Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica!

Ir para baixo 
+45
lobo
shok
M4rco
lcreis7
AlcinoP
Gil
neves
vitorct
mpfmoura
Fernando Brito
Pmvpires
Luis Rosado
Clube.XT
Fortuna
jagyver
Paulo Neto
ricasbeiro
Paulo Caillaud
Figa5
NÉNATÉ
jfcmartins
hugobruno
rui braz
Gonçalo
angelo_lopes
Jorge
boke
marcoantonio
Ricardo Brântuas
Jarod
Flat_Out
odamA
Biker_
mariomcarvalho
MauricioQuaresma
Edgar
Marco constantino
rickyFMX
NJ
Moutinho
Johnny_1056
webmonstro
FISTSxOFxFURY
krieg
Nuno_Dias
49 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 9 ... 14  Seguinte
AutorMensagem
Nuno_Dias
E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Star310
Nuno_Dias



E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica!   E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Icon_minitimeSex Jul 13, 2012 9:06 am

Acho que estamos todos a exagerar um pouco. É preciso calma...Até saber ao certo como as coisas irão ser, ou até prova em contrário, deverá haver bastantes centros p inspecções tal como nos automóveis. Nem outra forma faria sentido.
Um amigo de outro fórum que vive nos Açores já relatou como funciona lá. E não passa de uma mera vistoria em que apenas verificam pontos básico. Luzes, estado dos pneus, numero de quadro e pouco mais. Confidenciou também que as "cabras de mato", nem sequer fazem inspeção porque normalmente só andam fora de estrada. A Polícia também tem conhecimento e bom senso e quando se deparam com esse tipo de motas, não verificam nem andam á caça da multa.
Por isso é esperar para ver. Acho que antes de mais esta é uma medida para sacar mais algum dinheiro do que propriamente andar a fazer a vida negra aos Motociclistas. Espero que assim seja...Do mal o menos.

Relativamente á questão que se levantou em ter-mos de equipamento....Epá isso seria absurdo. Se estamos habilitados a comprar uma mota e a tirar a carta da mesma, também temos consciência dos riscos que corremos quando po-mos a dita (moto) em marcha. Assim se andar-mos de mota de chinelos, e t-shirt, sabemos também que em caso da mais pequena queda os resultados poderão ser drásticos. Mas isso cada um sabe de si. Também era melhor que agora o Governo decidisse qual a indumentária que cada um de nós tivesse que usar.
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica!   E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Icon_minitimeSex Jul 13, 2012 10:21 am


Nuno_Jorge, ninguém combinou nada, foi um mero exemplo de um mero acaso, mas a mensagem que tentei passar, é que pelo o facto de tu e outras pessoas optarem por andar em segurança (o mais correto) e terem a possibilidades de adquirir todo o “material” necessário para o efeito, e as vezes que forem necessárias, pensarem; se eu posso, os outros também têm de conseguir, ao ponto de sugerires que “devia ser obrigatório” andar todo equipado de moto…

Nuno_Dias, acho que pelo menos na Alemanha, já há uns anos que é obrigatório andar completamente equipado de moto… não??

Quanto ás inspeções, é como o Nuno_Dias afirmou… calma…
Para quê este “bicho de 7 cabeças” ??... há anos que se fazem aos carros e ninguém anda em pânico por isso… as motos serão assim tão diferentes ??
Quem tiver algo ilegal, terá de corrigir… ou não… boa ou má, há sempre uma solução.

Ir para o topo Ir para baixo
FISTSxOFxFURY
E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Star310
FISTSxOFxFURY


Moto : CB750 SF Custom - XT600E Custom

E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica!   E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Icon_minitimeSex Jul 13, 2012 10:56 am

tao mas agora querem-me obrigar a vestir algo que eu nao quero? a responsabilidade dos meus actos só a mim compete! se a minha vestimente nao causa danos a terceiros, que raio têm "voces" a ver se eu ando nu ou vestido em cima da mota?
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_Dias
E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Star310
Nuno_Dias



E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica!   E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Icon_minitimeSex Jul 13, 2012 11:10 am

FISTSxOFxFURY escreveu:
tao mas agora querem-me obrigar a vestir algo que eu nao quero? a responsabilidade dos meus actos só a mim compete! se a minha vestimente nao causa danos a terceiros, que raio têm "voces" a ver se eu ando nu ou vestido em cima da mota?

E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 945103
Óbvio!
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica!   E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Icon_minitimeSex Jul 13, 2012 11:20 am

[quote="Marco constantino"]
Gonças29 escreveu:


E os quadriciclos (mata-velhos, papa-reformas) vão ser obrigados a levar as placas de 40km´s hora, é que nos quadriciclos conhecidos como "moto4" essas placas são obrigatórias e até a uns anos até pirilampos (rotativos) tinham de ter.

Isso é apenas porque algumns moto4 eram matriculados como tractores agícolas
ALgumas são motociclos e outros quadicicolos e outros tractores

A minha é um motocicolo (blaster)

nuno
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
webmonstro
E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica!   E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Icon_minitimeSex Jul 13, 2012 11:30 am

Acho que há neste topico muitos caso diferentes
uma coisa é a inspecção outra coisa é as alterações
o problema em portugal é que as alterações e homologação de alterações são demoradas e difíceis de fazer

em outros países vê-se por ex no caso dos jipes, grandes alterações e equipamentos mas normalmente é tudo homologado no livrete e feito com peças homologados, cá já vi casos de barras de direcção que foram cortados e soldados para serem aumentados ! imagina que parte uma solda em andamento ?

Com as motos as consequências são normalmente mais individuais e portanto os danos em caso de falha mecânica são normalmente apenas para o condutor.

No caso dos equipamento acho que é ridículo estar a impor exactamente por essa razão
E claro que será importante ter luzes e pneus em bom estado e não vejo que este tipo de inspecções seja um problema para quem anda de forma "normal"

Há vantagens e desvantagem em tudo na vida mas acho que será benéfico no geral
Devia é ter-se aplicado tambem às 125
Nuno

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
angelo_lopes
E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Star310
angelo_lopes


Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica!   E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Icon_minitimeSex Jul 13, 2012 11:52 am

Jarod escreveu:
angelo_lopes escreveu:
Na Alemanha nem a marca dos pneus se pode mudar. Têm de ser os que estão no livrete. Vai ser complicado.

São esses extremismos sem sentido que eu odeio... As medidas tudo muito bem, agora a marca? Isso devia ser proibido até para evitar cartelização por parte das marcas de motas que podem "optar" por usar sempre o mesmo pneu de quem lhes pagar mais... Enfim...

100% de acordo. Fui em 1993 a Bruxelas àquela que foi a 1ª concentração da FEM (Federação Europeia de Motociclistas) lutar contra isto.

Foram os Motociclistas todos juntos que conseguiram umas migalhas da Brisa (30% de desconto usando viaverde), tapando a AE Porto/Lisboa.

Hoje só se vê conformismo :(


Falando por mim, ainda bem que é a partir das 250 porque com a KDX200 ia ser complicado, mas tenho uma Moto na Alemanha com um filho meu e acho que vou ter de a ir buscar todos os anos para a inspecção LOL

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.angelolopes.com
odamA
E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Star310
odamA


Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica!   E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Icon_minitimeSex Jul 13, 2012 3:55 pm

....mas podes/podesse andar em tronco nu e de chinelos a conduzir, um automovel na via puplica ?

.e sem o cinto?
Tambem.?!


Entao nao temos que andar como queremos.

Para mim nao é obvio, nao posso.



....,.....


Venham mas é as inpecçoes nas motos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://espiritotenere.blogspot.com
Jorge
E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica!   E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Icon_minitimeSex Jul 13, 2012 5:21 pm

Isto é o que se chama “sofrer por antecipação”, ainda a lei não foi aplicada e já andamos a sofrer por ela…

Metalizzer, o odamA é boa gente, acredita… apenas foi "infeliz" na escolha das palavras (já me aconteceu algumas vezes)mas no fundo eu até o compreendo… quer sentir-se seguro e proteger-se e aos seus, tem esse direito… como eu (nós) tenho o direito de andar como a minha consciência ditar, seja equipado, seja de calções…

Ainda bem que isso ainda está parado… sempre temos mais um tempinho…

Ir para o topo Ir para baixo
Jarod
E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Star310
Jarod


Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica!   E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Icon_minitimeSex Jul 13, 2012 6:08 pm

E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 909462
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.toquedacucar.pt
Jorge
E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica!   E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Icon_minitimeSex Jul 13, 2012 6:27 pm

Mas é claro que podes descordar Jarod... é a "discutir" que a gente se entende (lá diz o ditado)...

Como já disse algumas vezes, seria tolo da minha parte discordar que é muito mais seguro andar de moto com o respetivo equipamento... estou totalmente de acordo, mas há situações onde não é possivel (ou pratico) usa-lo e aí (pode não fazer alguma diferença) mas a condução é porpocional á vestimenta (pouca roupa = pouca velocidade)...

Na minha opinião, esta opção (protecção) deve caber ao individo e não por imposição... e esta "pequena" diferença é que gerou toda esta discordia.

Ir para o topo Ir para baixo
Jarod
E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Star310
Jarod


Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica!   E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Icon_minitimeSex Jul 13, 2012 6:38 pm

Jomatos escreveu:
Mas é claro que podes descordar Jarod... é a "discutir" que a gente se entende (lá diz o ditado)...

Como já disse algumas vezes, seria tolo da minha parte discordar que é muito mais seguro andar de moto com o respetivo equipamento... estou totalmente de acordo, mas há situações onde não é possivel (ou pratico) usa-lo e aí (pode não fazer alguma diferença) mas a condução é porpocional á vestimenta (pouca roupa = pouca velocidade)...

Na minha opinião, esta opção (protecção) deve caber ao individo e não por imposição... e esta "pequena" diferença é que gerou toda esta discordia.


Eu já não sou desse tempo mas... Dantes andava-se de mota sem capacete. E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 37087


Algum de nós preferia, caso não houvessem multas, andar sempre de mota sem capacete?


Fica a questão no ar, eu já sei a resposta...


O sentido civico é importante, concordo a 100%... O problema é que grande parte dos acidentes de mota são provocados por distrações de outros condutores, nomeadamente de carros etc etc. Por isso até podes ir de chinelos e calções a 20km/h e virem marrar contigo, percebes?

E depois é ai que a liberdade de quem anda à vontade mota, começa a entrar pela minha liberdade e a dos outros que temos que pagar para curar as queimaduras do alcatrão e os ossos partidos... Que também podem acontecer andando equipados, mas lá está, voltamos à questão do capacete...

Já teclei demais, já pareço o odamA! LOLOL E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 945103 E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 24863 E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 945103
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.toquedacucar.pt
rui braz
E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Star310
rui braz


Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb

E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica!   E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Icon_minitimeSex Jul 13, 2012 6:39 pm

E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 909462
Ir para o topo Ir para baixo
hugobruno
E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Star310
hugobruno


Moto : xt660z

E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica!   E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Icon_minitimeSex Jul 13, 2012 6:41 pm

E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 909462
Ir para o topo Ir para baixo
jfcmartins
E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Star310
jfcmartins


Moto : XT660R Yamaha Black

E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica!   E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Icon_minitimeSex Jul 13, 2012 7:00 pm

vou entrar ao barulho...

em relação às inspecções... a verdade é que até faz sentido. se faz num carro, numa moto faz mais ainda, visto que (teoricamente) representa um perigo maior para o condutor e ocupantes (pendura)... chateia-me ter que ir todos os anos gastar dinheiro (para nada) com o meu bote mas compreendo e faz todo o sentido que os veículos sejam inspeccionados em termos de segurança - seja carro, moto ou qq outro veículo habilitado para andar na via pública.

em relação ao equipamento... eu gosto (pelo menos gostava) de andar sempre em t-shirt e sobretudo sem o capacete! isso é q é da pedra! e costumava dizer que ninguém tem nada q ver com isso pq a mim é q doia. mas essa não é a verdade... a verdade é que cada acidente tem um custo para o estado (que somos todos nós) e se não fosse os capacetes obrigatórios os Hospitais deste pais (não tendo em conta outros factores) gastaria muito mais dinheiro em traumatismos cranianos (só por exemplo).

por isso faz sentido o cinto (no carro) e o capacete (na moto) e qq outra forma de segurança que faça com que as contas do estado/hospitais sejam menores...

no entanto não estou de acordo com este método ou politica... obrigar os condutores a... para mim o caminho a tomar deveria ser outro: devemos educar-nos e sensibilizar-mo-nos para estas e outras situações (como por ex. as velocidades)... o estado podia ter um papel decisivo com campanhas de sensibilização tanto nos media como nas escolas... e no fim a escolha deveria ser de cada um.

no entanto, para usar os recursos do estado (hospitais) deveria-mos ter de cumprir as regras de segurança na integra!

ou seja... se eu quiser andar sem capacete, deveria poder sem qq limitação legal. mas se tivesse envolvido num acidente e tivesse que ir para o hospital, então os custos deveriam ser imputados ao próprio pq este não cumpriu com as regras de segurança previamente ditadas.

esta é apenas a minha opinião!

mas desenganem-se os que acham que andar com capacete é uma medida pq o estado gosta muito de voçês e está preocupado que façam dói dói na cabeça... o estado não quer é gastar fortunas a tratar desses dóis dóis E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 176279
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica!   E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica! - Página 4 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
E pronto...a IPO para as motos está em Diário da Republica!
Ir para o topo 
Página 4 de 14Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 9 ... 14  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» E pronto...cá está ela!
» Mais um para o monte :)
» Atrelado para motos
» Simulador Ergonomia para motos
» Let's Ride Motorcycle - Para quem curte motos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: XT em Geral-
Ir para: