Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Dicas para instalações eléctricas

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
angelo_lopes
Dicas para instalações eléctricas Star310
angelo_lopes


Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

Dicas para instalações eléctricas Empty
MensagemAssunto: Dicas para instalações eléctricas   Dicas para instalações eléctricas Icon_minitimeQui Out 13, 2011 1:03 pm


Para fazer uma instalação eléctrica, ligar uns faróis, uma buzina, uma tomada de isqueiro utilizo os seguintes materiais e ferramentas:

Dicas para instalações eléctricas Hella1

1 - Manga termoretráctil e pistola de ar quente para retrair a manga. Gosto da manga transparente porque se vê tudo "por dentro" Dicas para instalações eléctricas 294891

2 - Terminais de soldar (2 e 5). Só os soldo se o fio for muito fino. Normalmente apenas os cravo. Acho que os fios ou cabos ficam mais bem presos Dicas para instalações eléctricas 314851 do que nos terminais de cravar que são aqueles que têm cores, azul, vermelho, amarelo consoante os diâmetros do fio em que vão ser utilizados.

3 - Derivações ou ypsilons. Não me lembro do termo correcto. Uso-os sempre que faço instalações eléctricas. Fazia-os eu, agora compro no Continente. Tanto podem ser para terminais redondos como planos. Quando quero ir buscar corrente ou massa a um fio que não tenha terminal de ligação perto, corto esse fio, meto-lhe terminais macho-fêmea e já posso utilizar na mesma os Y.

4 - Não sei se estes ligadores da 3M se chamam interceptadores. É a função, é o que as oficinas usam, mas eu só os uso nos carros. Nas Motos nunca porque expostos à humidade a "guilhotina" que se vê ao lado do terminal azul 4 degola o isolamento do fio eléctrico para fazer o contacto e o fio eléctrico é em cobre e ganha verdete

5 - Terminais planos fêmea.

Dicas para instalações eléctricas Hella2

O alicate com que cravo os terminais. Faz um acabamento profissional como poderão ver nas fotos com eles cravados. Apesar de hoje em dia 90% da minha ferramenta ser da Facom, o da Facom custava 60 ou 70 contos e este custou-me 6 contos (30€)

Dicas para instalações eléctricas Hella3

Um dos fios já descarnado e o outro com o terminal cravado.

Dicas para instalações eléctricas Hella4

Segundo terminal cravado e o que já estava cravado isolado. A manga transparente deste diâmetro estava esgotada lá em casa Dicas para instalações eléctricas 449138

Dicas para instalações eléctricas Hella5

Procedimento de retracção da manga. Atenção que estas pistolas fazem 900ºC! Não dá para secar o cabelo!!!!!

Instalação eléctrica assim feita por um amador como eu, fica bem feita, isolada e segura, parecendo feita por um Profissional competente Dicas para instalações eléctricas 353512


Um abraço,
Dicas para instalações eléctricas 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.angelolopes.com
Jarod
Dicas para instalações eléctricas Star310
Jarod


Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

Dicas para instalações eléctricas Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para instalações eléctricas   Dicas para instalações eléctricas Icon_minitimeQui Out 13, 2011 1:50 pm

Grande pinta, espectacular!! Dicas para instalações eléctricas 12626
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.toquedacucar.pt
Johnny_1056
Dicas para instalações eléctricas Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Dicas para instalações eléctricas Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para instalações eléctricas   Dicas para instalações eléctricas Icon_minitimeQui Out 13, 2011 2:52 pm

Boas;
Não há nada como fazer bem as coisas. Ter ferramenta e acessórios adequados, mas sem esquecer a habilidade do "artista". Só assim se consegue ter uma instalaçao eléctrica a funcionar e sem preocupações de ficar "pendurado" num lado qualquer.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dicas para instalações eléctricas Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para instalações eléctricas   Dicas para instalações eléctricas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dicas para instalações eléctricas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» DICAS PARA LEVAR A CASA atras para uma longa viagem de mota
» 8 dicas para evitar o roubo da sua moto
» Dicas para não comprar gato por lebre
» DICAS... para usar a nova caixa de texto (BBCode)
» Existe dicas ou truques para facilitar o arranque a frio ??

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Bricolage-
Ir para: