Saí de férias no dia 02/07/2011, no dia seguinte já fui para Alto Jequitibpa-MG, minha cidade natal, onde moram minha mãe e meus irmãos.
Na primeira semana de férias, minha esposa (Grace), minha mãe e Eu estávamos em Alto Caparaó-MG (07/07/2011).
Durante um bate papo com meus primos que moram lá, um deles me chamou para irmos até o Pico no dia seguinte (sexta feira).
Morei tanto tempo ali pertinho e não conhecia o lugar, então pensei que era a hora, a Grace também topou a “parada” e minha mãe disse que era o sonho dela ir ao alto do Pico da Bandeira.
Marcamos tudo e voltamos para Alto Jequitibá, arrumamos nossas coisas, tudo de maneira improvisada. Pega calça de moletom emprestada, toca, blusas, etc...
Compramos algumas coisas pra comer e voltamos para Alto Caparaó no dia seguinte, lá preparamos uma garrafa com chocolate quente, colocamos tudo no carro e subimos até a Tronqueira (9km da cidade). Infelizmente um dos meus primos não pode ir com a gente.
Chegamos à Tronqueira as 17:30 hs com a intenção de ver o por do sol, porem não foi possível por causa das nuvens.
As 18 hs começamos a caminhada até o Terreirão, nosso ponto de parada. O Terreirão fica a 4,5 km da Tronqueira e também a 4,5 km do pico da Bandeira, fica bem no meio do trajeto. A caminha foi tranqüila, mas com algumas pedras pelo caminho.
Chegamos no terreirão as 19:40 hs, a temperatura já estava a -3 °C.
No Terreirão tem uma área para acampamento, tem uma casa de pedra onde as pessoas também podem ficar, nessa casa de pedra não tem nada, só ratos ... e muitos, que moram debaixo de um assoalho de madeira. Nós tínhamos uma barraca, mais a casa de pedra estava melhor que na área de camping.
Fotos tiradas durante o dia (na descida). Esta é a casa de pedra.
Também tem uma casa onde ficam os vigilantes e brigadistas do Parque Nacional do Caparaó.
Como meu primo conhecia os vigilantes, saímos da casa de pedra e passamos parte da noite na casa deles. Lá tinha um fogão à lenha e estava muito mais quente que na casa de pedra, e muuuito mais quente que na área de camping, onde tinha algumas pessoas dentro de suas barracas.
Fotos tiradas durante o dia (na descida). Esta é a área de camping.
Passamos a noite a beira do fogão conversando e tomando chocolate quente.
As 02:40 hs saímos com destino ao Pico, tava um frio de rachar rsrsrsrs....essa segunda parte e muito mais difícil que a primeira, muitas pedras no caminho .
Fotos tiradas durante o dia (na descida) passamos aí durante a madrugada.
Fomos subindo devagar, fazendo algumas paradas, nos últimos 700 metros a coisa fica feia, parecia que estávamos escalando.
Fotos tiradas durante o dia (na descida) passamos aí durante a madrugada..
Por causa do frio, não é bom chegar muito cedo no alto do Pico, quanto estávamos muito perto fizemos a ultima parada para esperar o tempo passar, já era 05:40 hs. Terminamos a subida, que maravilha ..... as nuvens parecem o mar.
Ao fundo a luz laranja, é o sol anunciando que vai aparecer em breve.
Passados alguns minutos o sol começou a aparecer, coisa linda. Impressionante ....
O nascer do sol é uma coisa que não tem como explicar, tem que ver mesmo ... rsrsrs
O sol começa aparecer e vai subindo por trás das nuvens, até ficar totalmente exposto.
Minha mãe, meu primo, Grace e Eu
Camisa Tornadeira no ponto mais alto de Minas Gerais.
Obs: Voces verão muitas fotos com esta mesma camisa, é uma espécie de amuleto, rsrsrs.
Depois de um tempo contemplando as maravilhas da natureza começamos a descida, é muito mais tranqüilo que a subida. Como diz o ditado: “Pra descer todo santo ajuda”.
Quanto chegamos ao Terreirão as 10 hs e com sol já um pouco quente, ainda tinha gelo pelo chão. Coitado de quem passou a noite acampado ali, rsrsrsrs.
As 11:30 hs já estávamos na cidade. E assim terminou o passeio, aqueles que não conhecem fica o aviso, vale a pena ... é muito bom.
Integrantes do passeio:
Venancio (Eu)
Grace (esposa)
Tidinha (Mãe)
Aureliano (primo)
A ida ao Pico Da bandeira aconteceu de maneira inesperada, pois não havíamos planejado este passeio.
Alguns meses antes das férias pensamos na possibilidade de irmos até Caldas Novas-GO .
Com o passar dos dias a idéia foi amadurecendo e a vontade aumentando. Foi aí que eu criei um tópico no fórum dos Tornadeiros (http://forum.tornadeiros.com.br/viewtopic.php?f=31&t=9463).
Neste tópico os Tornadeiros começaram a dar idéias para melhorar o passeio, um deles sugeriu que eu passasse na Serra da Canastra. Dei uma pesquisada na internet e achei bacana, procurei uma pousada em São Roque de Minas e fiz as reservas.
Outro Tornadeiro (Guto) que mora em Passos-MG, ele me ofereceu pouso em sua casa e disse que se fosse em um final de semana poderia fazermos um passeio legal em Furnas e Serra da Canastra, chegando a São Roque de Minas pela estrada de terra. Achei super interessante, pouso 0800, passeios em uma região maravilhosa com um cara que conhece tudo, era o que eu precisava, rsrsrs.
Combinamos que na volta de Caldas Novas eu passaria em Passos-MG para fazermos estes passeios, eu não poderia perder esta oportunidade.
Também no tópico do passeio, apareceu o Victor Hugo de Uberlândia-MG. Ele me deu umas dicas sobre o trajeto e também me ofereceu pouso em sua casa, mais um 0800, rsrsrs.
Combinei com ele que no primeiro dia de viagem chegaria em Uberlândia para pernoitar em sua residência.
No dia 15/07 as 05:31 hs saímos de Ipatinga com destino a Uberlândia.
O trecho da BR381 até Belo Horizonte foi meio tenso, afinal, esta é a rodovia da morte.
A pós atravessarmos a capital Mineira, a viagem ficou mais tranqüila. As 18 hs chegamos em Uberlândia, parei em um posto de gasolina e liguei para o Victor Hugo, que foi ao nosso encontro.
Chegamos na casa dele onde tinha um café da tarde digno das melhores pousadas dos Brasil, "coisa" bruta mesmo.
Enquanto conversávamos, chegou a Hosana (esposa do Victor). Este casal é super gente fina, o bacana da viagem é conhecer pessoas assim.
Depois de um descanso, fomos até um barzinho onde saboreamos um churrasco maravilhoso.
O dia terminou com 744 km rodados.
No dia seguinte tomamos um café Caprichado, e saímos com destino a Caldas Novas, o Victor e a Hosana nos levaram até a saída da cidade.
Saindo da casa do Victor
Após 200km estávamos na pousada em Caldas Novas.
Passeios em Caldas Novas
Igreja de 1850
Bicho meio estranho
Lagoa Quente (parque aquático)
Hot Park (parque aquático)
Os preços são de lascar .
Estacionamento R$ 22,00, eu deixei a moto na rua mesmo.
Di Roma (parque aquático)
Vulcão
Vista do alto do vulcão
Vai encarar?
Eu fui
Água quente, eita coisa boa!
Gostamos demais da cidade, a Grace não queria voltar pra casa, rsrsrs.
Como já havíamos combinado com o Guto de passarmos em Passos na volta, era hora de deixar Caldas Novas.
No dia 22/07/2011 (sexta feira) pagamos a estrada as 05:56 hs.
Passamos em Morrinhos-GO, Itumbiara_GO, Prata-MG, Frutal-MG, Planura-MG, Colombia_SP, Barretos-SP.
Chegando em Barretos
Centro de Barretos (local do nosso almoço)
Depois do almoço em Barretos seguimos com destimo a Passos-MG, passamos em Franca-SP.
Em Franca, passamos em frente a uma loja da Schio (usei um calçado Schio na viagem)
Se tivesse espaço na bolsa, teria aproveitado a promoção.
Depois passamos em Cássia_MG e em seguida chegamos em Passos (18 hs)
Rodamos 665 km neste dia.
Durante a programação para MotoExpedição, o Victor Hugo já havia dito que iria
para Passos para fazer o passeio de Furnas e Canastra também, chegamos praticamente no mesmo horário.
Fomos recebidos pelo Guto, cara gente fina demais.
No dia seguinte (23/07/2011), fizemos um passeio bacana pela represa de Furnas, lugar bonito dimais.
Cada um com sua motoca, rsrsrs
Cachoeiras ... uma mais bonita que a outra
Almoçamos no restaurante do Turvo, o melhor filé de tilápia que já comi até hoje.
Alegria depois do "rango"
Amigos .... sem eles o passeio não teria sido o mesmo.
Os malacabados, rsrsrs
Companheira de viagem (vai deixar saudade)
Test drive na XT do Guto
E o dia em Furnas terminou com 190 km rodados.
No domingo (24/07/2011) acordamos bem cedo, tomamos um café e saímos para Serra da Canastra.
Nosso destino era São Roque de Minas, abastecemos as motoca e pegamos a estrada.
Após rodar poucos quilômetros na asfalto, entramos na poeira, e como tinha poeira.
Tornadeiro marcando território na Serra
Vale da Babilônia
Mais uma tentativa para tirar a foto oficial
Parada na Serra para o almoço, este lugar é point dos trilheiros da região.
Foi lá que o Guto nos mostrou o Rubinho, representante de Passos no Rally dos Sertões
Comida caseira maravilhosa, o Victor só repetiu 3 vezes :mrgreen: (fora a sobremesa)
Meu modesto prato
Onde está o adesivo dos Tornadeiros?
Olha ele aí
Na parte alta da Serra (Bota Schio no pé)
Cachoeira Casca D´anta
Paredão da Canastra
Despedindo do nosso guia Guto, ele voltou para Passos e nós chegamos em São Roque de Minas.
Valeu Guto, "brigadão" mesmo
Após rodarmos 115 km com muita poeira, chegamos em São Roque de Minas.
Portal na entrada de São Roque de Minas
Na segunda feira (25/07/2011), fomos fazer um passeio na parte alta da Canastra
Nascente do Rio São Francisco
Estatua de São Francisco
No alto da Cachoeira Casca D´anta
Em um lugar de tanta paz, o Victor soltou o seu lado rock and roll :mrgreen:
Pequena cachoeira no São Francisco, antes da Casca D´anta
O dia terminou com 85 km rodados, só de poeira.
Na terça feira (26/07/2011) nos despedimos do casal Victor Hugo e Hosana e seguimos até Tiradentes-MG
Chagando em Tiradentes, passamos em São João Del Rei, já era noite.
Neste dia rodamos 365 km.
Na quarta feita (27/07/2011) pela manhã, passeamos por Tiradentes antes de pegarmos a estrada.
Ruas tradicionais de cidades históricas
Pousada onde ficamos em Tiradentes
Após o passeio, saímos com destino a Alto Jequitibá-MG.
Neste dia rodamos 390 km.
Todos os dias de minhas férias foram bons, nada de ruim aconteceu nos passeios.
Durante a MotoExpedição Mineira eu usei uma Bota Motociclista Masculina Schio .
Descrição:
Cabedal: Bota Schio confeccionada em Couro legítimo com detalhes em lona resistente, que permite maior respiração do pé.
Proteção reforçada no bico para maior durabilidade.
Colarinho: Confeccionado em poliéster com espuma, que permite um ajuste perfeito na região do tornozelo,
deixando-o estável durante as atividades e uso casual.
Palmilha: em EVA super macio, para dar mais conforto à pisada.
Forro interno: em poliéster com espuma.
Solado: Borracha natural, desenho antiderrapante, com maior durabilidade e resistência.
Indicação: Bota Schio indicada para motociclistas e para uso em ocasiões casuais.
Conclusão:
Esta bota parece um tênis de tão confortável, pode ficar o dia todo com ela tranquilamente.
Também usada no Pico da Bandeira, são 9 km de trilhas. Quem conhece sabe que não é fácil.
Pelo visto este calçado vai durar muito tempo, e quando acabar compro outro.
Se você busca um calce seguro com conforto e qualidade, esse modelo é o ideal.
Calçado 100% brasileiro.
Recomendo
E assim terminou a MotoExpedição Mineira
Participantes da MotoExpedição Mineira:
Venancio e Grace - Yamaha 250 Lander
Victor Hugo e Hosana – Honda XR 250 Tornado
Guto – Yamaha XT 660R
Obrigado aos amigos Guto, Victor e Hosana, sem Vocês o passeio não teria sido o mesmo.
Foram 3.052 km rodados em 13 dias.