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| Oleo na caixa do filtro do ar | |
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Autor | Mensagem |
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Figa5
Moto : tt600re
| Assunto: Oleo na caixa do filtro do ar Seg Jun 28, 2010 5:00 am | |
| boas, pessoal a pouco tempo fui ver o estado do filtro do ar (KN) e reparei que a caixa do filtro tinha oleo, é normal isso?
abraço | |
| | | Marco F.
Moto : XTZ 850 STrx
| Assunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar Seg Jun 28, 2010 10:00 am | |
| Sim , o nosso amigo Edgar ja explicou isso em post's amteriores , existe a possibilidade de andares com oleo a mais na tua XT e caso isso aconteça ele vai parar a caixa do filtro de ar onde tens um tubo que esta fechado , convem verificar se esse tubo nao esta cheio pois se estiver tens de o purgar . Outro factor que o nosso amigo Edgar descobriu relativamente ao funcionamento da XT e do seu sistema de arrefecimento é de que em casos extremos de temperatura de funcionamento , o sistema deixa passar oleo com a funçao de refrigerar o motor na prorpia camara de combustao e assim salvaguardar a mecanica . Brilhante este sistema que ao que parece é unico e exclusivo da Yamaha
Cumps | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar Seg Jun 28, 2010 2:37 pm | |
| A minha também costuma ter, e acontece com quase todas as XTs, XTzs, etc... Normalmente acontece quando o nível do óleo está perto do máximo, ou acima do máximo... Basicamente é o que o Marco disse O funcionamento do óleo do motor da XT600E ou da XTZ660 dos anos 90, da actual XT660R ou da Ténéré de 2008, é muito parecido ou igual; O tubo do respirador do motor está ligado ao filtro de ar... e cospe óleo ou vaporiza óleo para a caixa do filtro de ar... por sua vez parte desse óleo entra na carburação e lubrifica a zona de combustão do cilindro... Existe um tubo de sai da caixa do filtro de ar que termina junto ao pedal das mudanças e tem uma rolha na ponta... deves de tempo a tempo, retirar essa rolha para retirar o óleo em excesso na caixa do filtro de ar... Eu mantenho sempre a minha vareta do óleo a meio, e raramente tenho óleo no tal tubo... (foi uma dica dada por um mecânico da Yamaha). Outra dica que também me deram (um estafeta em Lisboa) : fazer um pequeno furo na extremidade desse tubo e colocado junto a corrente, e temos sempre a corrente oleada; quando a corrente fica seca é sinal que o nível do óleo baixou e deve ser acrescentado. Pessoalmente não me agrada muito esta ultima dica...Aqui podes ver aqui como se vê o nível do óleo: http://clubextportugal.com/revisoes-e-ajustes-f18/verificar-o-nivel-do-oleo-t292.htm ABR | |
| | | Figa5
Moto : tt600re
| Assunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar Seg Jun 28, 2010 3:27 pm | |
| obrigado, voces sao um espetaculo esplicam mesmo ao promenor e de modos a que um gaijo saiba o porque e tambem saiba o que fazer, sim senhor...
tenho k ver o nivel de oleo com essas dicas, porque axo k quando vi estava perto do min, mas foi depois de tar parada um bom tempo...
um abraço, fiquem bem... | |
| | | Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
| Assunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar Seg Jun 28, 2010 4:09 pm | |
| Marco e André, obrigado pela explicação... Era uma coisa que eu queria perguntar porque também me apercebi que tinha óleo na caixa do filtro ... Eu tenho o óleo no máximo... Obrigado... Abraços... :cheers: | |
| | | Sub
| Assunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar Qua Jul 07, 2010 10:32 pm | |
| Cuidado a ver o óleo também deixa a mota a trabalhar durante uns 10 minutos e depois é que da para ver, se fores a ver o óleo com a mota fria, parece que não tem óleo.
Abraço | |
| | | sidneyt
| Assunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar Sex Jan 14, 2011 8:43 pm | |
| - Figa5 escreveu:
- boas, pessoal
a pouco tempo fui ver o estado do filtro do ar (KN) e reparei que a caixa do filtro tinha oleo, é normal isso?
abraço Olá para todos O ruim do óleo na cx do filtro é que reduz a vida útil do filtro, e aqui no BR é bastante caro , recentemente troquei o filtro e fiquei pensando em uma solução Alguns colegas colocaram um cano na entrada do óleo (dentro da caixa do filtro) e com uma pequena mangueira drena o óleo diretamente para a saída existente, mais como o Marcos/Edgar bem explicou, os gases tem a função de lubrificação. Segundo os colegas nunca tiveram problemas, e o filtro está sempre seco, sendo necessário apenas limpar com um bom jato de ar Talvez a lubrificação dos gases ainda continue Estou fazendo um teste, retirei do filtro velho a tela de arame que se encontra atrás, que serve de proteção para o óleo não atingir o "papel do filtro" e coloquei atrás do filtro novo, ficando com 2 proteção. já rodei uns 500km e tem funcionado bem Tela retirada do filtro usado: Para fixar a tela, dobrei um pouco a tela prendendo ao lado do filtro , | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar Sex Jan 14, 2011 10:01 pm | |
| Boas Eu já tinha visto está solução no "Clube XT600" do Brasil segundo parece faz poupar o filtro como tu dizes... Mas eu tenho uma forma de evitar que isso aconteça Basta ter o nível do óleo do motor a meia vareta... e o filtro faz mais de 10Mil kms sem problemas... e um filtro de ar na minha mota passa dos 10Mil kms sempre bom... O que mata os filtros em Portugal e a humidade do ar, e andar a chuva... A agua com as poeiras acabam com o filtro em poucos meses... Ter o filtro com óleo não é prejudicial para o motor (antes pelo contrario) passa a filtrar melhor as poeiras finas... e ao filtrar melhor o filtro suja-se mais depressa ter a caixa com óleo é bom porque as poeiras que conseguem passar pelo filtro (do tipo farinha) vão ficar pressas nas paredes da caixa... e vão acabar por escorrer para o tubo de drenagem... Acho que essa alteração vai fazer poupar dinheiro em filtros de ar mas por outro lado pode sair muito cara a médio prazo... A minha XT600E bebe por cada 1000Mil kms 0,1Litro de óleo e tem 50Mil kms feitos Aqueles que tem poupado dinheiro com os filtros de ar... depois de uns 20 ou 30Mil kms devem estar a gastar em óleo e quando chegarem aos 100Mil em válvulas e piston e segmentos... Certezas não tenho... mas sei que os japoneses fizeram a maquina perfeita e no caso da tua e da minha... 4MW (no Brasil) 4PT (em Portugal) são super perfeitas com 30 anos de evolução e sucesso... Eu desisti de tentar ultrapassar os engenheiros da Yamaha... De qualquer das formas certezas não tenho... mas equipa que ganha não se mexe ABR | |
| | | sidneyt
| Assunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar Sex Jan 14, 2011 10:22 pm | |
| - Edgar escreveu:
- Boas
Mas eu tenho uma forma de evitar que isso aconteça Basta ter o nível do óleo do motor a meia vareta... e o filtro faz mais de 10Mil kms sem problemas... e um filtro de ar na minha mota passa dos 10Mil kms sempre bom... Edgar, quanto de óleo é meia vareta O normal trocando o filtro é 2.7 litros Seria 2.5 Abraços, Sidneyt | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar Sex Jan 14, 2011 10:42 pm | |
| Boas A troca com filtro é de 2,8L e sem filtro 2,7L Eu quando troco o oleo meto sempre uns 2L ou 2,2L mais ou menos... e depois sangro o circuito de óleo, pelo parafuso pequeno que tem na tampa do filtro de óleo depois de sangrar meto mais meto mais algum óleo até fazer 2,5L certos... e vou dar uma volta e depois normalmente ponho mais uns 0,1L ou 0,2L para acertar o nivel... O motor leva 3,3L mas há 0,5L que não se consegue tirar... ao pores 2,5L numa troca, ficas com 3L lá dentro... e a minha anda sempre com uns 3,1L ou 3L de óleo... Ter o óleo perto do mínimo não é problema... Problema é ter abaixo do mínimo... ABR | |
| | | sidneyt
| Assunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar Sex Jan 14, 2011 10:55 pm | |
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| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar Sex Jan 14, 2011 11:24 pm | |
| @ Sidneyt Amigo... é este o sistema que uso e tenho me dado muito bem... e também aprendi sozinho que era assim... e tenho me dado bem... e o meu objectivo é levar o meu motor até aos 200Mil sem abrir o motor... Aqui você pode ver todo o que eu tenho gasto e posto na minha mota: Registo de Manutenção ( XT 600 E ) fiz 47Mil e só usei 3 Filtros de ar Aos 47,900kms pus o 4º filtro que ainda está novo e seco... e tenho sempre os consumos de gasolina controlados... e baixos... e vejo o filtro todos os messes ou sempre que ando em poeiras ou areias... ________________________________________________ Mas mais uma vez sobre a sua sugestão do tubo... pelo que vi no forum do Brasil, tem sido um sucesso, porque só tem malta satisfeita com essa pequena alteração... Mas eu evito o sujar do filtro de ar com o nível do óleo sempre a meio ABR | |
| | | sidneyt
| Assunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar Sáb Jan 15, 2011 10:11 am | |
| [quote="Edgar"]@ Sidneyt "e tenho sempre os consumos de gasolina controlados... e baixos... e vejo o filtro todos os messes ou sempre que ando em poeiras ou areias..." Valeu Edgar Muito organizado o controle de manutenção, agora com certeza utilizando sua orientação o problema do filtro será resolvido de forma positiva Aqui trocamos o óleo do motor a cada 2500/3000 Km, devido a nossa gasolina ter álcool adicionado com uma taxa que varia entre 20 e 25% ( dependendo de vários fatores o governo faz o controle), por esse motivo o uso de óleo que não seja mineral fica inviável Estou com um problema de difícil solução Quando utilizo o freio dianteiro a mesa da caixa de direção faz um deslocamento para frente, aparentando uma folga na caixa de direção, O relato está registrado no fórum xt BR, minha postagem é/era na página 2 ultima resposta. http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=30374&postdays=0&c=1&postorder=asc&mode=&poster_id=0&start=0 Abraços, SidneyT | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar Sáb Jan 15, 2011 2:50 pm | |
| Boas Amigo Em Portugal a gasolina é boa e sem misturas (e cara ) Por isso usamos óleo semi-sintético com revisões de 10 em 10MIL Também é raro termos que limpar um carburador... ________________________________________ Dei uma vista de olhos muito rápida no tua mensagem... e se os rolamentos são novos... talvez ao apertar a caixa de direcção não estivessem bem encaixados e tenha ficado larga... se depois de dares um toque de re-aperto... ela melhorou... deves continuar até ficar boa... mas deves ter a mota no ar para fazer isso (facilita bastante o trabalho, e dá-nos outra sensibilidade do que estamos a fazer) Mas para apertar a caixa de direcção... temos que aliviar a fixação das bainhas... dum lado e do outro... são este parafusos e porcas de 12mm da foto... basta desapertar em baixo... em cima deixa ficar para segurar as bainhas no sitio delas... __________________________________________________________ - Citação :
- Bom dia a todos,
Minha xt encontra-se com esse mesmo problema, levei a um mecânico e foi trocado os dois rolamentos da caixa de direção e depois levei na oficina + 5 vezes para fazer o reaperto e logo depois mesma situação, "tac" Levei a outro mecânico a semana passada e quando ele desmontou tudo novamente o rolamento inferior (novo) estava F. com os roletes fora da "gaiola" e segundo ele foi a qualidade do rolamento que não era boa . Coloquei novamente os rolamento , o superior e inferior. Saí da oficina e apertei o freio "tac" após andar bastante para assentar o rolamento retornei e apertei a cx. diminuiu só um pouco ontem em casa apertei a cx novamente, hoje o "tac" diminuiu + continua Existe algo mais alem dos 2 rolamentos que possam ser trocados na Cx? Em outro tópico, http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=2282&postdays=0&c=0&postorder=asc&mode=&poster_id=0&start=15 O Bahia levou a um torneiro e mandar dá um polimento, seria o caso? Já gastei + de 160 paus entre MO e rolamentos e o serviço não presta, alguém pode indicar uma boa oficina em Natal? Abraços, Sidneyt Pelo que vi na tua mensagem... talvez os rolamentos não sejam os indicados ou então tens a caixa lixada ou o veio lixados... mas só vendo isso ao vivo... - Citação :
- ... ...
o rolamento inferior (novo) estava F. com os roletes fora da "gaiola" e segundo ele foi a qualidade do rolamento que não era boa ... ... mas isto não pode acontecer... porque seria uma folga enorme e impossível de acontecer... e não conseguias conduzir a mota assim... não é possível, Normalmente quando abrimos o rolamento os cilindros podem sair das pistas... mas só depois de aberto... ABR | |
| | | sidneyt
| Assunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar Seg Jan 17, 2011 10:00 pm | |
| "Normalmente quando abrimos o rolamento os cilindros podem sair das pistas... mas só depois de aberto..." Foi o caso Edgar, depois que abri eles sairam da pista O problema foi resolvido Constatei que os "mexanico" tinha colocado o rolamento superior com a medida de 26mmm e o correto é 25mm A moto está otima agora, Muito obrigado pela ajuda sidneyt | |
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| Assunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar | |
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