É a primeira vez que vou mudar o oleo a minha xt 350 mas como nunca fiz tal procedimento não sei como o fazer. Como eu utilizo muito a minha xt para o mato o oleo é uma das coisas que tenho de andar sempre em cima por causa do desgaste que provoca a sua falta. Se alguem me puder dar umas luzes de como é que se faz ficaria muito agradecido.
Obrigado desde já pela vossa ajuda
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Oleo xt 350 Seg maio 07, 2012 9:27 pm
jsfilipe escreveu:
Boas pessoal
É a primeira vez que vou mudar o oleo a minha xt 350 mas como nunca fiz tal procedimento não sei como o fazer. Como eu utilizo muito a minha xt para o mato o oleo é uma das coisas que tenho de andar sempre em cima por causa do desgaste que provoca a sua falta. Se alguem me puder dar umas luzes de como é que se faz ficaria muito agradecido.
Obrigado desde já pela vossa ajuda
Boas Bem é bastante simples retiras o bujão por baixo (um enorme porca 21mm salvo erro) e basicamente aquilo salta e caga tudo, pois tem uma mola por dentro e um pré filtro e um o-ring, limpas tudo incluindo o pré-filtro e repões. Depois retiras a tampa que está de lado e que tem 3 parafusos (retira 1º o parafuso de baixo para escorrer o oleo ) e depois retiras o filtro e este também pode ser limpo (petroleo e ar comprimido é optimo) repões e colocas, acho que é 1,7l de oleo 10-30 ou 10-40 algo para moto serve bem -eu gosto de castrol- depois desapertas o parafuso do tubo que vem do filtro para a cabeça e pões a mota a trabalhar e se sair oleo é porque a bomba está a trablahar bem e podes apertar novamente o parafuso. Fetio Já agora o filtro de ar tambem e´ lavável
Nuno
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Oleo xt 350 Ter maio 08, 2012 12:37 am
Boas...
Nunca fiz assim
Tive a minha durante 97mil kms e fiz sempre assim... não quero dizer que é o mais correcto... simplesmente fiz sempre doutra forma... alias... fiz sempre como indica no manual do proprietário da XT350
Retira-se a protecção do cárter... Desaperta-se com o motor frio 3 coisas... mas apenas desapertamos e voltamos a ajustar levemente... isto porque com os parafusos quentes é mais difícil... as 3 coisas são: - 3 parafusos sextavados interiores 5mm do filtro de oleo - o parafuso do bujão (17mm) - e o mais difícil e chato a tampa do filtro da bomba de oleo com uma chave 19mm
volta-se a encostar tudo...
Aquece-se bem o motor...
Tira-se o Bujão que está por baixo do pinhão de ataque, e deve sair 1,1 ou 1,2 Litros
depois tira-se o filtro de óleo... e saí mais 0,1L
e por fim o filtro que fica mesmo por baixo do cárter... com uma chave 19mm este filtro é de rede (como o outro) mas tem uma mola e um pequeno imãn... limpa-se o imãn e limpa-se ou sopra-se o filtro
Tens na realidade um total de 3 orings para inspeccionar (2 do filtro lateral) e (1 do filtro de baixo) quando montares os orings deves besunta-los com óleo... para facilitar a desmontagem da próxima vez
Os filtros eu limpava-os com um pequeno imãn... uma dica que aprendi com o meu Pai os filtros são de inox... e as limalhas que vão parar ao filtro são todas de ferro
Depois de montares tudo... e atenção que os filtros são eternos... é limpar e montar novamente... os orings é que têm uma duração de 40 a 50 mil (já com a minha XT600, foi assim)
metes 1,3L de óleo no máximo dos máximos (eu metia sempre 1,1L e depois repunha) (mas deves confirmar no manual, que a ultima vez que fiz isto foi à mais de 7 anos)
e metes a mota a trabalhar e fazes isto:
e pronto... tudo bem apertado e está novo... mas olha que é preferível ficar mal apertado e depois reapertarmos... que moer alguma rosca
Nunca usei óleo abaixo dos 15W ... usei sempre 15/50W ou 20/50W abaixo disto é mau quando temos o motor quente... e nem em países como a Alemanha se usa óleo abaixo dos 15W numa XT arrefecida a ar
muita gente usa 10/40W nas XT600E... que na minha opinião é um erro (opinião pessoal)...
Para ver o nível... deves esperar 5 minutos e ter a mota totalmente na vertical, sem estar no descanso baixas o pedal de travão e o óleo deve estar entre o máximo e o mínimo acima do máximo é mau para o motor...
Deves trocar a vela... (0,7 ~ 0,8 de folga) o filtro de ar eu lavava com detergente da loiça e depois dava uma passagem com agua e sabão... enxugava o gajo e embebia-o em óleo do motor... e depois ia espremendo o filtro até encontrar o setting certo de óleo se fica-se com o relantim certo... estava fixolas...
Mas pode haver outras formas de fazer a coisa
Bom trabalho
Rogério Caroço gosta desta mensagem
jsfilipe
Moto : XT 350
Assunto: Re: Oleo xt 350 Ter maio 08, 2012 2:34 pm
Boas Pessoal
Desde já obrigado pela dicas. Agora só algumas duvidas lol
Edgar, quando falas da tampa do filtro da bomba do oleo estás a falar da tapa que esta do lado direito do motor, certo? Se me pudesses arranjar o manual onde tu vias ficava-te muito grato.
Obrigado aos 2 pelas informações
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Oleo xt 350 Ter maio 08, 2012 3:08 pm
jsfilipe escreveu:
Boas Pessoal
Desde já obrigado pela dicas. Agora só algumas duvidas lol
Edgar, quando falas da tampa do filtro da bomba do oleo estás a falar da tapa que esta do lado direito do motor, certo? Se me pudesses arranjar o manual onde tu vias ficava-te muito grato.
Obrigado aos 2 pelas informações
tens este : http://www.carlsalter.com/pdfs/Yamaha_XT350.pdf
acho que o edgar está-se referir ao pré filtro que está por baixo
O truque do iman funciona bem mas não com limalhas de alumínio e outro lixo
nuno
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Oleo xt 350 Ter maio 08, 2012 3:28 pm
jsfilipe escreveu:
Edgar, quando falas da tampa do filtro da bomba do oleo estás a falar da tapa que esta do lado direito do motor, certo? Se me pudesses arranjar o manual onde tu vias ficava-te muito grato.
O filtro que está do lado direito... é o filtro de óleo propriamente dito
Este:
e o parafuso que está dentro do circulo... é o sagrador que aparece no video que eu postei...
O outro filtro... ou pré-filtro... ou filtro da bomba de óleo... ou filtro do cárter... ou do deposito de óleo no cárter... sei lá podemos chama-lo de tantas maneiras... é este que fica mesmo ao meio do motor em baixo...
Eu não tenho o manual... pois dei-o juntamente com a mota... e na altura nem PC tinha
mas vou tentar encontrar alguma coisa documentada para te mostrar
EDIT Entretanto foi postada uma mensagem nova @Web... não é esse manual... esse é para as peças... o manual do proprietário ou de serviço é que é
@Webmonstro
Spoiler:
Citação :
depois desapertas o parafuso do tubo que vem do filtro para a cabeça e pões a mota a trabalhar e se sair oleo é porque a bomba está a trablahar bem e podes apertar novamente o parafuso.
Amigo... desaperta-se o tubo para sangrar o circuito... mas poderá ser feito como no video ou no parafuso da imagem em cima... que só serve para isso mesmo...
Citação :
Bem é bastante simples retiras o bujão por baixo (um enorme porca 21mm salvo erro) e basicamente aquilo salta e caga tudo, pois tem uma mola por dentro e um pré filtro e um o-ring, limpas tudo incluindo o pré-filtro e repões.
Sobre retirar o óleo velho pelo filtro... também se não deve fazer... porque existe um bujão e porque não é nada pratico sacar o óleo pelo filtro...
Mas o importante é fazer o trabalho e por esse caminho também lá se chega...
ABR
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Oleo xt 350 Ter maio 08, 2012 3:46 pm
eu sei que tenho o manual de serviço mas acho que não está nest computador
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Oleo xt 350 Ter maio 08, 2012 3:48 pm
Encontrei qualquer coisa
Isto é a bíblia da troca de óleo da XT350
e no manual que eu tinha em Português... terminava dizendo para verificar a bomba de óleo e sangrar o circuito assim...
jsfilipe
Moto : XT 350
Assunto: Re: Oleo xt 350 Ter maio 08, 2012 11:25 pm
Muito obrigado aos 2
Era mesmo disso que eu andava a procura. Vou tratar disto este fim de semana, depois digo como e que correu.
jsfilipe
Moto : XT 350
Assunto: Re: Oleo xt 350 Sex maio 11, 2012 10:30 pm
Boas pessoal
Já tratei da dita troca de oleo mas aconteceu o seguinte. Fiz tudo como vocês me tinham dito. Aqueci a mota, retirei a protecção do carter retirei o parafuso por baixo do pinhão de ataque, abri a tampa do filtro de oleo, limpei tudo, voltei a montar e por fim sangrei o circuito. Mas quando fui verificar o nível do oleo na janela o nivel nem sequer aparecia.. Será normal a mota levar mais do que 1,1 litros de oleo?? e que so consigo ver o oleo se inclinar a mota para o lado da janela..
Desde já obrigado pela ajuda
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Oleo xt 350 Sáb maio 12, 2012 3:02 am
A XT350 leva 1,3Litros de oleo
e 1,4L com a troca do filtro
e tem que estar nivelada para se ver o nível...
deves acrescentar mais um pouco de óleo até teres nível no óculo...
mas o máximo que se põem é 1,4L
Vê as indicações que vêem dentro do rectângulo azul
jsfilipe
Moto : XT 350
Assunto: Re: Oleo xt 350 Seg maio 14, 2012 9:55 pm
Boas pessoal
Já adicionei mais oleo e realmente já tenho o nivel como manda a sapatilha. Obrigado pela ajuda
Abraço
nunoafonso
Moto : YAMAHA XT 350
Assunto: Re: Oleo xt 350 Qua maio 16, 2012 9:15 pm
boas so uma pergunta como e que se muda o oleo da caixa da xt 350
Paulo Neto
Moto : KLE 500
Assunto: Re: Oleo xt 350 Qua maio 16, 2012 9:23 pm
boas Nuno, porque vieste a este topico????
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: Oleo xt 350 Qua maio 16, 2012 10:36 pm
nunoafonso escreveu:
boas so uma pergunta como e que se muda o oleo da caixa da xt 350
Com a excepção de alguns modelo BMW,Harley, e praticamente todos os modelos de moto a 4 tempos utilizam o mesmo oleo para a caixa e motor assim como as XTs
A XTZ1200 não sei
Embora recentemente alguns modelos como a Honda CRF por exemplo têm oleo de caixa separado é possivelmente uma tendência que no futuro todas as motos passem a ser assim.
Ambos os sistemas têm vantagens e desvantagens com caixa separada é mais complexo, mais vedantes mas o oleo do motor não recebe os contaminantes da embriagem, oleo commun significa que o oleo de caixa é trocada mais vezes e é uma construção mais simples