, 2012 1:29 am | |
| - Pedro P. escreveu:
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- Citação :
- outra questão tem a haver com o motor de arranque que por vezes "queima" a embriagem do motor de arranque situação que não afecta as versões mais recentes da XTE que tem um sistema diferente no motor de arranque
Eu k o diga passado 4 dias após a compra fiquei apeado a -bobine de chamada deu o berro-
Mas é daquelas coisas pois acho que neste caso não á sintomas antes da avaria Não é disso que me estava a referir a bobine é o que liga o motor de arranque (contacto electrico) a embriagem de motor de arranque garante que o motor tem velocidade suficiente para arrancar tiveram alguns casos nestes modelos e tb na raptor 660 q usa o mesmo motor em que a peça falha alteraram o sistema na XTE Nuno | |
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Jordao
| Assunto: Re: Comprar XTZ 660 Ténéré (91-99) Usada - Truques e dicas Qui Nov 29, 2012 2:30 pm | |
| Muito obrigado Edgar. Por curiosidade, tendo em conta um uso normal, quantos Km's (mais ou menos) dura uma embraiagem? | |
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| Assunto: Re: Comprar XTZ 660 Ténéré (91-99) Usada - Truques e dicas | |
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