| Espessura dos discos travão | |
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+2Johnny_1056 mariomcarvalho 6 participantes |
Autor | Mensagem |
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mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
| Assunto: Espessura dos discos travão Sex Abr 20, 2012 1:48 am | |
| boas, na ficha tecnica a espessura dos discos travão da st é de 4mm. se puser uns de 3mm faz diferença? | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Espessura dos discos travão Sex Abr 20, 2012 10:25 am | |
| Boas; Suponho que os discos de 3mm seja de uma marca "paralela". O problema dos discos mais finos é que geralmente têm maior tendência para empenar. Sem saber qual as especificações dos discos é difícil tecer mais considerações. Em caso se substituição de discos, sou da opinião que se deve recorrer a material de origem, excepto se houver uma proposta que garantidamente traga mais-valias. | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Espessura dos discos travão Sex Abr 20, 2012 11:56 am | |
| Boas... Segundo o Manual é 4mm x 245mm na frente e 5mm x 245mm atrás A ST é conhecida por ter uma travagem esponjosa quando se puxa muito por ela... não sei se é verdade... mas da fama não se livra... quanto mais fino mais rapidamente vai aquecer... 3mm talvez seja os discos para uma DT125R que pesa 100kg pois nem a XT600E usa 3 mm mas ao certo não sei mas algo me diz que não comprava... para não correr riscos... | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Espessura dos discos travão Sex Abr 20, 2012 12:22 pm | |
| Boas; Edgar, sem dúvida que a travagem da Super Ténéré 750 não é das melhores, tendo em conta os parâmetros actuais. A Super Ténéré foi concebida de acordo com o que havia na época e numa altura em que se pensava que este tipo de motos fariam muitos km em terra. Os utilizadores depressa descobriram que este tipo de motos eram na verdade excelentes moto para rodar em asfalto e nese meio depressa se fez sentir a debilidade da travagem.
A travagem fica esponjosa devido ao aquecimento do óleo e consequente dilatação dos tubos de borracha. Discos mais finos provocam um mais rápido aquecimento.
Como tal, sou a favor de se usar discos de origem com boas pastilhas sinterizadas. Os tubos revestidos a malha de aço ou kevlar também são uma grande melhoria. | |
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Nuno_Dias
| Assunto: Re: Espessura dos discos travão Sex Abr 20, 2012 12:29 pm | |
| Pois eu tb concordo que não deveriam ser postos uns mais finos. A ST a avaliar pela minha e por outras opiniões não tem travões...tem abrandadores...Por isso muito em breve vou efectuar um upgrade, para malha de aço, pastilhas novas e mudar o óleo. | |
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rickyFMX
Moto : Honda CB 500 X '18
| Assunto: Re: Espessura dos discos travão Sex Abr 20, 2012 1:08 pm | |
| Eu sei que não deve ficar barato, mas acho que se a moto é para durar e fazer kms, deve-se eliminar as falhas que tem. Umas das opções que se pode fazer ao trocar os discos, é trocar por uns maiores como se faz nas supermotos (alem das tais pastilhas e malha de aço) Vejam aqui esta ST com discos de 320 mm à frente: http://advrider.com/forums/showpost.php?p=7348054&postcount=200 Se ainda assim faltar travagem, existe outra solução que começa por BREM e acaba em BO | |
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mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
| Assunto: Re: Espessura dos discos travão Sex Abr 20, 2012 1:46 pm | |
| pois é que tá no ebay á venda uns conjuntos de discos com as medidas das xtz750 mas a espessura é de 3mm tanto á frente como atras. e fiquei com vontade de os mandar vir.
tb vi no ebay esse set de 320mm para a xtz que tras o adaptador para a bomba vir mais para trás...tb era uma opcao a considerar | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Espessura dos discos travão Sex Abr 20, 2012 2:25 pm | |
| Boas; De nda valem uns discos de 320mm se não houver pinças para os "morder"... Além de que aumentar brutalmente a capacidade de travagem pode provocar flexões exageradas na suspensão... A Brembo tem discos de dimensão igual à original e a "Serie Oro" tem 5mm de espessura. http://brembopads.com/En/Discs/Discs_Catalogue_Search.aspx?SearchBrand=YAMAHA&SearchCC=750&SearchModel=SUPERTENERE' &SearchYear=89> | |
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Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: Espessura dos discos travão Sex Abr 20, 2012 9:07 pm | |
| Boas pessoal, vou aproveitar o topico para perguntar, porque é que as SM têm discos maiores à frente e as outras não.
E qual o significado da travagem "esponjosa" | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Espessura dos discos travão Sex Abr 20, 2012 11:34 pm | |
| Boas; Gonças29, as Supermotard são "aberrações genéticas" na evolução do conceito da moto. Tudo começa com a introdução das motos de motocross nas pistas americanas de dirt-track, onde estas começam a mostrar-se incrivelmente mais eficientes que as motos até então usadas. Na América, a jante da frente era substituida por uma de 19''. Os franceses levaram a coisa muito mais a sério e houve um lunático que se lembrou de montar as jantes duma Aprilia desportiva de estrada numa Honda CR 500 e vaporizar os records todos nas provas de hill climb (provas de rampa em estradas de montanha como cá já se realizaram na Serra da Estrela e na Falperra). Limpou tudo e todos, incluindo desportivas de estrada. A partir daí o fenómeno foi crescendo e os kartódromos foram vistos como o local realizar provas, pelo menos a loucura estava contida num recinto fechado. Como os kartódromos eram curtos, nada como fazer uma visita à terra e inventar novos percursos alternativos.
Os discos de maior diâmetro permitem uma maior doseabilidade de travagem, só que também é preciso uma pinça que os "morda" bem. As supermotard a sério têm sistemas de travagem a sério com discos grandes, pinças grandes e bombas radiais. As que não têm, ou foram mal transformadas ou apenas se pretende o aspecto "à supermotard" sem serem verdadeiras supermotard.
Travagem esponjosa significa que a deslocação da manete quando é apertada, não é proporcional ao aumento do poder de travagem. Em casos extremos, chega-se a tocar com a manete no punho e a travagem não é suficiente... | |
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mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
| Assunto: Re: Espessura dos discos travão Sáb Abr 21, 2012 3:00 pm | |
| Excelente johnny. Posso só acrescentar de que a travagem esponjosa é tb causada pelo continuo esforço ao activar a manete do travão e com o aquecimento que faz os tubos de borracha vão dilatando, perdendo pressão no sistema de travagem e com isso o poder de travagem que tinha em frio. Dai que se opta por trocar toda a tubagem por cabos de malha aço ou kevlar. Convém tb verificar regularmente a qualidade do óleo assim como sangrar convenientemente o sistema para retirar todo o ar que possa ter pois dificulta o bom funcionamento do mesmo. | |
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Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: Espessura dos discos travão Sáb Abr 21, 2012 10:58 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Gonças29, as Supermotard são "aberrações genéticas" na evolução do conceito da moto. Tudo começa com a introdução das motos de motocross nas pistas americanas de dirt-track, onde estas começam a mostrar-se incrivelmente mais eficientes que as motos até então usadas. Na América, a jante da frente era substituida por uma de 19''. Os franceses levaram a coisa muito mais a sério e houve um lunático que se lembrou de montar as jantes duma Aprilia desportiva de estrada numa Honda CR 500 e vaporizar os records todos nas provas de hill climb (provas de rampa em estradas de montanha como cá já se realizaram na Serra da Estrela e na Falperra). Limpou tudo e todos, incluindo desportivas de estrada. A partir daí o fenómeno foi crescendo e os kartódromos foram vistos como o local realizar provas, pelo menos a loucura estava contida num recinto fechado. Como os kartódromos eram curtos, nada como fazer uma visita à terra e inventar novos percursos alternativos.
Os discos de maior diâmetro permitem uma maior doseabilidade de travagem, só que também é preciso uma pinça que os "morda" bem. As supermotard a sério têm sistemas de travagem a sério com discos grandes, pinças grandes e bombas radiais. As que não têm, ou foram mal transformadas ou apenas se pretende o aspecto "à supermotard" sem serem verdadeiras supermotard.
Travagem esponjosa significa que a deslocação da manete quando é apertada, não é proporcional ao aumento do poder de travagem. Em casos extremos, chega-se a tocar com a manete no punho e a travagem não é suficiente... Boas johnny, agradecido pela tua explicação, devo dizer que não acompanhei tudo pois não sou tão entendido como tu, mas quanto à parte de "aberraçoes geneticas", isso poderá ser considerado bom ou mau? Fiquei esclarecido quanto à travagem esponjosa | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Espessura dos discos travão Dom Abr 22, 2012 1:42 am | |
| Boas a primeira vez que vi uma SM fiquei de boca aberta... foi em 1992 e nunca me vou esquecer-me deste ano... pois foi no ano em que esborrachei-me de encontra a uma parede, depois de dar uma curva a direito ainda estava todo arranhado e esburacado... passou uma maquina por mim... uma Trail com pneus que parecia seliques... a curvar com tudo... fiquei de queixo caído... por pouco não embarquei no espírito da coisa... mas como umas semanas antes tinha-me esmerdado todo... fiquei com a roda 21" | |
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| Assunto: Re: Espessura dos discos travão | |
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