Encontrei um PDF sobre a bomba de gasolina da XTZ 600, mas acabei por perder a sua origem, e agora não posso atribuir os créditos ao autor desse PDF...
Fiz uma copia do PDF, e alterei algumas palavras para se perceber melhor, e aqui vai... (pode ser que seja útil para alguém)
Reparar a bomba de gasolina da XT600Z TénéréPara fazer estes trabalhos, há que ter algumas condições, paciencia, e sensibilidade, porque caso contrário pode-se danificar a bomba.
Portanto, antes de começar o trabalho, verifique se pode realiza-lo, ou deve pedir ajuda...
Se a bomba não trabalhar, a XTZ600 não fica inutilizada...
basta fazer ligação directa, e o único prejuízo é não conseguir-mos gastar os últimos litros da reserva...
porque esta parte do deposito está mais baixa que os carburadores.
A quem seja da opinião de se ter a bomba fora de serviço, com o único prejuízode se "perder" alguns litros de capacidade do tanque... e, na opinião deles, traz as vantagens de a moto não morrer subitamente quando entra na reserva
(ela começa a engasgar, dando tempo de virar a torneira)...
Outro problema que evitamos sem com a bomba fora de serviço é de o diafragma principal por vezes fura-se (danifica-se),
e a gasolina entra directamente para dentro do cilindro com a mota parada, através do tubo de vácuo...
Então se estes diafragmas estiverem em más condições ou duvidosos, é altamente aconselhado a troca dos mesmos ou da bomba toda.
O problema mais comum e de fácil solução nestas bombas tem os seguinte sintoma: - Quando o nível gasolina chega perto da reserva o motor pára como se estivesse sem gasolina;
Nas ténéré o fundo do tanque fica abaixo do nível do carburador, necessitando bombear a gasolina pra cima, isso é feito pela bomba que é acionada pelo vácuo do carburador.
Solução de emergência: - Soprar no respirador da tampa do tanque para que a pressão force a gasolina para encher o carburador... Com isso consegue-se rodar alguns km e ela pára de novo... e volta-se a soprar até a próxima bomba de gasolina...
Teste: - Na saída da bomba (mangueira que vai pro carburador) coloque uma mangueira transparente com +/- 1 metro,
na ponta desta mangueira coloque uma garrafa (para receber a gasolina);
- Eleve esta mangueira acima do nível do tanque;
- Ponha o motor a trabalhar com a gasolina que lhe resta no carburador, e acelere um pouco.
- O nível da gasolina deve subir acima do nível do tanque, pelo tubo que nós colocamos, e começar a encher a garrafa...
- Se sair muito pouca gasolina, ou o nível não passar muito do nível da gasolina do tanque, a bomba realmente não tem pressão e necessita de ser reparada, ou substituída...
Sugestão: - Verificar se a mangueira que liga a bomba ao coletor de admissão não está danificada, se estiver a bomba não fuciona,
- Retirar ela para ver como está o estado (veja abaixo o procedimento);
- Desmonte e verifique se os diafragmas não estão furados ou danificados, se estiverem em bom estado é bom sinal, provavelmente o problema é apenas nas válvulas;
- Esta bomba tem 3 válvulas: 2 de fluxo (internas, palhetas circulares plásticas) e 1 de controle de pressão (na parte superior, com diafragma);
- O problema mais comum são as válvulas de fluxo, verifique que as mesmas não estão assentando corretamente, elas devem encostar na base em toda a volta, se tiver uma folga ocorre uma perda pela folga e a bomba fica sem pressão.
Retirar a bomba fora de serviço:- Retirar a bomba;
- Conectar a tubo do tanque direto no carburador;
- Vedar o tubo de vácuo que vem do coletor;
(ATENÇÃO: Tapar este tubo que liga a falange de admissão à bomba, para que não provoque uma entrada de ar falsa no motor)
- A Mota não vai poder gastar a reserva;
Reparar o problema mais comum na Bomba:- Acrescentar uma anilha de plástico no centro das palhetas da válvuva, de espessura de +/-1 mm. Isto aumenta a rigidez da palheta e melhora a fixação, já que a presilha é de borracha.
- Dar um pequeno retoque (máx um décimo de mm!) na base do centro da válvula para aumentar a pressão da palheta no assento;
- Se a superfície estiver um pouco regular, passar com uma lixa fina, para melhorar e corrigir alguma folga que possa existir...