Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ... |
|
| Yamaha SR 250 / 312 Scrambler | |
|
+23lennoxlewis pjoao21 rui durao red46 ricasbeiro NÉNATÉ rui braz miguelsantos Jarod Marco constantino inception Johnny_1056 Figa5 m84xt webmonstro vitorcosta paulo oc_nightmare DiogoTé Marco F. Pmvpires Fortuna Edgar 27 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler Qua Nov 10, 2010 10:37 pm | |
| Boas Recentemente encontrei no site dos "Nomads", um projecto deveras interessante, É (na minha opinião) com um conceito muito criativo e imaginativo e de muito bom gosto... Enquanto o mundo se dedica a comprar isto e aquilo já feito, vi neste projecto como se pode ter um mota Trail sem grande trabalho ou necessidade de se gastar muito dinheiro... Basta saber o B, Á, BÁ da mecânica e estamos lá... A mota que serviu para este projecto foi uma Yamaha SR250 (bons motores, pequenos mas resistentes ) Modelo YAMAHA SR 250 CLASSIC
Motor Tipo Monocilindrico 4T refrigeração por ar Cilindrada 239 Potência (cv) 20/7,700 Binário (Nm) 1,9/7,000 Caixa 5
Dimensões
Comp / Larg / Alt (mm) 2045 / 775 / 1095
Altura do Assento (mm) 735
Roda Dianteira - 90/90X19 Roda Traseira - 3,50X18
Depósito de Combustível 10,8 L
Peso - 135Kg | |
Neste caso a nível de ciclistica, a transformação foi muito fácil... Basta 3 coisinhas e temos uma Scrambler - Guiador Trail, - Pneus, - Retira-se as tampas de lado, É claro que não fica completa, mas é um bom começo... se lhe montar-mos mais algumas coisinhas... Então ainda fica melhor - Foles, - Protecção do cárter (pequena), - protecção da óptica, - tubo para ferramentas, - e um suporte para vadiar. Mas que quisermos ir mais longe, e melhorar a coisa, ainda podemos subir-lhe a ponteira, e a entrada do filtro de ar, e depois não ribeira que lhe faça frente são ideias que podem ter resultados muito porreiros e divertidos... Digam lá que isto não é fixe Se repararem nalgumas características da SR original, podem ver que já vem equipada com jante 18" atrás, e jante 19" na frente, o que facilita neste tipo de brincadeiras... Agora o autor da desta pequena Scramber, dedicou mais atenção ao seu motor, que a sua ciclistica. e fez o que ainda ninguém tinha feito neste modelo, Aumentou a cilindrada inicial de 239cc para 312cc e fazer isto não é tarefa fácil, e é entrar num terreno muito difícil... mas foi feito, e depois da fazer a rodagem bem feitinha, já conta com mais de 2.000 Kms sem problemas. Foi usado um Pistão para a Yamaha Warrior 350 (Quad) Válvulas Maiores, Cilindro encamisado, Saída de escape e admissão, aumentadas, PS: eu pedi ao autor da transformação para postar o seu tópico no CXTP, e não está igual ao original.ABR | |
| | | Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
| Assunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler Qua Nov 10, 2010 10:43 pm | |
| BA BA de mecanica e ferramentas. Ainda há €uros envolvidos. | |
| | | Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
| Assunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler Qua Nov 10, 2010 11:01 pm | |
| A motinha ficou muita fixe... | |
| | | Marco F.
Moto : XTZ 850 STrx
| Assunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler Qua Nov 10, 2010 11:33 pm | |
| A SR ficou um espetaculo , gostava de dar uma voltinha na bixinha para comprovar o seu comportamento , aposto que em estradoes com poucos buracos e curvas encadeadas deva ser um canhao ...
Cumps e parabens ao proprietario , fez um trabalho fantastico com a SR | |
| | | Pmvpires
| Assunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler Qua Nov 10, 2010 11:56 pm | |
| Foi numa SR 250, mais antiga que essa, que fiz exame de condução... Edgar, se todos concordarem, convida esse amigo a juntar-se a nós... | |
| | | Edgar
| Assunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler Qui Nov 11, 2010 12:48 am | |
| - Pmvpires escreveu:
- ... ... convida esse amigo a juntar-se a nós...
Ele já está inscrito no forum desde 11 Julho e tem duas mensagens: A sua apresentação Eu quando falei por email com ele (a pedir-lhe para postar as suas fotos e historia), não sabia que ele já cá estava registado | |
| | | Pmvpires
| Assunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler Qui Nov 11, 2010 12:55 am | |
| | |
| | | DiogoTé
Moto : Avó Té on steroids
| Assunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler Qui Nov 11, 2010 10:56 am | |
| eu tb li esse tópico no nomads e gostei mesmo muito, pelos visto o autor tem grandes noçõe de mecânica automóvel que utilizou para dar os toques no motor. Gostei mesmo muito do aspecto final, sou um fã incondicional destas scramblers que fazem lembrar e muito a xt500 original, se o banquinho fosse um pouco mais direito ainda ficava mais gira. E o barulhinho ficou um show.
Abraço | |
| | | oc_nightmare
| Assunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler Ter Dez 28, 2010 1:45 am | |
| Epa nunca mais me lembrei disto, desde que o Edgar me pediu para mostrar aqui o meu projecto - DiogoTé escreveu:
- eu tb li esse tópico no nomads e gostei mesmo muito, pelos visto o autor tem grandes noçõe de mecânica automóvel que utilizou para dar os toques no motor. Gostei mesmo muito do aspecto final, sou um fã incondicional destas scramblers que fazem lembrar e muito a xt500 original, se o banquinho fosse um pouco mais direito ainda ficava mais gira. E o barulhinho ficou um show.
Abraço Diogo, o objectivo antes de ter comprado a SR era mesmo ter comprado a XT500, mas são tão raras cá e os preços praticados são tão altos que optei mesmo pela SR visto ser uma parente estradista relativamente próxima da XT Passados 3000km, a pequena 312 ainda rola mas nem tudo foram rosas... A embraiagem foi a primeira a dar de si e, depois de substituir discos e molas, foi o kit de transmissão e a seguir parece que o aumento de cilindrada foi demasiado para a caixa de velocidades e tenho a sensação de que vou ter problemas brevemente em que o motor terá de ser aberto e, se me sinto bastante à vontade com a parte de cima do motor, o mesmo nao se pode dizer de caixas de velocidades e transmissões Depois de muito coçar a cabeça resolvi dar um novo rumo ao projecto da SR e voltar a subir a cilindrada (pronto, tá bem, rais parta o moço que nao consegue parar quieto!), mas agora de uma maneira um bocado mais drástica... tirar o motor 312 e montar um motor da XT600 e dar um tratamentozito mais soft do que dei no 312 para ficar fiavel e mais conduzivel na cidade e na estrada aberta do que este está E como sempre disse que um dia ia ter uma XT600..... Sempre admirei o motor da XT600 pela simplicidade e, ainda assim com 4 valvulas e uma arvore de cames, muito bom mesmo, ja tou de agua na boca 8) Qualquer coisa deste genero mas com alguns reforços no quadro e com uma suspensão melhorzita pelo menos à frente: Quem me conhece sabe que nunca tou contente com os carros e motas que tenho e, de forma a deixar a minha Zephyr 750 em paz e d'orige, tenho de direccionar estes impulsos para a SR De maneiras que no subforum "Compra-se", está lá um tópico a pedir a vossa ajuda porque tou ansioso por voltar a ter as mãos cheias de óleo outra vez O objectivo é ter algo entre a XT500 e a Triumph Scrambler PS. Não sou um poço de dinheiro, é tudo uma questão de poupar na mão de obra e apenas usar o torneiro para o estritamente necessário e, de qualquer das formas acaba por ser sempre apenas um cilindro ehehhehe Espero que a SR600 me leve a mares nunca antes navegados... | |
| | | Edgar
| Assunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler Ter Dez 28, 2010 2:02 am | |
| Boas Talvez devas procurar o motor da TT600R ou da TT600E digo isto... porque é o motor utilizado na XT600E 3TB, mas tem a vantagem de ter o deposito de óleo em separado, e deposito pode ser colocado na zona do amortecedor traseiro... No caso do motor da XT600E tens que fazer um deposito de óleo... porque as XTs utilizam o quadro para guardar o óleo... Já viste esta XT500 por 700€ para restaurar... ABR | |
| | | paulo
Moto : Yamaha XT660Z TÉNÉRÉ...&...YZ250F .... DRZ400S
| Assunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler Ter Dez 28, 2010 2:22 am | |
| bem Edgar ia agora mesmo colocar este anuncio aqui quando vi que ja te tinhas antecipado...realmente parece-me um bom projecto, com alguns euros para gastar, mas o valor comercial ia subir bastante, eu vi o anuncio no custojusto http://www.custojusto.pt/Lisboa/2233241-yamaha+XT+500+anos+70.htm? abraço, | |
| | | DiogoTé
Moto : Avó Té on steroids
| | | | oc_nightmare
| Assunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler Ter Dez 28, 2010 12:25 pm | |
| Obrigado pelas respostas Sim, ja vi essa XT500 à bastante tempo e ja falei com a pessoa que está a vender, mas está lá uma confusão por causa dos documentos, pois o dono abandonou a mota na oficina e 10 ou 20 anos depois, o mecanico voltou a encontrar a mota lá no meio dos pneus velhos e vendeu-a ao senhor que a está a vender agora O senhor frisou que está a vender a moto indocumentada, contudo tem sempre a oportunidade de se tentar encontrar o dono pela matricula, mas já tive a minha cota parte nesse tipo de negocios, por isso vou deixar esta para outro maluco... Edgar, entao sendo assim, em relação ao oleo, caso seja o motor de uma XT600 é só arranjar depois o deposito do oleo da TT600, right? Está uma TT600 para peças no OLX, mas o gajo não me atende o telemovel Nao me importava nada se fosse a TT600 de kick | |
| | | Edgar
| Assunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler Ter Dez 28, 2010 1:26 pm | |
| boas Penso que sim mas ainda não tenho uma certeza... | |
| | | vitorcosta
Moto : XT600Z Ténéré
| Assunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler Ter Dez 28, 2010 3:49 pm | |
| ...o motor da XT600Z tb poderá ser uma opção? Não tem o deposito de oleo no quadro mas sim num deposito á parte.
Talvez te arranje um motor completo. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler | |
| |
| | | | Yamaha SR 250 / 312 Scrambler | |
|