Assunto: Re: Fui enganado ?? Seg Nov 28, 2011 9:06 am
Gonças29 escreveu:
Boas, alguem e capaz de me explicar isso das folgas? onde e como se medem? que diferenças fazem na mota?
Vê isto que deve esclarecer as tuas duvidas
Spoiler:
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Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
Assunto: Re: Fui enganado ?? Seg Nov 28, 2011 10:41 pm
Edgar escreveu:
Gonças29 escreveu:
Boas, alguem e capaz de me explicar isso das folgas? onde e como se medem? que diferenças fazem na mota?
Vê isto que deve esclarecer as tuas duvidas
Spoiler:
Spoiler:
Spoiler:
Nao entendi bem, mas heide ir pesquisar. obrigado
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Fui enganado ?? Ter Nov 29, 2011 12:22 am
Gonças29 escreveu:
Nao entendi bem, mas heide ir pesquisar. obrigado
Convém saber um pouco dos princípios mecânicos dos motores e explosão...
Principalmente do Motor a 4 tempos http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_de_Otto
Basicamente, vemos nesta imagem GIF umas coisas a abrir e fechar... são as válvulas, e com os kms têm tendencia a gastar-se e necessitarem de ser ajustadas como demonstro-se nos vídeos anteriores...
Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
Assunto: Re: Fui enganado ?? Ter Nov 29, 2011 11:09 pm
Sim eu percebo o principio de funcionamento do motor, então esse desajuste irá fazer gastar mais gasolina, certo? e o escape será mais descontrolado
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Fui enganado ?? Ter Nov 29, 2011 11:13 pm
Gonças29 escreveu:
Sim eu percebo o principio de funcionamento do motor, então esse desajuste irá fazer gastar mais gasolina, certo? e o escape será mais descontrolado
Não propriamente
Haverá um desacerto... mas é tudo muito rápido...
problema é quando parte uma válvula e depois parte o motor todo
Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
Assunto: Re: Fui enganado ?? Ter Nov 29, 2011 11:26 pm
Pois essa parte é que eu não sabia. E qual será a diferença entre estar no minimo e no maximo? é que tem uns valores medios aconselhaveis e eles metem sempre no minimo como falam no topico, nao faz mal ao motor?
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Fui enganado ?? Ter Nov 29, 2011 11:39 pm
Voltamos com isto ao barulho e agora não tenho duvidas fui comido por parvo
Vamos lá recapitular...
Aos 39.658 kms paguei 24€ para me ajustarem a folga das válvulas num oficina da Yamaha
e parti do principio que estavam afinadinhas...
Aos 52.228 kms (depois de ter andado 12.530km) tinha a folga toda lixada... como se ninguém em 52mil tivesse lá mexido...
mas pronto... a folga devia ter encontrado deveria situar-se entre 0,07 ~ 0,12 na Admissão e tinha 0,05 / 0,05
no escape devia de ter entre 0,12 ~ 0,17 e tinha 0,09 / 0,10
Em 12.500 km a folga desapareceu porquê ????????????????????????? mas alem de desaparecer desceu para valores perigosos
ficou tudo ajustado para 0,1 e 0,15
e agora depois de andar como andei... como tenho andado sempre... fui aos Picos da Europa em 4 dias... tive um dia em que fiz 1400 km seguidos etc etc...
e fui verificar a folga novamente aos 61.349 km
ou seja andei 9.121 km depois da ultima afinação...
Foi a "surpresa das surpresas"... estava tudo igual na ganhou nem perdeu folga... estava bom e com 0,1 e 0,15 tal e qual como tinha deixado da ultima vez
Não tenho duvidas que fui comido e paguei um trabalho que não foi feito isto não vai ficar assim e amanhã devo ir lá confronta-los com essa realidade...
e deixa ver o que dizem... e depois logo se vê qual o passo que vou dar
... ... e deixa ver o que dizem... e depois logo se vê qual o passo que vou dar
Fui lá e acabei de chegar
levei todos estes números e apresentei ao responsável e proprietário da oficina...
Tentaram com palavras caras mais uma cabeça duma XT e uma válvula explicar uma possível causa...
ora bem a explicação teria que fazer sentido... e não conseguiram explicar nada... tentaram inicialmente dizer que as válvulas acamaram durante esses kms... e que agora é que o motor está bem rodado e pronto para não desafinar mais
10 minutos depois do inicio da conversa, ouvi a explicação que me parece aceitável... e foi mais ou menos assim: as válvulas não chegaram a ser ajustadas.... mas como já passaram 2 anos e tal... o que vamos fazer??? o queres que te diga ??
eu disse : e eu paguei qual trabalho??
O "responsável": o que queres que te diga depois deste tempo todo??
e educadamente a coisa terminou por ali... mas não acabou... e onde eu não for, mando dizer
isto vai dar pano para mangas... ai vai vai... deixa lá a cabeça arrefecer que eu já vou chamar os bois todos pelos nomes
Realmente....é triste ouvir relatos destes! Por uma módica quantia de vinte e poucos euros queimarem-se dessa forma. No fundo andam a passar atestados de burrice aos clientes. Ainda bem que deste seguimento! Acho que sim que deves chamar os bois pelos nomes inclusivé dizer o nome da oficina e das pessoas se achares bem, e assim afastar potenciais clientes. Mas isto digo eu...Tb tive um caso chato com uma oficina da minha antiga scooter e não mencionei, oprque se resolveu ainda que fosse eu a pagar.
CONTINUA AQUI :Fui enganado na Oficina da Riquexó do Montijo
é um tópico novinho em folha com um resumo feito
Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
Assunto: Re: Fui enganado ?? Seg Mar 31, 2014 4:19 pm
Desculpem desenterrar este tópico agora mas a minha XT660Z tem agora 20.000 Kms ao fim de 3 anos e vi no manual que deveriam ser afinadas as válvulas de 20 em 20 mil Km, ou seja, agora. Estou com medo de desmontar a mota toda para fazer eu isso em casa e fui perguntar ao concessionário quanto tempo levava a verificar a coisa e disseram-me cerca de 2h, ou seja, perto de 40€... Não queria gastar 40€ só para verificarem (ou dizer que verificaram) as válvulas mas também não me apetecia andar eu a inventar. Que dizem? Deixo andar mais uns 10mil km e depois vou à oficina ou perco o medo, compro ferramenta e tento verificar eu a coisa? Para já vou comprar óleo e filtro e fazer a mudança do óleo para começar a ganhar mais à vontade a mexer no bicho :) Só mais uma coisa, a mota foi à Yamaha trocar óleo, filtro de óleo e de ar aos 16.000km. Mudo já o óleo ou não há problema em chegar aos 25.000 km?
pedrof
Moto : Transalp 600
Assunto: Re: Fui enganado ?? Seg Mar 31, 2014 4:34 pm
Mourato,
2 horas para o serviço, ou 2 horas desde que deixas lá a mota?
Não sei quais são as tuas relações com as ferramentas, mas eu também já verifiquei a folga nas da minha e não é nada de complicado.. o mais chato é mesmo o que tem que se desmontar até lá chegar. Esta operação deve ser feita com o motor completamente frio.
Se optares por colocar na oficina: O ideal é deixares a mota de um dia para o outro, ou logo de manhã para fazerem a afinação à tarde. Por isso a questão que te coloquei no inicio.
Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
Assunto: Re: Fui enganado ?? Seg Mar 31, 2014 4:51 pm
Sim, tenho de deixar a mota de um dia para o outro. As 2h serão "apenas" o tempo para verificar e ajustar as válvulas. Eu já encontrei na net manuais a explicar tudo tim-tim por tim-tim mas falta-me o apalpador e à-vontade para desmontar aquilo tudo... E em relação à muda do óleo?
pedrof
Moto : Transalp 600
Assunto: Re: Fui enganado ?? Seg Mar 31, 2014 5:29 pm
Qual é o intervalo entre mudas de óleo indicado pela marca?