| xt660x dá solavancos, porquê? | |
|
+6Johnny_1056 Moutinho angelo_lopes Paciente Edgar Gonçalo 10 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: xt660x dá solavancos, porquê? Ter Jan 31, 2012 11:59 pm | |
| Boas, não sei onde postar este topico.
Na minah xt660x sinto que as vezes vou com o punho normalmente e a mota parece dar uns solavancos, pelo que reparei é mais em baixas rotacoes, no entanto e estranho, a minha antiga(wr125) nunca fez assim nada destas coisas.
Será pelos escapes? farão alguma diferença? | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qua Fev 01, 2012 2:25 am | |
| Penso que levas um mudança a cima... ou vais numa rotação muito baixa... se for isso que eu disse... esse soluços (mais conhecido por "deixar o motor bater") lixa a caixa de velocidades... ou seja dá cabo dos carretos da mudança que levares engatada na altura em que ela faz isso... a mota tem muita força (é 660cc) e quando isso acontece ou deixamos isso acontecer... é autenticas marteladas na caixa corrente de transmissão e sinoblocos da roda... tudo sofre... a 125cc tem menos força e as marteladas são menores e pouco se sente o tal "bater do motor" um bom oleo minimiza as consequências disso na caixa... mas devemos evitar todo o tipo de soluços... mete uma a baixo... dá mais umas 500rpm ou mesmo 1000 rpm ao motor e evita isso... Acho que é isto que deve estar a acontecer... | |
|
| |
Paciente
Moto : XT660X
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qua Fev 01, 2012 10:42 am | |
| | |
|
| |
angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qua Fev 01, 2012 10:53 am | |
| - Edgar escreveu:
- Penso que levas um mudança a cima...
ou vais numa rotação muito baixa...
>snip>
a 125cc tem menos força e as marteladas são menores e pouco se sente o tal "bater do motor" O Mestre tem toda a razão. Desce 1 ou até 2 velocidades. Os motores monocilíndricos a 4 tempos de grande cilindrada (big bore) precisam de rotação. Na WR125 não fazia porque é um motor a 2 tempos e os motores a 2 tempos não têm válvulas. Se tiverem é de escape mas nem são comandadas por uma árvore de cames nem estão lá para o mesmo efeito... Abraço | |
|
| |
Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qua Fev 01, 2012 11:21 am | |
| Boas Pessoal, Desculpem meter conversa... Mas Gonças29 é só para não te sentires unico nesta questão Engraçado que a 1ª vez que peguei na minha XT, também fiquei com esta sensação que o Gonças29 falou. Vim de uma GS 500E que é bicilindrica, e com a rotação em baixo, pouco ou nada tremia quando enrolava punho. No inicio estava com receio de algum problema de embraiagem ou má afinação do carburador! Por acaso comecei a fazer a condução que se comentou aqui (meter uma velocidade a baixo para subir rotação) mas ainda não conheço bem os regimes do motor, e custa-me subir assim a rotação quando até estou a fazer uma condução vagarosa. Mas ainda bem que existe o CXTP, tiram-se muitas duvidas | |
|
| |
Gonçalo
| |
| |
Gonçalo
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qua Fev 01, 2012 11:58 am | |
| Eu geralmente ando em rotacoes baixas para poupar um pouco na "gasosa" E sim geralmente é em mudança altas vs velocidade baixa, era como fazia na wr125, mas pronto ja percebi que ela trabalha melhor em altas e se deve evitar as baixas. E não sabia que lixava a mota toda :s Muito obrigado, a ver se o pessoal da margem sul um dia combina um coffee | |
|
| |
Gonçalo
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qua Fev 01, 2012 12:00 pm | |
| Ah e ja agora esquecime, quando isso acontece às vezes carrego um pouco na embraiagem e ela costuma deixar de fazer, mas pelo que sei isso faz patinar um pouco a embraiagem certo? que nao e muito fiavel | |
|
| |
Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qua Fev 01, 2012 12:02 pm | |
| Boas; De acordo com o que descreves, o problema é efectivamente teu, deixas o motor funcionar a muito baixa rotação!! A solução é andares com o motor com mais rotação nem que signifique andares com uma mudança abaixo. Será que é assim tão difícil perceber como funciona um motor????? | |
|
| |
Gonçalo
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qua Fev 01, 2012 12:07 pm | |
| Dificil não é, mas achei estranho pois na minha antiga conduzia duma maneira e passei para esta, não sabia que tal iria acontecer nem que rebentava a mota toda | |
|
| |
angelo_lopes
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qua Fev 01, 2012 12:26 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Será que é assim tão difícil perceber como funciona um motor?????
É difícil Johnny_1056, porque não somos todos iguais, não temos todos a mesma sensibilidade. Um exemplo: há gajos que pegam num pincel e pintam um quadro que eu até me passo, e eu nem uma parede branca sei pintar. Gostava de ver um artista destes a desmontar um carburador, coisa que tu fazes de olhos vendados. Outros há que pegam num spray e fazem um graffiti que me põe a bater mal. Eu pintei o quadro da XT600 a spray e vais ver o nojo que ficou. E por falar em graffiti, num raide que fiz fotografei aí na Guarda um graffiti que dava um quadro para pôr na parede. Vou digitalizá-lo e pô-lo nas imagens do dia... Estamos entendidos Abraço, | |
|
| |
Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qua Fev 01, 2012 1:08 pm | |
| Boas; Ângelo, só não compreendo como é que alguém consegue conduzir sem perceber minimamente para que serve uma caixa de velocidades!!! Será que quando andam de automóvel e começam uma subida deixam o carro "morrer" quase até parar e só a seguir é que reduzem de mudança??? Um motor qualquer que seja tem que funcionar sempre numa rotação que permita um funcionamento suave e capacidade de resposta. | |
|
| |
Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qua Fev 01, 2012 1:44 pm | |
- Boas;
Ângelo, só não compreendo como é que alguém consegue conduzir sem perceber minimamente para que serve uma caixa de velocidades!!! Será que quando andam de automóvel e começam uma subida deixam o carro "morrer" quase até parar e só a seguir é que reduzem de mudança??? Um motor qualquer que seja tem que funcionar sempre numa rotação que permita um funcionamento suave e capacidade de resposta. Johnny_1056 ninguém nasce ensinado e o senso comum para ti será diferente do meu senso comum e do do Gonças... Até acho normal a pergunta, tendo em conta a mota de que ele veio... | |
|
| |
angelo_lopes
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qua Fev 01, 2012 2:30 pm | |
- Boas;
Ângelo, só não compreendo como é que alguém consegue conduzir sem perceber minimamente para que serve uma caixa de velocidades!!! Será que quando andam de automóvel e começam uma subida deixam o carro "morrer" quase até parar e só a seguir é que reduzem de mudança??? Um motor qualquer que seja tem que funcionar sempre numa rotação que permita um funcionamento suave e capacidade de resposta. Ninguém nasce ensinado. Por exemplo tu não tratarás um dente e aqui o Jarod faz disso hobby. O problema nasce na aprendizagem. Eu vejo todos os dias na minha rua carros de aprendizagem de condução, os alunos NÃO SABEM pôr as mãos no volante, e os instrutores não lhes sabem ensinar. Eu já vi vários tópicos noutros Fóruns com perguntas do género: " Com que travão é que se deve travar numa mota?" Achas que os instrutores de condução sabem ensinar isso aos aprendizes? Já nem falo de aprendizes a quem se quer ensinar e não há maneira de aprenderem também por falta de sensibilidade. A minha (nossa?) obrigação é ensinar aqui, neste Clube, o que sei, e aprender aquilo que não sei ou sei errado. Para mim é gratificante e é isto que nos une. Abraçço grande, | |
|
| |
António Martins
Moto : XTZ 660 Ténéré de 1995
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? Qua Fev 01, 2012 2:36 pm | |
| - Gonças29 escreveu:
Desculpa corrigirte mas as WR125 são a 4 tempos, são a nova versao das DTR125 mas a 4 tempos, mais economicas e menos poluentes E muitooooo menos potentes... Abr | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê? | |
| |
|
| |
| xt660x dá solavancos, porquê? | |
|