| Ponteira de escape da XT 600 | |
|
+7krieg Rui Alves Gil Johnny_1056 Edgar javleitao Sergio_XT600 11 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Sergio_XT600
Moto : Yamaha XT600
| Assunto: Ponteira de escape da XT 600 Qui Out 13, 2011 12:37 pm | |
| Boas pessoal tudo bem? Alguem me sabe dizer que raio de ponteira é esta? Não diz a marca em lado nenhum... Ou é tipo uma ponteira daquelas sem marca? Quanto custa nova sabem?? Eu acho que esta ponteira tem o bocal estreito para a mota que é... O que acham? Cumprimentos a todos ; ) [img] [/img] | |
|
| |
javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Re: Ponteira de escape da XT 600 Qui Out 13, 2011 1:39 pm | |
| Boas Parece-me uma firebox silent 4. Se é a que falo, é uma ponteira universal que tanto dá para motos como para ATV's a 4tempos. Custa cerca de 90 euros numa loja aqui na minha zona. Mas depois precisa de adaptação. A marca vem num autocolante na lateral da ponteira. Quanto ao bocal estreito não sei Mas já vi isso aplicado numa DR650 e numa Ténéré 660. Deve ser igual a esta | |
|
| |
Sergio_XT600
Moto : Yamaha XT600
| Assunto: Re: Ponteira de escape da XT 600 Qui Out 13, 2011 3:09 pm | |
| Ok parceiro ja fiquei um pouco esclarecido, é que nao fazia a mínima ideia de que marca era a ponteira. Ok, mas por exemplo se meter uma viper ou assim não estraga a mota pois não?
Cumprimentos | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Ponteira de escape da XT 600 Qui Out 13, 2011 3:40 pm | |
| - Sergio_XT600 escreveu:
- ... ...
Ok, mas por exemplo se meter uma viper ou assim não estraga a mota pois não? A ponteira de origem é a melhor... e temos a Arrow paris dakar e uma leo vince X3 especifica para a XT600 estas garantidamente fazem o trabalho igual à de origem... até trazem um certificado da TUV para poder passar numa inspecção periódica Há casos de malta que se deu mal em andar de goelas abertas com ponteiras universais e tal... folgas na biela e piston, e ficaram com ruídos estranhos no motor ao fim duns anos ou antes dos 20 mil kms Na minha XT só tenho coisas de origem... e quando trocar, leva coisas estudadas e recomendadas para o modelo em questão... nada de artesanato... seja bonito ou feio... quero fazer 200mil ou mais sem abrir o motor ou ter avarias nele... já fiz 55mil e está como novo, devido a essa politica de manutenção ou utilização... e nesses 55mil nunca lhe dei descanso... | |
|
| |
Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Ponteira de escape da XT 600 Qui Out 13, 2011 3:44 pm | |
| Boas; A ponteira tem bom aspecto, à primeira vista. E não me parece que tenha o buraco estreito de modo a causar alguma restrição. Até deve fazer bem mais barulho que a original. motos com escape demasiado aberto têm problemas de subida de rotação, não costumam fazer tanta rotação máxima e a longo prazo podem ter alguns problemas.
Enquanto respondia, o Edgar adiantou-se e concordo com tudo o que ele escreveu. | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Ponteira de escape da XT 600 Qui Out 13, 2011 4:07 pm | |
| Boas Por vezes não é a rápida subida de rotação... mas sim a falta de amortecimento por parte da saída dos gases... O sistema de escape tem que fazer alguma resistência à saída dos gases, para servir de amortecimento quando o piston está prestes a atingir o ponto morto superior... se os gases saírem livremente ou mais livremente... lá se vai esse amortecimento para as partes mecânicas... depois vêm as folgas e as reparações de motor aberto... A Yamaha é especialista em fazer instrumentos musicais... onde o som é muitas vezes feito com a passagem de ar por tubos e câmaras de passagem de ar... querer refazer o que os especialistas da Yamaha fazem é dar um tiro no próprio pé... eles lá sabem... e duvido que essa malta que faz escapes universais consigam fazer um saxofone talvez se tentassem faziam uma vuvuzela | |
|
| |
Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Ponteira de escape da XT 600 Qui Out 13, 2011 4:31 pm | |
| Boas; A título de curiosidade, não sei se ainda é assim, mas há uns anos, os escapes da Yamaha eram desenvolvidos no departamento de aparelhos musicais de sopro da marca.
O que acontece muitas vezes é que para as motos serem homologadas e para terem fiabilidade de acordo com os padrões definidos pela marca, os escapes são mais restritivos do que podiam ser. Por isso é que as boas marcas de escapes conseguem extrair mais alguma coisa dos motores, principalmente nos sistemas destinados a uso desportivo exclusivo, onde há menos limitações. A nível de sistemas homologados, os ganhos são muitas vezes imperceptíveis. | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Ponteira de escape da XT 600 Sex Out 14, 2011 12:13 am | |
| Boas... isso da Euro 3... ou como lhe chamam, tem vindo a limitar muito algumas performances... e muitas vezes começa pela admissão e termina no escape... mas a XT600E desde 1990 que se mantém igual... e pouca coisa mudou... sobreviveu a todas essas restrições que começaram com a norma Euro 1 e por ai adiante até ao Euro 2... a minha XT600E foi comprada em 2005 e acho que nessa altura já havia essa norma do euro 2 ou 3 Motas como a KLR650 da Kawasaki saíram do mercado Europeu porque não conseguiram cumprir com essas normas... mas a XT600E sobreviveu a todas as restrições e sem ser necessário fazer alterações... Penso que não se ganha nada numa XT600E com tunings talvez seja melhor comprar de raiz outra mota com outro comportamento, que pensar em kitar uma XT600E com um filtro de ar K&N... kit dyno jet... colectores da CRD... e uma ponteira a condizer... dizem que a mota fica outra... mas quantos kms vai aguentar ABR | |
|
| |
Gil
Moto : XTZ 660 Ténéré
| Assunto: Re: Ponteira de escape da XT 600 Sex Out 14, 2011 1:39 am | |
| Se a mota é tua... e não sabes que ponteira é que tem | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Ponteira de escape da XT 600 Sex Out 14, 2011 2:06 am | |
| | |
|
| |
Gil
Moto : XTZ 660 Ténéré
| |
| |
Rui Alves
| Assunto: Re: Ponteira de escape da XT 600 Sáb Out 15, 2011 2:10 am | |
| Boas a todos,
Na minha xistas eu tenho um leo x3, a mota fica outra, e dá bem mais prazer de conduzir, alem do mais com o barulhilho que ela emana afasta as latas do caminho e assinala a sua presença. Isso na minha opinião, é bom em termos de segurança.
Este ano tive o prazer de fazer uma boa viagem, perto de 1500km, troquei a ponteira leo para o escape de origem, completo, ou seja, com a pilinha. A mota parece que acalmou, sem barulho, e bem mais confortável para grandes viagens.
Tudo depende da utilização que dás à mota.
Algo que ninguém ainda falou, é sobre os consumos da xt com ponteira ou com o escape de origem. Com ponteira os consumos diparam quase para o dobro, isto na minha opinião se mais alguem tem algum dado sobre isso por favor poste.
Para quem anda com o escape de origem mas sem a pilinha atenção ao miolo pois este tem tendençia para apodrecer com facilidade.
Cumprimentos a todos.
| |
|
| |
krieg
Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT
| Assunto: Re: Ponteira de escape da XT 600 Sáb Out 15, 2011 4:36 pm | |
| Com outra ponteira sem ser a de origem, os consumos disparam para o dobro... | |
|
| |
Sub
| Assunto: Re: Ponteira de escape da XT 600 Sex Nov 11, 2011 3:27 pm | |
| isso é por causa do barulho, quando mais barulho faz mais tendência se tem acelerar cavalos psicológicos lol. | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| |
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Ponteira de escape da XT 600 | |
| |
|
| |
| Ponteira de escape da XT 600 | |
|