Assunto: Kit Dynojet: Sim ou Não? Ter Jun 26, 2012 2:41 pm
Boas. Tenho umas dúvidas. Vi no site da kedo, de onde estou a pensar encomendar o kit de agulhas para os carburadores da ST750 que eles também vendem o kit da Dynojet por cerca de 74€. Ora uma vez conheci um senhor que tinha uma ST750 e que tinha este kit (Dynojet). Disse-me que todos aqueles problemas de baixos regimes etc, falhas etc......desapareceram todos. As minhas perguntas: Quais as diferenças entre comprar o Kit Dynojet, ou o que a maioria do pessoal daqui compra (e que eu tb estou em vias de comprar) o tal kit p os dois carburadores custa 90€? Um não substitui o outro? Ou seja, são coisas distintas? Com o da Dynojet sei (acho) que fica com mais potência, mais linear, afinada etc......mas e consumos? Eu quero mesmo é que a minha mota baixe os consumos dos 9 litros que está a gastar , mas que tb continue a ter alguma performance. Em abos os casos terei que mandar fazer numa oficina, pois deverão ter que afinar e sincronizar os carburadores.
Sou um pouco leigo nesta matéria de carburadores confesso. Se alguém me puder dar umas luzes....agradeço!
Obrigado!
rickyFMX
Moto : Honda CB 500 X '18
Assunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não? Ter Jun 26, 2012 3:19 pm
Boas!
Eu sempre ouvi falar maravilhas dos kits dynojet, deixam a moto com uma resposta mais rápida e mais certa.
Mas também debitam mais fluxo de gasolina, se andares com ritmos elevados, não acredito que os consumos baixem.
Mas se tens consumos de 9l/100 é porque algo está mal e o kit dynojet, visto que as motos ficam mais certinhas, pode resolver isso.
Eu sei que falam maravilhas do kit dynojet stage 2 para a minha FMX, dizem que sem aumentar muito os consumos, ficamos com uma nova moto... ainda só não investi porque são quase 90€ + montagem....
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não? Ter Jun 26, 2012 3:49 pm
Boas; Ora aqui está um excelente tópico para discussão!! Já tive uma TDM que usa os mesmos carburadores com um kit Dynojet Stage 3 instalado. Qual o kit que pretendes instalar? Stage 1 ou stage 3? Dá para fazer muita coisa com a carburação. Mas deixo-te um conselho, nem tudo o que ouves é bem assim como contam...
Quanto às tuas perguntas: - O kit Dynojet é composto apenas pelas agulhas e pelos gicleurs; enquanto o kit de reparação inclui os diversos o-rings e vedantes. No stage 1 não há grandes diferenças em relação ao material, apenas as agulhas costumas ter uma conicidade diferente. No stage 3 as coisas já são um "bocadinho" diferentes e já há muitas diferenças em relação ao material de origem e lembro-me que o kit que foi montado na TDM tinha material para tomar diversas opções, um verdadeiro kit para uso em competição.
- De que é que precisas? Vais fazer uma revisão aos carburadores ou estás mesmo com problemas de carburação? Geralmente quando se desmonta um carburador, aparece sempre um o-ring em maus estado ou um vedante e eventualmente calo na agulha ou no gicleur.
- Com um kit Dynojet stage 3 podes chegar a valores de potência bastante engraçados, mas o kit é apenas uma das muitas pequenas alterações que tens que fazer. Este kit só se deve usar com motores mexidos em com alterarações de linha de escape e caixa do filtro de ar. Para motores stock deve-se usar apenas o stage 1.
- Se estás mais preocupado com consumos do que com performance, deves optar por material de origem. Há ainda material destinado exclusivamente ao mercado escandinavo (agulhas e gicleurs) que permitem pôr a Super Ténéré a gastar pouquíssimo, mas isso requer alguém que seja muito bom e esteja muito familiarizado com estes carburadores. Quanto ao material da KEDO, não o conheço, nunca tive sequer com ele na mão. O Ricasbeiro mandou vir um kit que já montou, estará concerteza mais habilitado para opinar em relação a isso. No entanto, e isto é apenas a minha opinião pessoal, mantenho alguma desconfiança em relação a este material da "concorrência" e muitas vezes apesar do material de origem ser mais caro, ganha-se em durabilidade. Principalmente a nível das borrachas. Mas como já anda por aí material desse a rolar, mais cedo ou mais tarde, pode-se chegar a alguma conclusão em relação a isso. Posso dizer que a TDM nunca mudei de diafragmas e o kit Dynojet foi colocado após desgaste do original e posteriormente voltou-se a colocar novamente material original por desgaste. Ao longo deste tempo todo a moto fez garantidamente mais de 150 000 km.
- Actualmente tenho outra TDM completamente stock, apenas tem um escape Arrow, com carburação de origem e quanto a mim, está extremamente suave e com consumos simpáticos. Já cheguei a fazer médias de 5.2l/100km e consumo máximo sempre abaixo dos 10l/100km. Para ficares com uma ideia de até onde pode ir a brutidade, a TDM anterior passou a fazer sempre mais de 8l/100km e chegou a fazer máximos de 13,5l/100km. Além de um comportamento bastante bruto e irregular, com imensas velas isoladas e necessidade de constantes afinações fruto de alterações climatéricas.
Desculpa o tamanho do texto. Se tiveres mais dúvidas, avisa.
Nuno_Dias
Assunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não? Ter Jun 26, 2012 4:20 pm
Grande texto nada! Adoro estes tópicos e mais quando não conheço, tento sempre aprender! Para já e desde já te agradeço a mais valia.
Bem...tentando responder ás tuas perguntas. Não...Não quero performances de pista, ou andar de faca nos dentes. Para isso comprava uma R ou qq coisa do género. Já tive e não me revejo novamente nesse tipo de moto p já. A minha mota em estrada anda muito bem, rola bem. O que noto é o seguinte: Depois de fazer uns kms em estrada, imagina uns 10 ou 15...OU 200, e se logo de seguida vou andar em pára/arranca, a mota falha muito...engasga, dá a sensação igual como se estivesse a acabar a gasolina a estivesse a passar á reserva. Tal e qual! Ás vezes é um castigo, porque pareço um nabo a arrancar, pois vai aos soluços. Depois em aceleração deixa de se notar. Ou seja quando tento manter-me em baixas....engasga-se toda. Antes de comprar a mota esta foi toda afinada. Antes de ir de férias foi afinada novamente e o mecanico disse que estava ok...Certo é que ela faz esta coisa. E chateia e irrita. Já p nao falar nos consumos. Não consigo fazer mais do 250 kms (com sorte e devagarinho sem passar dos 120) sem que passe á reserva! Acho demasido. 20 Litros em 250kms.
No fundo só quero que ela fique estável em termos de afinação, que role bem a qq que sejam os regimes, e que não gaste muito. Acho que 6/7 litros aos cem seriam um bom compromisso.
Abraço
mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
Assunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não? Ter Jun 26, 2012 5:24 pm
esses engasgos nao poderá estarem relacionados com as válvulas? eu ainda nao posso dar nenhuma opiniao formada acerca da st pois a minha ainda está no estaleiro mas ainda hoje vim do mecanico e o motor ja foi fechado. mas ele disse-me que tinha baixado um pouco a cabeca e como tal teve de desbastar umas chapinhas que tao dentro da tampa das valvulas para ficarem todas com os valores correctos e ele disse-me que esses engasgos eram causados por uma falta de afinacao das valvulas.
eu tambem espero mais tarde poder meter um kit dynojet mas pretendo já optar pelo stage 3 isto porque ja quero contar com alteracoes a nivel de escape, filtro e motor.
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não? Ter Jun 26, 2012 5:40 pm
Boas; Esse comportamento não é normal. Quando te afinaram a moto deviam ter desmontado os carburadores, limpo e verificado o desgaste de agulhas e gicleurs e o estado dos diafragmas. Basicamente é isto que se tem de fazer. Se o material estiver todo em condições monta-se e afina-se. E desconfio que isso não foi feito, porque não há razão para a moto fazer isso. A minha foi revista a nível de carburação quando comecei a andar com ela há mais de 5 anos e nunca mais me preocupei com isso. A moto não tem andado muito, mas sempre que lhe pego funciona correctamente. Não sei qual é o relacionamento com a oficina que frequentas, mas alguém que se intitule mecânico de motos sabe ver isso e no mínimo deixar com afinações standard. Geralmente eles não gostam muito que o clente leve o material, mas tudo isso depende do à vontade que tenhas com eles.
O preço do kit da KEDO é bastante simpático, tendo em conta a quantidade de componentes, resta saber como é a nível de qualidade. O Ricasbeiro de certeza que te pode elucidar.
Quanto ao Dynojet stage 1, não vejo grandes vantagens, com material de origem consigo consumos simpáticos e se quizer algum aumento de performance também. Por enquanto prefiro ter a TDM com um comportamento simpático e a gastar pouco. No ano passado quando foi para Faro com duas pessoas e respectiva tralha, incluindo material de campismo fez médias inferiores a 7.5l/100km a andar muitas vezes a 140 - 150km/h.
Mariomcarvalho, porque é que tiveste de rebaixar a cabeça??!!! Desbastar as pastilhas de válvula?? Desculpa, mas tenho que te dizer que isso é um trabalho de m#rda que toda a gente devia ter vergonha de dizer que fez.... Para isso é que há as pastilhas de afinação com diversas medidas. Não vejo grande necessidade de falar nas válvulas, porque é uma área que raramente é motivo de preocupação. O próprio fabricante recomenda a sua verificação em intervalos de 40 000km.
mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
Assunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não? Ter Jun 26, 2012 5:46 pm
nao sei jonhny mas vou perguntar porque rebaixou a cabeça. a questao de desbastar deve ter sido apenas pratica pois evita o gasto em mais material. claro que depois cada pessoa trabalha de maneira diferente. mas de qq das formas vou questionar isso
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não? Ter Jun 26, 2012 6:18 pm
Boas; Mariomcarvalho, já não me lembro bem do preço das pastilhas de válvula da Yamaha, mas sei que é um valor bastante baixo e garantidamente nada justifica esse trabalho. Rebaixar a culassa, só se faz para corrigir eventuais deformações causadas por sobreaquecimento ou para aumentar a taxa de compressão, mas é um trabalho muito meticuloso. E deve ser acompanhado de algum trabalho nos condutos de admissão e escape. O argumento do preço não se justifica para as pastilhas de válvulas quando tens planos para aplicar um Dynojet stage 3 que requer muitas alterações. Se queres mesmo aplicar um stage 3, prepara-te para comprar uma linha completa de escape e modificar a caixa do filtro de ar. Isto se queres tirar todo o potencial desse kit. Se assim não for, não justifica. Depois esquece a linearidade e a suavidade de resposta, ficas com uma moto bastante bruta e bastante gulosa.
mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
Assunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não? Ter Jun 26, 2012 6:32 pm
pois é isso que tá previsto pois nao estou muito preocupado com consumos, é alterar a linha completa por uma da arrow bem como meter um filtro de ar de rendimento.
eu acho que é capaz de ter levado um aquecimento pois vimos que onde assenta a cambota tinha uns riscos como que se tivesse sido raspado. tenho uma foto disso aqui
de qualquer das maneiras fiquei agora bem elucidado sobre o tema do kit.
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não? Ter Jun 26, 2012 6:53 pm
Boas; Arranjar um linha completa da Arrow deve ser complicado, só se encontrares alguma loja que por lá tenha uma perdida. E sempre podes arranjar soluções mais baratas. Podem não ter o acabamento da Arrow, mas podem-se atingir bons resultados. Não é a cambota que ainda aí às voltas, é a arvore de cames. Apenas pela foto, não consigo ter a real noção das "pistas, mas não me parecem muito exageradas, depende dos km que o moto tenha. E possivelmente já deve ter levado uns "arrepios" a frio. Mas continuo a ter alguma dificuldade em entender porque queres gastar dinheiro em determinados componentes, mas negligencias outros... De nada vale potenciar um motor para este partir em pouco tempo. Quanto à caixa do filtro de ar, será difícil arranjar outra diferente. A melhor opção será "abrir" a original e usar um bom filtro de ar.
mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
Assunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não? Ter Jun 26, 2012 6:55 pm
ok. entao se me puderes dar umas dicas sobre o que devo ver no meu topico agradeço-te.
Nuno_Dias
Assunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não? Ter Jun 26, 2012 7:20 pm
Johnny_1056 escreveu:
Boas; Esse comportamento não é normal. Quando te afinaram a moto deviam ter desmontado os carburadores, limpo e verificado o desgaste de agulhas e gicleurs e o estado dos diafragmas. Basicamente é isto que se tem de fazer. Se o material estiver todo em condições monta-se e afina-se. E desconfio que isso não foi feito, porque não há razão para a moto fazer isso. A minha foi revista a nível de carburação quando comecei a andar com ela há mais de 5 anos e nunca mais me preocupei com isso. A moto não tem andado muito, mas sempre que lhe pego funciona correctamente. Não sei qual é o relacionamento com a oficina que frequentas, mas alguém que se intitule mecânico de motos sabe ver isso e no mínimo deixar com afinações standard. Geralmente eles não gostam muito que o clente leve o material, mas tudo isso depende do à vontade que tenhas com eles.
O preço do kit da KEDO é bastante simpático, tendo em conta a quantidade de componentes, resta saber como é a nível de qualidade. O Ricasbeiro de certeza que te pode elucidar.
Quanto ao Dynojet stage 1, não vejo grandes vantagens, com material de origem consigo consumos simpáticos e se quizer algum aumento de performance também. Por enquanto prefiro ter a TDM com um comportamento simpático e a gastar pouco. No ano passado quando foi para Faro com duas pessoas e respectiva tralha, incluindo material de campismo fez médias inferiores a 7.5l/100km a andar muitas vezes a 140 - 150km/h.
Mariomcarvalho, porque é que tiveste de rebaixar a cabeça??!!! Desbastar as pastilhas de válvula?? Desculpa, mas tenho que te dizer que isso é um trabalho de m#rda que toda a gente devia ter vergonha de dizer que fez.... Para isso é que há as pastilhas de afinação com diversas medidas. Não vejo grande necessidade de falar nas válvulas, porque é uma área que raramente é motivo de preocupação. O próprio fabricante recomenda a sua verificação em intervalos de 40 000km.
Pelos relatos que tenho lido de facto este tipo de problemas que falo deixam de existir com o kit da Kedo. E de facto o que me interessa basicamente é que ela diminua os consumos. Como não sei se abriram os carburadores, quando chegar o kit logo mando substituir e aí deverá ficar no ponto.
Muito agradecido pelas opiniões e pela ajuda!
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não? Ter Jun 26, 2012 9:14 pm
Pelo pouco que sei destes motores o problema do auto consumo e má carburação em motos com muito km tem a haver com desgaste das agulhas e o local onde a agulha trabalha, que devido ao facto dos carburadores estarem quase horizontais provoca a ovalização da guia da agulha (em ingles é "emulson tube") será tavlez (tubo de vaporização) a gasolina passa pelo gigler principal e depois é misturado com ar que é puxado pelos buraquinhos que o tubo tem nas paredes passa depois pela agulha
Para reparar o problema o kit deve ter esses componentes
Assunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não? Ter Jun 26, 2012 10:36 pm
Boas camaradas....
Sera defeito ou feitio!!!!
Muito se fala sobre isto e sobre aquilo e no meio disto quem tem razao!?!?!
so ca faltava mais eu que pouco sei vir para aqui dar postas de pescada
Como ja alguns sabem nunca tive mota nem nunca andei noutra moto, o que posso falar de motos é o que tenho vivido nestes ultimos dois anos e o pouco que tenho acompanhado sobre as duas rodas é mais pressisamente sobre a xtz e especialmente sobre a minha.
apenas posso referir algunas coisas que tenho passado com a minha, poucas vezes posso compar com outras situaçoes que tenha tido anteriormente com outras motos
primeira impressao:
mota confortavel e ideal para fazer estrada especialmente para grandes quilometragens motor muito superior a AT a cerca de duas semanas andei pela primeira vez numa mota do genero, cbr600 de 2005, até as 8000rpm a xtz tem muito mais alma que a cbr, a partir daquela rotação a cbr ganha vida e a xtz ja é gastar gasolina tenho feito cerca de 300km as vezes 330km com um deposito mais a reserva velocidade ideal para andar de xtz entre os 100 e os 120 justifica-se mais motor, resposta ao acelerador? acho que nao, tem quanto baste, acho que valia mais gastar tempo e dinheiro em por aquilo a travar melhor do que a andar mais hoje depois de ter passado a idade da maluquice dou mais valor a uma coisa fiavel e de origem que algo modificado em que a gente ande sempre com o coração acelarado para ver se a coisa chega ao fim ou nao.
a minha xtz ja teve algumas fazes, ja esteve má, ja teve boa e ja teve assim assim.
ja esteve na fase de trabalhar as vezes so a um cilindro, o fio do pick up estava partido e de vez enquando um cilindro falhava, outra altura falhava, tinha a falange da admissao danificada e a mota nao trabalhava bem, muidei as falanges por novas e a mota ficou como nova. entretanto começou a isolar a vela do mesmo cilindro, tambem comecou a gastar uma isurbitancia e foi aí que obtei por reparar o carburador
todos os sintomas ao inicio iam para o carburador e nunca foram do carburador mas agora penso que sejam e mesmo que nao sejam fico ja a saber que nao e vou tentar baixar o consumo
epá.........isto ja vai para aqui uma confusao do caneco, isto foi mais uma coisa de dizer o que vai na alma...
resumindo....
a mota afinada em condicoes com tudo o que seja de origem sem kits dynojet, tudo a trabalhar em condiçoes acho que nao pressisa de potencia nenhuma extra para ter excelentes prestacoes, tanto em termos de consumo como em termos de potencia, o principal é ter uma mota fiavel, que dê prazer a condução porque cavalos nao faltam, e que tudo isto com consumos reduzidos
ja cheguei a conslusao que alteraçoes é so problemas, falo por muita experiencia, nao é que as alteraçoes sejam mal feitas ou nao mas existe sempre inconvenientes
na sei mais que dizer porque estao 39ºC e tou cheio de calor
Nuno_Dias
Assunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não? Qua Jun 27, 2012 8:53 am
O meu objectivo não é alterar nada . Só iria considerar um kit dynojet se resolvesse o problema do carburador, tendo em conta que seria um pouco mais barato que o kit da Kedo. Não procuro mais prestações. Apenas se fosse como que um "extra" que penso que o da Dynojet poderia dar. A minha mota fez agora 40.000 kms (pelo menos no conta kms), como tal penso que devem ser as agulhas e a tal ovalização da guia etc...pois nunca devem ter sido mudadas. Na maioria dos relatos quem muda p o kit da Kedo nota as diferenças. Esqueci-me de referir que muitas vezes a minha mota (nas alturas que se engasga) cheira muito a gasolina, coisa que não é normal. Daí ainda ficar mais com a sensação que será mesmo dos carburadores. Agora alguém referiu que não é fã de mudar as coisas sem serem originais. Bom....mas nem sempre é assim. Por vezes existe material sem ser de origem, que na maioria das vezes foram pensados e fabricados precisamente para substituir originais que por norma não são tão bons ou que acabam por avariar etc. E tenho vários explos disso na minha anterior mota e até noutras. Quer na KTM 950 quer nas Africa Twin, por explo, as bombas de gasolina por norma avariam todas! São bombas de platinados e quase todas, senão mesmo todas, acabam por avariar. Por norma compram-se umas da marca Facet que duram uma vida, pois foram pensadas para uns aviões e são iguais (são electrónicas). Este é só um exemplo.