Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ... |
| | Trombetas da XT600 de 1987 (2KF) estão curtas | |
| | |
Autor | Mensagem |
---|
angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987 (2KF) estão curtas Qui Fev 09, 2012 9:48 am | |
| - Edgar escreveu:
- Parece que a XT 600 1984 / 1986 conhecida pela 43F tem a caixa do filtro igual a 2KF
- Spoiler:
tens aqui umas trombetas da XT600 por 7€ + portes http://www.ebay.de/itm/Luftfilterkasten-Ansaugstutzen-Yamaha-XT-600-/220935885064?pt=Motorrad_Kraftradteile&hash=item3370ce1108#ht_985wt_1039
pelo menos dizem que é para a 2KF Obrigado Edgar. O gajo que ma vendeu nunca trocou nenhum colector e teve-a mais de 13 anos. Antes a Moto era "nova" demais para já precisar de colectores. - Não acredito que um tubo de borracha fique mais curto com o tempo. - Não acredito que a trombeta direita não seja a de origem porque tem lá gravado 2FK - A caixa do filtro de ar aperta por 3 parafusos M6, 2 por cima e o 3º do lado direito. tem uma folga de 4~5 mm que permite andar com ela um bocadinho para a frente ou para trás e já está o máximo para a frente. Somando isto tudo, a conclusão que eu tiro é que o colector não é para a 2KF. Vou fotografá-lo e perguntar neste Fórum e no Ténéré.co.uk qual é o comprimento exacto. Não me ocorre mais nada. Obrigado pelo link do eBay. Se chegar à conclusão que é o colector curto, compro e mando ir para casa do meu filho que está na Alemanha e o puto trás quando cá vier. Os portes para Portugal são 31,70 Euros para uma peça que custa 7 Euros. Não mando vir já porque já tenho sucata que chegue lá na garagem Abraço, P.S.: Agora o Fórum só se pode editar em rich text, já não dá para ser em plain, ou fui eu que activei alguma opção sem querer e agora não encontro para fazer marcha-a-trás? Prefiro ver o código do que escrevo a ver lá os bonecos... | |
| | | libertoluso
Moto : xtz 750
| Assunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987 (2KF) estão curtas Sáb Fev 11, 2012 1:21 pm | |
| Olá a todos!
Só agora me foi possível voltar a espreitar o nosso forúm e tomar novamente contacto com este constrangimento do Ângelo. Talvez já tenhas resolvido a questão desde o teu último post e se assim for já não precisas da minha opinião. Se ainda subsiste, aqui vão os meus cinco cêntimos de prosa: -Há motos para andar, divertir e/ou trabalhar e motos para coleccionar e manter. Nestas últimas é compreensível, para não dizer essencial, a preocupação com o estado tão próximo do original quanto possível, mesmo em pormenores secundários, acessórios ou periféricos. Nas primeiras, o essencial é mantê-las em bom estado de funcionamento mecânico, cuidando que as alterações, se as houver, não comprometam primo a segurança e secundo a fiabilidade. Cumpre-te a ti, Ângelo, determinar a que categoria pertence a tua princesa e com que façanhuda sanha, funcional ou conservadora, vais atacar a questão.
Por mim (já que simpáticamente me pediste opinião) avançava determinado para os anéis que descreves, maquinando-os em alumínio como prolongamento da trombeta do carburador, tentando no seu interior reproduzir a conicidade que o bocal do carburador certamente terá. Passas a ter um carburador com um corpo de venturi um pouco mais longo e é só.
Pediste, aqui tens - como aqui tens o meu abraço carregado de votos que leves a tarefa a bom porto (bom Porto, com vinte anos, pelo menos...). | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987 (2KF) estão curtas Qui Fev 16, 2012 12:11 pm | |
| - Edgar escreveu:
- tens aqui umas trombetas da XT600 por 7€ + portes
http://www.ebay.de/itm/Luftfilterkasten-Ansaugstutzen-Yamaha-XT-600-/220935885064?pt=Motorrad_Kraftradteile&hash=item3370ce1108#ht_985wt_1039
pelo menos dizem que é para a 2KF Caro Amigo Edgar, obrigado pelo link, já as comprei. Assim posso dar calor num dos pares sem medo de ficar sem peças para substituir. Antes, enviei uma mensagem ao vendedor a dizer porque motivo precisava delas (estarem curtas) e a perguntar se a borracha das dele estava dura ou mole. A resposta foi "hello, its not soft..." Caro Amigo Libertoluso, muito obrigado pelas tuas palavras. Ainda não resolvi a questão. Aliás, sinto-me na obrigação de vir aqui dizer como a resolvi, seja a 100%, seja a menos um bocadinho, da mesma forma que aqui vim perguntar, tentando que o assunto do tópico não deixe dúvidas a futuros "pesquisadores". A minha Moto é para andar, para divertir e para manter. Não para coleccionar, que essas Motos são aquelas que estão nos museus e, coitadinhas, já se esqueceram da última vez que rolaram. Acho que até teria medo de ter uma Moto assim, medo de a estragar, medo de ma roubarem. Por outro lado, já não é possível tê-la 100% original. As rodas, por exemplo. Dei a volta ao Mundo e cheguei mesmo a ter uns aros pagos na Califórnia tendo sido posteriormente reembolsado. Já não arranjo aros D.I.D. Gold, nem na D.I.D. Europa, nem no Japão, nem nos Distribuidores Alemão, Inglês ou Americano. A única possibilidade seria um preparador ter uns aros em stock, mas onde é que vou descobrir um? A Yamaha France (Sonauto) p. ex. se tiver não mos vende. As simples tampas laterais já não existem na Yamaha, e com grande desgosto meu vou ter de andar com elas pintadas... Pus a mesma questão no Fórum Ténéré Inglês, e pelo menos ao Membro Eric66 aconteceu o mesmo. Portanto aquele material "que parece borracha" encolhe. O "truque" dele foi fixar as trombetas nos carburadores, desapertar a caixa do filtro de ar, encaixar as trombetas na caixa e de seguida reapertar a caixa. Comigo isto não resultou porque elas estão tão curtas que não consigo voltar a apertar a caixa do filtro de ar. Sobre os anéis o Johnny_1056 sugeriu a utilização do teflon. O teflon é um material macio que reduz o atrito em peças que se movem, o que não é o caso. Mas abriu a porta a outro material, o nylon. Se as trombetas que mandei vir também estiverem curtas, não sei se faça os casquilhos em alumínio ou em nylon. O alumínio é mais rígido para, entrando dentro da trombeta, permitir um aperto que leve a uma boa vedação. O nylon é menos duro, apesar de haver muitos tipos de nylon alguns bem rígidos, mas por outro lado permitiria "quase" o encaixe à pressão no carburador. Claro que lhe meteria sempre uma abraçadeira. Já acentuar o venturi para acelerar o escoamento, a espessura que terei de dar à parede dos casquilhos não será bastante, mas obviamente que lhe vou "quebrar a quina". Um abraço grande, | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987 (2KF) estão curtas Qua Mar 07, 2012 11:04 am | |
| Problema resolvido. Comprei o par de trombetas que o Edgar descobriu no eBay. A do lado direita era 3 mm mais comprida. Com duas peças já não tinha receio de destruir uma delas com aquecimento por exemplo. Aproveitei a dica do Eric66 no fórum tenere.co.uk (também recomendado pelo Edgar), e a montagem não foi difícil: 1º remover as trombetas da caixa do filtro de ar 2º desapertar a caixa do filtro de ar do quadro 3º apertar as trombetas nos carburadores 4º encaixar as trombetas na caixa do filtro de ar 5º apertar a caixa do filtro de ar ao quadro Obrigado pela ajuda Abraço, | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987 (2KF) estão curtas Qua Mar 07, 2012 11:29 am | |
| Boas; Fico contente por saber que já tens o problema resolvido!!!! Por vezes, o incrivel acontece... Como é que é possível, duas peças teoricamente iguais e com a mesma referência terem ou ficarem com dimensões distintas???
O que é importante é que agora podes contar com a tua XT a carburar e respirar em boas condições. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987 (2KF) estão curtas Qua Mar 07, 2012 3:33 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- ... ...
Por vezes, o incrivel acontece... Como é que é possível, duas peças teoricamente iguais e com a mesma referência terem ou ficarem com dimensões distintas??? ... ... Pois é... como é possível Um dia destes ainda vamos tropeçar na resposta mas por agora não percebo como é possível isso acontecer... | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987 (2KF) estão curtas Qua Mar 07, 2012 5:28 pm | |
| As minhas têm 24 anos. não sei se a Moto teve sempre garagem, se ficava ao sol... As que recebi tinham a borracha bem mais macia. Nada que se comparasse | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987 (2KF) estão curtas Sáb Mar 10, 2012 12:55 am | |
| tenho pensado nisto... e tentado encontrar uma explicação... ainda pensei que tivessem trocado as falanges por umas mais pequenas mas não... e segundo descobri, as falanges são iguais para todas as XT600 e TT600 Aqui podemos ver que são iguais em todos os modelos | |
| | | Funcruiser
| Assunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987 (2KF) estão curtas Sáb Mar 10, 2012 8:24 am | |
| Boas Penso que não vale a pena matar muito a cabeça Eu tenho exactamente o mesmo problema na minha XT660Z de 1991 A borracha com os anos endurece e devido ao formato curvo elas encurtam O problema mais grave (gravissimo) é a Yamaha já não ter para entrega, ou melhor tem uma, a outra parece que já não fabricam... o que é de lamentar, para que quero só uma ????? Gastei uma pipa de nota a recuperar este xaruto e agora está encostada á espera de umas trombetas novas ou usadas em bom estado... enfim, vou esperando. Não deve ser defeito, deve ser mesmo feitio Funcruiser | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987 (2KF) estão curtas Sáb Mar 10, 2012 10:31 am | |
| OBR | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987 (2KF) estão curtas Sáb Mar 10, 2012 1:23 pm | |
| - Edgar escreveu:
- mas não... e segundo descobri, as falanges são iguais para todas as XT600 e TT600
Aqui podemos ver que são iguais em todos os modelos As esquerdas são iguais, as direitas não são iguais. Se vires bem as fotografias, as direitas têm 2KF gravado em relevo. Tua às vezes precipitas-te como o outro em Ermesinde LOL @ FuncruiserViste acima a minha "solução" de fazer um casquilho que entre no carburador por fora e na trombeta por dentro para compensar o que mingou? É pacífico para um torneiro e punhas a menina a rolar que foi para isso que ela foi feita Abraço, EDITADO. - Edgar escreveu:
- Aqui podemos ver que são iguais em todos os modelos
não tinha clicado no link Isto não são trombetas, são colectores. As trombetas são os tubos que conduzem o ar aos carburadores. | |
| | | Funcruiser
| Assunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987 (2KF) estão curtas Sáb Mar 10, 2012 3:00 pm | |
| Boas... Chamem-lhe trombretas ou colectores... O meu problema é igual ao do amigo Angelo , tubos que ligam da caixa de filtro de ar ao carburador, estão curtos e estalados do lado do carburador, teem mesmo de ser substituidos Fiz a encomenda de 2 tubos novos o direito e o esquerdo, pois são diferentes. O agente local Yamaha recebeu somente 1 tubo (não sei se o esq. ou o direito) o outro tubo diz que já não existe... Quanto ao fazer um adaptador está fora de questão, até o podia fazer pois tenho torno mecanico em casa, mas não acho que seja uma boa solução, só mesmo em ultimo recurso Não sei se noutros modelos os ditos tubos ou trombetas serão iguais, os meus são 2KF Desde já obrigado pela vossa ajuda Para já vai ficar encostada pode ser que apareça qq. coisa..
Obrigado Funcruiser | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987 (2KF) estão curtas | |
| |
| | | | Trombetas da XT600 de 1987 (2KF) estão curtas | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|