Boa tarde,
Os primeiros 300km estão feitos!
Sabendo que os primeiros 150km foram feitos na viagem para a nova casa da XT660R, diria que o índice de prazer por km desta mota é muito elevado. Parece que ando na mota há anos e ainda só gastei um depósito e pouco.
Depois de muitos anos com motas de estrada de cilindrada elevada, onde qualquer volta com menos de 300km sabe a pouco, a XT deu-me este fim de semana uma lição de como se pode retirar elevado prazer com um terço dos km.
As minhas primeiras impressões não foram muito positivas. Na A1, com um vento de norte fortíssimo e uma proteção nula, as indicações de velocidade de cruzeiro em torno dos 130km/h que tinha lido, pareciam-me claramente optimistas. Até 110 ia bem, a 120 já tinha vibrações no volante e o vento começava a incomodar bastante. Ainda puxei até aos 165km/h, mas claramente isso é algo a evitar. O meu amigo Quim, que circulava atrás, na minha GTR 1400, devia-se rir certamente das posições aerodinâmicas que acabei por ter de tomar.
Já na nacional, até aos 120km/h, mas mais protegido por árvores e casas, a coisa passava-se mais pacificamente. Primeira conclusão, AE com vento é um suplício. Portanto, a parte de viajar até Marrocos por exemplo na mota fica limitada por incursão em estradas nacionais e a velocidades até 120km/h.
Em estradas de curvas e na terra foi onde mais gostei de circular, pois sem abusar, consegue-se chegar a todo o lado. Por momentos ainda me arrependi de não ter optado pela KTM 640 LC4, claramente mais vocacionada para enduro, mas a XT660R veio entretanto explicar-me porque é que se vende muito mais. É uma excelente mota utilitária, que permite fazer tudo. Económica de manter, fiável e bem recebida em 2ª mão.
Estava à espera de consumos mais baixos, mas penso que a vinda de Lisboa não foi particularmente benéfica à média (acima de 6 l/100).
Até ao momento, sinto que gostaria de ter mais cavalos, o que não é surpresa. A travagem frontal também é melhorável. Devia fazer mais barulho, mas isso resolve-se. De resto nada a dizer, pois a minha pouca experiência off-road não me permite fazer comentários sobre a qualidade das suspensões, do quadro, ou de outros aspetos.
Proximamente procurarei participar num encontro deste fórum, para conhecer a malta. Nessa altura, já devo estar mais avalizado sobre todas as características da mota e também com alguns extras, que lhe ficarão muito bem.
Cumprimentos,
Pedro