Boas
Encontrei um assunto no Forum Club Trail Ténéré de Espanha,
que achei interessante...
O autor destas fotos é o Rychy (admin do forum Espanhol), e enviei-lhe um email, a pedir para copiar o seu Post, e ele respondeu-me:
Edgar No problem amigo. ... Sin ningun problema puedes ponerla.Então aqui vai :face:
Como alguns proprietários da XT 750 Z ST sabem, existe outro filtro de óleo no motor, que se encontra no cárter.
De vez em quando (agora o intervalo é que eu não sei
) deve-se tirar a tampa do cárter e fazer-lhe uma limpeza.
Texto original em Espanhol Como muchos sabeis la ST lleva otro filtro de aceite, este es de maya de acero y se encuentra en la aspiración del carter. de vez en cuando es aconsejable quitar la tapa del carter y pegarle una limpieza.
Como alguno sabeis, mi tapa está agrietada y del otro motor que tengo la equitado esta tarde y me enconté con esta marranada.
Por lo visto, se le paso el agua al aceite. Foto do estado em que se encontrava o filtro...
Este filtro é feito de uma rede metálica calibrada, e que não é de substituição; deve ser só limpo.
A
XT350 também tem um filtro deste género, mas com um acesso mais fácil e rápido, (na XT350 basta uma chave de luneta ou caixa 19 mm, para se desenroscar esse filtro)
Também existe esse filtro na
XT600E, mas tem o nome de "filtro do deposito do quadro", e é mais pequeno de todas as XTs, e encontra-se por cima da purga do quadro.
Na TT, XTr/x, e nas XTZ também deve haver algo parecido, mas não sei aonde
Depois de limpo fica com este aspecto 8)
Texto original em Espanhol Como veis eso es lo que ocurre, ahora tengo que limpiarlo para y luego engrasarlo para que no se me oxide nada.
No dejeis que esto os ocurra.
realmente así es como tiene que estar el filtro de limpio. Devemos utilizar um produto de limpeza (petróleo) e um pincel...
Deve-se trocar a junta que custava cerca de 11€, e por segurança mais 2 ou 3 pequenos orringues ou juntas, que estão assinalados nos círculos verdes.
Texto original em Espanhol Como veis cuando si lo desmontais, que como se puede apreciar en la foto no es necesario a no ser que se mezcle gasolina con aceite o agua, que entonces hace la pasta que se vé en la foto anterior y hay que limpiarlo bien.
Hay que comprar la junta que vale 11€, y yo no lo sabia pero lleva 3 juntas toricas ( si veis la foto guarra vereis la ubicación pues se ven) y cambiarlas todas. ( por seguridad)
Ojo con los centradores, pues se os pueden caer si se quedan en la parte de arriba. Gracias