Clube XT Portugal
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 Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas

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libertoluso
angelo_lopes
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angelo_lopes
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angelo_lopes


Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

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MensagemAssunto: Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas   Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas Icon_minitimeDom Fev 05, 2012 9:11 pm

Os tubos de borracha que ligam a caixa do filtro de ar aos carburadores (trombetas) da minha Moto ou encolheram, ou meteram na Moto colectores de admissão mais curtos, ou  …o quadro esticou. 

Ontem e hoje estive a montar a Moto e no lado direito faltam ao tubo cerca de 6 mm. Isto é normal? Nunca vi borracha encolher...
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libertoluso
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Moto : xtz 750

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MensagemAssunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas   Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas Icon_minitimeDom Fev 05, 2012 11:35 pm

Olá Ângelo!

Se fosse mesmo borracha (cauchu) não encolhia... Na minha Super Té tive exactamente o mesmo problema - lixo com as trombetas. Improvisei com uns foles de borracha de medida apropriada enquanto espero pelas novas. É comum em meninas que já passaram a adolescência

Abraço
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Edgar
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Edgar


Moto : XT 600 Edventure

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MensagemAssunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas   Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas Icon_minitimeSeg Fev 06, 2012 12:14 am


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Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas 680704

isso nas falanges tem um pequeno encaixe Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas 546328
um encaixe para o carburador... e depois nas trombetas é só apertado com as braçadeiras Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas 546328


se quiseres eu posso medir as falanges da minha ?????
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angelo_lopes
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MensagemAssunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas   Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas Icon_minitimeSeg Fev 06, 2012 1:05 am

Viva Libertoluso. Espero que tenhas mais sorte do que eu. A trombeta direita cuja referência é 2KF-14454-00 e tem mesmo 2KF em relevo no corpo foi descontinuada. A trombeta esquerda, 43F-14453-00, para já ainda tem comprimento que chegue.

É um bocado sufoco já não haver a peça porque se comprar no eBay arrisco-me a que também esteja em mau estado, e receio meter foles de borracha como sugeres pois a depressão pode colapsá-los.


@Edgar
Obrigado Edgar. Sempre em cima da jogada. Mas não adianta medir, nos Pinguins mostro-te que a borracha não chega ao carburador. Por acaso achei estranho quando desmontei a caixa o tubo do lado direito não estava encaixado, e hoje quando fui montá-los, o parafuso da braçadeira nem sequer estava desapertado...



Abraço
:Chers:
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MensagemAssunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas   Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas Icon_minitimeSeg Fev 06, 2012 4:41 pm


A Yamaha descontinuou esta peça e não indica referência de substituição.


Nos eBay Inglês, Alemão, Español bem como no eBay.com não encontro intake boot/ intake duct, ou nas respectivas línguas para a XT600

Aparece no Francês mas não é para a minha

Prefiro não mandar para o lixo a peça. Esta noite o travesseiro aconselhou-me a construir um casquilho/ adaptador para resolver o problema, que encaixe no carburador com pressão, colá-lo, e a trombeta irá encaixar no adaptador. Como se fosse uma extensão, algo assim com 2 mm de parede:

Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas Carb_dir


Pode ver-se aqui. A trombeta está na posição correta, bem encaixada no entalhe da caixa do filtro de ar, e parece que o carburador fugiu para a frente.

Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas Trombeta



Abraço,
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Aparece no Francês mas não é para a minha
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MensagemAssunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas   Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas Icon_minitimeSeg Fev 06, 2012 5:30 pm

Boas;
Ângelo, só agora reparei neste teu problema. Que cena do caraças... Já confirmaste junto dum agente Yamaha se não há nenhuma referência que substitua essa? Nem das Ténéré's? Geralmente quando uma peça é descontinuada há uma nota acerca da sua substituição. Agora todos os agentes estão ligados a uma base online que dá para saber esse tipo de coisas.
Vou tentar saber alguma coisa acerca desse assunto. Só não te consigo é garantir rapidez na resposta.
De qualquer forma dei uma vista de olhos no catálogo da KEDO e na página 72 aparecem essas peças. E de acordo com o descrito dão para a "K" e para a "E", só que há duas referências, uma para o lado esquerdo e outra para o lado direito. E infelizmente têm um preço pouco simpático.
Não perdes nada em mandar-lhes um email.

Acima de tudo não faças nada que não possa ser reversível em qualquer altura.

Boa sorte na resolução do problema
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angelo_lopes
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MensagemAssunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas   Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas Icon_minitimeSeg Fev 06, 2012 6:10 pm

Viva Johnny

Como escrevi "lá em cima" no post, a trombeta direita tem a referência 2KF-14454-00 e tem 2KF gravado em relevo no corpo. A trombeta esquerda, 43F-14453-00, para já ainda tem comprimento que chegue. Vê-se daqui que a esquerda será comum a outros modelos, o que não se passa com a minha "que se passou”.

Ontem Domingo procurei na CMSNL.COM (sabes que a CMSNL é do Van Veen que preparava as Kreidler e metia os cinquentinha com mais de 20 cavalos?) e foi descontinuado. Não há superseded. Hoje de manhã liguei para o Concessionário Yamaha que me disse a mesma coisa.

Que achas da ideia do casquilho? É pacífico, a borracha encaixa e colo-o para não haver entradas de ar parasitas. Finalmente acho que andamos os dois na mesma escola. Nunca fiz nem nunca farei uma alteração irreversível. Arranjo sempre uma solução “postiça”, para “just in case” poder regressar à primeira forma. Sempre! Obrigado pelo conselho, anyway Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas 353512


Abraço,
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P.S.: Disseram-me agora de Inglaterra que enviam as rodas amanhã, tenho de voltar a levar o amortecedor à LC Motos porque o Zé não meteu o casquilho de borracha no veio (damper) porque achou que eu já não ia dar saltos naquela Moto, e faltou-me um casquilho que o rolo da corrente na escora leva por dentro. Ainda está sem escora, não reparei que existia aquela peça...
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Johnny_1056
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Moto : Yamaha

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MensagemAssunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas   Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas Icon_minitimeSeg Fev 06, 2012 6:58 pm

Boas;
Ângelo, se a peça em questão tem a referência para tua moto, então tem mesmo que ser essa...
Temos que continuar a acreditar na velha máxima de que o material tem sempre razão.
A borracha ainda está macia ou já apresenta demasiado rígida. Pelo foto que apresentas ainda se encontra com bom aspecto. E como tal é bem possível que permita o alongamento necessário para abocardar o carburador. Uma solução comum para amaciar este tipo de borrachas é passar-lhes um bocado de vaselina.

Quando é que deste conta que a borracha tinha saltado do sítio? Foi em andamento, ou foi após uma kickada em que não pegou?
Se a borracha já esteve encaixada, então tem que voltar para a posição original. E acredito que o consigas fazer sem o tal "casquilho".

Nunca pensei que o Van Veen ainda estivesse tão envolvido no mundo das motos!!! Parecendo que não o homem fez motos ganhadoras no princípio da década de 70!!

Força, com calma tudo tem solução.
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arraza
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MensagemAssunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas   Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas Icon_minitimeSeg Fev 06, 2012 7:04 pm

Mais um bitaite não custa nada Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas 296550
Um pedaço de tubo de borracha a ser preso no carburador com a abraçadeira que normalmente aperta .
no outro topo por um pouco de pressão, assim não vai haver nada de colas atendendo que á sempre calor residual do motor e a cola gosta pouco disso...
mas tudo o que digo vale o que vale é apenas um bitaite .

abraço
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angelo_lopes
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MensagemAssunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas   Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas Icon_minitimeTer Fev 07, 2012 10:29 am

@Johnny_1056
A borracha ainda está flexível. Macia já não está. Por macia entendo espetares-lhe a unha e prender. Isto já não está, já está como que vidrada. Mas continua flexível e sem gretas.
Mas não estica. A trombeta tem uma parede grossa e nervuras para não pulsar quando o motor está a trabalhar, não é de certeza com vaselina que vai ficar mais comprida.

Como escrevi acima, quando tirei a caixa do filtro de ar apercebi-me que não estava encaixada no carburador, mas não me apercebi do porquê, do estar mais curta. Ao montar a caixa vi que nem sequer tinha desapertado a abraçadeira pois o tubo não estava no carburador. Se as rodas chegarem a tempo, dou-te um doce se conseguires meter a trombeta lá nos Eskimós sem serrar o quadro…



@arraza
Obrigado pelo bitaite, mas não percebi. Dizes um bocado de tubo por fora do carburador e por fora do tubo actual?
Se for assim não acho que dê porque não consigo apertar o tubo exterior à trombeta que iria ficar por dentro sem meter um anel dentro da trombeta para não esmagar ao apertar a abraçadeira. E um anel ia reduzir o diâmetro interior o que é mau. Ainda por cima com as nervuras exteriores da trombeta ou voltava a pôr cola ou não vedava...

Relativamente às colas, hoje em dia há colas para tudo. Já há 20 anos já havia colas que colavam cientistas ao tecto. Eu tenho boas colas. A Devcon por exemplo tem uma epoxy, o aço plástico que até já deu para tapar um pistão furado num kart de 100, e o pistão acabou e o furo continuava tapadinho que mal se notava.


Abraço,
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Johnny_1056
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MensagemAssunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas   Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas Icon_minitimeTer Fev 07, 2012 11:08 am

Boas;
Ângelo, continuo a acreditar que é possível essa borracha voltar a ocupar a posição que lhe é devida. Até porque a diferença me parece tão pequena...
Penso que suavizando esse ligeiro "pescoço de cavalo" que a peça apresenta se consegue encaixá-la.
A vaselina não a faz esticar, só faz com que se mantenha maleável e mais fácil de montar e desmontar.
Já agora deixo-te outra pergunta: as flanges de admissão que tens montadas são as específicas desse modelo? É que de acordo com o catálogo da KEDO (infelizmente a única fonte de referência que tenho aqui à mão) quase todos os modelos têm uma referência específica.

Desculpa esta minha insistência, mas sou daqueles que tem uma certa dificuldade em desistir dum problema, mesmo que isso signifique marrar com ele muitas vezes. E decididamente, tenho azia as soluções do tipo "cortar chassis".
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Edgar
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Edgar


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MensagemAssunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas   Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas Icon_minitimeTer Fev 07, 2012 11:50 am

Tenho estado a olhar Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas 546328

e acredito que se rodarmos um pouco assim (a verde)

isso vai ganhar naturalmente os 6mm que falta porque baixa o pescoço de cavalo Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas 546328


Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas Scaled.php?server=21&filename=trombeta


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MensagemAssunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas   Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas Icon_minitimeTer Fev 07, 2012 5:33 pm

Viva Johnny_1056 e obrigado pelo teu empenho.

Vocês não me conhecem mesmo Eu nunca (ou muito raramente) desisto demore o tempo que demorar. As coisas vão sempre lá com calma, paciência, inteligência e técnica. Sempre fui assim, e foi assim que formei os meus filhos. Nada (…enfim) é impossível, pode é demorar mais um bocadinho. Mas desta vez esgotei-me. Não consigo

É como querer transformar uns calções numas calças compridas. O material, que tem SEMPRE razão, acabará por regressar à forma actual, mais curta, porque a deformação é plástica, não é elástica. Não estou a ver que com calor se possa moldar aquela borracha.

Obviamente dou a quem quiser a possibilidade de lhe pôr as mãos e tentar fazer o que eu não consegui. Afinal quem sou eu, para não haver quem consiga fazer o que eu não consegui? Seria muita presunção…

A diferença, Johnny_1056, não é pequena. Recordo-me da trabalheira que me dava meter os carburadores sempre que os tirava para limpeza porque parecia que as borrachas eram grandes demais. A caixa do filtro de ar permite uns milímetros de deslocação longitudinal e já está o máximo que se consegue para a frente. Coisa de que não gosto. Não gosto de forçar e meter em stress o material. Se fizer o casquilho, vou desapertar os 3 parafusos de 6 mm que fixam a caixa ao quadro e deixá-la ir para onde quiser antes de a reapertar e de apertar as abraçadeiras. Deixá-la forçada é para mais tarde ou mais cedo se deformar irreversivelmente (tem o calor do escape ali ao lado) ou mesmo partir.

A borracha está tão vidrada que a vaselina não a penetra. Sobre as flanges, não sei. Quando tirei o amortecedor para reparar vi lá escrito a pincel 3TB. Era um amortecedor comprado na sucata. A Moto esteve fora da minha posse mais de 20 anos, não faço ideia do que é que lhe terão substituído.




Olá Edgar, escrevo-te o que escrevi acima, obrigado pelas dicas para ajudar a resolver este problema

O tubo tem este entalhe e a caixa do filtro de ar dois pinos entre os quais deve ficar o entalhe

Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas Trombeta1

Não posso rodar o tubo. Se o rodar, descentro-o do carburador:

Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas Trombeta2






Não sei se o Libertoluso continua a acompanhar este tópico, gostava de ouvir a sua opinião sobre o casquilho uma vez que já não se arranja a peça 2KF-14454-00.

Abraço,
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MensagemAssunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas   Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas Icon_minitimeTer Fev 07, 2012 7:32 pm

Boas;
Por muito teimoso que seja, tenho que concordar que colocar o material sob esforço, mais cedo ou mais tarde tal trará consequências. Logo não é solução digna desse nome.
O que mais me intriga, é que a peça tem efectivamente o código do teu modelo... Como o carburador não estica nem encolhe, só nos restam as flanges de admissão, que podem ser de outro modelo e serem mais curtas que o original. Como estas devem estar em bom estado, sou da opinião que por enquanto não vale a pena mexer-lhes. Deste modo, fazer um casquilho será mesmo a melhor opção, evita-se pôr sob esforço os condutos de admissão e no futuro, quando for preciso mexer nas flanges de admissão, tenta-se encontrar as que sejam mais compridas de modo a meter tudo como de origem.
Só não sei muito bem qual o material a utilizar... Se um casquilho de teflon pode ser o melhor para o conduto de admissão, pode ser mais difícil fazer o seu ajuste ao carburador. Por outro lado, se fosse de borracha seria mais fácil ajustá-lo ao carburador, mas seria mais difícil apertá-lo no conduto de admissão.
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Edgar
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MensagemAssunto: Re: Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas   Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas Icon_minitimeQui Fev 09, 2012 5:51 am

Parece que a XT 600 1984 / 1986 conhecida pela 43F tem a caixa do filtro igual a 2KF Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas 546328

Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas 43f-port


tens aqui umas trombetas da XT600 por 7€ + portes Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas 449138
http://www.ebay.de/itm/Luftfilterkasten-Ansaugstutzen-Yamaha-XT-600-/220935885064?pt=Motorrad_Kraftradteile&hash=item3370ce1108#ht_985wt_1039

pelo menos dizem que é para a 2KF Trombetas da XT600 de 1987  (2KF) estão curtas 122298

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