Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ... |
| | (AJUDA & Dicas) PICOS DA EUROPA | |
|
+10ricasbeiro Pmvpires vitorcosta rui braz Fortuna krieg javier.dercole NÉNATÉ Kaparica Edgar 14 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: (AJUDA & Dicas) PICOS DA EUROPA Dom maio 22, 2011 2:38 am | |
| Boas... Ando a recolher informações sobre os Picos da Europa, e se é viável fazer a viagem até lá... O objectivo deste tópico é recolher o máximo de informação sobre locais a visitar e como circular dentro do Parque Creio que as zonas mais visitadas no interior do Parque Nacional dos Picos da Europa são a dos Lagos de Covadonga e a Ruta del Cares, entre Poncebos e Caín. Segundo parece, todos os dias, desde o final da Primavera até ao início do Outono, ocorre uma grande afluência de pessoas ao Parque dos Picos da Europa, e o transito é muito condicionado... Alguém sabe como é com as motas nessa altura ano ??? OBR
Última edição por Edgar em Dom Nov 27, 2011 2:48 am, editado 1 vez(es) | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: (AJUDA & Dicas) PICOS DA EUROPA Dom maio 22, 2011 3:05 am | |
| Uma Viagem aos Picos bem documentada Slide Show Picasa | |
| | | Kaparica
Moto : BMW R1200 GS
| Assunto: Re: (AJUDA & Dicas) PICOS DA EUROPA Dom maio 22, 2011 8:56 pm | |
| Amigo Edgar, Eu já lá fui uma vez, há uns 8 anos, mas fui enlatado e com a famelga toda. No período que tu referes não há condicionalismos, excepto em fins de semana que por algum feriado ou festa levem lá muita gente. O mais interessante não é chegar apenas a Covadonga. O melhor mesmo é fazer ocaminho até aos lagos superiores que ficam depois do mosteiro. Depois posto fotos de lá e doutros sítios no percurso até lá. Indo lá, vale muito a pena visitar outros locais relativamente perto. Comillas, por exemplo. Abraço a todos, Kaparica SP | |
| | | NÉNATÉ
Moto : XT 660 Z
| Assunto: Re: (AJUDA & Dicas) PICOS DA EUROPA Dom maio 22, 2011 9:55 pm | |
| Boas encontrei isto em forums http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=610218 http://forum.60kph.com/viewtopic.php?p=1543 | |
| | | javier.dercole
Moto : BMW G650 X-Challenge & MTS1200 2010
| Assunto: Re: (AJUDA & Dicas) PICOS DA EUROPA Seg maio 23, 2011 12:33 am | |
| Boas.
Eu estive lá em Maio de 2008 e não tive qualquer tipo de problema em circular no parque (excepto com a bosta de vaca que havia na estrada, muita bosta de vaca!!!)
Penso que o "básico" é dares a voltinha ao parque (Cangas de Onis => Panes => Potes => Riaño => Cangas de Onis) e veres os lagos, com paragem em Covadonga, mas tudo depende do tempo que tiveres. Alguns pontos de interesse: - Lagos de Ercina e Enol, situados a mais de 1000m de altitude! - Aldeia de Covadonga, a caminho dos lagos. Tem um santuário interessante em homenagem à primeira coça que os espanhois deram nos mouros. - Elevador de Fuente Dé, perto de Potes. Não sei como será a vista lá de cima porque em 2008 cheguei 5 minutos de pois de fechar... - Cain e a sua Ruta de Cares. Cain, pelo que li, é uma aldeia perdida no tempo e no espaço, que está ligada a Poncebos pela Ruta de Cares, que é um autentico paraiso para a malta das caminhadas. - Tresviso, mais um spot para a malta das caminhadas, mas penso que vale a pena a visita de moto. - A estrada de Riaño a Cangas de Onis (Desfiladero de los Beyos e Puerto del Pontón) vale a pena fazer 2 vezes! ;-) - E por último, o Mirador del corzo para a fotografia da praxe em cima do bicho (43.076850° N 4.733219° W)
Este ano vou lá voltar nos feriados de Junho, para ver o que não vi da outra vez. Se ajudar, dá uma vista de olhos no meu planeamento para tirares umas ideias: https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/ccc?key=0ApMN0nC_GQsFdFJWdHVYbG5RTWpBVzcxV0l6eXcxQXc&hl=en_GB&authkey=COuYjb8B
Abraço, Javier D'Ercole. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: (AJUDA & Dicas) PICOS DA EUROPA Seg maio 23, 2011 1:46 am | |
| Boas... Desde já um Obrigada pelas Dicas - Citação :
- No período que tu referes não há condicionalismos
Sobre isto, pelo que li na NET... quando as autoridades prevêem de determinada localidade ou ponto interessante esta a ficar com o estacionamento lotado... eles disponibilizam estacionamento a uns kms e autocarros para os visitantes... Li isso aqui: - Spoiler:
Creio que as zonas mais visitadas no interior do Parque Nacional dos Picos da Europa são a dos Lagos de Covadonga e a Ruta del Cares, entre Poncebos e Caín (assinalei no mapa Poncebos e a zona dos lagos).
Todos os dias, desde o final da Primavera até ao início do Outono, ocorre uma grande afluência de pessoas às duas zonas. Os engarrafamentos de tráfego, o estacionamento selvagem e todos os problemas deles decorrentes seriam inevitáveis, se, como são cá, de facto o fossem.
Como é que nos Picos da Europa fazem para evitar os engarrafamentos e tudo isso? Da única maneira possível: proíbem o acesso de viaturas privadas às zonas de maior afluência antes de ser atingida a sua capacidade máxima.
Quando, perto das dez da manhã, me dirigia a Poncebos no meu carro, a fim de fazer a Ruta del Cares, um funcionário do município mandou-me parar a cerca de dois quilómetros de distância do meu destino (como tinha mandado parar todos os que me antecediam) e perguntou-me onde me dirigia. Face à minha resposta, informou-me que não teria lugar para estacionar em Poncebos, pelo que não podia autorizar-me a prosseguir. Aconselhou-me antes a estacionar num grande parque ali instalado e a fazer o caminho até Poncebos a pé ou a aguardar pelo autocarro. Informou-me também que é muito mais prático deixar o carro em Arenas de Cabrales e subir desde o início no transporte público.
O mesmo acontece em Cangas de Onís (no canto superior esquerdo do mapa que ilustra este post) para o acesso aos Lagos de Covadonga. Podem subir viaturas particulares até às oito da manhã ou a partir das oito da tarde. Durante o dia, só o acesso por transporte público (autocarro) é autorizado. Três grandes parques na zona de Cangas de Onís são servidos pelo dito transporte público e nas estradas principais em redor desta localidade, placards electrónicos fornecem informação sobre a sua taxa de ocupação.
Nem túneis, nem itinerários principais alternativos, nem telecabines, nem aumento do número de acessos asfaltados, nem alargamento dos que já existem, nem grandes parques de estacionamento nas zonas a visitar. Apenas ordenamento.
Merece ser referido que todos os parques de estacionamento que mencionei se encontram no exterior do Parque Nacional.
http://ocantarozangado.blogspot.com/2009/08/picos-da-europa-2-acessibilidades.html
Depois um 2º problema se levanta não se pode sair da estrada e andar em off road... Lei Espanhola para 2011 - Spoiler:
http://www.2y4t.com/8/viewtopic.php?f=1&t=102864&st=0&sk=t&sd=a
Ya me advirtió mi amigo "el Bucha" sobre lo que nos venía encima con la nueva Ministra de Medio Ambiente, Doña Rosa Aguilar, "Angelito, esta es más verde que la albahaca y más radical que los antisistema".
Bueno pues agarraros los machos, si ya estábamos jodidos a partir de ahora id pensando en la petanca, el parchís o el poker on line.
Borrador de la nueva LEY DE MONTES, con esto nos pegan la puntilla, estamos ante la prohibición total.
Esto es lo que nos espera a todos los vehículos motorizados o no motorizados, bicis BTT, motos, coches, etc, etc PROHIBICION TOTAL
4. La circulación y el aparcamiento de vehículos a motor será objeto de regulación por parte de la consejería competente en materia de montes. No obstante no podrá realizarse fuera de las pistas forestales y de las zonas señaladas para aparcamiento, salvo por razones de emergencia o conservación, de gestión y vigilancia de los montes, labores de extinción de incendios o excepcionalmente, previa autorización expresa.
Artículo 72. Acceso rodado y uso de las vías forestales
1. La circulación con vehículos a motor por pistas forestales quedará limitada a las servidumbres de paso que hubiera lugar, la gestión agroforestal, y las labores de vigilancia y extinción de las Administraciones Públicas competentes.
2. La Consejería competente en materia de montes regulará el tránsito abierto motorizado definiendo los usos y vehículos especiales que requieren de autorización expresa. Excepcionalmente, podrá autorizarse por la Consejería competente en materia de montes el tránsito abierto motorizado cuando se compruebe la adecuación del vial, la correcta señalización del acceso, así como la aceptación por los titulares, y la asunción por estos del mantenimiento y de la responsabilidad civil.
Artículo 104. Tipificación de infracciones
k) La circulación de todo tipo de vehículos, con o sin motor, en los montes, campo a través o por cortafuegos, sin título habilitante para ello.
l) La circulación de todo tipo de vehículos a motor en las pistas forestales, sin título habilitante para ello.
Artículo 107. Responsables de las infracciones
1. Serán responsables de las infracciones previstas en esta Ley las personas físicas o jurídicas que incurran en aquellas y, en particular, la persona que directamente realice la actividad infractora o la que ordene dicha actividad cuando el ejecutor tenga con aquella una relación contractual o de hecho, siempre que se demuestre su dependencia del ordenante.
2. Cuando no sea posible determinar el grado de participación de las distintas personas que hubiesen intervenido en la realización de una infracción, la responsabilidad será solidaria, sin perjuicio del derecho a repetir frente a los demás participantes, por parte de aquel o aquellos que hubieran hecho frente a las responsabilidades.
Artículo 111. Descripción y clasificación de sanciones
1. Las infracciones tipificadas en los artículos anteriores serán sancionadas con las siguientes multas:
a) Las infracciones leves, con multa de 100 a 1.000 euros.
b) Las infracciones graves, con multa de 1.001 a 100.000 euros.
Artículo 115. De la vigilancia
2. Los Técnicos Auxiliares del Medio Natural y los Agentes del Medio Natural tendrán la consideración de agentes de la autoridad y los hechos constatados y formalizados por ellos en las correspondientes actas de inspección y denuncia tendrán presunción de certeza, sin perjuicio de las pruebas que en defensa de los respectivos derechos e intereses puedan aportar los interesados.
Artículo 118. Multas coercitivas y ejecución subsidiaria
1. Si los infractores no procedieran a la reparación o indemnización, de acuerdo con lo establecido en el anterior, y una vez transcurrido el plazo señalado en el requerimiento correspondiente, el órgano competente podrá acordar la imposición de multas coercitivas o la ejecución subsidiaria.
2. Las multas coercitivas serán reiteradas por lapsos de tiempo que sean suficientes para cumplir lo ordenado, y la cuantía de cada una de dichas multas no superará el 20% de la multa fijada por la infracción cometida.
3. La ejecución por la Consejería competente en materia de montes de la reparación ordenada será a costa del infractor
ABR | |
| | | krieg
Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT
| Assunto: Re: (AJUDA & Dicas) PICOS DA EUROPA Seg maio 23, 2011 10:28 am | |
| Edgar, Estive lá em 2005. Aconselho-te vivamente essa volta. É sem duvida um passeio muito interessante em termos paisagísticos. O Javier deu-te as principais linhas de orientação de locais a visitar. Efectivamente, há sempre grande afluência de turistas mas de XT é sempre na boinha. Pois, nos trilhos é proibido circular de veiculo motorizado e estamos sujeitos a multas pesadas caso o façamos. Mas, com uma prospeção bem feita junto dos locais a titulo informal (tipo conversa de pé de orelha em algum café), penso que até dará para curtir umas voltas a campo. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: (AJUDA & Dicas) PICOS DA EUROPA Seg maio 23, 2011 11:54 am | |
| - krieg escreveu:
- Aconselho-te vivamente essa volta
Boas... É quase certo que vou até lá este verão... vou durante 4 a 5 dias com um orçamento de 200€ para alimentação, gasolina, estadia, etc etc Já estou a prever gastar uns 180€ em gasolina e vai sobrar uns 5€ para gastar por dia Vamos ver... ABR | |
| | | Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
| Assunto: Re: (AJUDA & Dicas) PICOS DA EUROPA Seg maio 23, 2011 12:05 pm | |
| Sao 5 McCheese a 1 euro no Mac eu com 5€ por dia morria de fome ao 2º dia... | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: (AJUDA & Dicas) PICOS DA EUROPA Seg maio 23, 2011 12:26 pm | |
| | |
| | | rui braz
Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb
| Assunto: Re: (AJUDA & Dicas) PICOS DA EUROPA Seg maio 23, 2011 1:13 pm | |
| - Edgar escreveu:
- krieg escreveu:
- Aconselho-te vivamente essa volta
Boas...
É quase certo que vou até lá este verão... vou durante 4 a 5 dias com um orçamento de 200€ para alimentação, gasolina, estadia, etc etc Já estou a prever gastar uns 180€ em gasolina e vai sobrar uns 5€ para gastar por dia Vamos ver...
ABR Se for numa data "simpatica" vou contigo ... mas gasto 10 euros por dia mais a gasosa Tresviso .... passei lá duas noites ... que sitio bonito ! Covadonga ... tentei ir aos lagos de cima , só cheguei ao 1º e como não tinha paciencia para esperar pelo autocarro ... Entretanto "perdi-me" e encontrei umas estraditas muito simpaticas, salvo erro , coloquei a dita como favorita no Gps! Perdi as fotos todas ... só tenho filmes da GoPro... | |
| | | vitorcosta
Moto : XT600Z Ténéré
| Assunto: Re: (AJUDA & Dicas) PICOS DA EUROPA Seg maio 23, 2011 5:04 pm | |
| ...estas a pensar la ir quando?
| |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: (AJUDA & Dicas) PICOS DA EUROPA Seg maio 23, 2011 7:29 pm | |
| - vitorcosta escreveu:
- ...estas a pensar la ir quando?
boas... 14 15 16 17 Julho (5ª feira bem cedinho direito a Elvas abastecer e andar por portugal sempre junto a fronteira...) Dormir a 1ª noite junto à fronteira nos Trás-Montes alto Douro, e depois ainda não sei... é o fim de semana da concentração de Faro este ano não vou a Faro... porque aquilo vai estar cheio de maçaricos A concentração faz 30 anos e metade da malta que vai vai por ser os 30 anos e como tal aquilo vai estar cheio Motards da treta O verdadeiro motociclista que gosta de Faro, foi 29ª e vai à 31ª concentração ABR | |
| | | rui braz
Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb
| Assunto: Re: (AJUDA & Dicas) PICOS DA EUROPA Seg maio 23, 2011 9:16 pm | |
| Opss... tou fora, nesse fds ando aos Mas Edgar, são perto de 900km ... Só na ida levas um dia ... não te aconselho a chegar de noite , apesar de saber que não te incomoda ! E os 4 dias é um pouco curto ... temos de nos juntar para falar disso | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: (AJUDA & Dicas) PICOS DA EUROPA Seg maio 23, 2011 11:40 pm | |
| - rui braz escreveu:
- ...
temos de nos juntar para falar disso ... Sim sim... eu não vou sem falar contigo primeiro... desde que comecei a pensar em lá ir que me tenho lembrado de ti... não penso fazer mais que 700kms por dia ou seja: 1º dia - 500km 2º dia - 255km entre o 2º dia e o 3º dia, é para fazer mais alguns kms mas no parque 3º dia - 255km 4º dia - 500km Mas não tenho mais que 4 dias... E este plano feito em cima do joelho parece +/- bom... mas isto é tudo teorias e planos que podem sair falhados... | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: (AJUDA & Dicas) PICOS DA EUROPA | |
| |
| | | | (AJUDA & Dicas) PICOS DA EUROPA | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|