Yamaha, a saga de um mitoA história da Yamaha remonta á mais de 100 anos, quando em 1887 Torakusu Yamaha fundou a empresa, que iniciou com a produção de pianos e órgãos de palheta, para depois se tornar a maior fabricante mundial de uma linha completa de instrumentos musicais, outros produtos relacionados com informática, artigos esportivos, eletrodomésticos, móveis, metais especiais, máquinas, ferramentas, e robôs industriais.
O primeiro nome da empresa era Nippon Gakki, e seu apogeu veio apenas após a Segunda Guerra .
Em
1955 nascia a
Yamaha Motor Corporation Ltda., com a produção da YA1, a primeira moto da companhia, uma monocilíndrica de 125 cc, á dois tempos, e que ficou popularmente conhecida no Japão como “Akatombo ou Red Dragonfly “.
Alguns dias após o lançamento da AY1, a equipe Yamaha vence a 3ª Corrida de Subida do Monte Fuji.
Produção ainda era modesta em 15.811 motocicletas, muito menos do que Honda ou Suzuki.
A empresa cresceu rapidamente durante os próximos três anos, e em 1959 introduziu o primeiro modelo desportivo a ser oferecido por uma fábrica japonesa, a bicilindrica YDSI com caixa de cinco velocidades.
Para ajudar a impulsionar as vendas de exportação, a Yamaha enviou uma equipe para o Grande Prêmio da Europa em 1961, mas apenas na temporada 1963 que os resultados foram alcançados.
Após a Guerra da Coréia, a economia americana estava crescendo e as exportações japonesas foram aumentando.
Em 1962, a Yamaha exportou 12.000 motocicletas. No ano seguinte, foi 36.000 e em 1964 a produção subiu para 87.000.
Após a Guerra da Coréia, a economia americana estava crescendo e as exportações japonesas foram aumentando. Em 1962, a Yamaha exportou 12.000 motocicletas. No ano seguinte, foi 36.000 e em 1964 a produção subiu para 87.000.
Em 1963, a Yamaha produziu um pequeno lote de 250cc refrigeradas á ar e preparadas para corridas Desde então a Yamaha construiu e vendeu motos para competições, que colecionaram sucessos, e reforçaram cada vez mais a marca.
Um dos maiores inconvenientes dos motores de dois tempos, era que o motociclista tinha que misturar o óleo com a gasolina. Então a
Yamaha inventou e desenvolveu o sistema Autolube.
Era basicamente um tanque de óleo lubrificante que tinha uma bomba que proporcionava a mistura precisa de óleo e gasolina, acabando com o inconveniente de se misturar o óleo á gasolina nos momentos de se encher o tanque.
Primeira fábrica no exterior foi inaugurada em Siam em 1966 para abastecer o Sudeste Asiático.
Em 1967 a produção da Yamaha ultrapassou a da Suzuki em 4000, totalizando 406.000 unidades.
A empresa também desenvolveu um motor dois litros, seis cilindros para a unidade de carros esportivo da Toyota, que se mostrou útil quando a Yamaha começa a produzir suas motocicletas de alto desempenho á quatro tempos.
1968 surge a YAS-1, de 125 cm3.
Este modelo incorporava uma caixa de 5 velocidades que permitia explorar ao máximo os 15 cavalos de potência do motor.
1969 Yamaha constrói uma pista de corridas de perto de sua fábrica principal em Iwata.
Em 1970 o número de modelos se expandiu para 20 variando entre 50cc e 350cc, com produção de 574.000 motocicletas, das quais 60% destinadas á exportação.
Esse ano a Yamaha quebrou sua tradição de dois tempos, através do lançamento de seus quatro tempos, primeira motocicleta, a vertical XSI twin 650cc inspirado na Triumph.
Outro modelo de sucesso foi a YZM, no ano de 1970. Era uma moto de Cross de 250 cm3.
Yamaha percebeu o potencial em longo prazo do motor de dois tempos e continuou a desenvolver motos dois tempos, concentrando-se em motores de 400cc e abaixo.
Em 1973 a produção superou a marca de um milhão (1.000.000) motocicletas por ano. Durante a década de 1970 os técnicos da Yamaha se concentraram no desenvolvimento de modelos de quatro tempos, que foram projetados para diminuir a crescente emissão de gases de escape.
1975 é outra data célebre para a marca japonesa.
Esse ano Giacomo Agostini concede a Yamaha o seu primeiro título mundial de 500 cm3.Nesse mesmo ano, em 1975, Yamaha apresenta u
ma das motos Trail mais célebres de toda a história: a
XT500.
Esta moto tem grande aceitação no mercado americano.
Na verdade, esta moto foi concebida principalmente para esse mercado.
Outro modelo Trail muito famoso e muito vendido é a
DT125MX.
Moto de 125 cm3 que foi uma das grandes referências dos finais dos anos 70 e princípios dos anos 80.
Na década de 70 as RD modelos esportivos bicilindricos eram um grande sucesso, substituídas na década de 80 pelas RD250LC e RD350LC refrigeradas á água que foram baseadas na raça das famosas TZs.
No ano de 1981 a Yamaha lança no mercado um dos modelos mais célebres da marca nipônica: A SR125.
Esta moto de 125 cc foi referência no mundo das duas rodas desde o seu surgimento, uma monocilíndrica de uma confiabilidade exemplar e uma relação qualidade / preço espantosa.
Outra das datas históricas da marca é o
ano de 1985, e mais concretamente a competição de
Paris-Dakar.
Apenas 25 motos são capazes de chegar ao Dakar, sete delas eram da marca Yamaha.
Produção em 1980 foi 2.214.000, com vendas de exportação de 1.383.000, em 1980, a empresa introduziu as XJ modelos de quatro cilindros variando de 550cc á 1100cc, e não querendo perder mercado lança também os modelos de 750cc e 1000cc refrigerados á ar-twin em V, posteriormente modificados para refrigeração liquida.
O emblema da Yamaha Motor, um arranjo de três diapasões usados para afinar instrumentos musicais, foi definido pela Nippon Gakki em 1898 e tem sido usado pela Yamaha Motor desde a sua fundação.
Os três diapasões no emblema original incorporavam a idéia de “três braços de produção, marketing e tecnologia ousadamente ascendendo para o mundo.”
É uma pequena parte da história da YAMAHA, que está muito incompleta, mas que nos dá um bom ponto de vista do como surgiu a Yamaha e da sua evolução ao longo do tempo.
Fonte: http://www.motoboysdobrasil.com.br/site1/?p=11391