Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 xt660x dá solavancos, porquê?

Ir para baixo 
+6
Johnny_1056
Moutinho
angelo_lopes
Paciente
Edgar
Gonçalo
10 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
odamA
xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Star310
odamA


Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 01, 2012 2:45 pm

....olha para que isso nao aconteça leva uma pendura vaidosa(tem mais carga). xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 945103


Imaginem lá entao se te dessem uma drBig(susuki) para as maos, ...saltavas da moto.....(é o maior mono cilindrico 800). temos de dosiar , ouvir o motor, andar horas em 3 ou 4 ou 2 nao tem xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 546328 ....se nao necesitas para que a colocas......

Temos de descer com a mesma mudança que (necessitariamos ) para subir ...... xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 296550
Ir para o topo Ir para baixo
http://espiritotenere.blogspot.com
Johnny_1056
xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 01, 2012 2:50 pm

Boas;
Nos automóveis até compreendo que muita gente não tenha a mínima noção de como funcionam certas coisas porque o automóvel passou a ser um objecto de uso quotidiano e cada vez mais os fabricantes simplificam o seu uso de modo a ninguém se chatear ou preocupar com o que está a fazer. Tal como qualquer electrodoméstico. Ninguém se preocupa como funciona o frigorífico que tem em casa.
Nas motos não consigo entender isso, porque o condutor é um elemento mais fundamental para o seu funcionamento.
Por exemplo a travagem, num automóvel pode-se quase sempre travar a fundo sem grandes problemas, o pior que pode acontecer é levar uma charutada por trás ou ter que voltar a acelerar para continuar a marcha; numa moto convém saber o que se está a fazer sob pena de partir o focinho.
E se passarmos para automóveis desportivos, as coisas ficam parecidas com as motos, convem saber muito bem o que se está a fazer, senão também se parte o focinho com facilidade.
Ir para o topo Ir para baixo
odamA
xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Star310
odamA


Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 01, 2012 3:07 pm

Johnny....todos temos que afiar os CASCOS.




xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 353512
Ir para o topo Ir para baixo
http://espiritotenere.blogspot.com
angelo_lopes
xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Star310
angelo_lopes


Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 01, 2012 4:56 pm

Gonças29 escreveu:
Desculpa corrigirte mas as WR125 são a 4 tempos, são a nova versao das DTR125 mas a 4 tempos, mais economicas e menos poluentes
Na Yamaha WR queria dizer Wide Ratio, rapports longos. Agora existem YZ250 WR, WR250, fico todo baralhado, não sei o que é a 2 ou a 4 tempos.
Gonças, não me peças desculpa. Obrigado por me corrigires xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 353512


@Johnny_1056
Hoje em dia até se guiam Motos (125) só com carta de carro xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 572882858
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.angelolopes.com
Johnny_1056
xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 01, 2012 5:02 pm

angelo_lopes escreveu:


...
Na Yamaha WR queria dizer Wide Ratio, rapports longos. Agora existem YZ250 WR, WR250, fico todo baralhado, não sei o que é a 2 ou a 4 tempos.
Gonças, não me peças desculpa. Obrigado por me corrigires xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 353512

@Johnny_1056
Hoje em dia até se guiam Motos (125) só com carta de carro xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 572882858

Boas;
Não há nada como alguém lembrar o porquê de determinada nomenclatura. xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 353512
Saudosos tempos em que as WR descendiam directamente das motos de motoxross... O que eu sonhei com uma WR 250 de '92 que um amigo teve.

Sou a favor da "abébia" que se deu aos possuidores de carta de automóvel poderem conduzir 125cm³. É uma excelente forma de aproximar muita gente das motos, com todas as melhorias a nível de dimensão de mercado e também para os automobilistas sentirem na pele as agruras queos motociclistas sentem e passar a compreendê-los melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
angelo_lopes
xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Star310
angelo_lopes


Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 01, 2012 5:49 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Não há nada como alguém lembrar o porquê de determinada nomenclatura. xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 353512
Saudosos tempos em que as WR descendiam directamente das motos de motoxross... O que eu sonhei com uma WR 250 de '92 que um amigo teve.

Sou a favor da "abébia" que se deu aos possuidores de carta de automóvel poderem conduzir 125cm³. É uma excelente forma de aproximar muita gente das motos, com todas as melhorias a nível de dimensão de mercado e também para os automobilistas sentirem na pele as agruras queos motociclistas sentem e passar a compreendê-los melhor.
xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 12626 xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 12626 xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 12626 xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 12626 xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 12626

Temos de ajudar estes ex-enlatados ou às-vezes-enlatados (aqui como nós LOL) a compreender uma Moto. E os putos novos que por aqui andam também.


Abraço,
xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 919911

Nota: Não foste só tu que sonhaste com as WR. Eu sonheo com as WR200. Um dia na Costa da Caparica, na Quinta da Charnequinha do Pedro Amado, a Joaninha Lemos disse-me que ia começar a importar as WR200, que a Yamaha não se mexia. Também sonhei com essas branquinhas, heheh
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.angelolopes.com
Gonçalo
xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 01, 2012 11:52 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Ângelo, só não compreendo como é que alguém consegue conduzir sem perceber minimamente para que serve uma caixa de velocidades!!!
Será que quando andam de automóvel e começam uma subida deixam o carro "morrer" quase até parar e só a seguir é que reduzem de mudança??? xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 680704
Um motor qualquer que seja tem que funcionar sempre numa rotação que permita um funcionamento suave e capacidade de resposta.

Eu sinto tudo isso que falas, mas a situação é eu estar habituado a wr125 que rolava em qualquer velocidade e esta muitas vezes vou a 40 ou perto e fazme isso em 2ª, logo pedeme 1ª. Isto e apenas um exemplo e acho estranho pois nem mota nem carro me faziam isso. Na wr125 a primeira era so mesmo para arrancar, nao usava para mais nada, esta em primeira dá para andar quase a velocidades equivalente à 3ª da wr125.
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo
xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 01, 2012 11:54 pm

António Martins escreveu:
Gonças29 escreveu:

Desculpa corrigirte mas as WR125 são a 4 tempos, são a nova versao das DTR125 mas a 4 tempos, mais economicas e menos poluentes

E muitooooo menos potentes...

Abr

xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 964551 Nem vale a pena comentar, pois uma vez metime na brincadeira com uma, passei-a e olhei po gajo e passado uns segundos passa ele por mim abrir, e eu ía a 100, quase a velocidade máxima da wr125
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo
xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Icon_minitimeQui Fev 02, 2012 12:00 am

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Nos automóveis até compreendo que muita gente não tenha a mínima noção de como funcionam certas coisas porque o automóvel passou a ser um objecto de uso quotidiano e cada vez mais os fabricantes simplificam o seu uso de modo a ninguém se chatear ou preocupar com o que está a fazer. Tal como qualquer electrodoméstico. Ninguém se preocupa como funciona o frigorífico que tem em casa.
Nas motos não consigo entender isso, porque o condutor é um elemento mais fundamental para o seu funcionamento.
Por exemplo a travagem, num automóvel pode-se quase sempre travar a fundo sem grandes problemas, o pior que pode acontecer é levar uma charutada por trás ou ter que voltar a acelerar para continuar a marcha; numa moto convém saber o que se está a fazer sob pena de partir o focinho.
E se passarmos para automóveis desportivos, as coisas ficam parecidas com as motos, convem saber muito bem o que se está a fazer, senão também se parte o focinho com facilidade.

E se te disser que nunca tive qualquer problema de condução que me desse duvidas? E lá está, por ter receio de fazer asneiras me inscrevi no forum, para tirar duvidas com quem mais sabe que eu. Não nasci no meio de familia ligada às motas, praticamente tod a familia odeia que eu ande de mota, imploram que deixe de ter mota. Tudo o que sei de motas aprendi praticamente sozinho ou a perguntar a quem sabia...(ou nao)... a minha primeira mota foi uma scooter, e até ela so andava de bicicleta, depois quando comprei a wr125 passei a ter mudanças, so aprendi a usar mudanças no proprio dia que fui buscar a mota e foi o vendedor que me ensinou. andei 100 metros para me habituar a meter mudanças e fiz uma viagem de cerca de 40km ate casa. agora passei para a xt660. Tem de ser com calma
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo
xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Icon_minitimeQui Fev 02, 2012 12:02 am

angelo_lopes escreveu:
Gonças29 escreveu:
Desculpa corrigirte mas as WR125 são a 4 tempos, são a nova versao das DTR125 mas a 4 tempos, mais economicas e menos poluentes
Na Yamaha WR queria dizer Wide Ratio, rapports longos. Agora existem YZ250 WR, WR250, fico todo baralhado, não sei o que é a 2 ou a 4 tempos.
Gonças, não me peças desculpa. Obrigado por me corrigires xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 353512


@Johnny_1056
Hoje em dia até se guiam Motos (125) só com carta de carro xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 572882858

Eu faço parte desses que têm carta de carro. tirei licença de ciclomotor porque tenho menos de 25 anos e o exame de conduçao de ciclomotor foi com uma scooter alugada toda escafiada que nao passava os 40km/h.
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo
xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Icon_minitimeQui Fev 02, 2012 12:05 am

[quote="angelo_lopes"]
Johnny_1056 escreveu:
Boas;

Temos de ajudar estes ex-enlatados ou às-vezes-enlatados (aqui como nós LOL) a compreender uma Moto. E os putos novos que por aqui andam também.



Eu faço parte desses putos novos.

Ah e johnny posso nao ser o melhor condutor mas pego em qualquer maquina que me ponham a frente. Nao sou como muitos que quando têm um carro diferente se boraam todos ou que se assustam com uma mota mais potente. Semrpe desejei a carta, tenho prazer em conduzir, seja la o que for xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 296550
Ir para o topo Ir para baixo
angelo_lopes
xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Star310
angelo_lopes


Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Icon_minitimeQui Fev 02, 2012 12:40 am

@Gonças29
Bem, espero que não te sintas ofendido por eu escrever putos.
Pelo menos para mim, não sei se aqui no Norte é assim, chamar puto é um tratamento carinhoso.
Os meus filhos têm 31 e 34 e a toda a gente aqui o cota diz os meus putos.
Tens 25 anos? Eu também já tive. Posso pedir-te uma coisa? Tu sabes o que vales. Eu não, que nem sequer te conheço. Mas há uma coisa de que tenho a certeza. És quem és, não precisas de provar nada a ninguém.
Toda a vida pedi aos meus filhos que nunca quisessem provar que são artistas fosse a quem fosse. E até hoje na estrada nunca esmurraram uma mota. Desculpa lá, é que eu quando tinha a tua idade não tinha juízo nenhum, sempre tive foi uma sorte do tamanho do Mundo
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.angelolopes.com
Edgar
xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Icon_minitimeQui Fev 02, 2012 1:29 am

Boas...

quando eu tinha 20 anos não havia net Neutral
nem TLM e os SMS apareceram quando tinha 30 anos Neutral

Agora temos esta ferramenta maravilhosa... e podemos dar opiniões a torto e a direito...

Há que usa-la xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 992657858



Mas voltando ao assunto anterior...

num motor de 4 cilindros (que temos em 99% dos carros)
esse bater do motor é mais difícil de sentir... ou mesmo de ser provocado
porque é o equivalente a termos quase 4 motores de XT todos a puxar a mesma roda e sempre em tempos diferentes...

ou seja fica um motor muito linear...

na XT ou motores monocilindricos... não há nada de linear... e tudo funciona aos soluços...
mas quando a rotação está mais alta... esses soluços tornam-se quase num movimento rotativo linear...
agora quando a rotação baixa... esse linear desaparece...

mas se analisar-mos estas palavras... podia dizer: então a relantim com a rotação às 1200 rpm o motor estaria a bater

mas não!! porque temos que juntar a Rotação ou regime ao esforço que lhe pomos na roda...
ou seja a descer uma rua podemos circular com uma rotação mais baixa... e a subir soluça engasga-se e vai a baixo/desliga-se...

Temos que encontrar esse regime ideal... e com o tempo isso faz-se por instinto e pelo ouvido...

Num motor com 4 cilindros... a tolerância é maior, muito maior... e diminui quando vamos para os dois cilindros...



Já estou a fazer para aqui uma salganhada e vou-me calar com isto...
pois já é enjenheirices a mais para a minha carola xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 796959
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
angelo_lopes
xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Star310
angelo_lopes


Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Icon_minitimeQui Fev 02, 2012 9:55 am

Edgar escreveu:
... e podemos dar opiniões a torto e a direito...
xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 681760 xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 47343 xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 681760
Tás a ver, Gonças, já falei (ou escrevi...) demais, e o Patrão xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 1406176608


Edgar escreveu:
... Mas voltando ao assunto anterior...

>snip<

Já estou a fazer para aqui uma salganhada e vou-me calar com isto...
pois já é enjenheirices a mais para a minha carola

Não estás nada a fazer salgalhada, não é nada engenheirice a mais para alguém como tu. Disseste tudo muito bem. Tu escreveste "o esforço que lhe pomos na roda", os inginheiros dizem "pôr o motor em carga".

Uma volta da cambota é como dar a volta a um queijo, São 360º. Nos nossos monocilíndricos há uma explosão por volta = a cada 360º.
Num 4 cilindros, há uma explosão por cada 90º ou quarto de queijo. Quando não está um a explodir está outro quatro vezes por volta.

Para ajudar ainda mais, os carros têm na ponta da cambota uma coisa que se chama o volante do motor e que pesa como o caraças. Ferro fundido. Também é neste volante do motor que está uma cremalheira onde o motor de arranque "encosta" para pormos o motor a trabalhar, que está o disco de embraiagem do carro e respectivo prato ou prensa, portanto ainda mais peso.

Este peso cria inércia, isto é, aquela m*rda apanha um balanço do c*rago, e não tem hipóteses de dar solavancos.

Nas Motos também se pode dar um jeitinho para diminuir os solavancos e criar binário. É aparafusar (ou soldar) uma "bolacha" de ferro ao volante magnético. Conquanto que não bata na tampa, o resultado é o seguinte:

1. O motor demora mais a subir de rotação. Fica mais lento porque tem que pôr aquela cena a rodar.

2. O motor ganha inércia = binário. Quando se corta gaz o motor demora mais a descer de rotação, mantém-se numa rotação mais elevada, e quando se passa caixa mesmo que se demore mais tempo a meter a próxima o conta-rotações não desce tanto.

Fiz isto na YZ (ou WR ou lá como é que se chama) 250 do meu filho



Abraço,
xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.angelolopes.com
Johnny_1056
xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Icon_minitimeQui Fev 02, 2012 10:22 am

Boas;
Gonças29, parecendo que não passaste duma moto "pequena" para uma moto consideravelmente "maior". Na 125 tinhas cerca de 13cv e uma velocidade máxima de cerca de 100 km/h, agora na 660 tens 4 vezes mais potência e uma velocidade máxima de cerca de 160 km/h. Obviamente que tudo isto faz com que a sua condução seja extremamente diferente. Tal como não podes exigir que a 125 rodasse a 130 km/h, não podes exigir que a 660 rode a 40 km/h em 5ª. Como é que podes exigir andar a 40 km/h e a 160 km/h com a mesma relação de caixa?? Não achas que será pedir muito a um monocilindrico de 600cm³???

Ninguém nasce ensinado, mas quem tenha o mínimo de sensibilidade sabe se está a deixar "bater" o motor ou a "esturrá-lo" demasiado. Até porque quando começas a usar um veículo, depressa te apercebes até onde vai cada mudança.

Quanto ao medo... O dia em que se deixa de ter medo dum veículo, está-se próximo de partir o focinho...
E muitas vezes quando experimento certos veículos, principalmente algumas motos, gosto de tirar algum proveito do material saio com um "nervoso miudinho". E adoro essa sensação!!!! xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 4276145973
Actualmente ando muito mais calmo e ainda bem que assim é, porque se continuasse com a vida que levava já devia ter partido o focinho hámuito tempo. Tal como acho que certas coisas só se devem ter a partir duma certa idade e experiência. E até se usufrui muito mais delas.
Tenho quase a certeza que se tivesse uma desportiva com 20 anos não estaria por cá a esta hora.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   xt660x dá solavancos, porquê? - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
xt660x dá solavancos, porquê?
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Porquê?!
» Porque vadiar é bom ??
» Porque não fico em casa...
» motos a gasoleo...porque nao?
» Vela isolada, porque?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA-
Ir para: