Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ... |
|
| Super Ténéré ou Africa Twin ?? | |
| | Autor | Mensagem |
---|
ricgreg
| Assunto: Super Ténéré ou Africa Twin ?? Sex Jun 18, 2010 12:09 am | |
| Boas. Sou completamente novato nisto, quer no forum, quer nas motas! Ou seja, tenho 38 anos e a minha experiência em motos resume-se a uns passeios numas chopers 7 e meio e DT 125 há mais de 10 anos atrás... Há um ano comprei uma moto4, mas acho que isso não conta... A questão é que sempre me interessaram os tais "mamutes", como vcs dizem, as ST ou as AT (isto vem desde o tempo de um tal Peterhansel no Dakar nos anos 90...). Então, apesar de ser de estatura baixa (1.69m) e de não ter experiência nenhuma, deu-me na cabeça de comprar uma ST ou uma AT. Será que faço bem?! Ou é loucura total?! Ando inclinado para a ST, pelo que tenho lido aqui. E simplesmente não tenho pachorra para comprar uma 125 para "reaprender a andar de moto e tal...:)". Alguém me pode dar a sua opinião? Se calhar o melhor é eu ficar quieto LOL. | |
| | | jorge martins
Moto : Yamaha XTZ 660 Ténéré
| Assunto: Re: Super Ténéré ou Africa Twin ?? Sex Jun 18, 2010 12:17 am | |
| Bem, eu tenho 1.855 m de alturaA e tenho com a top case montada na minha Ténéré alguma dificuldade em sair, não te deve ser fácil com 1,69 entrar ou sair para uma ST ou AT, mas não há como experimentares! | |
| | | Clube.XT Admin
Moto : XT 660 Z de 2009
| Assunto: Re: Super Ténéré ou Africa Twin ?? Sex Jun 18, 2010 4:06 am | |
| Olá Ricgreg Bem-vindo ao forum :cheers: Espero que te divirtas por aqui, e encontres sempre ajuda precises para a tua XT, e que nos ajudes também . Se ainda não participaste na nossa votação, (como encontras-te este Forum) Clica neste Link http://clubextportugal.com/xt-em-geral-f6/como-encontras-te-este-forum-t16.htm Eu editei o teu post ; e separei-o do post do Jorge e coloquei o aqui :idea: espero que não te importes CUMPS | |
| | | Marco F.
Moto : XTZ 850 STrx
| Assunto: Re: Super Ténéré ou Africa Twin ?? Sex Jun 18, 2010 6:34 am | |
| Boas RicGreg, bem vindo ao nosso forum e parabens pela tua preferencia pela ST :bounce: . Tambem eu adquiri a pouco tempo uma e estou satisfeitissimo , adoro a mota e a unica modificaçao que tive de fazer foi mesmo o guiador mas o que vinha com ela ja nao era o de origem , obrigando a uma posiçao de conduçao tipo R pois esta mota é bastante comprida na zona do deposito . Eu tenho 1,72m de altura e com jeito consigo andar com ela na boa , claro que tenho sempre dificuldades em manobras e exixte sempre a necessidade de ''planeares'' onde vais parar e se reune as condiçoes necessarias para nao virares o barco . Basicamente é uma questao de habito e quando deres por ti ja fazes tudo de forma automatica . Quanto a AT nao posso falar pois nunca tive uma , mas existe um membro aqui que é proprietario de uma , talvez ele te possa falar um pouco mais sobre isso . Seja como for tambem eu sempre gostei muito da ST e ja vem da epoca do tal Sr.Pete , razao pela qual me entreguei a esta antiga paixao que em nada me deixou desiludido , antes pelo contrario . Cumps | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Super Ténéré ou Africa Twin ?? Sex Jun 18, 2010 9:22 am | |
| Bem-vindo RicGreg A resposta politicamente correcta a tua pergunta é: começa com uma curva de ascensão no mundo das motas... por exemplo: começa com uma XT600E, e depois faz o Doutoramento com uma Super Ténéré :lol: LOL Mas por outro lado, eu compreendo-te muito bem; tenho a tua idade, e gosto de pensar por mim e já estou farto de curvas de ascensão :lol: mas sem a tal curva de aprendizagem a AT é melhor... a ST é uma mota para raposas velhas (na minha opinião), porque se transforma numa desportiva,com um motor motor agressivo... a AT é mais soft e parece que é mais leve (porque tem o peso melhor distribuído) Eu nunca tive uma ST ou uma AT, mas sempre ouvi a malta dizer isto... Eu gosto muito de andar de mota, mas consigo ter mais prazer com uma mota com menos de 200kg... porque a liberdade de movimentos com a mota é outra... parece um bicicleta de BTT do que, com uma pesada do tipo ST, ou AT... mas quando vou na Autoestrada com a minha XT600E o desprazer é quase total Boa sorte com a escolha e escolhas o que escolheres continua aqui com a malta... mesmo que compres uma choper, posta umas fotos da maquina... | |
| | | Pedro BC
| Assunto: Re: Super Ténéré ou Africa Twin ?? Sex Jun 18, 2010 10:39 am | |
| Vou ser imparcial e analítico, sentimentos à parte.
Tenho uma AT e tive uma ST.
São ambas muitos boas, e ambas mantêm agradáveis velocidades de cruzeiro. Podemos afirmar a a ST anda mais, é uma facto, mas nenhuma das duas tem ciclistica para rolar a mais de 160, a minha ST no entanto dava de velocidade máxima 210 e AT no máximo chega-me aos 185.
Acho a AT mais completa, é mais manobrável, tem melhor distribuição de pesos, curva melhor e trava muito melhor.
Tenho um comparativo que saiu na motojornal das big trail da altura, ST, AT e DR Big esse comparativo é relativamente elucidativo, destacando as enormes qualidade ciclisticas da AT e o poderoso motor da ST.
Relativamente a preços de mercado, uma AT modelo RD07 que são as melhores, de 94/95 podem variar entre os 2.900 e os 3.500 euros em função da quilometragem, arranjas ST mais baratas.
Resistência do motor, bom aqui é onde a AT dá cartas, aliás só a comparo com a BMW 1150, existem a fazer serviço de estafeta em Lisboa, 2 AT, uma com 400.000 km e a outra com 300.000 km, é obra e diz tudo.
Abre este link e é uma revista publicada na web sobre trail, muito interessante.
http://www.trailexperience.es/Trail%20Experience/Home.html | |
| | | Edgar
| Assunto: Re: Super Ténéré ou Africa Twin ?? Sex Jun 18, 2010 11:02 am | |
| - Pedro BC escreveu:
- ... Resistência do motor, bom aqui é onde a AT dá cartas, aliás só a comparo com a BMW 1150, existem a fazer serviço de estafeta em Lisboa, 2 AT, uma com 400.000 km e a outra com 300.000 km, é obra e diz tudo. ...
A viabilidade da AT é uma realidade... e esses dois casos não são os únicos, as AT vão muito longe no conta Kms - Pedro BC escreveu:
- ... Abre este link e é uma revista publicada na web sobre trail, muito interessante.
http://www.trailexperience.es/Trail%20Experience/Home.html Muito porreiro este link Mesmo para quem não tem paciência para ler em espanhol, fale bem a pena só pelas belas fotos... Teste da Super Ténéréonde se fala também da Cagiva Elefant, BMW RGS 100, e a Africa Twin. este teste já é antigo, mas no inicio dos anos 90 a opinião era esta: http://www.motonline.com.br/testes/teste-yamaha-supertenere95.html ST vs AT , mais algumas opiniõeshttp://www.horizonsunlimited.com/hubb/which-bike/yam-xtz-750-super-tenere-5110 ABR | |
| | | Edgar
| Assunto: Re: Super Ténéré ou Africa Twin ?? Sex Jun 18, 2010 11:57 am | |
| :lol!: | |
| | | ricgreg
| Assunto: Re: Super Ténéré ou Africa Twin ?? Sex Jun 18, 2010 6:51 pm | |
| Muito obrigado a todos pelo feedback! Concordo com o Edgar e acho que vou dar parcialmente o braço a torcer e "começar" por uma XT600, o que para mim já será um desafio :) A verdade é que sempre gostei da XT e aquele som do motor é simplesmente inconfundível! Há bastantes opções no mercado, vou explorar um bocado o terreno e vou dando notícias. Mais uma vez, muito obrigado! | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Super Ténéré ou Africa Twin ?? | |
| |
| | | | Super Ténéré ou Africa Twin ?? | |
|