Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Como lavar a corrente de transmissão?

Ir para baixo 
+5
Marco F.
javleitao
Edgar
webmonstro
leonardo
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
leonardo
Como lavar a corrente de transmissão? Star310
leonardo


Moto : XT 660R

Como lavar a corrente de transmissão? Empty
MensagemAssunto: Como lavar a corrente de transmissão?   Como lavar a corrente de transmissão? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 12:44 pm

bons dias...

Portanto, já houve quem me dissesse que para lavar e limpar a corrente (imaginando uma corrente cheia de pó e essas m*rdas porque eu ando frequentemente em caminhos de "cabras") com gasolina, neste caso à pistola de ar que aquilo fica um espectáculo, depois sopro só com ar e passo um pano e depois sim, lubrifico.


no entanto, há quem me diga que lava com água, sopra e lubrifica mesmo assim estando algo suja de óleo ainda. E até me dizem para não lavar nem com gasolina nem petroleo ou gasóleo porque ao lavar assim, a gasolina introduz-se na corrente e faz inchar os O-ring de borracha que as correntes possuem, e que ao secarem, podem voltar a, tendencialmente, ressequir, porque os produtos directamente "primos" do petróleo têm essa alta incompatibilidade com borrachas (e mesmo com plásticos).


e assim, em que ficamos? lavo com gasolina, ou deixo-me disso e lavo só à base de água? estou confuso Como lavar a corrente de transmissão? 735173
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Como lavar a corrente de transmissão? Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Como lavar a corrente de transmissão? Empty
MensagemAssunto: Re: Como lavar a corrente de transmissão?   Como lavar a corrente de transmissão? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 7:17 pm

leonardo escreveu:
bons dias...

Portanto, já houve quem me dissesse que para lavar e limpar a corrente (imaginando uma corrente cheia de pó e essas m*rdas porque eu ando frequentemente em caminhos de "cabras") com gasolina, neste caso à pistola de ar que aquilo fica um espectáculo, depois sopro só com ar e passo um pano e depois sim, lubrifico.


no entanto, há quem me diga que lava com água, sopra e lubrifica mesmo assim estando algo suja de óleo ainda. E até me dizem para não lavar nem com gasolina nem petroleo ou gasóleo porque ao lavar assim, a gasolina introduz-se na corrente e faz inchar os O-ring de borracha que as correntes possuem, e que ao secarem, podem voltar a, tendencialmente, ressequir, porque os produtos directamente "primos" do petróleo têm essa alta incompatibilidade com borrachas (e mesmo com plásticos).


e assim, em que ficamos? lavo com gasolina, ou deixo-me disso e lavo só à base de água? estou confuso Como lavar a corrente de transmissão? 735173

Boas não laves com gasolina pois faz ressequir os orings e deposi partem e caiem
As correntes de O-ring ou X-ring não necessitam de lubrificação ! pois a lubrificação está dentro do elo por trás do o-ring

Apenas necessitam de massa para não enferrugarem é preferível terem pouca lubrificação para evitar esse acumular de lixo de que falas
O melhor é mesmo lavar bastas vezes e colocar uma massa (em spray é mais prático) que esteja indicada para o-ring
Para lavar o melhor é água e sabaão normal e deposi simplesmente passas um pano que a maioria sai.
deposi deixas secar ou com ar comprimido secas bem e besuntas com massa.

é preferivel andar mais limpa e menos lubrificada do que o contrário.

A maioria do desgaste na corrente não é na parte visível que toca nos carretos mas aintes no interior pois ao desgastar o interior ele fica com flexibilidade lateral o que faz com que salta

Nas moto4 por exemplo o desgaste é muito superior pois como vão mais perto do chão apanham com todo o lixo possível e já comprovo que o desgaste é muito rápido por isso uso muito pouco lubrificação.
Em motas com mais uso estradista pode-se usar mais lubrificação.

Nuno
Apenas
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Edgar
Como lavar a corrente de transmissão? Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Como lavar a corrente de transmissão? Empty
MensagemAssunto: Re: Como lavar a corrente de transmissão?   Como lavar a corrente de transmissão? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 7:25 pm

Tenho usado apenas agua... e costuma resultar...
mas normalmente uso tanto spray que o pó e areia não conseguem tocar na corrente...
e preocupo-me em lavar é a jante e no motor junto a pinhão de ataque...

quando chove então é remédio santo... fica limpinha e pronta a receber o spray...

Um exemplo de lavagem automática Como lavar a corrente de transmissão? 24863
https://www.youtube.com/watch?v=6fTEyiPsyfI

ABR Como lavar a corrente de transmissão? 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
leonardo
Como lavar a corrente de transmissão? Star310
leonardo


Moto : XT 660R

Como lavar a corrente de transmissão? Empty
MensagemAssunto: Re: Como lavar a corrente de transmissão?   Como lavar a corrente de transmissão? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 9:15 pm

ah ok obrigado, entao vou passar a usar só agua e seco com ar comprimido.

já agora, o lubrificante que uso é o Molykote. e quero experimentar o FAHER.


já experimentei da berner o spray de massa para correntes mas não dura tanto na corrente. o Molykote é excepcionalmente duradouro (praí até 600-700km ainda se vê corrente lubrificada)
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Como lavar a corrente de transmissão? Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Como lavar a corrente de transmissão? Empty
MensagemAssunto: Re: Como lavar a corrente de transmissão?   Como lavar a corrente de transmissão? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 10:49 pm

FAHER deve ser bom Como lavar a corrente de transmissão? 449138
já vi algumas demonstrações desse produto e deve ser muito porreiro... mas custa uns 15€ Neutral

Basicamente se forem feitos com "teflon", são bons Como lavar a corrente de transmissão? 449138

Ultimamente tenho usado este: Global Racing Oil

Como lavar a corrente de transmissão? Slicebanner5_01
Como lavar a corrente de transmissão? Producto05

há embalagens grandes e pequenas... as grandes (600) custam cerca de 9€ e dura uns 10 mil kms ou mais...
mais é uma massa que fica muito liquida quando a corrente aquece e suja tudo... mas poupa o conjunto e resiste bem a chuva...

ABR
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
javleitao
Como lavar a corrente de transmissão? Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Como lavar a corrente de transmissão? Empty
MensagemAssunto: Re: Como lavar a corrente de transmissão?   Como lavar a corrente de transmissão? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 11:15 pm

Boas

Eu costumo lavar com wd40, secar com ar comprimido e aplicar um lubrificante à base de teflon. Antes usava o Putoline O-Ring Chain Lube mas aquilo fazia muito chapisco pra meu gosto....

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Marco F.
Como lavar a corrente de transmissão? Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Como lavar a corrente de transmissão? Empty
MensagemAssunto: Re: Como lavar a corrente de transmissão?   Como lavar a corrente de transmissão? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 11:26 pm

Eu uso o spray da Shell , é facil de aplicar e tem a vantagem de criar uma camada branca que vai ficando preta conforme as suas propriedades se vao alterando , alertando para o facto de ja nao estar nas melhores condiçoes .
Quanto a lavagem costumo usar agua acompanhada por sabao e secagem a ar comprimido

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
leonardo
Como lavar a corrente de transmissão? Star310
leonardo


Moto : XT 660R

Como lavar a corrente de transmissão? Empty
MensagemAssunto: Re: Como lavar a corrente de transmissão?   Como lavar a corrente de transmissão? Icon_minitimeQui Set 16, 2010 4:33 pm

Já comprei o FAHER, custou-me 18e. carote.


mas o que uso normalmente é o Molykote, que custa 21e (!!) e vá lá que o homem me faz a 19e porque me conhece.


o engraçado é que tanto o FAHER como o molykote tem um cheiro muito identico. deve ser porque têm um ingrediente que eu já ouvi falar que o molykote tem, que é um agente fixador do óleo e que encarece os sprays como estes mas que vale a pena pela duração
Ir para o topo Ir para baixo
javleitao
Como lavar a corrente de transmissão? Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Como lavar a corrente de transmissão? Empty
MensagemAssunto: Re: Como lavar a corrente de transmissão?   Como lavar a corrente de transmissão? Icon_minitimeQui Set 16, 2010 6:13 pm

O que uso actualmente é da france equipement e custa 7.64€+iva 400ml. É o que usam na oficina onde comprei a moto e dos 3 que experimentei até agora acho que é o melhor.

Aqui a dias até me assustei na sportzone quando vi um lubrificante a venda perto dos 30€ Como lavar a corrente de transmissão? 1130193320

Os lubrificantes a base de teflon parecem ser os que aderem melhor, tendo mais durabilidade. agora se são melhores a lubrificar a corrente é que já não sei....
Ir para o topo Ir para baixo
rummi
Como lavar a corrente de transmissão? Star310
rummi


Moto : Mula Bis-cape

Como lavar a corrente de transmissão? Empty
MensagemAssunto: Re: Como lavar a corrente de transmissão?   Como lavar a corrente de transmissão? Icon_minitimeQui Set 30, 2010 3:02 am

Bem com gasolina não mas eu sempre lavei com gasóleo nunca tive prblemas com correntes nas minhas motas.
Só trocava quando estavam mesmo mal,por exemplo a roda dentada traseira com os dentes a parecerem lamina de barbear :telorotflmao: .Ai trocava tudo,convem quando se troca ser tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Como lavar a corrente de transmissão? Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Como lavar a corrente de transmissão? Empty
MensagemAssunto: Re: Como lavar a corrente de transmissão?   Como lavar a corrente de transmissão? Icon_minitimeSex Out 01, 2010 1:12 am

javleitao escreveu:
... ...
Os lubrificantes a base de teflon parecem ser os que aderem melhor, tendo mais durabilidade. agora se são melhores a lubrificar a corrente é que já não sei....

A Base de Teflon Como lavar a corrente de transmissão? 122298 é o melhor que há para lubrificar correntes Como lavar a corrente de transmissão? 449138

O aderir não é devido ao Teflon, mas por ser a base de massa consistente e a forma correcta como é aplicado Como lavar a corrente de transmissão? 37087

ABR Como lavar a corrente de transmissão? 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Guerra
Como lavar a corrente de transmissão? Star310
Guerra



Como lavar a corrente de transmissão? Empty
MensagemAssunto: Re: Como lavar a corrente de transmissão?   Como lavar a corrente de transmissão? Icon_minitimeQua Out 27, 2010 12:37 am

Devo admitir que este tópico me deixou profundamente baralhado.

Toda a vida fiz e vi fazer o seguinte:

a) A corrente ta limpa mas sem lubrificante -> Bota-se spray ou espuma ou óleo ou valvolina ou whatever que lubrifique

b) A corrente está toda esmerdelhada -> Passar ca mangueira de pressão na corrente enquanto se lava a mota (pa tirar a maior) dar uma volta de 2 ou 3km para secar a corrente e proceder como descrito na alinea a).

Vocês fazem essas gigajogas todas??? Como lavar a corrente de transmissão? 1130193320 Como lavar a corrente de transmissão? 1130193320 Como lavar a corrente de transmissão? 1130193320
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.safardanas.pt.vu
Edgar
Como lavar a corrente de transmissão? Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Como lavar a corrente de transmissão? Empty
MensagemAssunto: Re: Como lavar a corrente de transmissão?   Como lavar a corrente de transmissão? Icon_minitimeQua Out 27, 2010 12:46 am


Vale tudo...
mas o melhor é no inverno com a chuva...

https://www.youtube.com/watch?v=6fTEyiPsyfI
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Alexandre
Como lavar a corrente de transmissão? Star310
Alexandre



Como lavar a corrente de transmissão? Empty
MensagemAssunto: Re: Como lavar a corrente de transmissão?   Como lavar a corrente de transmissão? Icon_minitimeQui Out 28, 2010 12:28 pm

Segundo o Manual do Proprietário da Yamaha XT660, deve-se lavar a corrente com querosene, secar muito bem e depois lubrificar. Eu prefiro ainda, após a lavagem com querosene, lavar com sabão neutro para tirar a oleosidade que fica da querosene.

Segue:



Como lavar a corrente de transmissão? Xtcorrente
Ir para o topo Ir para baixo
Fortuna
Como lavar a corrente de transmissão? Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Como lavar a corrente de transmissão? Empty
MensagemAssunto: Re: Como lavar a corrente de transmissão?   Como lavar a corrente de transmissão? Icon_minitimeQui Out 28, 2010 2:03 pm

Cuidado com a pressão da água. Se bem me lembro agua à pressão em tudo o que é O-rings, juntas e coisas idênticas NÃO deve ser feito. A água mete-se por todo o lado e é maior o prejuízo que o beneficio.

Eu nas minhas motas que tiveram corrente era óleo/cera da Castrol e quando me lembrava... de inverno nem me dava ao trabalho de pensar nisso. A corrente que me durou menos acho que fez +- 40mil kms
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Como lavar a corrente de transmissão? Empty
MensagemAssunto: Re: Como lavar a corrente de transmissão?   Como lavar a corrente de transmissão? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como lavar a corrente de transmissão?
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuste da Corrente Transmissão
» Como lavar a mota (videos)
» corrente transmissao
» TUTORIAL - Corrente Transmissão
» Ajustar corrente da transmissao

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Revisões e Ajustes-
Ir para: