Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistrarEntrar

Coisa estranha....

Ir para baixo 
+3
webmonstro
Marco constantino
Nuno_Dias
7 participantes
AutorMensagem
Nuno_Dias
Coisa estranha.... Star310
Nuno_Dias

Coisa estranha.... Empty
MensagemAssunto: Coisa estranha....   Coisa estranha.... Icon_minitimeTer maio 01, 2012 11:26 pm

Pois é...Reparei que a Super Tenere tem entre o guiador e as caixas de direcção umas "molas". Axo eu!!! Quando reparei achei até o conceito interessante, pois em fora de estrada deverá fazer uma espécie de amortecimento.
No entanto, agora mudei de guiador, e este teve que levar uns aumentos ainda que pequenos. Ao ficar mais alto um pouco notei mais a sensação esquisita dessas molas. Porque quando curvo ou faço algum movimento parece que existe um atraso, entre a altura em que mexo o volante e a reacção da roda. É mesmo muito estranho e até dificil de conduzir. Deixa-se até de sentir a frente da mota a agarrar ao chão.
Será que é normal? Pode tirar-se essas molas? Devo retirar altura ao volante? Não queria pois sinto-me mais confortavel com ele nesta posição.
Quando cheguei á garagem, por curiosidade, encostei a roda a um pilar e virei o guiadro, e este vira um pouco...ao passo que a roda não mexe. É mesmo esquisito. Fiz muito poucos quilometros e pode ser falta de hábito mas, acho que não me consigo adaptar.

Podem dar umas dicas?
Ir para o topo Ir para baixo
Marco constantino
Marco constantino

Moto : Yamaha XT 660Z ténéré + Yamaha TTR 250 Raid

Coisa estranha.... Empty
MensagemAssunto: Re: Coisa estranha....   Coisa estranha.... Icon_minitimeQua maio 02, 2012 12:29 am

Sim as St e té e as Xt tb penso eu, trazem esses sinoblocso por debaixo das mesas do guidador pra absorver as vibrações e impactos pra tornar a condução mais suave.
Podes é ter o caso de ter um estragado ou partido dando-te a sensação de atraso....
Coisa estranha.... 919911
webmonstro
webmonstro

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Coisa estranha.... Empty
MensagemAssunto: Re: Coisa estranha....   Coisa estranha.... Icon_minitimeQua maio 02, 2012 2:10 pm

Marco constantino escreveu:
Sim as St e té e as Xt tb penso eu, trazem esses sinoblocso por debaixo das mesas do guidador pra absorver as vibrações e impactos pra tornar a condução mais suave.
Podes é ter o caso de ter um estragado ou partido dando-te a sensação de atraso....
Na S tenere não sei como são mas nas xt600 são sinoblocos (blocos de borracha ) , quando comprei a minha uma delas não tinha o freio que impede de se desapertar e a porca esta quase a cair, dando mais movimento do volante.
Se forem sinoblocos como na xt, podes colocar umas anilhas para comprimir a borracha e torná-las mais rijas, ou em ultimo caso substituí-las por espaçadores em ferro ou alumínio para as eliminar completamente, ou seja facilmente ajustas-as ao teu gosto
http://www.duasantas.web.pt
Jorge
Jorge

Moto : AJP PR7 & F800GS

Coisa estranha.... Empty
MensagemAssunto: Re: Coisa estranha....   Coisa estranha.... Icon_minitimeQua maio 02, 2012 3:48 pm

Boas,
Na minha ST, são uns sinoblocos como o Webmostro mencionou... Coisa estranha.... 353512
Edgar
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

Coisa estranha.... Empty
MensagemAssunto: Re: Coisa estranha....   Coisa estranha.... Icon_minitimeQua maio 02, 2012 4:21 pm

Boas...

Realmente a ST faz isso...

em manobras paradas ou a empurrar ou puxar a mota pelo guiador... sente-se mesmo o guiador a torcer em relação às mesas...

e se subirmos o guiador... aumenta o efeito de alavanca e sente-se muito mais...

como já foi dito... com umas anilhas que espalmem os sino-blocos... minimiza esse efeito... Coisa estranha.... 964551
nunca vi fazerem... mas já li relatos de que foi feito...

http://vadiodaxt.blogspot.com/
javleitao
javleitao

Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Coisa estranha.... Empty
MensagemAssunto: Re: Coisa estranha....   Coisa estranha.... Icon_minitimeQua maio 02, 2012 5:56 pm

Isto interessa-me Coisa estranha.... 444520
Acho que também vou arregaçar as mangas com as anilhas Coisa estranha.... 546328

libertoluso
libertoluso

Moto : xtz 750

Coisa estranha.... Empty
MensagemAssunto: Re: Coisa estranha....   Coisa estranha.... Icon_minitimeQua maio 02, 2012 7:09 pm

Olá rapaziada!

Cuidado com esses silent-blocks da mesa da direcção! Se eles já permitem mais folga do que é normal, significa que a borracha com a idade já começou a desagregar e devem ser substituidos, até porque não permitem reaperto na borracha. Essas peças são dois cilindros metálicos com enchimento por vulcanização de borracha e um tubo no centro onde entra o perno da sede do guiador. Esses cilindros entram à pressão na mesa e se virem o esquema abaixo melhor entendem que o reaperto de nada adianta porque nem chega à borracha, a menos que o perno esteja mesmo desapertado na sua porca.

Coisa estranha.... Figura1tv

Verifiquem o aperto e se não estiver aí o problema, substituam. Com a nossa segurança não compensa improvisar.

Abraço e boas curvas!
Conteúdo patrocinado

Coisa estranha.... Empty
MensagemAssunto: Re: Coisa estranha....   Coisa estranha.... Icon_minitime

Coisa estranha....
Ir para o topo 
Página 1 de 1