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| Bomba de gasolina electrica | |
| | Autor | Mensagem |
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ricasbeiro
Moto : XTZ, moto só para homens
| Assunto: Bomba de gasolina electrica Ter Abr 12, 2011 11:01 pm | |
| Boas amigos,
Qual e´ a vossa ideia em relacao a bomba de gasolina electrica? | |
| | | Nuno.Cruz
Moto : Super Ténéré 750
| Assunto: Re: Bomba de gasolina electrica Qua Abr 13, 2011 9:26 pm | |
| a minha ideia em relação a essas bombas eletricas não são as melhores, falo pelo o tenho ouvido por ai em relação ás africas twins e ktm lc8. é o que mais tem dado problemas nessas motos, se a tua ideia é adaptar na super, acho que não é boa ideia. lê isto (tirei nos NOMAD´S) se bem que aqui nesta explicação pareçe uma problema fácil de se resolver, mas o pior é quando avaria e ficamos na estrada.. A bomba de gasolina da Africa Twin e lc8 é eléctrica e tem um comportamento muito semelhante a uma bomba de ar manual, isto é, tem um funcionamento como um êmbolo sendo que num sentido o êmbolo é accionado através de uma força eléctrica (por meio de uma bobine), e no outro sentido por acção de uma mola que se opõe ao movimento eléctrico. Neste sentido e para que o êmbolo da bomba da gasolina funcione, temos de estar constantemente a ligar e a desligar a parte eléctrica de modo a proporcionar um movimento de vai e vem (tal como numa bomba de ar convencional). Este ligar e desligar da parte eléctrica da bomba de gasolina, é feito através de uma espécie de interruptor que se encontra incorporado na própria bomba. Como se trata de um circuito eléctrico composto por um motor (a bobine que faz accionar o êmbolo), quando se interrompe a corrente eléctrica dá-se uma dissipação de energia, sob a forma de arco eléctrico, nos platinados do referido interruptor (algo que dá para se observar) . Admitindo que para bombear 1 litro de gasolina é necessário ligar e desligar mais de 50 vezes (valor que peca e muito por defeito), que a mota consome cerca de 7 l/100km, ao fim de 40.000 km os platinados tiveram de interromper a corrente eléctrica mais de 140.000 vezes. Esta é a razão pela qual ao fim de algum tempo a bomba de gasolina deixa de funcionar, por desgaste dos respectivos platinados e não por qualquer defeito da parte mecânica. Preventivamente pode-se observar o estado dos platinados e aferir com alguma antecedência a necessidade de substituir a bomba de gasolina. É uma tarefa muito fácil de fazer e que evita sermos apanhados desprevenidos. O que normalmente acontece é que o arco eléctrico vai corromper os platinados de modo a que a superfície de contacto entre os mesmos seja cada vez menor. Quanto menor for a área de contacto maior é a probabilidade do arco se dar sempre no mesmo sítio, originando ao seu aquecimento através do cortar da corrente eléctrica, aquecimento esse que acaba por provocar a junção dos mesmos. Daí a razão porque, perante os primeiros sinais de mau funcionamento, se costuma bater com a bomba de gasolina no quadro da mota, de modo a que com o impacto se consiga descolar os platinados, e/ou se tenta passar com uma lixa nos respectivos platinados de modo a aumentar a superfície de contacto. | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Bomba de gasolina electrica Qua Abr 13, 2011 9:49 pm | |
| Boas A minha xj 900 diversion tem bomba electrica e nunca deu problemas (65 000km) aliás nem tem fama de dar problemas A xj 600 tem bomba de vácuo mas há quem lhe aplique a da 900 quando dá problemas.
Práticamente todos os carros a gasolina nos ultimos 15,20 anos e todos os TDI E CDI tem algum tipo de bomba electrica e muitas fazem centenas de milhares de km sem problemas A maioria das bombas deixam passar gasolina e portanto não fica sem gasolina apenas sem algum que fica abaixo do nível dos carburadores
Nuno | |
| | | ricasbeiro
Moto : XTZ, moto só para homens
| Assunto: Re: Bomba de gasolina electrica Qua Abr 13, 2011 10:02 pm | |
| Boas Nuno Cruz,
Andei a pesquisar no forum das AT e pelo que vi as bombas que equipam a AT equipam muitas outras motos, mas so na AT e que dao problemas, nas outras motos fazem 100 e tal mil kilometros sem se estragarem, talvez a colocaçao delas seja o seu problema.
Tenho um MINI com bomba mecanica de origem e substitui-a por uma electrica, acredita que se nota muito a direrenca em pegar e no andamento.
Como o amigo webmonstro disse tudo o que e carro recente tem bomba electrica, e tudo o que e de carro "velho" feito para andar usam bomba electrica.
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| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Bomba de gasolina electrica Qua Abr 13, 2011 10:09 pm | |
| Já agora só duas achegas 1-O tal arco electrico só acontece se houver mal dimencionamento dos condensadores que absorvem esse arco ou faísca. Por esse motivo algumas duram muito e outra pouco
2-Se optares por colocar um na tua mota há que ter em atenção o seguinte. Na diversion quando se liga a chave a bomba apenas funciona durante cerca de 4 segundos, e quando se dá ao start.
A ideia é que quando o motor está desligado e caso haja uma fuga a gasolina não vai toda para o chão. por outro lado não faz demasiado pressão na boia dos carburadores e não fica em esforço.
Portanto se não colocares um circuito de corte como este não deves deixar muito tempo a chave em "on" com o motor desligado.
Nuno
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| | | ricasbeiro
Moto : XTZ, moto só para homens
| Assunto: Re: Bomba de gasolina electrica Qua Abr 13, 2011 10:17 pm | |
| Boas Existe uma bombas electricas como a que tenho no mini que dao pressao ate uma determinada pressao que e calibrada na bomba, chegando a essa pressao ela deixa de trabalhar, começa aos tec tec tec cada vez menos repetido ate a pressao defenida, como as bombas de encher pneus nas estaçaos de servico. Para evitar que percas a gasolina em caso de fuga podes por um interuptor a servir de corte de corrente a bomba, esse interruptor tambem pode servir de proteçao em caso de roubo, escondes o interruptor, se aquilo estiver desligado a mota nunca pega | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Bomba de gasolina electrica Qua Abr 13, 2011 10:32 pm | |
| - ricasbeiro escreveu:
- Boas
Existe uma bombas electricas como a que tenho no mini que dao pressao ate uma determinada pressao que e calibrada na bomba, chegando a essa pressao ela deixa de trabalhar, começa aos tec tec tec cada vez menos repetido ate a pressao defenida, como as bombas de encher pneus nas estaçaos de servico. Para evitar que percas a gasolina em caso de fuga podes por um interuptor a servir de corte de corrente a bomba, esse interruptor tambem pode servir de proteçao em caso de roubo, escondes o interruptor, se aquilo estiver desligado a mota nunca pega Boas isso tambem acontece na bomba da diversion Aliás acontece em todas as bombas que não tem retorno no circuito, ou seja quando se enche o carburador a gasolina não flui e o tal bombito não retorna sobre efeito da mola e não chega a acionar o electro-iman para recomeçar o ciclo. para alem destes componentes há ainda duas valvulas anti retorno (em posição invertida uma em relação à outra) que impede que a bomba bombeia em sentido inverso. Ou seja é quase idêntico a uma bomba a vácuo mas o "motor" é diferente No meu caso(xj 900) se a mota tiver parada muito tempo os carburadores secam e para encher os carburadores dou 2 ou 3 toques muito curtos no start para que a bomba trabalhe os tais 4s para echer e depois normalmente pega logo Nuno | |
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| Assunto: Re: Bomba de gasolina electrica | |
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