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| Vela Isolada na Xtz 750 - Super Ténéré? | |
| | Autor | Mensagem |
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Hélder Prazeres
Moto : Xtz 750 Super Ténéré
| Assunto: Vela Isolada na Xtz 750 - Super Ténéré? Dom Jan 30, 2011 5:02 pm | |
| Olá a todos! Há 2 semanas, ao colocar a trabalhar a minha Xtz 750 de 1994, para regressar do trabalho para casa, deparei-me com problemas para a colocar a trabalhar com o "ar" aberto.
O motor não subiu de rotação como habitualmente e depois de ter conseguido arrancar, a moto não tinha força e quase não andava. Pensei que teria a moto a trabalhar só a 1 cilindro.
No dia seguinte levei-a à Motonova, em Lisboa. Colocaram 2 velas novas. Paguei €43 pelo trabalho e pelas velas.
Foi-me dito que era uma vela isolada. A moto saiu da oficina a trabalhar bem e continuou assim até há 4 dias atrás, altura em que ao fim do dia ao colocá-la a trabalhar, voltou a ficar igual e a perder a força.
Só que desta vez passado uns minutos de ter arrancado, voltou a ficar normal. Isto ainda aconteceu mais uma ou duas vezes, mas até hoje, quando a vou ligar depois de estar parada e fria, ainda não voltou a fazer o mesmo.
Será que alguém me pode dar uma dica do que poderá ser?
No entanto, vou falar com o mecânico da oficina, contar o que se passou e depois coloco aqui aquilo que me for dito!
Envio a todos um abraço e desculpem este tópico tão longo!...
Hélder | |
| | | inception
Moto : XTractor
| Assunto: Re: Vela Isolada na Xtz 750 - Super Ténéré? Dom Jan 30, 2011 5:56 pm | |
| será de um dos cabos? ou contacto dos cabos oxidado,etc ?
metendo-a a trabalhar e mexendo nos cabos, tenta provocar o sintoma. | |
| | | rui braz
Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb
| Assunto: Re: Vela Isolada na Xtz 750 - Super Ténéré? Dom Jan 30, 2011 7:19 pm | |
| - hjcp escreveu:
- Olá a todos! Há 2 semanas, ao colocar a trabalhar a minha Xtz 750 de 1994, para regressar do trabalho para casa, deparei-me com problemas para a colocar a trabalhar com o "ar" aberto.
O motor não subiu de rotação como habitualmente e depois de ter conseguido arrancar, a moto não tinha força e quase não andava. Pensei que teria a moto a trabalhar só a 1 cilindro.
No dia seguinte levei-a à Motonova, em Lisboa. Colocaram 2 velas novas. Paguei €43 pelo trabalho e pelas velas.
Foi-me dito que era uma vela isolada. A moto saiu da oficina a trabalhar bem e continuou assim até há 4 dias atrás, altura em que ao fim do dia ao colocá-la a trabalhar, voltou a ficar igual e a perder a força.
Só que desta vez passado uns minutos de ter arrancado, voltou a ficar normal. Isto ainda aconteceu mais uma ou duas vezes, mas até hoje, quando a vou ligar depois de estar parada e fria, ainda não voltou a fazer o mesmo.
Será que alguém me pode dar uma dica do que poderá ser?
No entanto, vou falar com o mecânico da oficina, contar o que se passou e depois coloco aqui aquilo que me for dito!
Envio a todos um abraço e desculpem este tópico tão longo!...
Hélder Boas Helder , Quanto ao teu problema vai haver de certeza alguem que te vai elucidar acerca dele... eu só me vou pronunciar pelo preço que te levaram pelas velas e mão de obra 43 euros ................ supondo que as velas custaram 8 euros cada ... 16 euros mão de obra 28 euros Aprende a mudar velas é muito facil ! Mais não posso ajudar-te mas de certeza já passa aqui alguem com uma ajuda . | |
| | | Hélder Prazeres
Moto : Xtz 750 Super Ténéré
| Assunto: Re: Vela Isolada na Xtz 750 - Super Ténéré? Dom Jan 30, 2011 7:26 pm | |
| Vou verificar os cabos tal como sugeriu o Inception.
Quanto ao valor pago, até fiquei azul quando me disseram o valor e fiquei a saber que o trabalho se tinha resumido à mudança das velas. Tenho mesmo que começar a ser eu a fazer as coisas mais acessíveis na moto, senão... a crise acentua-se nos meus bolsos.
Obrigado pelas vossas intervenções!
Hélder | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Vela Isolada na Xtz 750 - Super Ténéré? Dom Jan 30, 2011 7:57 pm | |
| Para trocar as velas na ST temos que tirar o radiador fora... por isso ser tão caro... e ser sempre um problema quando isso acontece... Vou tentar descobrir algo sobre isso no forum da Super Ténéré (em Espanha) onde participo tens notado algum fumo (do tipo de consumo de óleo), porque pode alguma válvula ter o vedante lixado e deixar o óleo passar para esse cilindro... Se houver um feedback sobre o estado da vela isolada, era porreiro... (do tipo esta a queimar muita gasolina ou pouca...etc) para se tentar ver se é da carburação... também temos aqui alguma informação importante sobre a cor das velas - Spoiler:
- vitorcosta escreveu:
- Sem menosprezo pelo que já foi bem dito...já inspecionaste as velas?
devemos sempre tentar diagnosticar um problema partindo do mais simples.
Só para veres a importancia do estado das velas aqui vai uma lista de problemas que se podem diagnosticar com as velas:
Problema - O motor falha em altas rotações ou em razão de sobre cargas elevadas.
Aspecto da vela - Resíduos avermelhadas, castanho, amarelo, verde e branco incrustados no bico isolador e nos eletrodos.
Causas - Impurezas ou aditivos na gasolina ou no óleo que não são queimados totalmente, depositam-se na ponta das velas. Em altas temperaturas, esses depósitos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas na faísca.
Solução - As incrustações nesse caso podem ser facilmente removidas. Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada novamente, após a devida limpeza. Em caso de resíduo de chumbo substituir a vela.
Problema - Dificuldade no arranque. O motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela - Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.
Causas: 1-Ignição atrasada. 2-Mistura ar/gasolina demasiadamente rica. 3-Filtro de ar obstruído. 4-Deficiência de energia para ignição. 5-Uso excessivo do starter (vulgo fechar o ar). 6-Funcionamento do motor em marcha lenta, ou baixa velocidade durante mto tempo. 7-Vela de ignição muito fria.
Soluções Causas 1 a 6 - Fazer asafinações necessárias. Causa 7 - Substituir as velas pela correcta (procurar no manual ou numa tabela de velas).
Problema - Dificuldade no arranque. O motor falha em velocidade lenta.
Aspecto da vela - A ponta da vela apresenta um brilho oleoso, húmido e preto.
Causas 1-segmentos ou cilindro desgastados. 2-Falta de assentamento do piston/segmentos/cilindro. Principalmente em motores rectificados. 3-Se o motor for 2 tempos, a proporção óleo/combustível está muito alta.
Soluções Substituir os segmentos ou rectificar os cilindros. Confimrar o estado dos pistões, segmentos e cilindro. Corrigir a mistura óleo/combustível.
Problema - Dificuldade no arranque, velocidade baixa irregular ou falha no motor.
Aspecto da vela - Ponta da vela encharcada de combustível.
Causas - Motor afogado, problemas na carburação, humidade ou água no sistema de alimentação ou no combustível, folga dos eletrodos fora do padrão, problemas no sistema de ignição.
Solução - Verificar e corrigir a anormalidade, se as velas estiverem em boas condições efectuar secá-las e regular as folgas dos eletrodos dentro das especificações.
Problema - O motor bate e apresenta perda de desempenho em altas velocidades, em subidas ou com cargas elevadas.
Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se esbranquiçado com grânulos na superfície.
Causas 1-Ponto de ignição adiantado. 2-Mistura ar/combustível muito pobre. 3-Deficiência no arrefecimento do motor. 4-Aperto insuficiente de vela. 5-Combustível com baixa octanagem. 6-Vela de ignição muito quente.
Soluções Causas 1 a 4 - Efectuar as regulações necessárias. Causa 5 - Utilizar combustível adequado ao motor. Causa 6 - Substituir as velas pelo tipo correcto.
Problema - O motor falha principalmente na aceleração.
Aspecto da vela - Resíduos vermelhos, castanhos ou amarelos no bico do isolador.
Causas - Impurezas ou aditivos no combustivel ou lubrificantes que não se queimam em determinadas condições.
Solução - Substituir a vela, porque os resíduos são de difícil remoção.
Problema - Falha e baixo desempenho do motor.
Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se partido ou esmagado.
Causas - É causada normalmente pela expansão térmica ou choque térmicos, originados por aquecimento e arrefecimentos brusco ou pelo choque mecânico da explosão. Uso de ferramenta inadequada para afinar folgas de valvulas.
Soluções - Evitar sobrecarga no veículo e inspeccionar a as valvulas do motor.
Problema - Há grande perda de potência no motor. A temperatura na câmara de combustão sobe rapidamente causando danos no piston.
Aspecto da vela - Eletrodos fundidos. Nos casos extremos, o eletrodo desaparece completamente na ponta de ignição, ocorrendo também a fusão do isolador.
Causas 1-Ignição excessivamente adiantada. 2-Deficiência no arrefecimento do motor. 3-Resíduos de impurezas superaquecidos na câmara de combustão. 4-Vela de ignição muito quente.
Soluções Causas 1 e 2 - Regular o ponto de ignição e inspecionar o sistema de arrefecimento do motor. Causa 3 - Remover todos os resíduos de impurezas que estiverem incrustados na câmara de combustão. Causa 4 - Substituir as velas por tipo correto.
MOTOR EM BOAS CONDIÇÕES Aspecto da vela - Com depósitos de côr castanha, castanho claro, cinza ou cinza claro.
Causas - A vela está a cumprir normalmente sua função e o motor apresenta desempenho e consumo de combustível satisfatório. Solução - Para assegurar esta operação de maneira contínua e satisfatória, limpar as velas e regular as folgas dos eletrodos a cada 3.000 km e trocando-as conforme a especificação no manual do proprietário.
FIM DA VIDA ÚTIL DAS VELAS
Problema - Dificuldade no arranque. Perda de desempenho do motor e aumento de elementos poluentes nos gases de emissão.
Aspecto da vela - Folga dos eletrodos aumentada. Eletrodos arredondados.
Causas - A vela desgastou-se normalmente e, nesse estado, provoca sobrecarga no sistema de ignição requerendo voltagem maior, além de aumentar o consumo de combustível porque a sua vida útil acabou.
Solução - Colocar velas novas | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Vela Isolada na Xtz 750 - Super Ténéré? Dom Jan 30, 2011 10:35 pm | |
| - hjcp escreveu:
O motor não subiu de rotação como habitualmente e depois de ter conseguido arrancar, a moto não tinha força e quase não andava. Pensei que teria a moto a trabalhar só a 1 cilindro.
A bomba de gasolina pode estar na sucata Quase que aposto nesta possibilidade Podemos fazer um teste para ver se é a bomba... basta tirar ela fora de serviço e ter o deposito meio de gasolina (ou pouco mais que a reserva) Para tirar a bomba fora de serviço temos que dobrar o tubo que vem da falange de admissão (num dos carburadores) e os tubos da gasolina liga-los um ao outro... Depois basta ligar o motor e deve ficar tudo normal... é uma situação muito comum de acontecer... tanto na XT750Z como na XT600Z ou XT660Z Aqui temos um exemplo da bomba vê a solução na 2ª pagina XT660Z com dificuldade em acordar Num forum em Espanha encontrei um caso igual ao teu que era a bomba ABR | |
| | | vasfred
| Assunto: Re: Vela Isolada na Xtz 750 - Super Ténéré? Seg Jan 31, 2011 8:12 pm | |
| Quanto a mim é bóia do carburador desse cilindro. Se fechar as torneiras da gasolina isso deixa de acontecer. Solução ver nível das bóias do carburador ou verificar se tem sujidade na agulha. | |
| | | Filipe S.
Moto : XT1200Z; XTZ750; Husqvarna 610SM
| Assunto: Re: Vela Isolada na Xtz 750 - Super Ténéré? Qua Dez 24, 2014 6:22 pm | |
| - Hélder Prazeres escreveu:
- Olá a todos! Há 2 semanas, ao colocar a trabalhar a minha Xtz 750 de 1994, para regressar do trabalho para casa, deparei-me com problemas para a colocar a trabalhar com o "ar" aberto.
O motor não subiu de rotação como habitualmente e depois de ter conseguido arrancar, a moto não tinha força e quase não andava. Pensei que teria a moto a trabalhar só a 1 cilindro.
No dia seguinte levei-a à Motonova, em Lisboa. Colocaram 2 velas novas. Paguei €43 pelo trabalho e pelas velas.
Foi-me dito que era uma vela isolada. A moto saiu da oficina a trabalhar bem e continuou assim até há 4 dias atrás, altura em que ao fim do dia ao colocá-la a trabalhar, voltou a ficar igual e a perder a força.
Só que desta vez passado uns minutos de ter arrancado, voltou a ficar normal. Isto ainda aconteceu mais uma ou duas vezes, mas até hoje, quando a vou ligar depois de estar parada e fria, ainda não voltou a fazer o mesmo.
Será que alguém me pode dar uma dica do que poderá ser?
No entanto, vou falar com o mecânico da oficina, contar o que se passou e depois coloco aqui aquilo que me for dito!
Envio a todos um abraço e desculpem este tópico tão longo!...
Hélder Boas Helder, Venho ressuscitar este tópico antigo. A minha velhota recentemente fez-me o mesmo. Aliás, ela por vezes fazia isso, mas após 2 ou 3 min. de estar a trabalhar, aquilo passava-lhe. Mudei-lhe as velas e andou uns tempos sem fazer isso, mas há uns dias atrás, voltou a fazê-lo. A diferença desta última vez, foi que andei cerca de 10min com ela nesse estado, e não lhe passou como era costume. As velas que meti na última vez, são as DPR9EA-9 apesar da marca aconselhar as DPR8EA-9 (penso que a única diferença é o facto de uma ser aconselhada para climas mais frios, e a outra para climas quentes) no entanto, vou voltar a usar as que a marca aconselha. Na altura conseguiste resolver a situação? O que era? Cumps, | |
| | | Filipe S.
Moto : XT1200Z; XTZ750; Husqvarna 610SM
| Assunto: Re: Vela Isolada na Xtz 750 - Super Ténéré? Qua Dez 24, 2014 6:29 pm | |
| - Edgar escreveu:
- Para trocar as velas na ST temos que tirar o radiador fora...
por isso ser tão caro... e ser sempre um problema quando isso acontece...
[/spoiler]
Nan, nan :P Não sei como se passa nos modelos anteriores, mas na minha XT750 de 1995 não é necessário remover o radiador, basta apenas desapertá-lo/desviá-lo um pouco e remover as duas carenagens laterais pelo menos é assim que tenho feito algumas vezes. No entanto, sem dúvida que podiam ter facilitado um pouco mais o acesso. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Vela Isolada na Xtz 750 - Super Ténéré? Qui Dez 25, 2014 6:31 pm | |
| - Filipe S. escreveu:
- Edgar escreveu:
- Para trocar as velas na ST temos que tirar o radiador fora...
por isso ser tão caro... e ser sempre um problema quando isso acontece...
[/spoiler]
Nan, nan :P
Não sei como se passa nos modelos anteriores, mas na minha XT750 de 1995 não é necessário remover o radiador, basta apenas desapertá-lo/desviá-lo um pouco e remover as duas carenagens laterais pelo menos é assim que tenho feito algumas vezes. No entanto, sem dúvida que podiam ter facilitado um pouco mais o acesso. Boas É igual em todas o erro foi meu... pois basta desviar o radiador ABR OBR | |
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| Assunto: Re: Vela Isolada na Xtz 750 - Super Ténéré? | |
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