boas...
Vou tentar exemplificar o melhor que poder por palavras e sem imagens... porque tenho o meu PC avariado...
Basicamente vamos ter que desapertar os seguintes parafusos:
O bujão do óleo no motor (chave 17mm)
O bujão do oleo no quadro (chave 12mm)
A tampa do filtro de oleo (chave sestavada interior 5mm)
e no final purgar o oleo (chave 8mm)
Devemos desapertar os parafusos todos com o motor frio (porque quente é mais difícil)
Desapertamos um pouco e voltamos a ajustar (depois com o motor quente vai ser muito mais facil de tira-los)
Alguns parafusos podem ser teimosos de tirar... como os 3 sestavados interiores do filtro) e por vezes um martelada do duas secas para eles descolarem ajuda...
Depois de garantirmos que todos os parafusos vão sair facilmente, aquecemos o motor (aquecemos o oleo)
5 minutos são mais que suficientes...
- paramos o motor
- tiramos o bujão do oleo do motor (vai sair cerca de 1,5L)
- desapertamos a vareta do oleo para poder entra ar e facilitar a saida do oleo
- tiramos o bujão do quadro (chave 12mm) e vai sair uns 2L e se não tiveres cuidado o oleo sai disparado para o pneu da frente...
- retiras o filtro (sai mais uns 0,2 de oleo)
- deixas sair o que tem a sair...
Vai haver 0,5L que não se consegue retirar do motor e quadro... não vale a pena tentar sempre foi assim e simplesmente não sai...
O motor tem dentro dele 3,3L leva nas trocas sem filtro 2,7L e 2,8L com filtro... e por aqui se pode ver que 0,5L não se consegue mudar...
A tampa do filtro tem dois orings que devem estar em bom estado...
e para facilitar a proxima troca devem ser besuntados com oleo antes de serem montados...
Os bujões têm umas anilhas que normalmente não são precisas trocar, uma é de alumínio e a outra de cobre...
eu nunca troquei essas anilhas, mas os orings duram talvez uns 50Mil kms
- Depois de tudo fechado e montado e apertado...
é preferível teres uma pequena fuga (tipo motor babado) na zona do filtro de oleo, que moeres a rosca dum parafuso desses... o carter é tipo aluminio e muito facilmente lixamos a rosca se apertarmos demasiado...
por isso deve haver peso e medida nos apertos... um bocadinho antes de partir... ou simplesmente ajustar bem... que se o motor começar a babar por aí, damos mais um cheirinho e fica bom...
- metemos o oleo novo... entre 2,2 e 2,5L... os ultimos decilitros são dificeis de meter... e devemos esperar que o oleo caia para o carter
- damos ao start (como a vareta enroscada
) e vamos aliviando o parafuso da purga
se sair óleo é porque não tem ar...
e tiro sempre um bocado de oleo durante uns 20 30 segundos...
ATENÇÃO: se deixamos o parafuso da purga de ar sair totalmente...
mesmo a relantin o óleo sai com uma pressão do caneco, e levas um banho
Depois de purgado podemos repor o resto do oleo que falta para completar a medida...
Nas minhas trocas meto sempre só 2,6L ou 2,7L...
2,6L equivale a meia vareta...
e 2,7L talvez entre a meia vareta e o máximo...
O motor da XT600E gosta de andar com meia vareta ou menos... eu tenho usado este método e tenho-me dado muito bem...
Basicamente é isto...
No manual do proprietario também tem uma breve explicação (pagina 6/11) e devias faer o donwload
http://www.yamaha-motor.pt/pt/servico/manuais-proprietario/
Boa sorte... e isso é facil...