Boas
Pelo que pesquisei na net e na historia...
Fonte da coisa: http://vadiodaxt.blogspot.pt/2015/11/60-anos-de-yamaha.html
a primeira Trail foi a DT-1 da Yamaha
Em 1968 um prototipo ganha vida e dá origem a um novo conceito que iria mudar o motociclismo,
era o inicio do conceito "Trail"
Até esta data para andarmos fora de estrada tínhamos as pesadas Scramberes britânicas,
ou as competição construídas especificamente para off road, por marcas como a Montesa, Greeves e Penton.
Mas se umas eram pesadas e estradistas, as outras eram caras e especificas.
a DT-1 é o principio dum conceito que podia ser usada no dia a dia, e ao mesmo tempo em competições...
uma mota barata, duradoura e para "todas" as carteiras
um conceito que renasceu de novo na XT500, e que foi morrer (em minha opinião) na XT600E.
Em 1967 a Yamaha dá um prototipo duma mota a um piloto amador (futura DT-1).
Esse piloto era o Tadan Suzuki de 22 anos que no fim de semana de folga do seu trabalho, levou a mota para correr em Koriyama.
Sem preparação, treinos e mal conhecendo a mota e muito mesmos a pista, mas com uma paixão e um otimismo do tamanho do mundo, foi lá ver do que era capaz...
Foi a surpresa das surpresas, simplesmente deu uma "ratada" naquela malta toda, onde ganhou isolado e com uma enorme vantagem do 2º.
Era a sua estreia, e alem de ganhar levou ao rubro os 80 mil espectadores nesse dia...
Uma semana depois volta a repetir o feito mas desta vez em Fuji, e por incrível que possa parecer nos dias de hoje, esse prototipo foi dado ao Tadan que a manteve sempre na sua garagem até ao fim da sua vida, e usando-a em varias corridas.
A DT-1 deu-nos a conhecer um novo mundo,
era uma maquina barata e acessível, que podia ser usada em competição por amadores ao fim de semana, ou ser usada como uma divertida mota de dia a dia...
A simples ideia de usar um quadro robusto com um motor fiável e duradouro, num conjunto leve (105kg), por incrível que pareça nenhuma marca se tinha lembrado de por em pratica...
simplesmente a DT-1 foi uma golfada de ar fresco no mercado.
A DT1 era uma Maquina fácil de compreender, fácil de conduzir, tinha inovações como o autolube
e para quem a quisesse usa-la em competição havia um kit vendido de fabrica que aumentava em 1/3 a sua potencia.
Acima de tudo era uma Maquina fiável com quem se podia contar sempre.
Se era a melhor mota de off road? ou a melhor mota em on road?
NÃO... não era! apenas combinava da melhor forma o melhor dos dois mundos,
Mas foi uma Maquina que ganhou corridas, e que no final delas podia ir para casa pelas suas rodas.