| Fotos da minha menina xt600e 97 | |
|
+10frdsilva rui braz Fortuna GeNiUs Edgar rydah_xt600 DDiniz Marco F. Sub Figa5 14 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Figa5
Moto : tt600re
| Assunto: Re: Fotos da minha menina xt600e 97 Dom Nov 28, 2010 11:31 pm | |
| :oopsG: é uma caixa de granadas :lol!: :lol!: :lol!: :lol!: :lol!: | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Fotos da minha menina xt600e 97 Seg Nov 29, 2010 12:03 am | |
| boas Tens um fio vermelho a passar ao lado da bateria que não é de origem... na zona do relé dos piscas | |
|
| |
GeNiUs
| Assunto: Re: Fotos da minha menina xt600e 97 Seg Nov 29, 2010 12:08 pm | |
| Boas Figa5, o modelo da tua não é 3TB? Liguei hoje para a yamaha e eles disseram-me que nao averbavam esses modelos, tens a tua averbada? Se sim como fizeste que eu também preciso de averbar
Cumprimentos | |
|
| |
Figa5
Moto : tt600re
| Assunto: Re: Fotos da minha menina xt600e 97 Ter Nov 30, 2010 12:44 am | |
| boas, nao nao deixam averbar mas no modelo a seguir deixam sem problemas e nao muda em nada a mota... boa Edgar, bem visto, vou ver do que é o fio depois digo, como numca a tinha despido numca vi nada de especial nela, mas tambem é a 1ªxt que mexo... | |
|
| |
Figa5
Moto : tt600re
| Assunto: Re: Fotos da minha menina xt600e 97 Qua Dez 08, 2010 4:06 pm | |
| aqui estao mais fotos. qual é mesmo o tal fio? e já agora outra duvida é normal ter uma borracha e uma aninha solta no meio do amortecedor? assim: | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Fotos da minha menina xt600e 97 Qua Dez 08, 2010 10:31 pm | |
| Boas Sim... é normal, e podes confirmar nesta foto... mas deves empurrar a borracha para baixo... essa borracha é uma batente, para quando o amortecedor esgota o curso, e não bater ferro com ferro... ABR | |
|
| |
Figa5
Moto : tt600re
| Assunto: Re: Fotos da minha menina xt600e 97 Qua Dez 08, 2010 11:08 pm | |
| ha ok, mas a borracha anda para baixo e para cima com muita facilidae já deve estar mais de resequida e gasta... para meter o amortecedor mais rigo é só desapertar essa contraporca que tem em baixo e fazer o amortecedor andar pa cima, vou desapertando a confiança ou se desapertar de mais pode saltar o amortecedor? vou meter a suspensao da frente no maximo e por o amortecedor mais rigo para ver como se comporta nas curvas ela assim nao esta mal mas axo k esta muito baixa de frente. outra coisa ainda nao sei qual foi o fio que disses-te que nao era de origem! abraços | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Fotos da minha menina xt600e 97 Qui Dez 09, 2010 1:07 am | |
| - Figa5 escreveu:
- ha ok, mas a borracha anda para baixo e para cima com muita facilidae já deve estar mais de resequida e gasta...
Mesmo que ande para baixo e cima, continua a fazer o seu trabalho... mas devia estar em baixo... - Figa5 escreveu:
- para meter o amortecedor mais rigo é só desapertar essa contraporca que tem em baixo e fazer o amortecedor andar pa cima, vou desapertando a confiança ou se desapertar de mais pode saltar o amortecedor?
deves apertar, ou seja, obrigar a mola a recolher... Esta imagem explica tudo... deves ter o amortecedor com 243mm e podes aperta-lo até ficar com 237,5mm mas atenção que estas medidas devem ser verificadas com a mota no ar... - Figa5 escreveu:
- outra coisa ainda nao sei qual foi o fio que disses-te que nao era de origem!
Do lado direito da bateria... junto ao relé dos piscas... não há fios vermelhos, e tu tens uns quantos... e quando isso acontece, normalmente é um alarme que está ligado aos piscas ABR | |
|
| |
Figa5
Moto : tt600re
| Assunto: Re: Fotos da minha menina xt600e 97 Seg Dez 13, 2010 11:08 pm | |
| | |
|
| |
Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
| Assunto: Re: Fotos da minha menina xt600e 97 Seg Dez 13, 2010 11:13 pm | |
| Deixa-me lá pensar. Se o mesteste mais rijo, apertaste a mola. Se apertaste a mola, ela encolhe. logo deve estar mais baixa e MUITO mais firme pelo que dás a entender de tão baixa que ficou.
Claro que sem o banco parece ainda mais baixa... | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Fotos da minha menina xt600e 97 Seg Dez 13, 2010 11:17 pm | |
| | |
|
| |
rui braz
Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb
| Assunto: Re: Fotos da minha menina xt600e 97 Ter Dez 14, 2010 3:36 pm | |
| | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Fotos da minha menina xt600e 97 Ter Dez 14, 2010 4:07 pm | |
| - Fortuna escreveu:
- Deixa-me lá pensar. Se o mesteste mais rijo, apertaste a mola. Se apertaste a mola, ela encolhe. logo deve estar mais baixa e MUITO mais firme pelo que dás a entender de tão baixa que ficou.
Boas... @Fortuna, não tinha vista a tua reposta... mas a negrito está errado dar carga na mola (ou comprimir a mola) nunca altera o curso da suspensão traseira... por isso nunca baixa a mota... e fica uns milímetros mais alta, porque o peso da mota não vai ter a mesma força para baixa-la Pode parecer um contra senso, mas na realidade é como escrevi A mola nunca é comprimida totalmente, quando usamos o curso todo da suspensão e apenas estamos a dar-lhe força, e não alterar o curso... Há gajos curtos de perna curta que tiram a força a mola, para baixar a traseira da mota uns milímetros (2 ou3 mm)... mas depois com o peso do motociclista ela vai baixar mais qualquer coisa, porque está mais fraca... ABR | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Fotos da minha menina xt600e 97 Ter Dez 14, 2010 4:17 pm | |
| Já agora fica aqui uma imagem que pode ajudar a discussão. A distancia 1 é a "pré carga da mola" e a distancia 2 " é a "curso da suspensão" Alterar a distancia 1 não altera em nada a distancia 2E pré carga da mola é uma coisa, e curso da suspensão é outra... | |
|
| |
Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
| Assunto: Re: Fotos da minha menina xt600e 97 Ter Dez 14, 2010 5:46 pm | |
| O termo "amortecedor" é IMHO MAL usado em português para definir o conjunto mola/amortecedor e depois dá nisto...
A SUSPENSÃO é o conjunto da mola e do amortecedor.
O curso da suspensão não é alterado ao alterar a pré-carga da mola. Só trocando o amortecedor.
No entanto, a altura ao solo pode ser alterada e era disto que eu tava a falar. A mola só existe para definir o estado da suspensão em repouso. O amortecedor é que trata da força de amortecimento e recuo dentro dos limites do seu curso.
Espero ter sido claro...
Tanto quanto sei de afinação de suspensões é regra esta ser afinada tão mole quanto possível evitando o bater do amortecedor com um recuo que permita voltar ao amortecedor tão depressa quanto possível sem fazer de trampolim.
Apontar sempre os settings iniciais, NUNCA afinar 2 coisas ao mesmo tempo e começar por afinar a pré-carga da mola (afinal tudo começa em repouso)
Após cada alteração, testar nas condições para as quais estamos a afinar a suspensão VÁRIAS vezes e comparar reacções.
Se não há "sensibilidade" ou conhecimento suficiente, deixar os settings de origem. Os japoneses malucos costumam saber o que fazem.
Tou há quase 1h a escrever isto (estive em reuniao ao mesmo tempo...)
PS: Não há duas pessoas com settings iguais na mesma mota o que faz da afinação uma arte para a qual eu não estou habilitado. Mas como disse o John Cleese num dos sketch dos Monty Python "I may not know much about art but I know what I like"
É provavel que tenha dito umas asneiras valentes ou trocado palavras. É favor corrigir.
| |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Fotos da minha menina xt600e 97 | |
| |
|
| |
| Fotos da minha menina xt600e 97 | |
|