Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 bater do motor ao relantin Xt 600 E

Ir para baixo 
+2
webmonstro
helder_gomes
6 participantes
AutorMensagem
helder_gomes
bater do motor ao relantin Xt 600 E Star310
helder_gomes


Moto : XT 600E 97

bater do motor ao relantin Xt 600 E Empty
MensagemAssunto: bater do motor ao relantin Xt 600 E   bater do motor ao relantin Xt 600 E Icon_minitimeTer Mar 04, 2014 10:28 pm

Boas pessoal!
Estou com um problema, a minha xt 600e de 97 após cerca de 50.000kms feitos começou a ouvir-se um bater do motor ao relantin, fui ao "meu mecânico" que me disse que poderia ser falta de óleo e acrescentámos cerca de 0,3l, e ficou ao nível, o bater continuava. Depois partiu-se para a verificação da corrente de distribuição e estava tudo bem. o diagnóstico foi que a biela teria folga e que isso acontece se a mota tivesse andado com falta de óleo, o que eu tenho quase a certeza que não aconteceu.
Foi então retirada cabeça do motor e agarrando pelo pistão foi-me mostrado que a biela laqueava, ou seja o diagnóstico estava correto e que o "meu mecânico" iria pedir um orçamento antes de encomendar material para proceder à reparação do problema ,biela, segmentos, kit de juntas... e mais uma outra coisa que eu não fixei, pois de mecânica não percebo muito só o que está fora do motor, em 2012 desmontei e restaurei a minha moto toda. Com o valor que me foi apresentado não avancei para a reparação pois não fiquei convencido e pedi mais opiniões pois por o valor que me foi apresentado leva-me a pensar se não valerá a pena comprar um motor e metê-lo lá, e ainda me disseram que a cambota também pode ter sofrido, o que ira aumentar ainda mais a conta.
Gostava que o pessoal aqui do fórum desse as vossa opinião sobre o que escrevi aqui, e o que acham deste diagnóstico! bater do motor ao relantin Xt 600 E 680704 
Desde já o meu obrigado!!!
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
bater do motor ao relantin Xt 600 E Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

bater do motor ao relantin Xt 600 E Empty
MensagemAssunto: Re: bater do motor ao relantin Xt 600 E   bater do motor ao relantin Xt 600 E Icon_minitimeTer Mar 04, 2014 10:45 pm

Boas
Assumindo que verificou-se folga na biela, (o piston não deve ter nenhuma folga vertical), essa folga só pode ser da biela e/ ou cambota e possivelmente será dos dois, então sim a reparação pode ser bastante cara.

Dado o preço de motores e até motas inteiras pode realmente compensar a troca

Quanto às causas parece-me que a falta de oleo pode ter originado o problema, ainda que não necessariamente que tenha acontecido recentemente
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Edgar
bater do motor ao relantin Xt 600 E Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

bater do motor ao relantin Xt 600 E Empty
MensagemAssunto: Re: bater do motor ao relantin Xt 600 E   bater do motor ao relantin Xt 600 E Icon_minitimeTer Mar 04, 2014 11:31 pm

Eu devo ser um gajo com muita sorte  bater do motor ao relantin Xt 600 E 1130193320 

a minha continua a parecer um relógio
se a folga for lateral... salvo erro é normal...
pois a folga serve para a dilatação do material...


ainda no outro dia havia uma situação destas no CXTP (não me lembra quem foi)
um mecânico dizia ser folga interna...
tapou-se o escapo com um pano e viu-se que o bater era originado pela vibração e pelo cabo da embraiagem  bater do motor ao relantin Xt 600 E 909462 
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
krieg
bater do motor ao relantin Xt 600 E Star310
krieg


Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT

bater do motor ao relantin Xt 600 E Empty
MensagemAssunto: Re: bater do motor ao relantin Xt 600 E   bater do motor ao relantin Xt 600 E Icon_minitimeQua Mar 05, 2014 9:39 am

Edgar escreveu:


ainda no outro dia havia uma situação destas no CXTP (não me lembra quem foi)
um mecânico dizia ser folga interna...
tapou-se o escapo com um pano e viu-se que o bater era originado pela vibração e pelo cabo da embraiagem  bater do motor ao relantin Xt 600 E 909462 

Folga interna tinha ele, na carteira e, estava a ver se arranjava um cliente para lha tirar. bater do motor ao relantin Xt 600 E 24863 bater do motor ao relantin Xt 600 E 24863 
Ir para o topo Ir para baixo
ET600
bater do motor ao relantin Xt 600 E Star310
ET600


Moto : 2KF e cangalhos

bater do motor ao relantin Xt 600 E Empty
MensagemAssunto: Re: bater do motor ao relantin Xt 600 E   bater do motor ao relantin Xt 600 E Icon_minitimeQua Mar 05, 2014 10:03 am

Viva,

Se for possível coloca um vídeo para se ouvir o bater de que falas.
Ir para o topo Ir para baixo
miguels
bater do motor ao relantin Xt 600 E Star310
miguels


Moto : Honda CB600F1 Hornet

bater do motor ao relantin Xt 600 E Empty
MensagemAssunto: Re: bater do motor ao relantin Xt 600 E   bater do motor ao relantin Xt 600 E Icon_minitimeQua Mar 05, 2014 11:53 am

krieg escreveu:
Edgar escreveu:


ainda no outro dia havia uma situação destas no CXTP (não me lembra quem foi)
um mecânico dizia ser folga interna...
tapou-se o escapo com um pano e viu-se que o bater era originado pela vibração e pelo cabo da embraiagem  bater do motor ao relantin Xt 600 E 909462 

Folga interna tinha ele, na carteira e, estava a ver se arranjava um cliente para lha tirar. bater do motor ao relantin Xt 600 E 24863 bater do motor ao relantin Xt 600 E 24863 

Foi a mim amigos! Inclusivé o Edgar já esteve ao lado da minha mota e pareceu tudo bem (claro que não abrimos nada mas de aspecto exterior estava okay).

Um mecânico esquisito que fui disse-me que era preciso trocar a corrente de distribuição, quando fui a um mecânico de confiança conhecido de vários amigos ele tapou o escape com um pano (Escape IXIL aberto com meia linha em Inox) e o barulho parou ficou apenas o barulho normal do motor a trabalhar.

O barulho era um barulho metálico que tanto quanto percebemos provinha da vibração causada pelo escape, nem sequer foi aberta a mota.

Agora numa posterior revisão vou pedir para verem as válvulas e ai sim ao abrir vou ter 100% certeza do que está lá dentro.
Ir para o topo Ir para baixo
helder_gomes
bater do motor ao relantin Xt 600 E Star310
helder_gomes


Moto : XT 600E 97

bater do motor ao relantin Xt 600 E Empty
MensagemAssunto: Re: bater do motor ao relantin Xt 600 E   bater do motor ao relantin Xt 600 E Icon_minitimeQui Mar 06, 2014 12:07 am

Boas pessoal! e obrigado pelas opiniões!
Quanto à folga, decididamente é vertical , a falta de óleo poderá ter acontecido ao longo do tempo,(nos primeiros anos que tive a mota andei muitas vezes no pinhal) mas sempre tive algum cuidado com isso, mas sabem como é a xt em relação a verificação do nível nem sempre é fácil, e algumas vezes mesmo fazendo o que manda o manual (aquecer o motor e depois meter o motor a trabalhar ao relantin durante 10") às vezes o óleo não ia ao nível mas tenho quase a certeza que nunca andou o nível exageradamente baixo. Fazer o teste com o pano a tapar o escape ou colocar o vídeo do bater agora é difícil pois já tem a cabeça fora, mas o que eu posso dizer é que o bater era parecido com o de ires numa mudança alta a baixa velocidade e enrolares o punho ouve-se o mesmo som.
Já procurei na net mas não encontrei grande coisa, se não for pedir muito, será que alguém sabe de um motor ou de nomes de casas que vendam motores para eu começar a fazer uns contactos, eu tenho alguns mas nunca são de mais!
Um abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
bater do motor ao relantin Xt 600 E Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

bater do motor ao relantin Xt 600 E Empty
MensagemAssunto: Re: bater do motor ao relantin Xt 600 E   bater do motor ao relantin Xt 600 E Icon_minitimeQui Mar 06, 2014 10:44 pm

Boas

se a folga estava lá e está... não há volta a dar...

cada caso é um caso... e não podemos nem devemos generalizar
 bater do motor ao relantin Xt 600 E 964551 


mas vejo isto como uma coisa que acontece cedo demais
50 mil é muito pouco para esse motor

a XT600E quando está quente apenas tem dentro do motor 1 litro
o resto anda pelo quadro...

por isso o nivel baixo ou muito baixo nunca é critico nas voltinhas...

Já vi uma XT600E ir fazer a revisão dos 100 mil e ter apenas pouco mais de 1 litro de óleo
era dum estafeta em LX que se estava borrifando para a mota... e ele disse-me:
- que era estafeta e não era mecânico... e se a mota berrá-se o patrão dava-lhe outra
e mesmo assim aquilo ainda estava a andar...  bater do motor ao relantin Xt 600 E 1130193320 

ABR  bater do motor ao relantin Xt 600 E 919911 
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado





bater do motor ao relantin Xt 600 E Empty
MensagemAssunto: Re: bater do motor ao relantin Xt 600 E   bater do motor ao relantin Xt 600 E Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
bater do motor ao relantin Xt 600 E
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Barulho estranho no Motor (EDITADO) fotos da avaria da xt600e
» Motor 3tb vs 4pt
» motor 3tb em xt 600 2kf
» Motor ttr
» Motor

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: