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| Problema motor da XT600 falha muito | |
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Autor | Mensagem |
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Tomasi
Moto : XT 600 E
| Assunto: Problema motor da XT600 falha muito Qui Nov 24, 2011 11:20 pm | |
| Boa noite a todos... apareceu-me um problema rarissimo (ou não na minha mota).
Hoje, como todos os dias de manhã, cheguei ao pé da mota, demorei os meus 2 minutos a conseguir ligar a ignição pq a chave no inverno custa a rodar (já sei que tenho de meter o WD40)... meti a mota a trabalhar e 10 segundos dps arranquei... tudo normal, tenho um semaforo mm á frente onde deixo-a ao relantim, mas dou 3 ou 4 acelaraçõezitas!! Tudo normal, como sempre...
Até que... arranco, tudo muito bem, e no semaforo seguinte (50 metros á frente) páro e nota que a mota começa a falhar, o motor a tremer, uma sensação de falhas dentro do motor... parece que ta qq coisa solta no motor (ainda pensei que a 1ª ainda tivesse meio engrenada, como já passou uma ou duas vezes).. mas não... estava bem desengatada e tava a falhar muito!!)... e qd dei 2 ou 3 gazadas, enfim... nao passa das 3000 rpm e qd dou gazada, bem ai, engasga-se toda!!!
Mais esquisito de tudo é que parei logo a mota... e incrivelmente o que aconteceu foi... tudo o que era electrico nao dava nada... ou seja... parei a mota, em seguida tentei meter a trabalhar e nada... alem disso a luz verde de desengatada apagou-se e nao acendeu mais... a luz do farol nao acendeu... nada!! Motor de arranque nada...
A mota morreu... assim me parecia!! Nao dava nada... desliguei e liguei a chave, mas tudo igaul... tudo o que era luzes nada!!
Enfim... de metro po trabalho!! E um dia inteiro a batalhar nisto... mas enfim... nao me ocorria nada!!
Saio... regresso de metro... e vou buscar a mota que tava a 100 metros de casa!!
E o incrivel.. chego la ligo a chave... tudo impecavel... tudo normal... meto a trabalhar... fico ali 2 minutos... tudo normal... dou 2, 3 gazadas, tudo normal... passa as 3000 rpm e tudo... enfim... levou-me a pensar... bem, ela de manha passou-se e agr acalmou e ta boa!!!
Trago-a para a frente da minha casa... assim que chego ao pé da porta... enfim, outra vez igual... começou a falhar bastante, toda engasgada, parece que o motor se ta a partir todo la dentro... uma enorme chocalhada... e desliguei-a!! Outra vez o mesmo... morreu... nao ha luzes de nada... nao ha motor de arranque.. nada!!!
Agora as minhas suspeitas sao... nenhumas!!! Parecia-me problema mecanico de motor inicialmente... mas dps a questao de nao dar luzes nem dar nada leva-me a pensar que poderá ser alguma coisa electrica que aquece ou assim.. causa um curto de circuito e dá cabo da instalaçao toda e leva a que o motor falhe bastante!!
Isto obviamente eu a pensar... pq nao tenho mesmo ideia!!
Pedia ajuda a alguem, se ja aconteceu isto a alguem e o que era?? Eu nunca vi uma coisa assim, nem tou a ver o que possa ser... se alguem poder ajudar...
Obrigado
Grande abraço | |
| | | Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
| Assunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito Qui Nov 24, 2011 11:29 pm | |
| Boas, poderá ser a bateria ou o CDI mas eu tambem não precebo nada disso.... | |
| | | Tomasi
Moto : XT 600 E
| Assunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito Qui Nov 24, 2011 11:35 pm | |
| - Pmvpires escreveu:
- Boas, poderá ser a bateria ou o CDI mas eu tambem não precebo nada disso....
Obrigado Pmvpires... mas a bateria não é de certeza, porque ela pega bem, tudo ok... dps de começar a falhar... simplesmente morre pa vida... tudo o que sao luzes nao acendem... mas a bateria está ok, tenho a certeza!! Eu li ai um topico que poderá estar relacionado... falaram em fios partidos e fusiveis... enfim... pode ser... A minha questão é... e um problema electrico leva o motor a falar tanto dum momento po outro??? Parece que se vai partir todo dentro do motor!!! E segundos antes ta a trabalhar como um relogio!! | |
| | | Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
| Assunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito Qui Nov 24, 2011 11:38 pm | |
| Ohh para mim a dar uma que percebo alguma coisa do assunto...
Isso não terá a ver com os fiozitos do CDI? Podem tar partidos, trilhados, etc etc etc? Ou a ligação em si está com zebro e tal... | |
| | | Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
| Assunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito Qui Nov 24, 2011 11:40 pm | |
| Sim acho que é o fio verde do CDI que parte ou cria verdete... Aproveita para limpares as fichas com WD40... | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito Sex Nov 25, 2011 2:47 am | |
| Boas Pela logica da mota falhar às 3000 rpm... a teoria do Pires e do Jarod faz todo o sentido... MASAgarrando nas tuas palavras... - Tomasi escreveu:
- ...
demorei os meus 2 minutos a conseguir ligar a ignição pq a chave no inverno custa a rodar ...
- Tomasi escreveu:
- ... alem disso a luz verde de desengatada apagou-se e nao acendeu mais... a luz do farol nao acendeu... nada!! Motor de arranque nada...
A mota morreu... assim me parecia!! Nao dava nada... desliguei e liguei a chave, mas tudo igaul... tudo o que era luzes nada!!
só me ocorre um ou dois problemas possíveis a chave da ignição não está a funcionar bem...não mexia em mais nada sem ser nisso... Se a luz verde assim como o resto da instalação não estava a funcionar é culpa do Fio 1 R (vermelho) e Fio 2 Br/L (castanho) Também pode o fusível de 20 Amperes... mas como tudo acontece logo a seguir ao problema do interruptor da chave que não queria ligar Só pode ser a chave... ou tudo indica que é somente problema da chave... ou seja dos contactos eléctricos que são feitos na chave... Depois ela pega... mas falha... e pode ter mau contacto nos fios L/B e o L/R que são a massa que vem do descanso interruptor de "OFF de Emergência" da mão direita... O seja toda esta conversa e teorias... é originada por o Interruptor da chave da ignição... Sem matar esta possível causa... é melhor não mexer em mais nada Boa sorte e isso parece ser um problema fácil de resolver | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito Sex Nov 25, 2011 11:26 am | |
| Não acredito que seja o CDI a partir do momento que dizes que a luz verde do ponto morto não acende. Isso é falta de energia. O interruptor do ponto morto não faz mais do que levar massa à lâmpada, que recebe os 12V quando ligas a chave. Eventualmente esse interruptor também poderá "informar" o CDI de que está em ponto morto, mas não estou a ver que faça com que a luz verde não acenda. Assim eu faria: 1. A bateria deve ter carga, senão não pegava de motor de arranque porque quando a bateria está fraca, mesmo que já não consiga virar o motor de arranque ainda terá corrente que chegue para acender uma lampadinha. Quando não tenho um multímetro à mão, eu testo as baterias ligando tudo ao mesmo tempo, piscas, faróis, passing para também acender os máximos, e colo o dedo na buzina. Se o som da buzina aumentar e diminuir muito com o acender dos piscas (que são 42W), é porque a bateria está fraca. 2. Fusíveis. Tirava todos os fusíveis, via se estão bons, metia-lhe massa dieléctrica ou vaselina nos contactos, e voltava a encaixá-los muito bem. 3. Desligava as fichas dos cabos que saem do canhão de ignição, limpava bem os contactos, metia-lhes a massa dieléctrica ou vaselina nos contactos, e voltava a ligá-las. Depois de "despejar" WD-40 (ou se estiveres em Madrid, spray grafitado daqueles sprays pequeninos que aí há à venda nos supermercados para as fechaduras) para dentro do canhão se não ficar 5*, poderá ser o canhão "desengonçado". Outro ponto que poderás rever é o volante magnético. Esses bateres e falhar de motor, já não é a primeira vez que os vejo relacionados com volantes desapertados. O volante está por dentro da tampa do motor do lado esquerdo. Mas volto a dizer que não é isto que faz com que a lâmpada do Neutral não acenda num momento e volte a acender no momento seguinte. Abraço, | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| | | | Tomasi
Moto : XT 600 E
| Assunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito Sáb Nov 26, 2011 12:05 pm | |
| Obrigado pessoal pelas dicas.
Inicialmente pensei logo que o motor berrou... uma chocalhada e tudo mais... enfim... uma dor de cabeça!! Mas dps fui trabalhar e quando voltei tudo impecavel... a mota tava como sempre... cheguei ao pé dela, liguei a ignição e pegou logo, tudo impecavel... como um relogio... eu pensei logo... bem nao sei o que se passou de manha... a mota passou-se, mas agr ja ta normal!!
Dps, passados 3 ou 4 minutos e 200 metros a andar... voltou ao mesmo... começou a falhar, toda engasgada!! Parei-a e dps bye bye luzes e tudo mais... nao pega, nao dá luz... morreu!!!
Resumindo... presumo que de certeza não é de motor pq senao nao trabalhava bem durante 3 minutos e dps falhava!!! Ou seja, o motor falha pq algum outro motivo que o leva a falhar... e tudo me indica que é parte electrica!!
Como disse o Edgar... inicialmente apontei logo para a igniçao... apesaar de todos os dias no inverno ser o mesmo filme... custa imenso rodar a chave e tudo mais... mas dps de ligar, fica tudo ok e trabalha... mas pensei, olha agr é que a igniçao foi de vez!! Mas nao me parece... pq ja liguei a mota e desliguei 20x sem a meter a trabalhar... e dá sempre, tudo impecavel... se a meto a trabalhar, passados 3 minutos, começa a falhar e qd a desligo, dps ja nao volta a ligar...
Portanto presumo que seja algo que aqueça, fusivel ou fio... parece-me mais que seja fusiveis ou assim!!
Ha ai um topico que fala num fusivel geral que faz mal contacto.. eu nao encontro é a porra do fusivel!! | |
| | | RicardoGP
| Assunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito Sáb Nov 26, 2011 1:31 pm | |
| Boas
Não sou um génio da mecânica e por norma pergunto tudo, mas pelos sintomas que descreves quase de certeza que é um problema eléctrico. Verifica as fichas do CDI pois fusiveis não podem ser o problema, visto que a mota ficou boa passadas umas horas. Apostava mais num mau contacto na ignição (canhão) pois disses que a chave custa a rodar; ou então um mau contacto nos cabos do CDI. Verifica as ligações e quase de certeza que isso fica bom.
Abraços | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito Sáb Nov 26, 2011 1:45 pm | |
| O RicardoGP tem razão, fusíveis não podem ser a fonte do problema. Ou pega ou não pega, não provocam intermitências... Quando a Moto se passa tens luz de ponto morto? Se ela trabalha durante 3 minutos e depois se cala, eu desconfiaria da bobine de alta, de onde sai o fio da vela, ou o pick-up avariado. O pick-up é o sensor magnético que informa o CDI em que posição está a cambota e consequentemente o pistão, para o CDI mandar a vela dar faísca, e fica na ponta esquerda do espigão da cambota, dentro do volante magnético de que já tinha falado. É melhor passares numa oficina. Não sei de cor os valores mas essa bobine deve fazer à volta dos 5 KOhms quando está boa. Abraço | |
| | | javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito Sáb Nov 26, 2011 2:29 pm | |
| Boas Desculpem-me discordar mas não acho que se deva excluir o fusível dos prováveis problemas. Isto porque na minha té já aconteceu semelhante, a mota pegou e começou aos soluços e engasganços parecia que o motor estava descontrolado. Parei-a e já não voltou a pegar. Como não dava luzes nem nada fui logo direto ao fusível, e depois de lhe mexer já voltou a pegar normalmente Devia ser a zona dos contactos com o fusível, que com o tempo e humidade foi criando zebre ou lá o que é, fez uma barreira e não deixava passar a corrente necessária. E o fusível estava bom. Não estou a dizer que seja a causa, mas acho que se deve começar por estas questões mais básicas | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito Sáb Nov 26, 2011 3:29 pm | |
| - javleitao escreveu:
- Boas
Desculpem-me discordar mas não acho que se deva excluir o fusível dos prováveis problemas. Isto porque na minha té já aconteceu semelhante, a mota pegou e começou aos soluços e engasganços parecia que o motor estava descontrolado. Parei-a e já não voltou a pegar. Como não dava luzes nem nada fui logo direto ao fusível, e depois de lhe mexer já voltou a pegar normalmente Devia ser a zona dos contactos com o fusível, que com o tempo e humidade foi criando zebre ou lá o que é, fez uma barreira e não deixava passar a corrente necessária. E o fusível estava bom.
Não estou a dizer que seja a causa, mas acho que se deve começar por estas questões mais básicas
Não tens nada que pedir desculpa Eu já tinha escrito "lá em cima" 1. bateria, 2. fusíveis. O que agora vou escrevendo é depois de 1., 2., 3. já terem sido feitos... E até pode ser um problema de gasolina. Se o filtro da torneira estiver entupido e não deixar passar gasolina suficiente, ao fim dos tais 3 ou 4 minutos a gasolina acaba na cuba e o motor cala-se. O que eu quero é: Primeiro que a Moto fique boa. Segundo, não ter razão nos meus palpites para aprender mais qualquer coisa. A sério! Grande abraço, | |
| | | Tomasi
Moto : XT 600 E
| Assunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito Dom Nov 27, 2011 9:05 pm | |
| Boas Pessoal, PROBLEMA RESOLVIDO De facto, por mais que um gajo pense que percebe, tá sempre a aprender... hoje há tarde meti-me de roda da bicha... cheguei lá e a mesma coisa... trabalhou 3 minutos... dps o motor a partir-se todo, acelero e nao passava das 3000 RPM, tudo aos salavancos... e dps parei-a e morreu!!! Enfim... fui ver o que podia ser e fui ao mais fácil e obvio. FUSIVEL!! Tirei os 2 fusiveis que estao ao lado da bateria (acho que um é suplente, mas como não tinha a certeza, tirei os 2) meti WD40 com fartura lá pa dentro e substitui os 2 fusiveis por 2 novos 20A. Dei uma limpeza la naquela instalção e tal... E não é que a mota ta nova??? E mesmo os fusiveis velhos estao bons, nao estao queimados?? E no entanto agora ta impec... Ou seja... realmente o que tinha lido noutro topico do forum, a mota qd começa a soluçao, o motor parece que se vai partir todo... e dps morre... FUSIVEL!!! Pode ser vários motivos... no meu caso parece-me que como fusivel tava bom, mas com verdete ou sujidade faz com que a corrente nao passe como devia e provoca um trabalhar pessimo do motor. Enfim... resolvido PS: Meti WD40 no canhao de ignição ontem, e hj qd lá andei meti outra vez... espectacuo... a chave entra, sai, roda pa trás, pa frente... po lado... dá o pino... enfim... parece um canhao novinho!!! Portanto pessoal, aconselho a meter WD40 volta e meia na ignição... ajuda imenso e acaba por poupar um pouco o material de alguma brutidades nossas quando aquilo nao ta facil!!! OBRIGADO A TODOS PELA AJUDA... ABraço | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Problema motor da XT600 falha muito Seg Nov 28, 2011 8:46 am | |
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