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| | Pistões e jogos de aneis - WISECO | |
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Autor | Mensagem |
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Martin_do_Br
Moto : XT 600 3TB
| Assunto: Pistões e jogos de aneis - WISECO Seg Fev 06, 2012 11:31 pm | |
| Senhores,
Alguém já usou o kit WISECO de pistão + anéis + pino + travas?
Eu tenho uma XT 600E e gostaria de saber como é a durabilidade deste kit. Estou na duvida entre comprar kit original Yamaha, kit 635 cc Wiseco. Alguém tem algum relato de durabilidade e avaliação destes?
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| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Pistões e jogos de aneis - WISECO Ter Fev 07, 2012 1:34 am | |
| Boas... Desconheço se é viável ou não na Europa usa-se muito a Wiseco, mas fica com os 595cc de origem e o piston da Wiseco é muito mais leve e resistente Se alterarem a Cilindrada devem ter que alterar a admissão e escape ABR | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Pistões e jogos de aneis - WISECO Ter Fev 07, 2012 9:40 am | |
| Boas; Wiseco é bom material e se for bem montado pode durar tanto quanto o de origem. O que muita gente se esquece é que monta material Wiseco quando procura performance, muitas vezes associado a outras modificações e depois exige mais do material do que exigia quando tinha o motor de origem. | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: Pistões e jogos de aneis - WISECO Ter Fev 07, 2012 10:03 am | |
| Eu uso Wiseco na minha KDX200. São pistões forjados, não são fundidos. Nem tenho razão de queixa nem nunca ouvi dizer mal... | |
| | | Martin_do_Br
Moto : XT 600 3TB
| Assunto: Re: Pistões e jogos de aneis - WISECO Ter Fev 07, 2012 10:24 am | |
| Minhas opções 9as que estou ponderando) são: - Usar a primeira "sobre-medida" do original Yamaha ou - Usar o pistão WISECO 635 cc com taxa de compressão alterada de 8,5:1 (original) para 10,1:1. Meus receios são: -ter pré-ignição com esta nova taxa; -o diametro da camisa (cilindro) será aumentado de 95 mm para 98 mm e portanto em sua saia será "afinada" para uma parede menor do que 2 mm... apesar de recomendado, não será muito frágil? -por não ter a saia completa (bem reduzida e nas laterais do pistão, inexistente), será que não há risco de tambem ficar muito frágil? Duvidas e mais duvidas... | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Pistões e jogos de aneis - WISECO Ter Fev 07, 2012 11:20 am | |
| Boas; Sem dúvida que a 1ª "sobre-medida" do original da Yamaha é a mais sensata e à partida aquela que te traz menos preocupações de fiabilidade no futuro. Além de permitir uma posterior rectificação da camisa quando precisares, uma vez que ainda tens muita espessura de camisa. Com o kit de 635cm³, ficas com um cilindro mais fragilizado, a biela, a cambota e os rolamentos sofrem mais um bocado e em utilizações muito intensas, por vezes verifica-se um aumento de temperatura exagerado, que pode levar a uma gripagem. Tem obrigatoriamente que ser um trabalho bem feito, uma vez que tem pouca margem de erro. Outro problema que surge, é que devido ao pistão ser mais curto, há uma superior "ovalização" do cilindro. | |
| | | Martin_do_Br
Moto : XT 600 3TB
| Assunto: Re: Pistões e jogos de aneis - WISECO Ter Fev 07, 2012 12:15 pm | |
| Johnny Concordo com a "fragilidade" do 635cc. Na verdade, existem outras opções WISECO como mostro abaixo. Aí surge outra duvida quanto a taxa de compressão Diametro – Código – Caracterisiticas básicas 95,00 mm - 4797M09500 - diâmetro std, taxa de compressão std (8,5:1), volume 598 cc. 95,00 mm - 4596M09500 - diâmetro std, porém, taxa de compressão maior (11,5:1), volume 598 cc. 96,00 mm - 4797M09600 - diâmetro alterado, taxa de compressão std (8,5:1), volume 602 cc. 96,00 mm - 4596M09600 - diâmetro alterado, taxa de compressão maior (11,5:1), volume 602 cc. 97,00 mm - 4797M09700 - diâmetro alterado, taxa de compressão std (8,5:1), volume 608 cc. 98,00 mm - 4607M09800 - diâmetro alterado, taxa de compressão maior (10:1), volume 635 cc Acho a taxa de compressão de 11,5:1 muito alta, principalmente levando-se em conta a gasolina brasileira... Mas isto é pura especulação... não tenho dados suficientes para dizer se vou ou não ter problema com isto. Fato é que uma taxa maior dará uma potência maior devido a rendimento. As opções lógicas, caso decidido por WISECO seriam diametro de 96,00 mm, ou compressão std ou 11,5:1. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| | | | Martin_do_Br
Moto : XT 600 3TB
| Assunto: Re: Pistões e jogos de aneis - WISECO Ter Fev 07, 2012 7:19 pm | |
| Edgar, Você já ajuda muito. Sem falar nas "viagens" que documentou e fez. Hoje vou colocar no blog o resumo que sei sobre pistões. E, quando chegar a uma conclusão, colocarei aqui também. Um problema é que o resultado prático da escolha vá acontecer (espero ) daqui alguns anos... ou seja, quem for ter que se decidir por qual escolher, ficará ainda na duvida. | |
| | | pedrotiago
| Assunto: Re: Pistões e jogos de aneis - WISECO Ter Fev 07, 2012 8:40 pm | |
| eu tenho wiseco na minha, de alta compressao... abri o motor agora a pouco tempo e está tudo impecavel, até os segmentos | |
| | | Martin_do_Br
Moto : XT 600 3TB
| Assunto: Re: Pistões e jogos de aneis - WISECO Ter Fev 07, 2012 10:50 pm | |
| - pedrotiago escreveu:
- eu tenho wiseco na minha, de alta compressao... abri o motor agora a pouco tempo e está tudo impecavel, até os segmentos
pedrotiago, Perguntas: - Quantos quilômetros já rodou com este pistão? Sua moto é XT 600? "Bate pino (pré-ignição)? Usa gasolina especial (alta octanagem)? | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Pistões e jogos de aneis - WISECO Qua Fev 08, 2012 9:26 am | |
| Boas; Quanto a mim, o kit mais sensato é o de 96mm com taxa de compressão 8.5/1, isto numa perspectiva de ter o motor o mais parecido com o de origem e com durabilidade semelhante. Até porque não vale a pena ter um motor muito comprimido quando se usa geralmente gasolina com baixa octanagem (que pelos vistos se vefifica no Brasil). | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: Pistões e jogos de aneis - WISECO Qua Fev 08, 2012 9:59 am | |
| Secundo o que escreveu o Johnny_1056. Ainda por cima no Brasil a gasolina tem álcool misturado. Subir a taxa de compressão obriga à utilização de gasolina com maior poder anti-detonante porque a gasolina com poucas octanas é mais explosiva e provoca auto-allumage ou pré-ignição. Desliga-se o motor na chave, ele continua a trabalhar, e o ponto quente até fura pistões Apesar de haver produtos para aumentar o índice de octano da gasolina, como o Octane Booster da Putoline, utilizar Avgas (gasolina de avião) com 120 octanas, ou misturar Tolueno na gasolina – o Tolueno são ~160 octanas – se a Moto não é para competição, se não é para andar mais do que as outras, eu mantinha os valores originais. Em Portugal a nossa gasolina suporta taxas de compressão altas, mas eu não confio nas octanas que eles dizem (95 e 98) Uma tabela: Abraço, | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Pistões e jogos de aneis - WISECO Qua Fev 08, 2012 10:13 am | |
| Boas; Ângelo, não me digas que também já foste fan desse tipo de aditivos! Também cheguei a usar algumas vezes. E na verdade nota-se o seu efeito em motores que já sofreram algumas alterações. No entanto, a vida mudou, deixei de ter tempo para loucuras e cada vez mais gosto de ter as coisas a funcionar correctamente e sem preocupações. Para tal não há nada como manter tudo próximo de origem. | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: Pistões e jogos de aneis - WISECO Qua Fev 08, 2012 10:36 am | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Ângelo, não me digas que também já foste fan desse tipo de aditivos! Também cheguei a usar algumas vezes. E na verdade nota-se o seu efeito em motores que já sofreram algumas alterações. No entanto, a vida mudou, deixei de ter tempo para loucuras e cada vez mais gosto de ter as coisas a funcionar correctamente e sem preocupações. Para tal não há nada como manter tudo próximo de origem. Tinha de usar, senão furava os pistões LOL Agora ...confirma-se o que diz "o outro", quanto mais velho fico, mais rápido era Abraço, | |
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| Assunto: Re: Pistões e jogos de aneis - WISECO | |
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