Assunto: projecto xtz 850 Qua Ago 24, 2011 11:52 pm
boas ppl venho partilhar com voces um projecto que fiz ha cerca de 2anos para um amigo meu o projecto era o seguinte comprar uma xtz e meter-lhe um motor de tdm e eu bora la com isso
1 comprar uma super tenere foi em barcelos tinha o motor gripado
By motopi22 at 2010-02-01
depois um motor comprado ao pe de rio maior
By motopi22 at 2010-02-01
agora maos a obra comecei pelo motor abri-lo e repara-lo a nivel de piston e valvulas para descargo de conciencia a nivel de manutençao
By motopi22 at 2010-02-01
By motopi22 at 2010-02-01
depois veio o quadro e o resto
By motopi22 at 2010-04-26
By motopi22 at 2010-04-26
By motopi22 at 2010-04-26
By motopi22 at 2010-04-26
depois pintar tudo de novo
By motopi22 at 2010-04-26
By motopi22 at 2010-04-26
By motopi22 at 2010-04-26
depois de tudo reparadinho toca a montar
motor ja a rocar
motopi22
Moto : xt600e xtz750
Assunto: Re: projecto xtz 850 Qui Ago 25, 2011 12:02 am
o quadro
By motopi22 at 2010-04-26
ja com o motor no sitio
By motopi22 at 2010-04-26
ja a trabalhar
e por falta de mais fotos aqui fica uma do resultado final mas nao da bem para ver quando tiver mais boto ca
Assunto: Re: projecto xtz 850 Qui Ago 25, 2011 12:33 am
Espectáculo...
mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
Assunto: Re: projecto xtz 850 Qui Ago 25, 2011 9:25 am
optaste por meter o motor todo da tdm ou só algumas peças? é que os motores são iguais, pelo que tenho lido o bloco é igual, muda só algumas coisas. o meu mecanico já fez alguns trabalhos desses mas usou apenas algum do material e o bloco de origem da st
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: projecto xtz 850 Qui Ago 25, 2011 10:05 am
Boas; Os motores XTZ 750 e TDM 850 (1ª série) não são bem iguais, mas permitem que se monte o 850cm³ na Super Ténéré. Principais diferenças: - curso e diâmetro com a consequeência óbvia a nível de cilindrada; - carter e circuito de óleo, o carter da TDM é mais baixo e este motor leva mais óleo, tanto que é necessário alterar a protecção de carter; - a tampa do magneto também é diferente.
Mario Carvalho, dá para fazer um híbrido destes dois motores, mas atenção que não é só trocar peças.
Motopi22, que tipo de intervenção fizeste no motor 850cm³? O que tiveste que mudar? Alteraste alguma coisa a nível de culassa?
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: projecto xtz 850 Qui Ago 25, 2011 10:46 am
Excelente
mas parece que a TDM850 tem dois tipos de motor
tem 1 igual à ST 750
e outro como a nova ST1200 que explode a 270º
acho eu
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: projecto xtz 850 Qui Ago 25, 2011 11:02 am
Boas; Edgar, tens razão. Por isso é que eu referi no post anterior TDM 850 da 1ª série ( a que tem os faróis redondos). Esta tal como a Super Ténéré têm os ciclos desfasados 180°. A 2ª série já tem os ciclos desfasados 270° como referes e para adaptar esse motor já é necessário mudar a instalação eléctrica.
motopi22
Moto : xt600e xtz750
Assunto: Re: projecto xtz 850 Qui Ago 25, 2011 11:33 am
boas ppl
utilizei o motor completo da tdm de 1994 (3vd) so fiz alguma alterações nos apoios de motor que sao diferentes mas se tiveres o motor da 750 é so tirar de um e por no outro nada de mais outra coisa que se tem de alterar é um pequeno tubo do oleo que vem do deposito que tem de ser da 750 outra alteração que se tem de fazer é nos carburadores tem de se alterar os apoios dos cabos de acelerador e do cabo do ar a nivel da culassa so foi polida ja que estava desmachada e utilizei so material de origem pistons segmentos e etc tudo de origem sem alteraçoes nenhumas para que de futuro se houver algum problema ser facil de resolver por qualquer mecanico e nao por mim em caso de viagem que eu nao me encontre abraços
Última edição por motopi22 em Qui Ago 25, 2011 1:24 pm, editado 1 vez(es)
motopi22
Moto : xt600e xtz750
Assunto: Re: projecto xtz 850 Qui Ago 25, 2011 11:46 am
tb alterei a parte electrica como fiz na minha xtz a nivel de protecçao a parte electrica da super so tem 2 fusiveis um geral e outro da ventoinha e eu alterei para 4 fusiveis 1 geral 2 luzes 3 piscas buzina 4 ventoinha
lpc007
Assunto: Re: projecto xtz 850 Qui Ago 25, 2011 12:09 pm
Impecavel! Os meus parabéns!
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: projecto xtz 850 Qui Ago 25, 2011 12:12 pm
Boas; Motopi22, também já tive oportunidade de acompanhar uma operação deste tipo. Não foi em nenhuma moto minha, mas foi executada numa oficina em que tinha uma relação bastante próxima com o dono. Na altura já o meu pai tinha a 1ª TDM que passou por casa e como tal, tentava saber o máximo de informação sobre estes bicilíndricos da Yamaha. Quanto a carburadores, não podias ter usados os originais da Super Ténéré? Têm o mesmo diâmetro, bastava mudar agulhas e gicleurs. Perguntei em relação ao motor porque referiste que tinhas mexido nos pistões, a nível de culassa, já que está cá fora, aproveita-se e é de bom tom dar-lhe um toque, além de rodar válvulas e meter vedantes novos.
Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
Assunto: Re: projecto xtz 850 Qui Ago 25, 2011 12:38 pm
Abuso... mais 100cm devem notar-se bem.
mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
Assunto: Re: projecto xtz 850 Qui Ago 25, 2011 1:08 pm
e a nivel de prestacoes? velocidade maxima, consumos...como se tem portado? ainda agarro e compro um motor de uma tdm e faço o mesmo. parece-me uma ideia muuuiiitttooo interessante. só me preocupa mesmo é com as futuras ipo's as motos...
motopi22
Moto : xt600e xtz750
Assunto: Re: projecto xtz 850 Qui Ago 25, 2011 1:21 pm
prestaçoes ui esta tipo aviao dassss enquanto na 750 se reduz para uma ultrapassagem rapida naquela é so rodar punho consumos é igual numa viagem que fizemos ao geres gastou o mesmo que a minha e uma at
velocidade maxima nao sei ao certo pq ainda nao a testei com o gps mas passa dos 200km/h a vontade
johnny meti pistons novos pq o motor tinha alguns riscos nos cilindro e ai rectifiquei e meti novos
pois a nivel dos carburadores meti os da tdm pq as pequenas entradas para os difusores tem algumas diferenças e nao quiz arrincar com tb nao quiz arrincar com o cdi que tb é da tdm
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: projecto xtz 850 Qui Ago 25, 2011 2:40 pm
Boas; Obviamente que a substituição do motor traz algum aumento de performance, mas não creio que seja muito substancial. Sei por experiência própria que dá para extrair mais uns cavalos a estes motores, mas o que se faz num motor TDM também se pode fazer num XTZ 750. Tenho em casa uma TDM que não deve andar mais que uma XTZ, não estou preocupado com isso, mas já tive em casa outra TDM que não tinha nada a ver com esta última. Para passar dos 200km/h, o motor original chega. Dá para ver uns riscos nos cilindros, mas talvez desse para substituir apenas os segmentos. Mudando pistões e segmentos, sem dúvida que fica melhor. A 1ª TDM que tive em casa deve ter chegado aos 150 000km, se não passou mesmo e continuava com os pistões de origem. A nível de parte eléctrica dá para usar a original de XTZ na íntegra.