Clube XT Portugal
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 XT sem marcha atrás

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MensagemAssunto: XT sem marcha atrás   XT sem marcha atrás Icon_minitimeSeg Jul 16, 2012 11:07 am

Cheguei a casa do passeio, e como é habitual dei meia volta à Moto para a meter na garagem em marcha atrás. Ao andar com ela para trás, a roda de trás anda meio metro e a Moto trava. A única forma de andar com ela foi tirar-lhe a corrente.

Alguma coisa se estragou. Ou o carreto do kick, ou a embraiagem/ pinhão da cambota, ou a própria caixa de velocidades. Já aconteceu a alguém por aqui? Obg..


Abraço,
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Nota: Se não for kick/ embraiagem, o motor vai ter de ser aberto. Se assim for, a partir do momento em que vai sair fora vou aproveitar para tirar o resto e pintar o quadro. Vai ter de ficar pronta antes dos próximos Eskimós, ...tenho algum tempo.
Até lá se houver mais eventos, vou ter de participar numa Moto da concorrência, ou Kawa ou Robalo Neutral
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MensagemAssunto: Re: XT sem marcha atrás   XT sem marcha atrás Icon_minitimeSeg Jul 16, 2012 11:20 am

angelo_lopes escreveu:
Cheguei a casa do passeio, e como é habitual dei meia volta à Moto para a meter na garagem em marcha atrás. Ao andar com ela para trás, a roda de trás anda meio metro e a Moto trava. A única forma de andar com ela foi tirar-lhe a corrente.

Alguma coisa se estragou. Ou o carreto do kick, ou a embraiagem/ pinhão da cambota, ou a própria caixa de velocidades. Já aconteceu a alguém por aqui? Obg..


Abraço,
XT sem marcha atrás 919911

Nota: Se não for kick/ embraiagem, o motor vai ter de ser aberto. Se assim for, a partir do momento em que vai sair fora vou aproveitar para tirar o resto e pintar o quadro. Vai ter de ficar pronta antes dos próximos Eskimós, ...tenho algum tempo.
Até lá se houver mais eventos, vou ter de participar numa Moto da concorrência, ou Kawa ou Robalo Neutral


Ceira-me a kicks mola ?
eu tirava a tampa lateral e testava andar para tras novamente e tira-se a duvida

Se for caixa pode ser o carreto da 5ª
Nuno
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MensagemAssunto: Re: XT sem marcha atrás   XT sem marcha atrás Icon_minitimeSeg Jul 16, 2012 11:27 am

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Edgar
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MensagemAssunto: Re: XT sem marcha atrás   XT sem marcha atrás Icon_minitimeSeg Jul 16, 2012 12:19 pm

Hummmm

acho que não vais ter oportunidade para sacar o motor Suspect

pela logica deve ser esta peça de uns 30€ que esta a causar isso

XT sem marcha atrás Cimg0221m


mas parece que se tem de tirar a embraiagem para sacar a gaja XT sem marcha atrás 546328

XT sem marcha atrás Tenere2003-3


mas é só um palpite...

e se o palpite estiver certo... há depois algumas coisa nos arredores para verificar... como a bomba de óleo e tal

por isso deve estar pronta para o Travel Event XT sem marcha atrás 547227


talvez engatando uma mudança e agarrando na embraiagem podemos tentar andar com ela em marcha a trás...
se for igual (prender) nas 5 velocidades... deve matar a possibilidade de ser da caixa XT sem marcha atrás 546328


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MensagemAssunto: Re: XT sem marcha atrás   XT sem marcha atrás Icon_minitimeSeg Jul 16, 2012 4:00 pm

Obrigado, Edgar. Isso era bom, e a primeira coisa que fiz foi apertar a embraiagem, mas travava na mesma. Tenho de ver. A carcaça da embraiagem engata no pinhão da cambota e no carreto do kick quando se dá ao kick. O veio primário no centro da embraiagem é o que liga para a roda. Parece mais ser mesmo dentro da caixa Neutral
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MensagemAssunto: Re: XT sem marcha atrás   XT sem marcha atrás Icon_minitimeSeg Jul 16, 2012 4:45 pm

Pois é XT sem marcha atrás 546328

mas que raio XT sem marcha atrás 680704
o que poderá originar isso? XT sem marcha atrás 680704 XT sem marcha atrás 680704 XT sem marcha atrás 680704

tem que ser algo que já aconteceu com alguém Suspect
o que poderá originar isso? XT sem marcha atrás 680704
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MensagemAssunto: Re: XT sem marcha atrás   XT sem marcha atrás Icon_minitimeSeg Jul 16, 2012 6:11 pm

Edgar escreveu:

o que poderá originar isso? XT sem marcha atrás 680704
A XT tem um pormenor de que já me tinha esquecido, e também já não andava fora de estrada há muitos anos. Não estou a contar com o Lés-a-lés, mas isso não é nada.
Eu guio as Motos com os pés, metendo peso de um lado ou do outro. Normalmente os braços vão mais soltitos. E tenho a mania de chegar as botas bem contra o motor e o quadro.
Quando puxo o peso para trás, na areia ou onde for preciso, para passar um rego por exemplo, a bota direita encostada ao pedal do kick anda com ele para trás e põe os dentes das coroas do carreto do kick aos estalinhos.
Já me tinha esquecido disto e ouvi o tic-tic-tic- muitas vezes, mas não acredito que seja por isto, senão quando tive esta Moto pela primeira vez teria desfeito muitos kicks
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MensagemAssunto: Re: XT sem marcha atrás   XT sem marcha atrás Icon_minitimeSeg Jul 16, 2012 8:52 pm

hummm...vi á pouco tempo uma r1 que ate tive a ajudar (mais a aprender) a montar a cx de velocidades, em que a gaja partiu 3 dentes da 3ª velocidade e a moto ficou com a mudança engatada e não desengatava nem por nada e por isso a roda tava sempre presa. mesmo apertando a manete da embraiagem os carretos não andavam visto estarem presos. não será isso que aconteceu com a tua?
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Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

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MensagemAssunto: Re: XT sem marcha atrás   XT sem marcha atrás Icon_minitimeSeg Jul 16, 2012 9:27 pm

angelo_lopes escreveu:
Cheguei a casa do passeio, e como é habitual dei meia volta à Moto para a meter na garagem em marcha atrás. Ao andar com ela para trás, a roda de trás anda meio metro e a Moto trava. A única forma de andar com ela foi tirar-lhe a corrente.

Alguma coisa se estragou. Ou o carreto do kick, ou a embraiagem/ pinhão da cambota, ou a própria caixa de velocidades. Já aconteceu a alguém por aqui? Obg..


Olha, eu, noutra moto, aconteceu o mesmo, sintoma, mas foi a Terceira que tinha já uns dentes mais polidos e uns bons, e talvez um dente melhor que os outros.
Quando a empurrei para traz, após meio metro, tambem tive que lhe tirar a corrente.
Nem para traz nem para a frente, o mecanico, disse-me que foi o tal dente da terceira mudança que se tinha partido, enrrolou partido com os outros até que "prendeu".
Na minha foi assim.

o off-topico necessario

Mas com essa moto, aconteceu-me 2 vezes, esta, a outra ja foi em andamento, ao engrenar a quarta, vinha em terceira bem metida (pois ja "falhava), enrolei o cabo até as 6500 e toma lá a quinta, após uns 300 metros temos uma curva bem larga mas com saida apertada, tipo curva contra curvinha, quando cheguei perto da entrada, baixei-lhe 2, claro, esta é obvia, balanço -a com garra .....mas, ..........a terceira ficou sem os dentes e nao travou com o motor.....aaaaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii !!!!!! hahhhhhh????


Sim safei-me e apenas nao suportei foi o Cheiro, do pneu, do motor, e com o meu!??........kakakakakakak

o off-topico desnecessario

Recentemente quem adquiriu uma "igual", e temos andado juntos, após uns 4500km (2meses), a terceira tambem ja se foi, bem podes acelarar com a terceira metida que ela nao "anda".....eheheheh
Mas ele polio melhor que eu. Talvez por isso nunca tenha "prendido".!




Como ja dou abraços toma lá um.
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Moto : AJP PR7 & F800GS

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MensagemAssunto: Re: XT sem marcha atrás   XT sem marcha atrás Icon_minitimeSeg Jul 16, 2012 10:14 pm

@odamA
Foi um prazer conseguir-te ler... à 1ª XT sem marcha atrás 314851


@Angelo
Boa sorte para esse "petisco"... e que não seja nada "tão" grave... XT sem marcha atrás 332652


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Johnny_1056
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Moto : Yamaha

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MensagemAssunto: Re: XT sem marcha atrás   XT sem marcha atrás Icon_minitimeSeg Jul 16, 2012 10:27 pm

Boas;
Ângelo, que coisa lixada...
Consegues tactear a caixa, passar de mudança?
Tenta fazê-lo com o motor parado, e tenta aperceber-te de alguma alteração no tacto.
Tenta ver se está tudo bem com a embraiagem, se o cesto, molas e carretos estão em bom estado.
Se não só te resta mesmo, abrir o motor.
Acredito que a parte mais complicada seja mesmo o tempo necessário para o fazer, porque a nível de material, não acredito que a despesa seja grande.
Ânimo e bom trabalho. Força!
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odamA
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Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

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MensagemAssunto: Re: XT sem marcha atrás   XT sem marcha atrás Icon_minitimeTer Jul 17, 2012 12:25 am

Johnny, desculpa estar a questionar, mas.
Porque é que o carreto da 3ª mudança, se gastava/gasta assim tanto??


E que eu vi o segundo e estava todo muido, a 1ª, parecia novo, a 2ª estava mais ou menos, mais para o menos a proximas ja sabes e a 4ª tambem, tambem estavam bem muidos, ja a ultima talvez boa.

Eu nessa moto troquei 2x, uma lá pelos 14mil e a outra ja com 40mil, julgo, ja foi há bons anos.



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...,...


E @ngelo, sobre os estalinhos, por colocarmos as botas, a preciona-lo, é uma ganda xatisse, eu por vezes, adorava que inventassem um "Kiko", portavel/portatil/ conseguir colocar o kik, por a trabalhar e retira-lo, e colocar, no "bolso".

Mas julgo que nao deve ser bom ouvirmos (pelo menos sei que eu e tu XT sem marcha atrás 353512 ) esses estalinhos.
Questiono tambem.



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Moto : Yamaha

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MensagemAssunto: Re: XT sem marcha atrás   XT sem marcha atrás Icon_minitimeTer Jul 17, 2012 1:54 am

Boas;
OdamA, por acaso é verdade, a 3ª leva mesmo muita porrada. É muito comum haver problemas nesta mudança e se virmos bem há motivos para isso. A 3ª é aquela mudança que serve para tudo:
- quando precisamos de reduzir a sério, baixamos duas e lá está a 3ª a levar porrada;
- quando precisamos de transpor um obstáculo ou zona mais difícil, mas com rapidez e poder de aceleração, lá está a 3ª a fazer serviço, porque a 4ª não tem força suficiente e a 2ª fica "curta";
- quando se roda em zonas mais "torcidas" lá está novamente a 3ª ao serviço e muitas vezes por longos periodos de tempo.
A 3ª é aquela mudança de transição e está sempre a ser castigada e serve para quase tudo.
Em motos de todo-terreno, quando surgem problemas, é quase sempre a 3ª.
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MensagemAssunto: Re: XT sem marcha atrás   XT sem marcha atrás Icon_minitimeTer Jul 17, 2012 2:07 am

Muito obrigado

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MensagemAssunto: Re: XT sem marcha atrás   XT sem marcha atrás Icon_minitimeTer Jul 17, 2012 10:41 am

mariomcarvalho escreveu:
mesmo apertando a manete da embraiagem os carretos não andavam visto estarem presos. não será isso que aconteceu com a tua?
Não, não foi. A caixa funciona. 1ª, 2ª, até à 5ª. Não está nada preso. Com a roda no ar, para a frente anda sempre, para trás anda cerca meia volta da roda. Umas vezes apenas 1/4, outras talvez mais que meia volta. E bloqueia tipo ferro com ferro.



odamA escreveu:
o off-topico necessario
Eu diria indispensável. Quando trabalhei em Cantanhede comprei uma Honda ST1100 Paneuropean. Grande armário. Um dia andaram a alcatroar as ruas na minha zona e era só areia. Eu gostava de fazer uns slidezões entre cruzamentos. Um dia desci 2 de patada e a terceira nunca mais saíu. O pedal mexia, mas não desengatava. Como tinha 3.000 Km foi para a Honda. Deram uns murros no pedal, desencravaram a caixa e foram experimentar. Disseram que até deram 200 e só encravou 2 vezes mas com umas patadinhas desencravava. Como eu não queria uma Moto que um dia chegasse a uma curva e a caixa não estivesse lá, vendi-a. Nem mais 500 Km fiz nela e nunca perdi tanto dinheiro em tão pouco tempo. Bem feita. Era Honda sem ser CR ou XR.



Johnny_1056 escreveu:
Consegues tactear a caixa, passar de mudança?
A caixa funciona bem. Passam todas à mão, nunca entram pregos. Para a frente é XT das antigas LOL). Aquela máquina.
Lá dentro parece que alguém meteu uma roda livre de bicicleta. Pode ser do kick, mas não era nada mau desmontar o motor para inspeccionar o resto, ver a distribuição...


odamA escreveu:
E @ngelo, sobre os estalinhos, por colocarmos as botas, a preciona-lo, é uma ganda xatisse, eu por vezes, adorava que inventassem um "Kiko", portavel/portatil/ conseguir colocar o kik, por a trabalhar e retira-lo, e colocar, no "bolso".

Mas julgo que nao deve ser bom ouvirmos (pelo menos sei que eu e tu XT sem marcha atrás 353512 ) esses estalinhos.
Questiono tambem.

Não acho que seja chatice, od@mA. É assim mesmo. O kick é para pôr a Moto a trabalhar, não é para mexer depois de o motor estar a trabalhar. Os patins são curtinhos e eu meto a bota bem para dentro para não me saltar do patim, mas é desabituação porque não andava fora de estrada há quase 10 anos. Fiz o Lés-a-lés em 2010, teve umas dezenas de Km de terra no Algarve e eu parti a traseira do quadro da ZRX1100 por não ir com juízo, mas percurso TT já nem me lembrava...

Os estalinhos são provocados pelos dentes em rampa desta fotografia do Edgar. Dá estalinhpos porque o kick é para pôr o motor a trabalhar. Depois de estar a trabalhar, se o desces começa a ser o motor a querer pôr o kick a dar ao kick LOL

XT sem marcha atrás Carreto_kick





Antes de tirar a corrente tirei a tampa do pinhão de ataque para ver se estava lá algum objecto estranho. Queimei o dedo no primeiro parafuso que desapertei e depois vi que o motor estava em brasa! Depois de deixar o Paulo Neto em Aveiro puxei um bocadinho até ao Porto, mas nunca vim em cima do redline...

A 2KF não faz do quadro depósito de óleo. Tem um depósito de óleo grande, atrás, por baixo da tampa esquerda. Antes de ir para o passeio o nível de óleo estava a meio entre o max e o min. Voltei a ver o nível depois de me queimar e nem sequer tinha gasto óleo. Claro que o nível foi visto como tinha sido antes do passeio e como manda o livro. As vossas XTs600 também ficam em brasa ao fim de 150 Km?



Abraço,
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