Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 scooter

Ir para baixo 
+4
tiagomp91
mariomcarvalho
Flat_Out
Bruno Jesus
8 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Bruno Jesus
scooter Star310
Bruno Jesus


Moto : Yamaha TDM 850 3vd, Zundapp Famel 111, SYM Wolf 125

scooter Empty
MensagemAssunto: scooter   scooter Icon_minitimeQui Out 04, 2012 4:34 pm

Boas,

não sei se poderei colocar este tópico ou não. Caso não possa digam que eu crio no local correcto.

Hoje deram-me uma scooter, a empresa para o qual eu faço uns trabalhos ia deitar literalmente uma scooter Peugeot com 50cc para a reciclagem pois esta parada a mais 5 anos e a pessoa que usava "o paquete" ja nao trabalha lá.

Eu como achei que era uma pena a pequena ir para a sucata fiquei com ela, vou leva-la hoje para a garagem.

Ela tem kiko e ao dar o kiko o motor pareceu rodar o que me aparenta nao estar ainda agarrado.

Este fim de semana vou tentar coloca-la a funcionar no entanto necessitava a ajuda aqui dos gurus da matéria em algumas questões:

Vou fazer no entanto o seguinte:

- Tirar o combustivel que tem e colocar novo
- Tirar a vela e colocar uma nova
- Tirar o filtro do ar e colocar um novo
- Tentar tirar o canhao pois nao sabem onde esta a chave a ver se descobro quem me consiga fazer uma chave (se souberem de alguem que faça chaves atraves do canhao digam)


Se a mota pegar:

- Trocar os pneus pois estao todos estalados
- verificar os travoes
- trocar a bateria
- dar uma limpesa no motor


No entanto antes de a colocar a funcionar quais os principais cuidados que devo ter em conta visto a estar parada a tanto tempo?

Sabem se o motor e lubrificado por oleo ou por valvelina?

Devo trocar isso tambem?

Obrigado pela vossa ajuda e desculpem o discurso.

Bruno



Ir para o topo Ir para baixo
Flat_Out
scooter Star310
Flat_Out


Moto : Yamaha XT660Z

scooter Empty
MensagemAssunto: Re: scooter   scooter Icon_minitimeQui Out 04, 2012 9:16 pm

De mecânica pouco ou nada sei, mas deves começar pelo básico óleo, velas, etc e tentar o arranque comuma bateria.

Boa sorte com essa scooter e que bal sorte essa scooter 964551
Ir para o topo Ir para baixo
mariomcarvalho
scooter Star310
mariomcarvalho


Moto : Yamaha XTZ 750

scooter Empty
MensagemAssunto: Re: scooter   scooter Icon_minitimeQui Out 04, 2012 10:54 pm

hum...nao sei qual é a scooter. é aquelas de roda alta? convem desmontar e limpar o carburador pois deve tar com gasolina podre e alem de que os giglers poderão estar entupidos. não é por meteres gasolina e dares ao kick que vai pegar logo...milagre se o fizer lol...

convem tirar essa gasolina toda podre, limpar ou trocar a vela, mudar a bateria, limpar ou trocar o filtro de ar e á partida deve ter um deposito para autolube, convem tb desmonta-lo limpar e meter autolube novo. já é raro encontrar uma que nao faça a mistura. se a moto nao pegar entao deve ter mais algum problema de motor mas se ela tava a andar e foi encostada é possivel que volte a andar.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Jesus
scooter Star310
Bruno Jesus


Moto : Yamaha TDM 850 3vd, Zundapp Famel 111, SYM Wolf 125

scooter Empty
MensagemAssunto: Re: scooter   scooter Icon_minitimeSex Out 05, 2012 9:41 pm

boas,

antesde mais obrigado flar e mario, pelas dicas.

ja comecei a desmontar a `bicla` e eis o que encontrei:

- a gasolina que o deposito tinha estava negra
-o tampao do oleo de autolubre estava partido
- sem oleo nenhum no travao da frente
- o travoes estao bloqueados
- algumas pecas estaladas

ja consegui tambem tirar o canhao. vou amanha a uma casa de pecas ver se consigo arranjar quem me faca uma chave a partir do canhao.

vou ainda amanha fazer umas compras de material para a bicla.

depois vou dando noticias.

boas curvas a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
tiagomp91
scooter Star310
tiagomp91


Moto : XT660X 2006

scooter Empty
MensagemAssunto: Re: scooter   scooter Icon_minitimeSeg Out 08, 2012 2:45 pm

Eu tenho tambem uma scooter 50 2 tempo. Epa o que deves ter a fazer foi o que aqui ja disseram, eu tirava tambem pelo me os a culassa para ver se o cilindro e o piston nao estao ferrugentos, se tiver pouco com uma despolidela vai ao lugar. Com a limpeza do carburador e gasolina nova isso esta a andar. Agora ai com os travoes e etc e que secalhar vais ter que gastar uns euros.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Jesus
scooter Star310
Bruno Jesus


Moto : Yamaha TDM 850 3vd, Zundapp Famel 111, SYM Wolf 125

scooter Empty
MensagemAssunto: Re: scooter   scooter Icon_minitimeSex Out 12, 2012 5:04 pm

Boas,

Isto não tem estado fácil, ainda não a consegui por a "bicla" a "pedalar".

- Ja troquei a vela por outra assim com o cachimbo, não chegava a corrente e agora ja chega.
- Ja limpei o deposito do combustível, troquei o fio ate ao carburador e já troquei também o filtro. JA a desferrei também.
- Ja troquei o autolube e coloquei novo, ja troquei o tubo ate a bomba de óleo (esta "bicla" vem equipada com Bomba de óleo), e da bomba te a saída do carburador.
- Ja carreguei a bateria e coloquei a nível.
- Ja fiz uma chave a partir do canhão
- Ja troquei o filtro do ar por novo

E ate agora nada, ligo a chave o ponteiro do deposito sobe, dou ao kiko e nada, de vês em quando da uns rateres tipo "bufa de ar", mas pegar e que nada.

Pensei que o problema fosse da bomba de óleo e então eliminei a bomba de óleo e fiz eu a mistura manualmente no deposito numa proporção de 5L gasolina por 125ml de autolubre. mesmo assim não quer pegar.

Retirei o escape e ao olhar para dentro quando se da ao kiko o pistão mexe, a vela ontem ficou húmida e a cheirar a gasolina, retirei e limpei bem deixei arejar um pouco, voltei a colocar mas mandou-me dar uma curva e não quis pegar.

Estou a ficar sem ideias do que poderei fazer.

Alguém me pode dar uma ajuda?

Obrigado e boas curvas enquanto luto com a "bicla" scooter 176279
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Jesus
scooter Star310
Bruno Jesus


Moto : Yamaha TDM 850 3vd, Zundapp Famel 111, SYM Wolf 125

scooter Empty
MensagemAssunto: Re: scooter   scooter Icon_minitimeQua Out 17, 2012 11:45 pm

Boas,

Como a pequena teima em nao pegar entao deitei maos a obra e fui ver como estava o cilindro e o pistao.
O que me parece pior e mesmo a culaça que esta cheia de carvao e nao o consegui tirar com uma lavagem com Gasolina e um pincel para nao o riscar.
O que acham do material.
Digam de vossa justiça.
Pedia ainda a voça opiniao para o estado da Culaça "meio enrrugado" isto e normal?

Inicio da desmontagem.

scooter 17102012155
scooter 17102012156
scooter 17102012157
scooter 17102012158

Eis o pistao já se ve o “gajo”

scooter 17102012159
scooter 17102012160
scooter 17102012161
scooter 17102012163
scooter 17102012167

Eis a Culaça com bastante carvao.

scooter 17102012164
scooter 17102012165
scooter 17102012166

O Cilindro parce-me bom.

scooter 17102012168
scooter 17102012169
scooter 17102012170

O Pistao, acho que com carvao no topo

scooter 17102012171
scooter 17102012172
scooter 17102012173
scooter 17102012174


E por hoje descansa de coraçao aberto

scooter 17102012175
scooter 17102012176

Como poderei tirar o carvao do material, qual a melhor forma?

Obrigado pela ajuda e boas curvas
Ir para o topo Ir para baixo
mariomcarvalho
scooter Star310
mariomcarvalho


Moto : Yamaha XTZ 750

scooter Empty
MensagemAssunto: Re: scooter   scooter Icon_minitimeQui Out 18, 2012 1:49 am

boas, gosto de ver a malta agarrar-se a estas meninas...olha li o que escreveste mas fiquei sem perceber se mexeste no carburador ou não. tens de o desmontar, abri-lo e limpa-lo todo inclusive, desmontar os gigleurs e limpa-los. podes fazer isso desfiando um fio de um cabo de acelerador. aquilo é fino o suficiente para entrar dentro da agulha e limpar/desobstruir a passagem. depois disso monta tudo outra vez e já consegues ver se entra gasolina no carburador, acelerando que vai esguichar gasolina pra dentro. pra limpares a tampa da culaça é com uma lixa o mais fina possivel. dentro do cilindro nao convem passar a lixa. ve o estado dos segmentos. as vezes mais vale troca-los já que tens isso aberto. esse pistão já levou umas esfregas...não sei se não estár a precisar de ser mudado e o cilindro rectificado. pelas fotos não dá para perceber. se fosse a ti levava só o cilindro e o pistão a um mecanico para pedir a opinião dele a ver se é necessário rectificar. isso é barato. convem ver se a bomba de oleo trabalha ou não, ao fim de tanto tempo o melhor se calhar é troca-la.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Jesus
scooter Star310
Bruno Jesus


Moto : Yamaha TDM 850 3vd, Zundapp Famel 111, SYM Wolf 125

scooter Empty
MensagemAssunto: Re: scooter   scooter Icon_minitimeQui Out 18, 2012 11:59 am

Boas,

Em relação ao carburador, já foi todo desmontado limpo e assoprado com um compressor.

scooter 14102012148
scooter 14102012146
scooter 14102012144
scooter 14102012143

a porcaria aqui no fundo da cuba

scooter 14102012142

Deixo ainda aqui o alerta para perne que e muit pequeno e que fica antes da boia do carburador, perne que julgava ter perdido pois caio quando desmontei o carburador e nao dei conta.

scooter 14102012147


Aqui ja montado e limpo

scooter 14102012141
scooter 14102012140

Fiz ainda uma junta nova para a lamela pois esta parece-me ja meia gasta, fiz em cartolina grossa.

scooter 15102012154

E aqui ja tudo montado novamente no lugar

scooter 14102012128

Em relação ao cilindro ele esta bom sem risco nem nada.
O que vou fazer e comprar o pistão, segmentos e juntas novas para lhe colocar, vou ainda ver se a biela tem folgas.

Quanto a bomba do oleo parece-me ja ter dado o seu corpo ao manifesto no entanto passei na mesma um novo tubo e tentei desferra-lo o melhor que consigo, no entanto fiz a mistura directamente no deposito numa proporção de 5L gasolina em 125ML de autolubre.

depois mais tarde logo trato de arranjar uma bomba de oleo nova.
Ir para o topo Ir para baixo
mariomcarvalho
scooter Star310
mariomcarvalho


Moto : Yamaha XTZ 750

scooter Empty
MensagemAssunto: Re: scooter   scooter Icon_minitimeQui Out 18, 2012 3:27 pm

volto a perguntar, limpaste o gigleur por dentro? é que se tiver entupido não é com compressor que consegues limpar isso, tens de meter uma agulha ou algo fino para desentupir isso

Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Jesus
scooter Star310
Bruno Jesus


Moto : Yamaha TDM 850 3vd, Zundapp Famel 111, SYM Wolf 125

scooter Empty
MensagemAssunto: Re: scooter   scooter Icon_minitimeQui Out 18, 2012 3:45 pm

Sim, desentupi com uma agulha.
Ir para o topo Ir para baixo
mariomcarvalho
scooter Star310
mariomcarvalho


Moto : Yamaha XTZ 750

scooter Empty
MensagemAssunto: Re: scooter   scooter Icon_minitimeQui Out 18, 2012 4:04 pm

ok. então se não é falta de gasolina poderá ser dos segmentos ou de outra coisa. o motor depois podes dar uma limpeza lavando-o com desengordurante, depois com jacto de areia e uma pintura.
Ir para o topo Ir para baixo
Moutinho
scooter Star310
Moutinho


Moto : BWS

scooter Empty
MensagemAssunto: Re: scooter   scooter Icon_minitimeQui Out 18, 2012 4:06 pm

scooter 444520scooter 444520scooter 444520scooter 444520
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Jesus
scooter Star310
Bruno Jesus


Moto : Yamaha TDM 850 3vd, Zundapp Famel 111, SYM Wolf 125

scooter Empty
MensagemAssunto: Re: scooter   scooter Icon_minitimeQui Out 18, 2012 4:31 pm

ora ja ca estou de volta.
Hora do almoço passada de volta da menina.

começei a tentar tirar o pistao no entanto nao estou a conseguir faze-lo mover mais do que isto.


scooter Picture002bc


Notei tambem que a cabota tem um pouco de ferrugem, como posso resolver isto?

scooter Picture001sc


Posso a ter boas noticias. Pensei que a bomba do oleo de autolubre estava "mamada" mas parece que esta de novo viva. e que coloquei o tubo novo na bomba para carburador e nem sequer coloquei oleo e hoje dei conta que o oleo ja estava quase no meio do tubo. deve ter sido quando coloquei o tubo e montei o carburador estive a tentar por a trabalhar entao a bomba ganhou vida novamente.

scooter Picture003iw


Agora vou deixar o oleo chegar ao carburador e depois tido a gasolina que tenho no deposito já misturada.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Jesus
scooter Star310
Bruno Jesus


Moto : Yamaha TDM 850 3vd, Zundapp Famel 111, SYM Wolf 125

scooter Empty
MensagemAssunto: Re: scooter   scooter Icon_minitimeQui Out 18, 2012 5:06 pm

para limpar a culaça, arranjei 2 tipos de lixa, 1 dura com a referencia 80 e outra macia com referencia 2000, qual e que aconselham para limpar o carvão da culaça?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





scooter Empty
MensagemAssunto: Re: scooter   scooter Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
scooter
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» O Video do Dia
» A imagem do dia
» Yamaha TTX Adventure scooter

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA-
Ir para: