| Test-drive CrossTourer 1200 - DCT/ABS/CONTROLO TRACCAO | |
|
+2Hot_Marmota Fernando Brito 6 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Fernando Brito
Moto : XT 600E - 1995
| Assunto: Test-drive CrossTourer 1200 - DCT/ABS/CONTROLO TRACCAO Sáb Out 27, 2012 9:53 pm | |
| Ontem foi dia de teste à CrossTourer 1200 ... a tal que parece uma perdiz !! Para quem não anda habitualmente em motas com cavalagem superior a 50 cavalos, quando se pega num animal que debita 129, estranha! Mas também depressa entranha ! Sabendo que "aquilo" pesa a seco 260 kgs, tinha mais de meio depósito de gasolina e levava as 3 malas montadas, diria que tinha na mãos cerca de 300 kgs. O incrivel disto tudo é que parece que pesa 150 ! Fazia as rotundas com mais à vontade do que com a minha XT600. Para quem não sabe, o DCT é basicamente uma caixa automática de dupla embraiagem que é uma verdadeira loucura ! Fiquei alucinado com aquela caixa de velocidades. Claro q na aproximação à 1ª rotunda a mão vai à procura da manete de embraiagem (que não existe), mas depois disso, esquece ! Fiquei vidrado nos botões + e - que passam de caixa em nanomilésimos de segundo...e .....sempre de acelerador trancado !! Façam o favor de experimentar uma !!PS: Já acabo a história. Tenho de ir jantar...A mata-me ! | |
|
| |
Hot_Marmota
Moto : XTZ 660 TÉNERE
| Assunto: Re: Test-drive CrossTourer 1200 - DCT/ABS/CONTROLO TRACCAO Sáb Out 27, 2012 10:31 pm | |
| - Fernando Brito escreveu:
PS: Já acabo a história. Tenho de ir jantar...A mata-me !
LOL... como te entendo.... | |
|
| |
Fernando Brito
Moto : XT 600E - 1995
| Assunto: Re: Test-drive CrossTourer 1200 - DCT/ABS/CONTROLO TRACCAO Sáb Out 27, 2012 11:26 pm | |
| D4ss...ca granda jantar !!!
Bom...resumidamente, a mota é fantástica, mas o que me impressionou mais foi a rapidez/suavidade da caixa automatica, tipo shift up / shift down. É colossal !
Ahh, o controlo de traccao também acendia em 2ª e 3ª velocidades o que dá ideia do power do motor.
Mas a caixa não se fica pelo modo shift up / shift down ! Tem tb o modo scooter convencional (acelera e mais nada), mas em 2 modos: D = Drive ou seja super economico onde a 6ª velocidade engata a +/- 65km/h.. S = Sport em que a caixa passa a uma rotação mto mais elevada (nao reparei às quantas rpm é que passa).
Mas as passagens são tipo Fórmula 1. Não há cá solavancos...
Vão testar a moto mas principalmente vão conhecer aquela caixa de velocidades (que tb equipa as NC700 S , X e Integra) | |
|
| |
malawi
Moto : XT1200Z - DRZ400E
| Assunto: Re: Test-drive CrossTourer 1200 - DCT/ABS/CONTROLO TRACCAO Sáb Out 27, 2012 11:53 pm | |
| Fernando, quando experimentei a Crosstourer mas a versão de caixa normal tb achei que tinha um motor fantástico, super enérgico e um conjunto que mais parecia ter o peso em andamento de uma 600cc Sou fã da Honda mas não comprava este modelo... tem pormenores interessantes mas no global não me motivaria a comprar ( e estive a aguardar algum tempo para ver se iria sair uma nova Africa Twin antes de me decidir pela Yamaha... ...), não gostei da posição de condução, estética meio estranha... enquanto que a ST foi amor à 1ª vista! Eu só queria este motor Honda para a minha trotinete | |
|
| |
Fernando Brito
Moto : XT 600E - 1995
| Assunto: Re: Test-drive CrossTourer 1200 - DCT/ABS/CONTROLO TRACCAO Dom Out 28, 2012 1:19 am | |
| Boas Malawi,
Realmente entre a ST12 e a Crosstourer também me inclinava mais para a ST12. Como estecticas não se discutem (tb gosto mais da ST12 de longe), resta-nos o motor / ciclistica e versatilidade.
Provavelmente a Honda ganha em motor e ciclistica (nunca andei na ST12), mas em versatilidade e capacidade para algum off-road ganha certamente a ST12.
Agora, o interessante disto tudo é mesmo a CAIXA DE VELOCIDADES automática ! É uma loucura....Pura tecnologia a trabalhar em prol da segurança / conforto de utilização. Só de imaginar que nunca mais passamos por um NEUTRAL e um ir abaixo naquelas manobras mais apertadinhas é de nos meter a pensar.
Vai experimentar uma Crosstourer c/ DCT só para conheceres a cena. Se o bacano da Honda a trouxer outro dia para a CAFEZADA que o ppl do Forum das NC´s faz em Oeiras eu digo-te para a testares !! Abc PS: Amanha não posso ir ao Cabo. | |
|
| |
Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
| Assunto: Re: Test-drive CrossTourer 1200 - DCT/ABS/CONTROLO TRACCAO Dom Out 28, 2012 7:50 am | |
| Fernando: Tás velho! Tou no gozo! Também era um acérrimo opositor de caixas automáticas e no fim de semana passado rendi-me aos encantos da PDK e era bem capaz de me habituar facilmente a uma... Ainda assim numa mota não queria, mas a minha maneira de encarar as motas é numa vertente totalmente diferente da tua, que a usas diariamente para ires trabalhar... Concordo com a parte da ST12 Vs essa Honda, clubismos àparte eu também ia para a ST12. | |
|
| |
Fernando Brito
Moto : XT 600E - 1995
| Assunto: Re: Test-drive CrossTourer 1200 - DCT/ABS/CONTROLO TRACCAO Dom Out 28, 2012 11:31 pm | |
| - Jarod escreveu:
- Fernando: Tás velho!
Tou no gozo! Também era um acérrimo opositor de caixas automáticas e no fim de semana passado rendi-me aos encantos da PDK e era bem capaz de me habituar facilmente a uma... Ainda assim numa mota não queria, mas a minha maneira de encarar as motas é numa vertente totalmente diferente da tua, que a usas diariamente para ires trabalhar... Concordo com a parte da ST12 Vs essa Honda, clubismos àparte eu também ia para a ST12. Esta da "PDK" fez-me pesquisar no Google !! Leva-me para a caixa Porsche !! Não conhecia esta "expressão". Imagino que seja praticamente a mesma "coisa" que equipa a Crosstourer (caixa de dupla embraiagem). Para aquele tipo de mota (Crosstourer), acho que aquela caixa "encaixa" na perfeição. Só me falta experimentar a NC700 com caixa automática (que é exactamente a mesma da CrossT.) | |
|
| |
Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
| |
| |
Fernando Brito
Moto : XT 600E - 1995
| Assunto: Re: Test-drive CrossTourer 1200 - DCT/ABS/CONTROLO TRACCAO Seg Out 29, 2012 10:39 pm | |
| - Jarod escreveu:
Mas caixa automáticas de motas e andar fora de estrada não liga, por isso não é para mim! À primeira vista não liga mesmo nada, mas não me admirava que daqui a 2/3 anos que a HONDA CRF 450 DAKAR andasse com caixa automática A ver vamos... Para alcatrão é uma loucura (com aqueles 129 bhp). | |
|
| |
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Test-drive CrossTourer 1200 - DCT/ABS/CONTROLO TRACCAO Seg Out 29, 2012 10:58 pm | |
| - Fernando Brito escreveu:
- Jarod escreveu:
Mas caixa automáticas de motas e andar fora de estrada não liga, por isso não é para mim! À primeira vista não liga mesmo nada, mas não me admirava que daqui a 2/3 anos que a HONDA CRF 450 DAKAR andasse com caixa automática A ver vamos... Para alcatrão é uma loucura (com aqueles 129 bhp). À quantos anos existe o ABS ? e controlo de tracção ? Quantas motos no mundial de TT, MX, SM, Enduro e mesmo no Dakar tem ABS ou controlo de tracção ? À quantas decadas há carros com caixa automática ? ABS ? Controlo de tracção ? e no mundial de ralis , formula 1 , etc quantos usam ? | |
|
| |
Fernando Brito
Moto : XT 600E - 1995
| Assunto: Re: Test-drive CrossTourer 1200 - DCT/ABS/CONTROLO TRACCAO Seg Out 29, 2012 11:20 pm | |
| Boas Web, A cena é apenas sobre caixas automáticas...(nada de abs nem de controlo de tracção, por razões obvias de traseiradas de aceleração ou de travão, imagino) Se bem que ABS para a roda da frente para TT / MX / SM , Enduro ou Dakar não me pareça assim tão descabido... - webmonstro escreveu:
À quantos anos existe o ABS ? Desde 1978, inventado pela BOSCH. e controlo de tracção ? Talvez há uns 10/15 anos. Não se aplica já na Formula 1 ?
Quantas motos no mundial de TT, MX, SM, Enduro e mesmo no Dakar tem ABS ou controlo de tracção ? Que eu conhça nenhuma, mas também não disse que iriam ter...
À quantas decadas há carros com caixa automática ? ABS ? Controlo de tracção ? Bastantes e das mais variadas marcas.e no mundial de ralis , formula 1 , etc quantos usam ? Na Formula 1,todos (caixa automática) e nos ralis que eu saiba bastantes... nas motoGP sinceramente não sei
| |
|
| |
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Test-drive CrossTourer 1200 - DCT/ABS/CONTROLO TRACCAO Ter Out 30, 2012 12:12 am | |
| A questão não é descabida mas não é no entanto tão linear de que se possa dizer que só porque é bom para a estrada que vá ser util para competição.
Repara que o ABS, TCS, caixa automática etc são sistemas que substituem a acção do condutor de uma forma ou outra e foram precisos 20 anos de utilização no mercado antes começar a ser usado em competição.
Um bom condutor suplanta estas situações com tal eficácia que será muito difícil substituir isso por sistemas electrónicos mesmo que pareçam fazer todo o sentido na condução do dia a dia !
A questão é que até que um sistema seja válido para competição tem de haver uma razão para elevar a complexidade do sistema pois se algo avariar num daqueles sensores ou bombas hidráulicas etc, isso joga contra qualquer vantagem que se pode retirar do sistema. Por isso o imenso tempo de desenvolvimento Um bom exemplo disso é a admissão nas motas,ainda só à um par de anos que as motos de MX começaram a usar injecção
Duvido muito que veremos muito desenvolvimentos nestas àreas nos próximos 10 anos Nuno
| |
|
| |
Fernando Brito
Moto : XT 600E - 1995
| Assunto: Re: Test-drive CrossTourer 1200 - DCT/ABS/CONTROLO TRACCAO Ter Out 30, 2012 12:24 am | |
| - webmonstro escreveu:
A questão é que até que um sistema seja válido para competição tem de haver uma razão para elevar a complexidade do sistema pois se algo avariar num daqueles sensores ou bombas hidráulicas etc, isso joga contra qualquer vantagem.
Duvido muito que veremos muito desenvolvimentos nestas àreas nos próximos 10 anos Nuno
Concordo plenamente. Realmente os meus 2/3 anos são descabidos e até eventualmente nunca se aplicarão Caixas Automáticas em OFF-ROAD...As variáveis são tantas e tão diversas que só mesmo eles saberão (Engºs das Marcas) se tal tecnologia é ou não aplicavel. Mas que dava jeito aos pilotos do Dakar, dava. | |
|
| |
ncebolinha
Moto : xtão
| |
| |
ncebolinha
Moto : xtão
| Assunto: Re: Test-drive CrossTourer 1200 - DCT/ABS/CONTROLO TRACCAO Ter Out 30, 2012 5:22 am | |
| E simplesmente brutal!!!!! Em termos de motor neste momento apenas tens a tiger para acompanhar o bicho e a multistrada...tudo o resto ficou para trás....sempre tive yamaha mas aquela honra dame a volta a cabeça... Boas curvas | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Test-drive CrossTourer 1200 - DCT/ABS/CONTROLO TRACCAO | |
| |
|
| |
| Test-drive CrossTourer 1200 - DCT/ABS/CONTROLO TRACCAO | |
|