| Mineral ou sintetico ? | |
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+7ACordeiro motorato xtolas Edgar Nélio webmonstro Padrinho 11 participantes |
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Autor | Mensagem |
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Padrinho
Moto : 00
| Assunto: Mineral ou sintetico ? Seg Jan 13, 2014 11:14 pm | |
| Boas, tenho usado oleo mineral 10w40(motul) na xt 350, parece não haver consenso no tipo de oleo a usar, uns acham que mineral é melhor para motores com algumas folgas outros garantem que em qualquer caso o 100% sintetico é sempre o indicado, de acordo com o que vi num topico aqui do forum um utilizador recomendava (por ter usado na sua xt 350) 15w50 ou 20w50 sem referir se era mineral ou não.
Como o meu machibombo aquece bem será que valia a pena investir num oleo 100% sintetico para ver se a temperatura desce alguns graus? | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Mineral ou sintetico ? Seg Jan 13, 2014 11:31 pm | |
| - Padrinho escreveu:
- Boas, tenho usado oleo mineral 10w40(motul) na xt 350, parece não haver consenso no tipo de oleo a usar, uns acham que mineral é melhor para motores com algumas folgas outros garantem que em qualquer caso o 100% sintetico é sempre o indicado, de acordo com o que vi num topico aqui do forum um utilizador recomendava (por ter usado na sua xt 350) 15w50 ou 20w50 sem referir se era mineral ou não.
Como o meu machibombo aquece bem será que valia a pena investir num oleo 100% sintetico para ver se a temperatura desce alguns graus? porque é que havia de descer ? Sintético é melhor , mas será que é preciso ? se o motor consome oloe vai sujar o oleo tambem, que seja mineral ou sintético . Eu uso Mineral | |
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Nélio
Moto : XT1200Z & CRF250L
| Assunto: Re: Mineral ou sintetico ? Ter Jan 14, 2014 3:44 am | |
| Minha opinião, nesse tipo de máquina 15w50 ou 20w50 mas mineral de boa qualidade, com mudanças a cada 5000/6000kms. E atenção à qualidade dos óleos reciclados à venda em algumas superfícies comercias, mais baratos mas nem sempre do melhor. | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Mineral ou sintetico ? Ter Jan 14, 2014 1:54 pm | |
| Tive uma XT350 durante 9 anos, que comprei nova... quando a vendi tinha 97.000 km e ainda respirava saúde... tirando uma bobine queimada, e um par de falanges... foi só andar... apenas usei semi-sintetico 15W50 da Motul e 20W40 da Pennzoil ABR | |
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Padrinho
Moto : 00
| Assunto: Re: Mineral ou sintetico ? Ter Jan 14, 2014 5:35 pm | |
| Obrigado pelas respostas, ja dá para ter uma ideia | |
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xtolas
Moto : xt 600 2002 azul
| Assunto: Re: Mineral ou sintetico ? Ter Jan 14, 2014 10:59 pm | |
| boas, ainda não mudei o óleo e filtro á minha porque o antigo dono o tinha feito só a 1500km atrás mas mais alguns e sai tudo fora e depois só vai saborear um óleo:motul 5100 10w50 creio que seja o melhor e mais indicado para este motor é o que uso na busa e só posso dizer maravilhas desde a caixa, a embreagem ao motor... 5stars. | |
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motorato
| Assunto: Re: Mineral ou sintetico ? Qua Jan 15, 2014 12:39 am | |
| se for como a xt600 o aconselhado é o semi-sintetico | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Mineral ou sintetico ? Qua Jan 15, 2014 2:46 pm | |
| - xtolas escreveu:
- ... ...
10w50 creio que seja o melhor e mais indicado para este motor ... ... Boas... Porquê ?? onde leste que o 10W50 era o mais indicado para a XT ?? qual é o manual do fabricante da XT que recomenda essa viscosidade de óleo ?? a "Busa" não é referencia para a XT... assim como a XT não é referencia para a Busa ABR | |
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xtolas
Moto : xt 600 2002 azul
| Assunto: Re: Mineral ou sintetico ? Qua Jan 15, 2014 11:15 pm | |
| viva Edgar, não li em lado nenhum mas esta viscosidade é sem sombra de duvida a mais adequada á amplitude térmica do nosso pais. verões quentes (no Cartaxo atinge picos de 42/43º) e invernos frios (-2/-3º) logo se tivermos um óleo de viscosidade 10w50 vai proteger melhor o motor a frio porque a frio tem uma graduação 10w em vez de um 15w ou um 20w e a quente atinge uma graduação 50w. ligeiramente mais consistente que um 40w que para as temp. altas e tem uma ligeira tendência para um menor consumo. e alem do mais 80% do desgaste do motor dá-se até o mesmo atingir a sua temp. normal de trabalho, ou seja a frio convém ter um óleo o mais fino possível para atingir todos os pontos cruciais do motor no mais curto espaço de tempo desde o arranque. eu não sou engenheiro mecânico nem nada disso (até gostava de ser) mas fui vendedor de óleos da marca ESSO á uns anos atrás e por acaso sei um bocadito da coisa. | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Mineral ou sintetico ? Qua Jan 15, 2014 11:51 pm | |
| aaaahhhhhh nada como um tópico sobre oleos para começar bem o ano !!!!1 Mineral vs Sintético qual a viscosidade já tinha saudades Eu só vou enfiar aqui umas farpas que julgo no entanto serem válidas 1. QUALIDADE. Nenhum manual indica ou sequer fala em oleo sintético ou mineral (execpto quando uma determinada marca é patrocinador) , o que indicam é a qualidade mínima que o oleo deve apresentar atravez de um sistema de classificação internacional , API (Americano) ou JASO (japones), logo qualquer oleo que esteja acima deste nível mínimo de qualidade serve 2. VISCOSIDADE. A viscosidade indicada pelo manual é de acordo com o oleo que existia na altura que a mota foi feita e considerada o mínimo para uma determinada amplitude termica ou seja qualquer oleo com amplitude superior será ainda melhor (p.ex um 10w50 é tão bom ou melhor que um 10W40 ou um 20W50 em todas as situações) 3. REALIDADE. A XT600 deiva fortemente da XT550 introduzida em 82 e a 350 começou a produção em 88 salvo erro, portanto hoje em dia qualquer oleo no mercado será possivelmente muito superior a qualquer um que existia na altura, só por isso se explica que as 3TB (90-95) têm intervalo de mudança recomendado de 6000km e as 4PT (96-03), recomendam 10000km para aquilo que é essencialmente o mesmo motor. 4. TIPO DE OLEO. por diversas razões técnicas derivado ao sistema de partilha de oleo nas motas entre o motor e caixa , e a presença de embraiagem em banho de oleo, deve ser usado sempre oleo próprio para motas com estas características tenho dito P.S.: a seguir vamos começar o tópico "qual o melhor pneu edição 2014" e assim podemos nos entreter enquanto não pára de chover ..... | |
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ACordeiro
Moto : Xt600e -2002
| Assunto: Re: Mineral ou sintetico ? Qui Jan 16, 2014 12:52 am | |
| Eu voto no mais barato. | |
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Nélio
Moto : XT1200Z & CRF250L
| Assunto: Re: Mineral ou sintetico ? Qui Jan 16, 2014 1:03 am | |
| Boa explicação webmonstro, mais palavras para quê!!! | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Mineral ou sintetico ? Qui Jan 16, 2014 10:23 am | |
| Boas; Não havia já por aí um tópico sobre óleos??? Ou descobriram-se mais dados científicos durante a passagem de ano??? | |
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Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: Mineral ou sintetico ? Qui Jan 16, 2014 2:36 pm | |
| - webmonstro escreveu:
- aaaahhhhhh
nada como um tópico sobre oleos para começar bem o ano !!!!1
Mineral vs Sintético
qual a viscosidade
já tinha saudades
Eu só vou enfiar aqui umas farpas que julgo no entanto serem válidas
1. QUALIDADE. Nenhum manual indica ou sequer fala em oleo sintético ou mineral (execpto quando uma determinada marca é patrocinador) , o que indicam é a qualidade mínima que o oleo deve apresentar atravez de um sistema de classificação internacional , API (Americano) ou JASO (japones), logo qualquer oleo que esteja acima deste nível mínimo de qualidade serve
2. VISCOSIDADE. A viscosidade indicada pelo manual é de acordo com o oleo que existia na altura que a mota foi feita e considerada o mínimo para uma determinada amplitude termica ou seja qualquer oleo com amplitude superior será ainda melhor (p.ex um 10w50 é tão bom ou melhor que um 10W40 ou um 20W50 em todas as situações)
3. REALIDADE. A XT600 deiva fortemente da XT550 introduzida em 82 e a 350 começou a produção em 88 salvo erro, portanto hoje em dia qualquer oleo no mercado será possivelmente muito superior a qualquer um que existia na altura, só por isso se explica que as 3TB (90-95) têm intervalo de mudança recomendado de 6000km e as 4PT (96-03), recomendam 10000km para aquilo que é essencialmente o mesmo motor.
4. TIPO DE OLEO. por diversas razões técnicas derivado ao sistema de partilha de oleo nas motas entre o motor e caixa , e a presença de embraiagem em banho de oleo, deve ser usado sempre oleo próprio para motas com estas características
tenho dito
P.S.: a seguir vamos começar o tópico "qual o melhor pneu edição 2014" e assim podemos nos entreter enquanto não pára de chover ..... Mas ainda alguém tem duvidas?? Eu a este factor junto outro, usar um óleo que exista com facilidade no mercado, que não seja necessário ir a uma loja/oficina de motas para o comprar, eu uso galp (em carros e motas lá de casa). Em qualquer emergência por falta de óleo numa viagem, consigo comprar óleo galp no continente ou numa estação de serviço, ambos estão abertos aos fins-de-semana e com horários alargados. O óleo que sobra pode servir de uma viaturas para as outras (se tiverem compatibilidade, claro). E os preços são acessíveis, principalmente se comprados com os cartões de desconto da mulher... Ahh e tal o barato sai caro, eu só uso do bom e do melhor... Meus amigos muita gente que põe óleo caro e bom, faz 1000 km por ano, ou seja, não tira proveito nem do óleo nem da mota, e estragam mais o motor com ele parado o inverno todo, do que muitos com óleo mais razoável, que é trocado de 5.000 em 5.000 km duas vezes por ano. É a minha opinião, vale o que vale, questões técnicas??? estão em cima, o Web disse tudo. Ainda há mais alguma discussão para ter??? | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
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| Assunto: Re: Mineral ou sintetico ? | |
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