Boas a todos!!!
@carlos lucio A a "viseira" está muito bem concebida sim senhor!!!
Gostei do tópico... Não discordo com nenhuma opinião dada aqui até agora, mas vou deixar a minha... e vale o que vale...
Não tenho uma XT 600 mas sim uma XTZ 660, mas acho que o princípio da aerodinâmica deve ser igual ou parecido
Quando adquiri esta moto ja vinha com esta "viseira",não é a de origem e sim um modelo de dimensão superior (em altura, cm) não sei dizer a marca mas de certeza que existem muitas iguais a "rolar" por aqui... só posso adiantar que num autocolante ela diz que é de um material "inquebrável"
Nas primeiras voltas com a moto sentia que fazia um "BARULHO" muito incômodo até os 80 Km/h +/-... a partir daí ja diminuía...
Como o capacete que eu utilizava era de uma marca conceituada e ja me acompanha a alguns anos e fiz muuuitos km em motos anteriores (CBR 600, XJ 600, NX 400), pensei... pode ser da viseira da mota!
E como tive a oportunidade de andar com outra moto, embora o modelo não seja o mesmo, mas é da mesma "família", a Super Té do Jomatos, ( que tem a viseira de origem), com o meu capacete habitual, para o meu espanto! Não senti "BARULHO" nenhum...Para completar o teste retiramos (eu e o Jomatos), a viseira da minha moto e cada um de nós demos uma "volta" com a moto, o resultado foi: O "barulho" simplesmente desapareceu!!! (fizemos este teste sempre cada um com o o seu próprio capacete).
Concluimos então que: o "barulho" vinha da viseira e não do capacete.
Surgiu então a idéia (do Jomatos), baseada em experiência anterior dele, de dar-mos "calor" com um "maçarico elétrico" (um secador de cabelo deve fazer o mesmo efeito), e com a viseira "aquecida" e consequentemente "mole/maleável", torce-la (inclina-la) para a frente alguns centímetros...
A princípio achei uma idéia meio maluca...
mas como eu ja estava disposto a comprar uma viseira do tamanho original, visto que assim desapareceria estes "barulhos...
Assim o fizemos: A viseira foi inclinada para a frente cerca de 5 cm e o "barulho" simplesmente reduduziu em 80% (ou mais)...
Fiquei muito satisfeito...
Passado alguns dias comprei (mas experimentei antes de pagar), um capacete de uma marca desconhecida e por um preço bem simpático... para o meu espanto os 20% restantes do barulho... simplesmente "desapareceram"...
Deixo aqui as fotos da minha viseira, ja alterada, (o que nas fotos pode parecer nada, mas foi muuito importante).
Esta viseira tem aproximadamente 5 cm mais alto que a linha superior dos retrovisores de origem e foi inclinada a frente tambem uns 5 cms, eu tenho 1,74 m de altura
Minha conclusão/opnião:
Viseira influência sim, e muito, mas tambem o capacete utilizado... e as vezes os mais caros nem sempre são os melhores...
Hoje tenho proteção aerodinâmica e conforto... com uns simples "ajuste", sem custo algum!