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| | xt660x dá solavancos, porquê? | |
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+6Johnny_1056 Moutinho angelo_lopes Paciente Edgar Gonçalo 10 participantes | |
Autor | Mensagem |
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odamA
Moto : XT 660 Z Ténéré 2008
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qua Fev 01, 2012 2:45 pm | |
| ....olha para que isso nao aconteça leva uma pendura vaidosa(tem mais carga). Imaginem lá entao se te dessem uma drBig(susuki) para as maos, ...saltavas da moto.....(é o maior mono cilindrico 800). temos de dosiar , ouvir o motor, andar horas em 3 ou 4 ou 2 nao tem ....se nao necesitas para que a colocas...... Temos de descer com a mesma mudança que (necessitariamos ) para subir ...... | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qua Fev 01, 2012 2:50 pm | |
| Boas; Nos automóveis até compreendo que muita gente não tenha a mínima noção de como funcionam certas coisas porque o automóvel passou a ser um objecto de uso quotidiano e cada vez mais os fabricantes simplificam o seu uso de modo a ninguém se chatear ou preocupar com o que está a fazer. Tal como qualquer electrodoméstico. Ninguém se preocupa como funciona o frigorífico que tem em casa. Nas motos não consigo entender isso, porque o condutor é um elemento mais fundamental para o seu funcionamento. Por exemplo a travagem, num automóvel pode-se quase sempre travar a fundo sem grandes problemas, o pior que pode acontecer é levar uma charutada por trás ou ter que voltar a acelerar para continuar a marcha; numa moto convém saber o que se está a fazer sob pena de partir o focinho. E se passarmos para automóveis desportivos, as coisas ficam parecidas com as motos, convem saber muito bem o que se está a fazer, senão também se parte o focinho com facilidade. | |
| | | odamA
Moto : XT 660 Z Ténéré 2008
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qua Fev 01, 2012 3:07 pm | |
| Johnny....todos temos que afiar os CASCOS. | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qua Fev 01, 2012 4:56 pm | |
| - Gonças29 escreveu:
- Desculpa corrigirte mas as WR125 são a 4 tempos, são a nova versao das DTR125 mas a 4 tempos, mais economicas e menos poluentes
Na Yamaha WR queria dizer Wide Ratio, rapports longos. Agora existem YZ250 WR, WR250, fico todo baralhado, não sei o que é a 2 ou a 4 tempos. Gonças, não me peças desculpa. Obrigado por me corrigires @ Johnny_1056Hoje em dia até se guiam Motos (125) só com carta de carro | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qua Fev 01, 2012 5:02 pm | |
| - angelo_lopes escreveu:
... Na Yamaha WR queria dizer Wide Ratio, rapports longos. Agora existem YZ250 WR, WR250, fico todo baralhado, não sei o que é a 2 ou a 4 tempos. Gonças, não me peças desculpa. Obrigado por me corrigires
@Johnny_1056 Hoje em dia até se guiam Motos (125) só com carta de carro Boas; Não há nada como alguém lembrar o porquê de determinada nomenclatura. Saudosos tempos em que as WR descendiam directamente das motos de motoxross... O que eu sonhei com uma WR 250 de '92 que um amigo teve. Sou a favor da "abébia" que se deu aos possuidores de carta de automóvel poderem conduzir 125cm³. É uma excelente forma de aproximar muita gente das motos, com todas as melhorias a nível de dimensão de mercado e também para os automobilistas sentirem na pele as agruras queos motociclistas sentem e passar a compreendê-los melhor. | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qua Fev 01, 2012 5:49 pm | |
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| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qua Fev 01, 2012 11:52 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Ângelo, só não compreendo como é que alguém consegue conduzir sem perceber minimamente para que serve uma caixa de velocidades!!! Será que quando andam de automóvel e começam uma subida deixam o carro "morrer" quase até parar e só a seguir é que reduzem de mudança??? Um motor qualquer que seja tem que funcionar sempre numa rotação que permita um funcionamento suave e capacidade de resposta. Eu sinto tudo isso que falas, mas a situação é eu estar habituado a wr125 que rolava em qualquer velocidade e esta muitas vezes vou a 40 ou perto e fazme isso em 2ª, logo pedeme 1ª. Isto e apenas um exemplo e acho estranho pois nem mota nem carro me faziam isso. Na wr125 a primeira era so mesmo para arrancar, nao usava para mais nada, esta em primeira dá para andar quase a velocidades equivalente à 3ª da wr125. | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qua Fev 01, 2012 11:54 pm | |
| - António Martins escreveu:
- Gonças29 escreveu:
Desculpa corrigirte mas as WR125 são a 4 tempos, são a nova versao das DTR125 mas a 4 tempos, mais economicas e menos poluentes E muitooooo menos potentes...
Abr Nem vale a pena comentar, pois uma vez metime na brincadeira com uma, passei-a e olhei po gajo e passado uns segundos passa ele por mim abrir, e eu ía a 100, quase a velocidade máxima da wr125 | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qui Fev 02, 2012 12:00 am | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Nos automóveis até compreendo que muita gente não tenha a mínima noção de como funcionam certas coisas porque o automóvel passou a ser um objecto de uso quotidiano e cada vez mais os fabricantes simplificam o seu uso de modo a ninguém se chatear ou preocupar com o que está a fazer. Tal como qualquer electrodoméstico. Ninguém se preocupa como funciona o frigorífico que tem em casa. Nas motos não consigo entender isso, porque o condutor é um elemento mais fundamental para o seu funcionamento. Por exemplo a travagem, num automóvel pode-se quase sempre travar a fundo sem grandes problemas, o pior que pode acontecer é levar uma charutada por trás ou ter que voltar a acelerar para continuar a marcha; numa moto convém saber o que se está a fazer sob pena de partir o focinho. E se passarmos para automóveis desportivos, as coisas ficam parecidas com as motos, convem saber muito bem o que se está a fazer, senão também se parte o focinho com facilidade. E se te disser que nunca tive qualquer problema de condução que me desse duvidas? E lá está, por ter receio de fazer asneiras me inscrevi no forum, para tirar duvidas com quem mais sabe que eu. Não nasci no meio de familia ligada às motas, praticamente tod a familia odeia que eu ande de mota, imploram que deixe de ter mota. Tudo o que sei de motas aprendi praticamente sozinho ou a perguntar a quem sabia...(ou nao)... a minha primeira mota foi uma scooter, e até ela so andava de bicicleta, depois quando comprei a wr125 passei a ter mudanças, so aprendi a usar mudanças no proprio dia que fui buscar a mota e foi o vendedor que me ensinou. andei 100 metros para me habituar a meter mudanças e fiz uma viagem de cerca de 40km ate casa. agora passei para a xt660. Tem de ser com calma | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| | | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qui Fev 02, 2012 12:05 am | |
| [quote="angelo_lopes"] - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Temos de ajudar estes ex-enlatados ou às-vezes-enlatados (aqui como nós LOL) a compreender uma Moto. E os putos novos que por aqui andam também.
Eu faço parte desses putos novos. Ah e johnny posso nao ser o melhor condutor mas pego em qualquer maquina que me ponham a frente. Nao sou como muitos que quando têm um carro diferente se boraam todos ou que se assustam com uma mota mais potente. Semrpe desejei a carta, tenho prazer em conduzir, seja la o que for | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qui Fev 02, 2012 12:40 am | |
| @Gonças29 Bem, espero que não te sintas ofendido por eu escrever putos. Pelo menos para mim, não sei se aqui no Norte é assim, chamar puto é um tratamento carinhoso. Os meus filhos têm 31 e 34 e a toda a gente aqui o cota diz os meus putos. Tens 25 anos? Eu também já tive. Posso pedir-te uma coisa? Tu sabes o que vales. Eu não, que nem sequer te conheço. Mas há uma coisa de que tenho a certeza. És quem és, não precisas de provar nada a ninguém. Toda a vida pedi aos meus filhos que nunca quisessem provar que são artistas fosse a quem fosse. E até hoje na estrada nunca esmurraram uma mota. Desculpa lá, é que eu quando tinha a tua idade não tinha juízo nenhum, sempre tive foi uma sorte do tamanho do Mundo | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qui Fev 02, 2012 1:29 am | |
| Boas... quando eu tinha 20 anos não havia net nem TLM e os SMS apareceram quando tinha 30 anos Agora temos esta ferramenta maravilhosa... e podemos dar opiniões a torto e a direito... Há que usa-la Mas voltando ao assunto anterior... num motor de 4 cilindros (que temos em 99% dos carros) esse bater do motor é mais difícil de sentir... ou mesmo de ser provocado porque é o equivalente a termos quase 4 motores de XT todos a puxar a mesma roda e sempre em tempos diferentes... ou seja fica um motor muito linear... na XT ou motores monocilindricos... não há nada de linear... e tudo funciona aos soluços... mas quando a rotação está mais alta... esses soluços tornam-se quase num movimento rotativo linear... agora quando a rotação baixa... esse linear desaparece... mas se analisar-mos estas palavras... podia dizer: então a relantim com a rotação às 1200 rpm o motor estaria a batermas não!! porque temos que juntar a Rotação ou regime ao esforço que lhe pomos na roda... ou seja a descer uma rua podemos circular com uma rotação mais baixa... e a subir soluça engasga-se e vai a baixo/desliga-se... Temos que encontrar esse regime ideal... e com o tempo isso faz-se por instinto e pelo ouvido... Num motor com 4 cilindros... a tolerância é maior, muito maior... e diminui quando vamos para os dois cilindros... Já estou a fazer para aqui uma salganhada e vou-me calar com isto... pois já é enjenheirices a mais para a minha carola | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qui Fev 02, 2012 9:55 am | |
| - Edgar escreveu:
- ... e podemos dar opiniões a torto e a direito...
Tás a ver, Gonças, já falei (ou escrevi...) demais, e o Patrão - Edgar escreveu:
- ... Mas voltando ao assunto anterior...
>snip<
Já estou a fazer para aqui uma salganhada e vou-me calar com isto... pois já é enjenheirices a mais para a minha carola Não estás nada a fazer salgalhada, não é nada engenheirice a mais para alguém como tu. Disseste tudo muito bem. Tu escreveste "o esforço que lhe pomos na roda", os inginheiros dizem "pôr o motor em carga". Uma volta da cambota é como dar a volta a um queijo, São 360º. Nos nossos monocilíndricos há uma explosão por volta = a cada 360º. Num 4 cilindros, há uma explosão por cada 90º ou quarto de queijo. Quando não está um a explodir está outro quatro vezes por volta. Para ajudar ainda mais, os carros têm na ponta da cambota uma coisa que se chama o volante do motor e que pesa como o caraças. Ferro fundido. Também é neste volante do motor que está uma cremalheira onde o motor de arranque "encosta" para pormos o motor a trabalhar, que está o disco de embraiagem do carro e respectivo prato ou prensa, portanto ainda mais peso. Este peso cria inércia, isto é, aquela m*rda apanha um balanço do c*rago, e não tem hipóteses de dar solavancos. Nas Motos também se pode dar um jeitinho para diminuir os solavancos e criar binário. É aparafusar (ou soldar) uma "bolacha" de ferro ao volante magnético. Conquanto que não bata na tampa, o resultado é o seguinte: 1. O motor demora mais a subir de rotação. Fica mais lento porque tem que pôr aquela cena a rodar. 2. O motor ganha inércia = binário. Quando se corta gaz o motor demora mais a descer de rotação, mantém-se numa rotação mais elevada, e quando se passa caixa mesmo que se demore mais tempo a meter a próxima o conta-rotações não desce tanto. Fiz isto na YZ (ou WR ou lá como é que se chama) 250 do meu filho Abraço, | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qui Fev 02, 2012 10:22 am | |
| Boas; Gonças29, parecendo que não passaste duma moto "pequena" para uma moto consideravelmente "maior". Na 125 tinhas cerca de 13cv e uma velocidade máxima de cerca de 100 km/h, agora na 660 tens 4 vezes mais potência e uma velocidade máxima de cerca de 160 km/h. Obviamente que tudo isto faz com que a sua condução seja extremamente diferente. Tal como não podes exigir que a 125 rodasse a 130 km/h, não podes exigir que a 660 rode a 40 km/h em 5ª. Como é que podes exigir andar a 40 km/h e a 160 km/h com a mesma relação de caixa?? Não achas que será pedir muito a um monocilindrico de 600cm³??? Ninguém nasce ensinado, mas quem tenha o mínimo de sensibilidade sabe se está a deixar "bater" o motor ou a "esturrá-lo" demasiado. Até porque quando começas a usar um veículo, depressa te apercebes até onde vai cada mudança. Quanto ao medo... O dia em que se deixa de ter medo dum veículo, está-se próximo de partir o focinho... E muitas vezes quando experimento certos veículos, principalmente algumas motos, gosto de tirar algum proveito do material saio com um "nervoso miudinho". E adoro essa sensação!!!! Actualmente ando muito mais calmo e ainda bem que assim é, porque se continuasse com a vida que levava já devia ter partido o focinho hámuito tempo. Tal como acho que certas coisas só se devem ter a partir duma certa idade e experiência. E até se usufrui muito mais delas. Tenho quase a certeza que se tivesse uma desportiva com 20 anos não estaria por cá a esta hora. | |
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