Neste tópico vou expondo as minhas invenções e inovações para melhorar e adaptar a XT750 a meu gosto.
Sou um off-roader e tenho aspirações de levar esta moto ao Portalegre nos próximos anos...também quero ter moto para o dia-a-dia e para viagens de longo curso, por isso é um projecto que vai requerer muita imaginação e paciência (principalmente paciência, porque de mecânica não percebo nada!
)
Em Novembro de 2011, assim era a dita cuja, uma Té 750 de 1994
No dia em que a comprei, vinha a conduzi-la de Lisboa para Santarém quando um velhinho se lembra de ignorar um STOP e caír-me em cima. Tive 2 meses sem moto, enquanto reparava toda a frente e alguns muitos riscos
Pedi para que a reparassem mas não a pintassem...pois tinha uma ideia melhor do que a horrível pintura de origem:
Assim nasceu o
Unimog!
Entretanto aproveitei também que a moto estava "com as tripas para fora" e encomendei:
Molas race-tech - Suspensão da frenteNa minha anterior moto (A chaimite Té 660) achava as suspensões moles de mais para off-road puro e duro. E pior...eram moles mas não eram confortáveis pois qualquer buraco fazia toda a moto "chocolhar". Não quis ter as mesmas condições na moto nova.
Cabos de travão em malha de aço -> 2 à frente + 1 a trásNo Portalegre de 2011 (onde fui com a 660) passei mais de metade da prova sem travão de trás, devido ao sobre-aquecimento do oleo. Jamais
Seguindo ca coisa...
Já do antigo dono, a moto trazia um banco lisinho, muito parecido com o de origem, mas de gel
Excelente, porque é realmente bem mais confortável do que esperava...até me esqueço que sou magro, sentado numa alcofa daquelas
Bom, a primeira coisa que notei na moto foram consumos absurdos. 8-10Litros e a mota a mandar ratéres sempre que desacelerava.
Mandei vir as agulhas do carburador, os "embaladores" e mais estas pecinhas pretas (tudo recomendado pelo Edgar e pelo meu mecânico)
Agora ronrona como um gatinho! Ainda não me lembrei de testar a velocidade de ponta, e só amanha é que vou fazer um teste sério à média. Espera-se que baixe de 8-10L/100 para 6-8L/100.
Agora não tenho aqui todas as fotos (só no trabalho é que me lembro de vir escrever no forum...
), mas fica a lista das coisas que foram mexidas:
-Adicionadas crash-bars
-Modificado o volante (veio um mais moderno, resistente e mais alto)
(pode-se ainda ver uma pequena invenção by João Ferreira para levar o telemóvel,,,uma chapinha de ferro e velcro
)
-Modifiquei o "vidro-alto" da moto. Mais protecção aerodinâmica (e tá lindo lindo lindo
)
-Protecções de punho novas (o antigo dono perdeu as de origem)
-Punhos novos (os de origem não são dignos de uma moto off-road)
-Protecção metálica para os faróis dianteiros
-Instalação de botãozinho "Top-Gun" ainda não sei bem para o quê...talvez faróis de nevoeiro ou ligação manual da ventoínha..
-Troca de uma série de parafusos e porcas por material novo e com medidas iguais (que estupidez, ter de se usar 10 ferramentas só para despir a moto)
-Uns toques aqui e ali, sem grande gosto ou cuidado... aqui pintei o yamaha de preto...fica mais catita, sei lá
Agora a lista de coisas que faltam fazer...-Arranjar suportes para as malas laterais (e respectivas malas)
-Reforçar o chassis. (Não parte a todos, mas quando parte é aos que usam a moto como eu vou usar.)
-Tomada de isqueiro
-Mudar lampadas dos faróis (estas têm pouca ganga)
-Meter farois de-ver-ao-perto (há quem lhes chame faróis de nevoeiro) low-cost
-Mudar as luzes do cockpit e da traseira para leds (dica do Edgar, para poupar Watts)
-Eventualmente colocar um guarda-lamas alto
-Eventualmente colocar uns espelhos mais modernos (ou pelo menos iguais mas mais novos)
-Afinação dos travões (trava muito "á charuto"...)
-Alteração dos poisa-pés (para maior)
-Pintar e renovar o "Painel de instrumentos" (Sim, porque aquilo são só instrumentos...diz a velocidade e tudo!
)
-Instalar um estojo de ferramentas básico
-Instalar suporte para um estojo de ferramentas de "longo-curso"
-Instalar um estojo de SOS
-Instalar um switch para ligar manualmente a ventoínha do radiador (Porque ás vezes tamos enterrados num areal/lamaçal e sabemos que ela vai mesmo aquecer...porquê esperar até ela estar tão quente que dispara?)
-Instalar um suporte universal (caseiro, claro) para GPS, telemóveis, carteira ou home theater dobly surround, etc..
-Cortar as carenagens laterais e modificar-lhes os pontos de apoio (irrita-me ter de desmontar os crash-bars e meia moto só para mexer nos faróis ou qualquer coisa que as carenagens laterais cubram)
-Meter slime pa dentro dos pneus
Para já é tudo.
Vou ver se vou metendo as fotos do que já tá feito e daquilo que vou agora andar entretido a fazer