Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS

Ir para baixo 
+5
Johnny_1056
odamA
Fortuna
NÉNATÉ
BrunoR
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
BrunoR
Curioso <brBrunoR



Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Empty
MensagemAssunto: Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS   Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Icon_minitimeQua maio 04, 2011 3:26 pm

oLÁ

Estou a pensar em adquirir uma trail num futuro proximo e tenho algumas dúvidas, uma das motas em questão é a XT660Z TÉNÉRÉ.
Com ABS....
Sem ABS.....

Recente encartado e vou fazer alcatrão durante a semana e aos fim de semana sou capaz de ir dar uns passeios à terra com os amigos. Como tenho 1.79 altura e não quero grandes loucuras de velocidade, nem ficar encartilhado, vou optar por uma trail.




Procuro uma mota com ABS pelo facto de ter ainda pouca experiencia e a maioria dos klm serem de alcatrão, uma questão de segurança. MAS como vou concerteza andar na terra o ABS estraga-me os planos e não dá para desligar.....

Os utilizadores deste modelo sentem falta do ABS no asfalto ?
Ainda não tive oportunidade de fazer o test-drive....Nem sei se aqui nos Algarves existe alguma disponivel!!!...

edit:
comparando as duas versões a com ABS é mais estradista pelo curso de suspensão dianteira como traseira
Boas curvas.


BrunoR

Ir para o topo Ir para baixo
NÉNATÉ
Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Star310
NÉNATÉ


Moto : XT 660 Z

Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS   Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Icon_minitimeQua maio 04, 2011 4:43 pm

Boas BrunoR, se calhar optar para o ABS nao será mal pensado visto que vais ter um uso mais urbano durante a semana e principalmente no inverno.
Agora nao sei se dá para adaptar um botão on/off para desligar o ABS quando saires off road e tb o ABS nao deve ser um grande inconveniente para ir brincar na terra de vez em quando ao fim de semana. Na XT1200 há varios tipos de control do ABS nao sei come será na xt660z.

Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS 919911


Última edição por NÉNATÉ em Qua maio 04, 2011 4:51 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Fortuna
Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS   Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Icon_minitimeQua maio 04, 2011 4:49 pm

Eu sou fã do ABS.

Os mais puristas (do TT) vão dizer que não e até tem razão. Mas há sempre uma maneira de o desligar se for preciso (e repara no meu SE)

Pode vir a dar jeito na estrada (eu sei que dá por experiencia). Se puderes (sai mais caro), não hesites.

E se o sistema for identico ao da minha então nem sequer se põe a questão.

Uma coisa é certa, assim que fizeres a rodagem, TESTA o ABS (sem medos, ele existe por uma razão) assim que puderes porque não é como travar normalmente.

Qualquer coisa apita.
Ir para o topo Ir para baixo
odamA
Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Star310
odamA


Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS   Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Icon_minitimeQua maio 04, 2011 5:34 pm

èpa,


....estou a expor a minha opinião ........mas o ABS, serve mesmo para quê ? (isto nas motos com menos de 300kl)


Eu tenho a xt660z tenere de 2008, e esta já trava bastante bem, trava até demais, com o ABS já não é assim, demora alguns segundos, e depois de acionado não trava assim tão bem , o pneu não derrapa (tem ABS) e sim eu acho de que só o facto de ele estar a derrapar é que conseguimos aperceber se continuamos a travar ou destravar, ou ainda começar a travar com o motor, mas com o ABS na chuva e em alcatrão de auto-estrada a 140km/h, ai sim é eficaz, mas é só ai, pois basta o alcatrão ser vidrado, ter 20 pedrinhas de gravilha e quando o pneu em travagem lá passa o ABS, puf, (o ABS pergunta ao pneu o que se passou para derrapares e o pneu diz mas não és tu que me devias de responder a isso?


Mas para quem inicia o "mundo" das motos julgo que é muito bom aprender com o melhor que existe no mercado, com o ABS, e agora pergundo eu, - e se o ABS deixar de funcionar por alguns segundos ou devez ?

E o ABS é só para a roda de traz, quando esta, alias este, o travão só serve unicamente para afroxar e dar auxilio ao da frente (dois discos) isto com a ajuda do motor , o travão de traz serve para quando saimos do alcatrão e ai o ABS .......



Mas ainda bem que ele existe, mas eu não o quero.



BrunoR, esta é só a minha opinião, que se baseia na minha esperiencia em motos. E eu comprava a que tem o ABS, mais pelas ditas alterações nas suspenções e ser 2011.



Abraços a todos os xt´seiros
Ir para o topo Ir para baixo
http://espiritotenere.blogspot.com
Fortuna
Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS   Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Icon_minitimeQua maio 04, 2011 5:58 pm

Os ABS é independente. Se o sistema falhar o circuito faz um bypass e ficas sem abs com os travoes a funcionar normalmente. É como tirar o fusivel (eu ja fiz a experiencia)

Quanto ao facto de para que é que serve em motas abaixo dos 300kg, posso dar o exemplo da minha FZ1 ali no Tagus Park (estrada polida) nas 1as chuvas.

Mas as vantagens do ABS são conhecidas. Sabendo usá-lo porque não aproveitar? Ainda mais se dá para desligar?

Alem disso o ABS da minha mota nem sequer liga abaixo dos 15km/h. Nunca o desliguei nas nossas voltinhas nem mesmo na areia. Eu sou um nabo de 1a e ainda não me viram atrapalhado por causa disso mesmo a descer.

Isso da guerra do ABS e outras coisas electronicas fazia sentido há uns anos. Actualmente não vejo o porque de ainda se discutir.

Motas a travar de mais? Porque não usar tambores em vez de discos então?

A parte das pedrinhas que referes não é bem assim. A menos que uses uns pneus da treta. Uns bons pneus fazem toda a diferença e ainda evitam que o ABS entre por tudo e por nada. (podia continuar com o exemplo da FZ1 acima e essa ainda tinha ABS de 2a geração)

odama, respeito a tua opinião. Não me leves a mal por discordar.
Ir para o topo Ir para baixo
odamA
Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Star310
odamA


Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS   Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Icon_minitimeQua maio 04, 2011 6:09 pm

Claro que não F.o.r.t.u.n.a, não estás a discurdar, estás a opinar, como eu estava.

Mas eu não estou na guerra ao ABS, nem ás electrinicas, era só a minha "#$$ a falar/escrever.Tudo bem.....

Eu se fosse hoje compraria a com o ABS e tudo o que emendaram/melhoraram......


A cena das pedrinhas era só numa de.....há e tinha que ser 20, se for mais já trava....LOL



Eu por vezes escrevo o que penso logo, tenho que pensar duas vezes e só depois escrever, como sabes eu até sou bastante reservado na net, mas como abri e li este post quiz opinar e por veneno....HEHEHEHEHEHEHEHEHEH







Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
http://espiritotenere.blogspot.com
Fortuna
Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS   Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Icon_minitimeQua maio 04, 2011 6:33 pm

É o problema da "iscrita" Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS 294891

Mas não te acanhes no discurso da viagem ao "sitio" Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS 294891
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS   Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Icon_minitimeQua maio 04, 2011 7:07 pm

Boas;
Já tenho alguns anos de moto e nunca liguei muito a ABS, controlo de tracção e afins.
Numa moto de todo-terreno, pura e simplesmente acho que não deve existir.
No entanto, já dei por mim a pensar que se alguma vez quiser uma turística, aí talvez queira uma versão com ABS.
Quem quer aprender a travar, tem que aprender sem ABS. Não me lixem, mas com ABS nunca se sabe até onde pode ir e ninguém aprende a travar com ele.
Ir para o topo Ir para baixo
odamA
Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Star310
odamA


Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS   Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Icon_minitimeQua maio 04, 2011 7:26 pm

Bem, eu não quero estar de acordo/discordar com ninguem, só comigo mesmo e isso já é uma grande %$"#.

Mas o j.o.h.n.n.y diz........e eu ainda reforço, mas quem é que aprende a travar, tendo ABS ?


Mas J.ohnny hipotecticamente escrevendo, e se o primeiro a aparecer era o ABS !?
...nunca tinha existidos os freio nem tambores, tinham logo descoberto o disco com ABS, qual seria a inovação !?
Talvez hoje teriamos o PARA, o PARA AGORA, ou o VAI PARANDO, e funcionaria por grito, e eles (travoes inteligentes) paravam. LOL

O tony Terrivel já deve de ter tido esta ideia, mas não a quer por em practica, talvez a falta de lingua.......io nã saber ingles só japones.....hahahahahahah


Grande parvoice que deixei aqui escrito, mas estou muito bem disposto e como tal a #$"(/& aparece sem a gente querer.

Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS 945103 Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS 24863
Ir para o topo Ir para baixo
http://espiritotenere.blogspot.com
Fortuna
Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS   Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Icon_minitimeQua maio 04, 2011 7:46 pm

De acordo com o aprender sem ABS. Eu aprendi assim (com tambores e depois discos) e devia continuar assim. Mas não deve ser por muito mais tempo porque até as RRR já vêm com ABS, supostamente para usar em curva e tudo...

No entanto, tem que se aprender a usar o ABS TAMBÉM. Aquilo sozinho não faz milagres.

Mas é como disse, dá sempre para desligar para o off-road ou porque... não me ocorre outra razão.

De qualquer modo continuo a achar que muita gente ainda não se apercebeu da evolução nesta area. Mas eu sou suspeito, porque sou um gajo mais para o digital que para o analogico (reservo-me o direito de ter execpções Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS 353512 )
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS   Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Icon_minitimeQua maio 04, 2011 7:53 pm

Boas;
Isso de aprender a travar, tem muito a ver com as experiências que cada um teve.
Aprendi a andar de moto com uma moto de todo-terreno da década de 70 com um tambor minúsculo à frente, e tinha que travar como podia e adaptar a minha condução ao material que dispunha. E posso dizer que houve muita gente aziada atrás da motinha de brincar.
Passei por alguns "bezerros" de estrada em que a ciclística era algo secundário, apesar de algumas serem consideravelmente potentes. Também aí aprendi muito.
Se muitos dos que andam de moto alguma vez tivessem a oportunidade de pegar numa moto desse tempo como: uma Honda CB 750 Four ou 900 Bol d'Or, uma Kawasaki Z1, ou até mesmo motos da década de 80; deixavam de ser tão críticos em relação ao material que dispõem actualmente.
Obviamente que quando tenho oportunidade para melhorar algo de que disponho, não hesito em fazê-lo. Tanto que o primeiro extra que uma moto minha recebeu foi uma bomba radial da Brembo, e a TDM actualmente dispões das pinças monobloco duma R1.
Temos que nos adaptar ao material que dispomos e ninguém me convence que só com o melhor é que se conseguem determinados resultados.
E estamos sempre a aprender e a conseguir sempre mais um pouco.

Acima de tudo o que é fundamental é conseguir usufruir do que se tem.
Ir para o topo Ir para baixo
rui braz
Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Star310
rui braz


Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb

Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS   Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Icon_minitimeQua maio 04, 2011 8:58 pm

Lendo todos... em minha humilde opinião.... e concordando com todos Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS 546328


Não posso opinar sobre o ABS, mas posso opinar sobre como travar SEM ABS ... tive ao longo de alguns anos a andar diáriamente alguns sustos e se não ficas lá naquele dia, ficas "vacinado" para situações identicas....

O travar com o travão por si só não será o ideal, o ideal será travar e desviar .... provavelmente será muito mais fácil fazê-lo com ABS, mas como tudo, tem um periodo de habituação... !

E como o johny diz, o importante é usufruir do que se tem .


Tudo vem com a pratica ... o aprender a travar será uma delas .


Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS 307869

Ir para o topo Ir para baixo
Fortuna
Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS   Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Icon_minitimeQua maio 04, 2011 9:13 pm

O problema é que entre um susto e outro pode demorar tempo... Para quem anda mais devagar, claro. Mais uma razão para tirar 5m para testar os limites dos travões (APÓS A RODAGEM).

Eu até ter esta mota não era o gajo mais calmo na estrada e consequentemente tive mais "doses de adrenalina" que o habitual. Tive a sorte de não passar disso, mas aprendi uma coisa ou outra Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS 19946
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS   Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Icon_minitimeQua maio 04, 2011 11:46 pm

Boas...

Nunca guiei nada com ABS... por isso não percebo nada na pratica...

Parece ser uma mais valia, e tendo em conta que o ABS tem evoluído muito, acho que veio para ficar e facilitar a vida a todos...

Acho que vai ajudar bastante com a roda traseira, que tende a bloquear facilmente (característica de todas as Trails).


ABR Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Johnny_1056
Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS   Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Icon_minitimeQui maio 05, 2011 10:03 am

Boas;
Já experimentei motos com ABS e para testar efectivamente o sistema tive que me preparar mentalmente para travar a fundo fazendo toda a força que conseguia na manete. O resultado foi uma travagem bruta de deixar os discos azuis e sem perigo de bloquear a roda.
Também já passei por uma situação que o ABS mostrou a sua mais-valia, ao deparar-me com um "regato" de água que atravessava a estrada exactamente numa zona de travagem. Aí mais uma vez confiei no sistema e consegui fazer uma travagem "limpa".
No entanto em piso aderente, o comprimento da travagem aumenta. E para desportivas e motos de todo-terreno sou completamente contra, ou pelo menos tem que permitir desligar-se.
Num post anterior admitia o seu uso numa turística, apenas porque as acho motos menos aptas a loucuras e que podem andar muitíssimo carregadas devendo privilegiar a segurança.
Em motos utilitárias, também não me choca o seu uso, porque essas vivem basicamente nas cidades, que quanto a mim continua a ser dos locais mais perigosos para andar de moto.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS   Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida "Altura" XT660Z
» Consumos: XTZ 750 Super Ténéré vs. XT660Z Ténéré
» Duvida xtz 660 tenere
»  XT660Z Tenere
» XT660Z Ténéré

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: XT em Geral-
Ir para: