Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Xt600 a agarrar sem avisar

Ir para baixo 
+3
Figa5
Edgar
Henriques
7 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Henriques
Xt600 a agarrar sem avisar Star310




Xt600 a agarrar sem avisar Empty
MensagemAssunto: Xt600 a agarrar sem avisar   Xt600 a agarrar sem avisar Icon_minitimeSáb Jul 03, 2010 11:06 pm

Pois e, a minha xt hoje deixo-me apiado, agarrou sem avisar, e o mais estranho e que o motor foi todo reconstruido incluindo o piston a 5000km, alguem me sabe dizer o que possa ter sido visto que o oleo tava a nivel e 5 kilometros depois de arrancar de casa.
Ja alguem teve esta triste experiencia?
Abracos
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Xt600 a agarrar sem avisar Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Xt600 a agarrar sem avisar Empty
MensagemAssunto: Re: Xt600 a agarrar sem avisar   Xt600 a agarrar sem avisar Icon_minitimeSáb Jul 03, 2010 11:45 pm

Xt600 a agarrar sem avisar 1130193320 Xt600 a agarrar sem avisar 1130193320

Podes dar mais uns dados para a malta tentar compreender isso...

o nível de óleo estava correcto ...

o motor parou de imediato e travou a roda de trás ??

Depois de arrefecer voltou a pegar ??

Ainda tem compressão ??

Nesses 5 kms andaste muito tempo em 1ª ou 2ª e teve muito tempo parada a relantin ou foi tudo normal ??



No manual dão estas possíveis causas para o sobreaquecimento do motor
Mas estas possíveis causas é para motores que supostamente estão de origem...

Xt600 a agarrar sem avisar Assso



Talvez na reconstrução tenha falhado alguma coisa...
ou talvez,
a bomba de óleo tenha parado de funcionar Neutral
ou tem um piston com tamanho ligeiramente superior Neutral , porque se o cilindro foi rectificado para uma medida errada (inferior ao que devia) ora o piston quando dilatou com o calor não teve para onde ir... e nestes dias tem estado muito calor... e os outros 5000 kms podem ter sido feitos de inverno Neutral


boa sorte com isso Xt600 a agarrar sem avisar 353512

ABR
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Henriques
Xt600 a agarrar sem avisar Star310




Xt600 a agarrar sem avisar Empty
MensagemAssunto: Re: Xt600 a agarrar sem avisar   Xt600 a agarrar sem avisar Icon_minitimeDom Jul 04, 2010 12:03 am

boas, Eu vim sempre na boa e tava a entrar numa rotunda e puft, eu tenho muito cuidado com a manutencao sempre em cima de tudo pois e o meu veiculo do dia a dia, e os 5000km foram feitos de marco para ca, nao percebo o porque do que aconteceu, fikei completamente fud...agr ando a pe enfim vou ver o k se passa na segunda dpois logo digo kk coisa, abracos obrigado pela ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
Figa5
Xt600 a agarrar sem avisar Star310
Figa5


Moto : tt600re

Xt600 a agarrar sem avisar Empty
MensagemAssunto: Re: Xt600 a agarrar sem avisar   Xt600 a agarrar sem avisar Icon_minitimeDom Jul 04, 2010 12:27 am

é uma das coisas que eu tenho um pouco de medo nas xt, é nao ter manometro da temperatura nem nem do nivel e temperatura do oleo...
ate se tivesse refrigeraçao a agua um gaijo ja ficava mais descansado...

mas boa sorte ai com a maquina
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Xt600 a agarrar sem avisar Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Xt600 a agarrar sem avisar Empty
MensagemAssunto: Re: Xt600 a agarrar sem avisar   Xt600 a agarrar sem avisar Icon_minitimeDom Jul 04, 2010 12:48 am

Henriques escreveu:
... e tava a entrar numa rotunda e puft, ....

desculpa lá ser chato :face:
parou o motor e não quis trabalhar mais... mas o motor de arranque ainda trabalhava quando davas ao start ??

ou o motor de arranque (start) não dá sinal...

______________________

se for a 1ª não deve ser grave... e pode ser uma avaria eléctrica, :face:

se for a 2ª e se tirares a vela, e depois de engatada ela andar a mão... então então pode ser pouca coisa... até o fusível fundido pode causar isso...

ABR
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Sub
Xt600 a agarrar sem avisar Star310
Sub



Xt600 a agarrar sem avisar Empty
MensagemAssunto: Re: Xt600 a agarrar sem avisar   Xt600 a agarrar sem avisar Icon_minitimeDom Jul 04, 2010 1:23 am

Boas, sim tem calma pode até nem ser nada de especial com o motor, até pode ser um mau contacto na parte eléctrica. A minha também fazia umas coisas esquisitas de vez em quando e levou uma instalação nova ficou boa.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
shok
Xt600 a agarrar sem avisar Star310
shok


Moto : Yamaha xt 600E

Xt600 a agarrar sem avisar Empty
MensagemAssunto: Re: Xt600 a agarrar sem avisar   Xt600 a agarrar sem avisar Icon_minitimeDom Jul 04, 2010 1:10 pm

com uma tenere que costumo andar aconteceu-me algo parecido.

peguei na mota, e fui dar uma volta para a serra, mas nada de hardcore, pelo estradão, na boa...

pois o destino éra ir descobrir um castelo pequeno para tirar umas fotos, quando cheguei á primeira aldeia (6 km) começou a falhar... e voltava a a falhar mas só quando estava engatada.

se estivesse em ponto morto acelarava sem mais não, tudo cetinho, quando metia 1ª começava a falar até que se ia a baixo.

chegou a certo ponto já nem sinal dava no motor de arranque.

o telemovel sem bateria, não conhecia ninguem na aldeia.... e já eram 5 e meia da tarde.... e ninguem sabia para onde eu fui.... bunito... lindo

toca de travar conhecimento ali com uma senhores, lá me arranjaram umas chaves e tal.. mas sem sucesso pois a té continuava sem dar sinal.

consegui um telemovel com bateria e livre meti lá o cartão e toca de fazer chamada para alguem vir em meu socorro.

Mas por meu azar ninguem me atendia.... já estava pelos cabelos.... completamente fulo.... um gajo parado no alto de um serra, com a mota avariada, sem documentos da mota, e ninguem me atende o telemovel..... snif... snif...

lá consegui sacar o numero da assistencia em viagem, liguei, e toca de esperar pelo reboque. cheguei a casa com o reboque e com a mota eram 10 e 30 da noite.

do dia seguinte fui tentar ver o que se passava então com a montada. meto a chave, ligo, carrego no start e pegou...

meti 1ª tudo bem, não foi a abaixo, andava normalmente... fiquei ainda mais fud...

toca de desmontar a mota, porque estava perante um problema eletrico.

conclusão:

Era o fio do relé que controla a valvula de ponto morto, descascou e fez curto logo mal engatava a mota ela assumia que o descansoestava aberto e não queria andar....

o problema de não dar sinal no arranque éra o mesmo relé que meteu a bateria em curto e o relé do motor de arranque ficou colado, logo não fazia passagem para o motor de arranque....


Tudo se resolveu com um pouco de tubo termo-retractil e até hoje não voltei a andar nela hehehehehe

cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Henriques
Xt600 a agarrar sem avisar Star310




Xt600 a agarrar sem avisar Empty
MensagemAssunto: Re: Xt600 a agarrar sem avisar   Xt600 a agarrar sem avisar Icon_minitimeDom Jul 04, 2010 4:06 pm

boas tardes, nao e parte eletrica poque eu tirei akela tampa que tem o carreto que liga o motor de arranque ao volante magnetico e dei ao start e o motor de arranque trabalha bem a bateria ta carregada, por isso ou agarrou ou soltou-se alguma peca e encravou nalgum sitio, amanha vou desmontar as tampas laterais para ver se ta tudo em ordem, se nao estiver logo parto para o cilindro, visto que nem de esticao em quinta a roda anda, mas pronto, vAmos ver o que sera, ta visto que vou gastar mais uma ota do caneco, por mais que goste dela vou vendela e comprar uma coisa que nao me de dores de cabeca, tenho uma mota que gosto em vista com 21000km uma honda cbf600f de 2004 que esta imaculada de um amigo meu.
cumprimentos pessoal, obrigado pela ajuda, voces sao 5 *.
Ir para o topo Ir para baixo
shok
Xt600 a agarrar sem avisar Star310
shok


Moto : Yamaha xt 600E

Xt600 a agarrar sem avisar Empty
MensagemAssunto: Re: Xt600 a agarrar sem avisar   Xt600 a agarrar sem avisar Icon_minitimeDom Jul 04, 2010 4:41 pm

eu quando comprei a minha tb gastei logo 550€ no mecanico.... logo logo não mas foi passados 10 meses, uma valvula de escape ficou em baixo porque uma meia lua saltou... cunclusão.... 2 valvulas, 2 guias de valvulas, junta, oleo, etc etc

a culpa do que aconteceu foi o antigo mecanico trocou um parafuso de afinação da valvula e meteu um de ferro, logo de tanto abrir e fechar a valvula criou mossa e em vês de bater na cabeça da valvula bateu ao lado (meia lua) logo e outra meia lua saltou porque a mota estava a trabalhar a alta rotação, pois circulava na ip atraz de uma ninja 900 (155km/h).

mas depois dessa peripécia nunca mais tive problemas.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Xt600 a agarrar sem avisar Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Xt600 a agarrar sem avisar Empty
MensagemAssunto: Re: Xt600 a agarrar sem avisar   Xt600 a agarrar sem avisar Icon_minitimeDom Jul 04, 2010 9:12 pm

Henriques escreveu:
... visto que nem de esticao em quinta a roda anda,
É normal o que tu dizes...

para poderes rodar o piston, tens que tirar a vela... engatar uma mudança qualquer e se conseguires andar com a roda está tudo bem (em principio)...
com a vela cria compressão dentro do cilindro e não é possível rodar a roda a empurrar a mota se tiver engatada...

se o motor de arranque responde é um bom sinal...

Citação :
visto que nem de esticao em quinta a roda anda
então tem compressão e é um óptimo sinal Xt600 a agarrar sem avisar 294891

agora off topic: eu se tivesse uma mota de estrada para fazer kms, e que faz o meu gosto, era a CBF600F Xt600 a agarrar sem avisar 294891

ABR
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Edgar
Xt600 a agarrar sem avisar Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Xt600 a agarrar sem avisar Empty
MensagemAssunto: Re: Xt600 a agarrar sem avisar   Xt600 a agarrar sem avisar Icon_minitimeSeg Jul 05, 2010 1:21 am

Henriques
desculpa estar a ser chato mas...

Tive a pensar sobre o que escreveste, e acredito que deves ter o motor porreiro, e é um erro tirar as tampas do motor...

Então tenta ver o meu ponto de vista...

se o motor de arranque dá sinal e roda, então está tudo bem com o motor...
Porque, quando ligamos o botão do start e o motor de arranque liga, o motor roda a combota e abre e fecha valvulas como se tivesse a trabalhar normalmente;
se fazes isso sem prender o motor de arranque, então está tudo bem Xt600 a agarrar sem avisar 294891


Mas ela continua sem trabalhar Neutral
Então tem que ser eléctrico ou carburação...

Para verificar-mos se é problema eléctrico, basta retirar o cachimbo da vela,
ir buscar uma vela boa, e mete-la no cachimbo e encostar a rosca da vela na cabeça do motor ou onde faça massa...
(não se pode encostar a zona do electrode da vela)
(e deve-se segurar a vela pelo cachimbo, para ficar-mos isolados da electricidade)
Depois dás um toque no botão de Start e quando o motor de arranque andar a vela tem que fazer faisca no pólo;

podes pedir a alguém que apague as luzes da garagem enquanto dás ao start, para teres a certeza se a vela faz faisca ou não...
Se a vela não fizer faisca é de certeza avaria eléctrica, e pode ser a vela, cachimbo, cabo do cachimbo, bobine de alta, instalação eléctrica até ao CDI, etc etc...

Se a vela fizer faisca , então deve ser carburação... e se assim for, também se pode arranjar uma lista de coisas para verificar...


ABR




já aconteceu comigo uma situação idêntica, mas eu tive sorte e encontrei o problema na primeira tentativa...
era um problema eléctrico, e foi 1 dos 6 fios que ligam no cdi que se partiu,
O CDI tem duas fichas, e numa delas tem 1 fio verde/branco, e era este que estava partido.
Sem este fio acaba-se o motor Neutral
mas este exemplo e o exemplo do descanso do Shok na Ténéré, serve só para exemplificar que nem todos problemas são mecânicos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
shok
Xt600 a agarrar sem avisar Star310
shok


Moto : Yamaha xt 600E

Xt600 a agarrar sem avisar Empty
MensagemAssunto: Re: Xt600 a agarrar sem avisar   Xt600 a agarrar sem avisar Icon_minitimeSeg Jul 05, 2010 8:42 pm

boas edgar, o que o henrrique está a referir é que o motor de arranque trabalha mas não consegue dar volta ao motor, ou seja, a mota não dá sinal porque o motor está supostamente bloqueado.

mas vamos por partes...

a mota está no descanso? está em cima de alguma plataforma elevatoria? só digo isto porque se for o caso da valvula de ponto morto basta o descanso estar aberto para ela não dar nenhum sinal.
Ir para o topo Ir para baixo
Figa5
Xt600 a agarrar sem avisar Star310
Figa5


Moto : tt600re

Xt600 a agarrar sem avisar Empty
MensagemAssunto: Re: Xt600 a agarrar sem avisar   Xt600 a agarrar sem avisar Icon_minitimeSeg Jul 05, 2010 8:52 pm

shok escreveu:
basta o descanso estar aberto para ela não dar nenhum sinal.

mas desde que esteja em ponto morto (neutro) ela tem que pegar...
Ir para o topo Ir para baixo
Henriques
Xt600 a agarrar sem avisar Star310




Xt600 a agarrar sem avisar Empty
MensagemAssunto: Re: Xt600 a agarrar sem avisar   Xt600 a agarrar sem avisar Icon_minitimeSeg Jul 05, 2010 9:51 pm

boas pessoal, hoje no meu dia de folga mandei-me ao motor que nem um doido e comecei a experimentar tudo e mais alguma coisa, entao eletrico nao e garantidamente tudo esta como deve ser, o que aconteceu foi, tirei a tampa do lado a embraiagem e akilo deu um estalo do caneco e dpois de tirar a tampa o motor ja roda, dei ao start um pouco porque tirei o oleo e o motor rodou bem sem barulho suspeitos mas ainda nao montei porque as juntas desfizeram-se quando tirei as tampas lol, mas ja estao encomendadas, mas reparei que tinha a porca que esta ligada ao veio da cambota que aperta umas rodas dentadas que estao ligadas ao corpo da embraiagem, ja a apertei e coloquei o freio, quando a montar logo se ve, dpois dou novidades, obrigado pela ajuda
cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Figa5
Xt600 a agarrar sem avisar Star310
Figa5


Moto : tt600re

Xt600 a agarrar sem avisar Empty
MensagemAssunto: Re: Xt600 a agarrar sem avisar   Xt600 a agarrar sem avisar Icon_minitimeSeg Jul 05, 2010 9:56 pm

ainda bem que já te safas-te, da noticias depois do veredito, pa malta saber

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Xt600 a agarrar sem avisar Empty
MensagemAssunto: Re: Xt600 a agarrar sem avisar   Xt600 a agarrar sem avisar Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Xt600 a agarrar sem avisar
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» O Video do Dia
» Apresentação Moisés Oliveira
» XT600 SM
» Tomás - apresentação
» Xt600 E

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: