Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ... |
| | XT 600 2KF 1988 | |
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+6Edgar Johnny_1056 Duncan Pmvpires mont3z Jorge KoKas 10 participantes | |
Autor | Mensagem |
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Jorge KoKas
Moto : XT 600 ´88 / TM 300 ´10
| Assunto: XT 600 2KF 1988 Seg Abr 23, 2012 11:39 pm | |
| Ola a todos, sou proprietário de uma xt 600 ,motor 2kf , de 1988, estou com um pequeno grande problema , ainda não consegui ouvir o trabalhar dela, não chega corrente suficiente á vela, já mandei medir a voltagem das bobines, penso que será do cdi, porque o cabo vermelho que vêm da bobine principal faz uma boa faísca azul , encostando ao cilindro ... depois de passar pelo cdi , a faísca reduz de intensidade e chego a dar 7 kicadelas de desespero e normalmente só á 8º volta a dar uma faísca ranhosa.... já experimentei de reboque a um carro ... e nada .... nem um rater.... sou do Distrito de Castelo Branco, alguém de perto para me poder dar uma ajuda????? comprei já sem trabalhar.... e estou a ficar desesperado.... Um grande abraço e se alguém souber de algo, preciso de experimentar outro cdi, para a conclusão final....obrigado | |
| | | mont3z
Moto : À procura de uma trail
| Assunto: Re: XT 600 2KF 1988 Seg Abr 23, 2012 11:51 pm | |
| Bem vindo! Não te consigo ajudar... Mas decerto alguem entendido na matéria o fará.. Não desesperes.. Entretanto passa por aqui e apresenta a tua máquina tambem... http://www.clubextportugal.com/f3-bem-vindo-e-apresente-se | |
| | | Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
| Assunto: Re: XT 600 2KF 1988 Ter Abr 24, 2012 12:23 am | |
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| | | Duncan
Moto : XT 350 e FZ6s
| Assunto: Re: XT 600 2KF 1988 Ter Abr 24, 2012 3:42 pm | |
| Calma Jorge... O "mestre" Edgar de certeza que te dá umas dicas e isso fica já a funcionar... E como já foi dito passa na apresentação e coloca umas fotos da menina!! | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: XT 600 2KF 1988 Ter Abr 24, 2012 4:01 pm | |
| Boas; Jorge Kokas, antes de mais bem-vindo! Mesmo que não tenhas passado pelas Apresentações. Bela zona a do Pinhal Interior. Já tenho saudades dumas voltas por essas bandas. Quanto ao teu problema, com os dados que disponibilizas é complicado elaborar diagnósticos e também não conheço bem a moto para te sugerir pistas que possam levar a algum lado, excepto as "básicas". Tens os valores definidos pelo fabricante, para cada um dos componentes?
Temos um membro com uma 2KF em estado muito próximo do original e que a conhece bastante bem (Ângelo Lopes). Certamente dar-te-á uma ajuda.
Boa sorte na resolução do probelma. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: XT 600 2KF 1988 Ter Abr 24, 2012 4:24 pm | |
| Bem-vindo... mas devias fazer uma pequena apresentação Mas pronto deixa-me fazer-te umas perguntas!! a vela é nova?? qual é a referencia da vela que estás a usar?? qual é a folga da vela??? Vamos com certeza dar-te uma ajuda nisso | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: XT 600 2KF 1988 Qua Abr 25, 2012 10:44 pm | |
| - Jorge KoKas escreveu:
- Ola a todos, sou proprietário de uma xt 600 ,motor 2kf , de 1988, estou com um pequeno grande problema , ainda não consegui ouvir o trabalhar dela, não chega corrente suficiente á vela, já mandei medir a voltagem das bobines, penso que será do cdi, porque o cabo vermelho que vêm da bobine principal faz uma boa faísca azul , encostando ao cilindro ... depois de passar pelo cdi , a faísca reduz de intensidade e chego a dar 7 kicadelas de desespero e normalmente só á 8º volta a dar uma faísca ranhosa.... já experimentei de reboque a um carro ... e nada .... nem um rater.... sou do Distrito de Castelo Branco, alguém de perto para me poder dar uma ajuda?????
comprei já sem trabalhar.... e estou a ficar desesperado.... Um grande abraço e se alguém souber de algo, preciso de experimentar outro cdi, para a conclusão final....obrigado Boas 1º confirma se a bobine que está lá é a bobine indicada para o modelo,pois esse modelo sendo de "Kick" terá uma ignição CDI enquanto as XT de arranque electrico usam um sistema TCI na prática isso significa que a bobine será diferente e tem uma resistência diferente da bobine de uma XTe(3TB ou 4PT) por exemplo. Depois deves medir a resitência (com um multimetro) tanto das bonines do estator como da bobine , e claro verificar e substituir a vela e o cabo de vela caso pareçam suspeitas Verifica tambem as ligações e massas do sistema procurando corrusão Nuno | |
| | | Jorge KoKas
Moto : XT 600 ´88 / TM 300 ´10
| Assunto: Saudações a todos... Qua Abr 25, 2012 11:39 pm | |
| Desculpem ainda não ter feito a minha apresentação, mas a moto que eu comprei está exposta aqui no clube, era uma que estava em castelo de vide, um pouco mal tratada... sem conta km, caixa do filtro derretida, cabos eléctricos foram degolados junto ao conta km, o depósito parecia um regador, andei aplicar solda a frio ,quero ver se a metia a trabalhar,... Em resposta a algumas perguntas, comprei uma vela nova, indicada pelo manual, tirei a instalação toda e fui a uma oficina da Yamaha, mediram-me a bobine do motor, aquilo tem 2 pickups, e a bobine da vela , estava tudo ok, disseram para compra um cachimbo de vela de 10 OMS, comprei e cabo novo e nada... umas vezes da faísca , mas fraca e só ao fim de 7, 10 kicadelas volta a fazer faísca... já tenho as luzes todas a funcionar , fora não ter a válvula do descanso , o conta km..refiz a instalação eléctrica, tinha cabos encostados num monte... a valvula do ponto morto terá alguma influencia? o estranho é a moto sendo rebocada não ter nado nenhum sinal...eu estava só habituado ás 2 Tempos.... esta moto anda-me a queimar a cabeça, queria era andar com ela.... | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: XT 600 2KF 1988 Qua Abr 25, 2012 11:50 pm | |
| - Citação :
- a valvula do ponto morto terá alguma influencia?
a válvula é um nome incorrecto é um sensor ou um interruptor... sim pode ter porque se faltar a massa ao CDI ou TCI como lhe chamam não vai querer trabalhar... porque pensa que está engatada uma velocidade... basta ligar o fio que sai desse sensor directamente à massa | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: XT 600 2KF 1988 Qui Abr 26, 2012 11:27 am | |
| - Jorge KoKas escreveu:
- Desculpem ainda não ter feito a minha apresentação, mas a moto que eu comprei está exposta aqui no clube, era uma que estava em castelo de vide, um pouco mal tratada... sem conta km, caixa do filtro derretida, cabos eléctricos foram degolados junto ao conta km, o depósito parecia um regador, andei aplicar solda a frio ,quero ver se a metia a trabalhar,...
Em resposta a algumas perguntas, comprei uma vela nova, indicada pelo manual, tirei a instalação toda e fui a uma oficina da Yamaha, mediram-me a bobine do motor, aquilo tem 2 pickups, e a bobine da vela , estava tudo ok, disseram para compra um cachimbo de vela de 10 OMS, comprei e cabo novo e nada... umas vezes da faísca , mas fraca e só ao fim de 7, 10 kicadelas volta a fazer faísca... já tenho as luzes todas a funcionar , fora não ter a válvula do descanso , o conta km..refiz a instalação eléctrica, tinha cabos encostados num monte... a valvula do ponto morto terá alguma influencia? o estranho é a moto sendo rebocada não ter nado nenhum sinal...eu estava só habituado ás 2 Tempos.... esta moto anda-me a queimar a cabeça, queria era andar com ela.... Tens que ver no esquema electrico se o sensor do descanso tem de estar aberto ou fechado para trabalhar e conforme o caso tens que juntar os fios ou deixá-los abertos (na 350 tambem retirei esse sensor e acho que tem de estar o circuito fechado) e deves colocar o fio do neutro ligo à massa para teres a certeza que não é daí o problema. O CDI é a peça mais difícil de diagnosticar e só tendo a certeza que tudo o resto está bom é que se poderá chegar aà conclusão que é esse o elemento a falhar Nuno | |
| | | Tó M
Moto : xt600e e yz250
| Assunto: Re: XT 600 2KF 1988 Qui Abr 26, 2012 5:48 pm | |
| o sensor de neutro ou ponto morto nessa Mota penso que não tem influência porque no arranque eléctrico ela só não deixa passar corrente para rodar o motor mas nessa basta dares ao pedal s a luz nunca acende é porque está a dar sinal que está uma mudança metida mas ela pega de emporrão por isso não deve de ter nada a aver mas para a dúvida liga directa a massa como diz o Edgar a luz de neutro vai acender e aí já acusa como tive-se em ponto morto mas isso não tem nada aver com a faísca na vela... Mede bem a corrente que sai do CDI e a que chega lá aí tens mais certezas... Abraço e Espero que consigas resolver o problema rápido para andares com essa máquina... | |
| | | Jorge KoKas
Moto : XT 600 ´88 / TM 300 ´10
| Assunto: BOBINE 2KF-50 NIPPON DENSO Seg Abr 30, 2012 12:15 am | |
| Saudações a todos... Hoje estive de volta de xt600, andei a fazer as medições todas outra vez... a 1º vez paguei pelo serviço numa casa da Yamaha, e então deparei-me com uma situação na bobine da vela, o cabo laranja estava ligado no (-) e o cabo preto ligado no(+) ,ainda não tinha reparado nisto porque a bobine tem uma capa de borracha, neste modelo isto é normal? E há mais ... estive a medir a bobine , com os valores do manual, a resistência primaria deve emitir valores entre 0,23 ~0,38 Oms e só me apresenta 0,02 ; e a resistência secundaria deve de apresentar entre 3,4 ~5,2k Oms , apresenta-me 4,67 ,sim esta está dentro dos valores... Alguém com conhecimentos nisto? Um grande abraço a todos.... | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: XT 600 2KF 1988 Qua maio 02, 2012 2:17 pm | |
| - Jorge KoKas escreveu:
- Saudações a todos... Hoje estive de volta de xt600, andei a fazer as medições todas outra vez... a 1º vez paguei pelo serviço numa casa da Yamaha, e então deparei-me com uma situação na bobine da vela, o cabo laranja estava ligado no (-) e o cabo preto ligado no(+) ,ainda não tinha reparado nisto porque a bobine tem uma capa de borracha, neste modelo isto é normal?
E há mais ... estive a medir a bobine , com os valores do manual, a resistência primaria deve emitir valores entre 0,23 ~0,38 Oms e só me apresenta 0,02 ; e a resistência secundaria deve de apresentar entre 3,4 ~5,2k Oms , apresenta-me 4,67 ,sim esta está dentro dos valores... Alguém com conhecimentos nisto? Um grande abraço a todos.... Aparentemente será este o teu culpado Quanto à ligação parece estranha a inversão de mais e menos , por norma as bobines funcionam com a polaridade trocada mas com a potencia diminuída (ou seja produz uma faísca mais pequena). O valor de resitência mas baixo indicará um curto circuito interno na bobine Atenção que deves confirmar este valor porque como o valor correcto é tão baixo (0.23-.38 Oms não é quase nada !) facilmente um pequeno descalibração do multiimetro dará uma leitura errada. Portanto se fosse eu 1º colocava as ligações (+) e (-) correctamente. depois arranjava um segundo multimetro para verificar novamente o valor e se se confirmar então é altura de trocar de bobine Nuno | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: XT 600 2KF 1988 Seg Jun 25, 2012 11:53 pm | |
| Eu não sou mecânico, não tenho a experiência dos mecânicos. Uma coisa é saber como é que as coisas funcionam e outra muito diferente é repará-las todos os dias. A minha um dia também não quis pegar, ainda por cima tinha um passeio combinado com o pessoal do CXTP e não fui. Tive de a mandar para um mecânico e eram os colectores de admissão desvulcanizados. Para mim foi inacreditável porque ela tinha chegado a casa 2 dias antes a trabalhar sem grandes problemas. Se a tua só dá faísca à 6ª ou 7ª kickada, só pode ser da parte eléctrica. Não me parece que o canhão de ignição espere por 6 ou 7 kickadas para fazer bom contacto... Na tua Moto o sensor do neutro não tem qualquer influência como já disseram aqui. É só para acender a lâmpada. Já o do descanso, faz corte de corrente. Podes xuntá-lo para ver se não será dele, mas se ele fizer contacto, o que provoca desligar o motor, acho que a vela nunca deveria dar faísca...
Esquema eléctrico, tenho manuais da yamaha tenere xt 600 z - xt 600 de 1985, da XT600E de 1990, da Ténéré de 1987 ou 1988 e um Clymer da XT600 de 1987, mas entre a minha 2KF de 1987 e qualquer dos manuais há diferenças. Se quiseres de algum destes envia-me o teu endereço de mail.
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| | | Bob
Moto : TÉNÉRÉ 660z 1996
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| Assunto: Re: XT 600 2KF 1988 | |
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| | | | XT 600 2KF 1988 | |
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