| problemas com embriagem | |
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+7javleitao Pmvpires Fortuna Edgar NunoGavazzi Figa5 jorge680222 11 participantes |
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Autor | Mensagem |
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javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Re: problemas com embriagem Dom Jan 16, 2011 10:53 pm | |
| - Jarod escreveu:
- Eu comprei semi-sintetico +- por 12€ sim...
O preço do yamalube 10w40 mineral, na concessionária yamaha aqui da zona é +/- 10€ + iva a embalagem de 1 litro. Fica no mesmo preço desse semi-sintetico Cumps | |
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Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
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Figa5
Moto : tt600re
| Assunto: Re: problemas com embriagem Seg Jan 17, 2011 12:33 am | |
| 10w40, 20w50 qual é mesmo o tipo de --W-- aconcelhado? | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: problemas com embriagem Seg Jan 17, 2011 1:02 am | |
| - Figa5 escreveu:
- 10w40, 20w50
qual é mesmo o tipo de --W-- aconcelhado? a vermelho o 10W30 é para climas com -10º C e até 35º C ou seja é o clima dos Países do Norte da Europa ou Alemanha e Suiça... o 15 W / 50 vai desde o 0º C até aos 50º C (a verde), parece mais enquadrado no nosso Portugal... O 15W/50 dá para o inverno da serra da Estrela e para o verão do Alentejo O 10W / 40, ou 20W / 50 também é bom para o nosso clima | |
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Figa5
Moto : tt600re
| Assunto: Re: problemas com embriagem Seg Jan 17, 2011 1:17 pm | |
| e qual é a media de km k faz o oleo aconcelhado para nos(10w40, 20w50)? | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: problemas com embriagem Seg Jan 17, 2011 3:01 pm | |
| - Figa5 escreveu:
- e qual é a media de km k faz o oleo aconcelhado para nos(10w40, 20w50)?
Se for semi-sintectico e duma boa marca 1 ano ou 10.000 kms ou talvez mais um bocadinho e o 15W / 50 é o melhor de todos ABR | |
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rui braz
Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb
| Assunto: Re: problemas com embriagem Seg Jan 17, 2011 3:53 pm | |
| Eu, uso o 4S da Yamalube nas duas motos. O 4M é o mineral. O 4 S é o semi-sintetico São os dois 10W40, alem de outras viscosidades , utilizo este oleo porque no principio utilizei o 4M (mineral) e não gostei . Ficou-me no Botas 42 Euros 4 litros . (tenho de conferir o preço) | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: problemas com embriagem Qui Jan 27, 2011 11:06 am | |
| - Edgar escreveu:
- jorge680222 escreveu:
- sim, o oleo que eu uzei foi este http://www.norauto.pt/index.php?id=1118&rb=420&tbl=registos
seá que não é edicado???
Esse óleo é para scooter e as scooter não têm embraiagem
Eu arrisco-me a dizer (pelo que diz na foto, "scooter Motos") que esse óleo é igual, aos óleos dos carros
e quando metemos óleo para automóvel acontece isto:
ABR - Edgar escreveu:
- jorge680222 escreveu:
- obrigado Edgar :idea: , então e agora vou tirar o oleo todo atravez do bijom do carter e depois coloco o outro?? ja agora qual é o oleo que uzas na tua XT ou qual aconçelhas??
abraço................. :480286: Deves informar-te primeiro através da embalagem se o óleo lixa a embraiagem o não
Porque eu estou a especular... não vi o rotulo do óleo (características)...
mas não devo estar enganado
Eu estou a usar Shell VSX Para motos a 4 tempos...
mas vou começara usar Yamalube, por é difícil e muito caro comprar o óleo da Shell...
Deves trocar também o Filtro... e na Riquexo o Yamalube custa 12€ por Litro...
Atenção: quando tirares o bujon... só vai sair 1L e pouco de óleo
tens que tirar o 2º Bujon do quadro, e sai mais 1,5L (+/-)
mas há 0,5L que não consegues tirar
São 3,3L no total e só se troca 2,8L com o filtro e 2,7L sem filtro...
Boas
Ontem tive a ler o rotulo deste óleo, e segundo o que está escrito serve para todas as motas, até com a embraiagem banhada em óleo... por isso o problema deve ser outro...tens novidades sobre isso pode ser for a XT600E 3TB pode ser a porca do meio mal ajustada... | |
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jorge680222
Moto : YAMAHA XT 3TB / 4PT
| Assunto: Re: problemas com embriagem Qui Jan 27, 2011 1:27 pm | |
| boas....... obrigado pela esplicação mas ja resolvi o problema, fui a uma oficina dum amigo e perguntei como se afinava, e tanbem levei o frasco do oleo para mustrar, ele disse que o oleo servia e que não era mau de todo.. o problema era que eu quando montei a embriagem não apertei totalmente os 5 parafuzos das molas e obrigava os discos a deslizarem entre eles.. tive que voltar a abrir a tampa e tive sorte que a jumta não se estragou e deu para uzar novamente.. agora ja estou perito nas embriagem ... desmontei e voltei a montar num total de 5 vezes abraço... | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: problemas com embriagem Qui Jan 27, 2011 11:38 pm | |
| - Edgar escreveu:
- Figa5 escreveu:
- e qual é a media de km k faz o oleo aconcelhado para nos(10w40, 20w50)?
Se for semi-sintectico e duma boa marca
1 ano
ou
10.000 kms
ou talvez mais um bocadinho e o 15W / 50 é o melhor de todos
ABR Boas para mim numa mota que de origem recomenda 6000 km entre mudas é 10mil é muito Há que reter que isto é um motor refrigerado a ar que tem maiores tolerancias e tem embriagem a banho de oleo que contamina o oleo se o motor tem muitos kilmetros e gasta oleo então ainda pior pois mesmo sendo de melhor qualidade vai ficar contaminado rapidamente Eu uso 20-50 (por alguma razão é mais barato ) e para 6000km mineral serve muito bem Nuno | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: problemas com embriagem Sex Jan 28, 2011 10:46 am | |
| - webmonstro escreveu:
- Edgar escreveu:
- Figa5 escreveu:
- e qual é a media de km k faz o oleo aconcelhado para nos(10w40, 20w50)?
Se for semi-sintectico e duma boa marca
1 ano
ou
10.000 kms
ou talvez mais um bocadinho e o 15W / 50 é o melhor de todos
ABR Boas para mim numa mota que de origem recomenda 6000 km entre mudas é 10mil é muito
Há que reter que isto é um motor refrigerado a ar que tem maiores tolerancias e tem embriagem a banho de oleo que contamina o oleo se o motor tem muitos kilmetros e gasta oleo então ainda pior pois mesmo sendo de melhor qualidade vai ficar contaminado rapidamente
Eu uso 20-50 (por alguma razão é mais barato ) e para 6000km mineral serve muito bem
Nuno
Boas Eu comecei por trocar aos 2500/3000 kms (em 1990) depois no final da década 1990 trocava aos 6000 kms e só usava semi-sintético Agora em 2010 e 2011 atendendo a evolução dos óleos (para muito, mas muito melhor) se tiver que ir aos 10 Mil vai sem problemas... Até agora não me dei mal, e acredito que estou no bom caminho... (Eu e milhões de malta que segue as recomendações do fabricante) Antigamente o óleo dos carros podia fazer uns 5Mil (1990) Agora faz 30.000kms ou um ano... é a evolução das coisas, e ainda bem que assim é - Citação :
- é um motor refrigerado a ar
Só a XT350 é que se encaixa neste grupo as outras XTs são "ar oleo" e têm o maior radiador de óleo que conheço, leva 2 litros só no radiador que é o quadro da mota mais 1 litro e tal no motor ABR | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: problemas com embriagem Sex Jan 28, 2011 12:08 pm | |
| - Edgar escreveu:
Antigamente o óleo dos carros podia fazer uns 5Mil (1990) Agora faz 30.000kms ou um ano... é a evolução das coisas, e ainda bem que assim é Certo mas o motor que fazia 5000 não é o mesmo que agora faz 30 000km o motor e o oleo mudaram e se reparares quase todos estes motores têm um indicador de nível de oleo já para evitar que tenham de pagar um motor gripado por falta de oleo entre revisões O motor XT 600 é essencialmente o mesmo de há 30 anos (evoluiu sim mas não assim tanto ) repara que alguns motores modernos de mota já usam oleo separado entre caixa e motor exactamente para evitar um tão grande contaminação do oleo pela embraigem Ao trocar mais vezes o oleo faz a limpeza do sistema - Citação :
- Citação :
- é um motor refrigerado a ar
Só a XT350 é que se encaixa neste grupo as outras XTs são "ar oleo" e têm o maior radiador de óleo que conheço, leva 2 litros só no radiador que é o quadro da mota mais 1 litro e tal no motor ABR O motor 600 têm arrefecimento do piston por oleo ? Não vou jurar mas acho que não . Repara que a suzuki utilizou um sistema assim (o SACS) que arrefece os componentes principais incluindo os pistons (por baixo) utilizando um jacto de oleo. Isto é referigeração ar/oleo (até os motores Indenor/Peugeot XD3t turbodiesel usam um sistema semelhante ) O facto de ter um radiador do tamanho do mundo não significa que o motor é refrigerado a oleo !!! O "Oil in frame" (já os motores inglese dos anos 60 usavam este sistema) só serve para arrefecer o oleo e não o motor ! não é a mesma coisa.! Ajuda mas não é a mesma coisa. Repara que um motor de refrigerado a água mantém uma amplitude termica mais estável e normalmente nem necessita de radiador de oleo há passagem de energia termica para a água e deste para o exterior e é regulado por um termostato e normalmente uma ventoínha e nos modelos de injecção por compensação na mistura. Na XT 600 nada disto é feito apenas corre em contacto com o quadro e deste para o exterior sem mais regulação nenhuma se a mistura estiver pobre vai aquecer mais , altitude, rotação , temperatura ambiente , nada disto é tido em conta para compensar a temperatura do motor por isso tem de haver previsão de andar em todas estas situações sem danos. Por isso os motores refrigerados a ar têm maiores tolerância e menor taxa de compressão produzindo menos potência. Até a Suzuki já praticamente abandonou o SACS em favor de refrigeração liquida. O oleo nos motores "oil in frame " demora muito mais tempo a atingir a temperatura ideal e portanto não corre como deve nos primeiros minutos por isso é fundamental deixar aquecer o motor (isto é mais importante do que a qualidade do oleo ) Uma simples aceleração a frio é suficiente para causar danos graves (já vi) Nuno | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: problemas com embriagem Sex Jan 28, 2011 6:07 pm | |
| Boas @Nuno o motor em questão é o do Né que pertence a uma XT660Z de 2008 este motor é novo e pode fazer na boa 10Mil kms ou um ano... o motor da 600 é como dizes mas nas minhas mãos faz também a volta disso também... já troquei aos 6Mil aos 8Mil aos 7Mil... O motor da XT600 não teve evoluções mas os óleos tiveram... tudo depende se vou fazer uma viagem ou não ou se tem um uso muito duro... ou se está a fazer um ano... ABR | |
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rui braz
Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb
| Assunto: Re: problemas com embriagem Sex Jan 28, 2011 9:03 pm | |
| Tenho lido com atenção as vossas mensagens... tenho tb uma opinião formada, acerca dos oleos, com os mais de 600mil que tenho . Mas não deixa de ser precisamente isso, uma opinião. Em todas as motos que tive nunca mudei o oleo com mais de 5mil kms, se é um exagero ? é capaz de ser ! E note-se que não faço muita cidade, alias detesto andar de moto na cidade, mas uma moto que faça muitos kms em cidade , penso eu, deve mudar o oleo mais cedo do que os 10mil ou 7mil que algumas marcas recomendam, o aquecimento do oleo é muito superior , ou estarei enganado?? uma moto que não esteja sempre a disparar a ventoinha do arrefecimento , a aquecer, não deteriora tão depressa o oleo, logo este dura mais tempo com as propriedades iniciais . Vem ai P scriptum : obrigado pelas uteis informações | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: problemas com embriagem Sáb Jan 29, 2011 12:31 pm | |
| - rui braz escreveu:
- Vem ai
Cada qual sabe de si... e Deus sabe de todos agora falando a serio as trocas que fiz foram com estes intervalos 1.050 7.400 7.850 6.450 6.750 7.440 8.060 actualmente tem 5000 e ainda vai dar mais umas voltinhas... ABR | |
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| Assunto: Re: problemas com embriagem | |
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