Boas...
Os plásticos das XTs até são porreiros para a lambada...
são macios qb... e normalmente numa queda sobrevivem sempre sem estalar ou dobrar...
ficando apenas com uns risquitos e pouco mais...
Por outro lado... as carenagens da XT 750 Super Tenere e das antigas XTénérés 660 já não é bem a mesma coisa...
é um plástico duro que parte e estilhaça... ou seja... é uma treta...
Essa treta não existe nas novas XTs...
a XT660Z é a prova de tudo e mais alguma coisa... e a nova XT1200 parece que vai pelo mesmo caminho...
A XTR/X deve ter a mesma qualidade... pois ainda não nenhuma com plásticos partidos
Mas o que realmente interessa para este tópico é
treta da qualidade dos plásticos do deposito da XT600E depois de 1995
aquilo parte muito facilmente numa queda...
Embora a mota esteja bem desenhada e o guiador nunca deixa que os plásticos toquem no chão... a verdade é que por vezes há coisas salientes o suficiente para partir os plásticos...
outras vezes é o calor dos colectores que danificam o interior do plástico do lado direito...
O Jarod sem saber muito bem como
partiu o plástico do lado direito...
Partir um plástico... é coisa que acontece aos melhores...
agora ver o plastico partido e levantar o polegar para cima é que eu não percebo porquê ?
Neste caso a coisa é fácil de se reparar...
É fácil, rápida, e baratuxa de reparar...
começamos por limpar tudo muito bem com álcool (para desengordurar e limpar)...
e depois é só encaixar tudo no seu lugar... (tipo puzzle
)
O passo seguinte foi colocar fita de papel para segurar todos os bocados no sitio...
Agora vem aparte mais importante
colar isto...
para colar este tipo de plastico, e neste local em particular... que recebe motes de calor do motor e dos colectores,
não há melhor que a
cola quente, aquela que os electricistas usam para colar fios em instalações à vista...
Aprendi esta dica com um Amigo (que já faleceu)
mas que tinha uma XT600E com um recorde de quedas impressionante...
Usar esta cola tem a vantagem de podermos por uma boa quantidade,
fazendo uma parede e altura de cola considerável...
depois tem a vantagem que pode dilatar com o calor, e é sempre flexível o suficiente...
está cola resiste a vibrações... e sei lá mais o quê
Cola já posta...
Vamos ver quanto tempo vai durar...
Eu tenho dois plásticos colados com esta cola na minha XT
um deles é o plástico que tapa a Bateria, que é feito de duas peças, e numa pancada descolou-se...
e o outro é este que já dura à uns 5 anos colado...
ATENÇÃO: isto é uma possível solução para pequenas coisas
ABR