Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
efortuna
Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ Star310



Moto : XTZ 660

Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ Empty
MensagemAssunto: Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ   Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ Icon_minitimeSeg Abr 08, 2013 2:55 pm

ola a todos
tenho uma duvida acerca do meu amortecedor trazeiro, está muito mole e faz um barulho que parece algo a bater quando recupera a posição normal... fiz um pequeno filme para que possam ver o que falo..


e tirei uma foto para que possa tirar duvidas acerca da sua afinaçao...
Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ Hpim9804

para que serve a afinação do ponto 1 ? ja a rodei para um lado e para o outro e nao noto diferença nenhuma..
para apertar mai a mola tenho de alargar primeiro a numero 2 e so depois apertar a numero 3.. mas pelo que me parece ja nao tenho muito mais rosca para apertar... será que devo experimentar a apertar na mesma??
obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Guerra
Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ Star310
Guerra



Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ   Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ Icon_minitimeSáb Abr 13, 2013 9:08 pm

Vivas!

Não sou o gajo indicado para te ajudar, mas vou dizer-te o pouco que sei, já que ninguém respondeu ainda:

O "1" é a roda que regula o "rebound" (aho que era este o nome...), que é basicamente a velocidade com que o amortecedor recupera. Muita velocidade significa que vais saltar mais, por outro lado preparas-te mais rápida para a próxima porrada... mais lento faz a moto ficar mais agarrada ao chão depois de um salto ou pancada.

Não faço ideia qual prefiro... mas no caso duma moto com o peso dessa, diria que o melhor é teres o rebound relativamente lento, para manteres o bixo no lugar.

Posso estar completamente errado, corrijam-me por amor da santa que eu não quero matar ninguém Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ 449138 Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ 449138

O "3" é o que aperta ou desaparta a pre-carga da mola, e o "2" apenas garante que o "3" não desafina sozinho.
A pre-carga é a dureza da suspensão... mais pre-carga e a suspensão fica mais tesa (e mais alta), menos carga fica mais mole.

Barrões como eu acham que a mola deve sustentar a peso da moto e do piloto totalmente esticada (ou seja, se a suspensão tem um curso de 20cm, a mola deve ter pre-carga suficiente para manter a suspensão a 20cm de altura com o peso da mota e o piloto).
NO ENTANTO, li algures que afinar a suspensão tem muito mais ciência que isso, e que a mola deve baixar cerca de 15-20% do curso naturalmente quando a moto+piloto lá estão em cima.

Deixo agora os entendidos prosseguirem ca conversa, porque estou a falar de mais para quem não pesca mesmo nada disto Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ 909462 Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ 909462
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.safardanas.pt.vu
efortuna
Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ Star310



Moto : XTZ 660

Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ   Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ Icon_minitimeSáb Abr 13, 2013 9:25 pm

Ola Guerra
muito obrigado pela tua explicaçao, sendo assim confirma-se a minha ideia.. tenho o amortecedor estragado, isto visto que, esse botão do rebound nao faz nada, tambem tinha a ideia que era essa a funçao, mas quer toda para um lado quer toda para o outro, o comportamento do amortecedor é igual.. ou seja, muito mole e recupera rapido, pela minha ideia será so ja a mola a trabalhar, ate porque ja esta mo maximo da compressão mas esta molinha como podem ver no video...
abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Hot_Marmota
Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ Star310



Moto : XTZ 660 TÉNERE

Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ   Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 12:49 pm

Encontrei isto:
http://cascais.olx.pt/tenere-660-pecas-iid-434702025


Pode ser que seja uma boa solução.
Ir para o topo Ir para baixo
efortuna
Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ Star310



Moto : XTZ 660

Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ   Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 2:00 pm

ola
ja contactei esse vendedor mas nao me garante que o amortecedor esteja em condiçoes porque ja comprou a mota avariada e tem as peças para vender.. entretanto falei com um tecnico de suspensoes, mais virado para bicicletas e motos de cross e que me vai ver o que consegue fazer.. o site dele é: http://www.nunoduarte.com/
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ   Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Amortecedor Trazeiro XTZ 660 TÉNÉRÉ
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Amortecedor da tenere
» Amortecedor traseiro tenere 660 de 97'
» Afinação amortecedor xtr/xtx
» Amortecedor traseiro
» Amortecedor Traseiro XTZ 660 3yf

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Revisões e Ajustes-
Ir para: