Assunto: Re: Relé para XT600e Seg Out 06, 2014 3:12 pm
Boas mais uma vez pessoal! =)
Comprei um relé igual a esse que o (Pedro P) mostra na foto. Ele já vem com o encaixe da fixa igual ao de Origem e com dois fusiveis de 20Amp cada um.
Esse cabo grosso com o sinal positivo (+) com cabeça de cor vermelha é o que liga ao positivo da bateria, e o cabo preto, negativo (-) é o que liga ao outro roscado de latão como mostra a foto?
Tendo dois fusíveis incorporados no Relé, continua a ser necessário fazer a instalação de um outro fusível de 20Amp que tinhas mencionado para fazer no fio vermelho responsável por tdo o circuito elect, da moto!?
Cumps!
Faz lá ai um mini tuturial! =) AHah
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Relé para XT600e Seg Out 06, 2014 3:57 pm
ELopes escreveu:
Boas mais uma vez pessoal! =)
Comprei um relé igual a esse que o (Pedro P) mostra na foto. Ele já vem com o encaixe da fixa igual ao de Origem e com dois fusiveis de 20Amp cada um.
Esse cabo grosso com o sinal positivo (+) com cabeça de cor vermelha é o que liga ao positivo da bateria, e o cabo preto, negativo (-) é o que liga ao outro roscado de latão como mostra a foto?
Tendo dois fusíveis incorporados no Relé, continua a ser necessário fazer a instalação de um outro fusível de 20Amp que tinhas mencionado para fazer no fio vermelho responsável por tdo o circuito elect, da moto!?
Cumps!
Faz lá ai um mini tuturial! =) AHah
Não não não !!!
Quando tirares os cabios do relê avariado deves ficar com os dois cabos que vão ligar no novo relê !
O negativo da bateria NÃO é ligado ao relê !!!
Se o fizessse arranjavas um curto-circuito capaz de rebentar com a bateria !!!!!
Quando tirares o relê antigo ficas com uma ficha com 3 fios finos e dois cabos grossos que ligam nos terminais redondos de aperto por porca , e que não se podem trocar !!!!
Um desses cabos VEM da bateria(+) e o outro vai para o motor de arranque.
Não precisas de mais nenhum fusível alem do que vem no relê, pois o circuito todo vem buscar corrente ao relê a esse fusível que está incorporado no relê, o segundo fusível que se vê é um suplente
ELopes
Moto : XT 600 E
Assunto: Re: Relé para XT600e Seg Out 06, 2014 6:03 pm
Boas! Obrigado!
Era msmo isso que estava a pensar, devo me ter explicado mal quando disse que era o negativo da bateria queria dizer o cabo preto grosso do motor de arranque... Tks! Já agora, a fixa tem posição?
Cumps
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Relé para XT600e Seg Out 06, 2014 6:54 pm
Não só entra de uma maneira
fmdamiao
Moto : XT 600 3TB SM
Assunto: Re: Relé para XT600e Ter Out 07, 2014 3:28 pm
FEscaleira escreveu:
Pedro P. escreveu:
Até a ficha original encaixou na perfeição, embora um pouco mais cara (+8e k uma bobine universal) o resultado final acho k compensa.
Problema resolvido
Tópico fechado.
Viva, Qual foi o relé que compras-te pedro? tou com o mesmo problema que tu... e até estava inclinado a comprar o universal... mas agora que vi o teu todo bonitinho...
Abraço
Onde compraste esse?
ELopes
Moto : XT 600 E
Assunto: Re: Relé para XT600e Qua Out 08, 2014 6:00 pm
Boas!
A ficha só encaixa se cortar o plástico que faz o click de encaixe! Se reparares ai na foto ele cortou... Porque se não, não dava para encaixar, batia no Fusível. Mas o meu problema vem a ser outro...
Vou fazer este fim de semana uma filmagem e postar aqui, pq fiz tdo como disseram e a mota n dá remor nenhum.
Cabo preto motor de arranque ao relé, cabo vermelho da bateria ao relé, ficha encaixada e nem a luz de ponto morto no painel aparece. Tirei a bateria e liguei com uns cabos directo da bateria do carro. continua sem vida! qd colocar o video dps ve-se!
Obrigado pelas ajudas brothers
ELopes
Moto : XT 600 E
Assunto: Relé novo e a burrinha ñ quer trabalhsar! Ai ai ai... Sáb Out 11, 2014 4:32 pm
Boas tardes pessoal! Aqui está o video.
https://www.youtube.com/watch?v=DMO5KSYYvpI
Passo a dizer que a bateria tem carga e está funcional!
Espero que possam ajudar!Abraço 0
ELopes
Moto : XT 600 E
Assunto: Re: Relé para XT600e Qua Out 15, 2014 11:03 am
Bom dia!
Ninguem sabe o que poderá ser!? Eu ainda não tive tempo para ir ver a burrinha, mas estou desconfiado que poderá ser falta de massa, ou seja, a válvula, ou como lhe chamam, que se encontra ao pé do patim das mudanças, que vai lá ligar um fio azul.
Estou a pensar tirar o fio c o terminal do parafuso e o encostar a um outro parafuso da mota para obter massa e ver se a luz (N) acende e o relé trabalha...
Seráque estou a bem??
Cumps =)
fmdamiao
Moto : XT 600 3TB SM
Assunto: Re: Relé para XT600e Qua Out 15, 2014 11:09 am
Experimenta fazer isso... Mas quando ligas a chave nem as luzes acende?
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Relé para XT600e Qua Out 15, 2014 12:53 pm
Tudo indica ou eu começava por verificar o fio vermelho que vai a chave da ignição
ou seja esse fio sai do fusível de 20A e vai para a chave da ignição
com as troca que fizeste talvez tenhas desligado isso visto que essa ligação era feita no próprio relé de origem
ou então a ficha está mal encaixada ou a ficha está a trocar as ligações
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Relé para XT600e Qua Out 15, 2014 2:30 pm
ELopes escreveu:
Bom dia!
Ninguem sabe o que poderá ser!? Eu ainda não tive tempo para ir ver a burrinha, mas estou desconfiado que poderá ser falta de massa, ou seja, a válvula, ou como lhe chamam, que se encontra ao pé do patim das mudanças, que vai lá ligar um fio azul.
Estou a pensar tirar o fio c o terminal do parafuso e o encostar a um outro parafuso da mota para obter massa e ver se a luz (N) acende e o relé trabalha...
Seráque estou a bem??
Cumps =)
Sim podes fazer isso e a luz deve acender
Mas se ligas a chave não tens nada ? nem mesmo luzes da frente , bbuzina etc ?
Se for assim tens de ver se o que o Edgar disse mas vê tambem se o relê não está ligado ao contrário
Se tiveres tudo MENOS o motor de arranque então aí sim pode ser do neutro
ELopes
Moto : XT 600 E
Assunto: Re: Relé para XT600e Dom Out 19, 2014 5:47 pm
Boas...
Ja estive a fazer o teste e é mesmo a válvula. Onde posso arranjar uma válvula dessas?
Fiz o xanto do fio azul a um parafuso do quadro da moto e ficou td numa boa. Assim que tirei o xanto o problema continua.
Qual o nome técnico dessa válvula?
Cumps
ELopes
Moto : XT 600 E
Assunto: Re: Relé para XT600e Ter Out 21, 2014 11:08 am
Problema resolvido! =)
O nome da válvula que não é nenhuma válvula... é: Sensor de neutro ou interruptor de neutro.
Cumps.
Obrigado por toda a ajuda
korr
Moto : XT600E dj02
Assunto: Re: Relé para XT600e Sex Dez 09, 2016 7:53 pm
Boas pessoal!
Desculpem estar a desenterrar este tópico mas acho que estou com um problema no relé de arranque da minha burrinha e tinha algumas questões que acho pertinentes visto que as imagens das mensagens atrás já não estão disponiveis!
Já não monto a minha doida desde o verão e hoje que vi o sol a dar-me nas trombas decidi ir tomar o meu descafeinado ao café da aldeia! Liguei os cabos de bateria, porque deixo-os desligados quando sei que vai ficar parada durante algum tempo, e tento ligar a mota. É normal custar um bocado nestas situações, já estou habituado, mas hoje por vezes o botão do start não acionava o motor de arranque. Tanto que chegou a uma altura que a bateria já estava a ficar fraca e nada. Meti-a a carregar e fui de carro! Mais tarde, com a bateria novamente carregada voltei a tentar e ainda foi pior, ouvia-se click click click no relé mas o motor de arranque nem vê-lo! Experimentei chantar os dois bornes do relé com uma chave de fendas e ai sim o motor de arranque trabalhava. Consegui pô-la a trabalhar. Dei duas pancadinhas com a cabo da chave de fendas no relé e agora é intermitente, as vezes pega bem outras só click e mais nada. Ah, fiz um video
Perguntas: Posso abrir e reparar o relé? Não vale a pena ou é dificil? (tenho conhecimento limitados) Adianta comprar daqueles do ebay (pesquisei: yamaha starter solenoid) visto que são iguais? Ou recomendam comprar cá em alguma loja? Ah, original está fora de questão €€€€!
Abraço e boas curvas!
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Relé para XT600e Sex Dez 09, 2016 8:23 pm
Eu reparei um da minha 3tb mas era diferente desse , se conseguires abrir deves encontrar carvão nos contacttos que deve estar a fazer o problema se limpares deve ser suficiente